Você encontrou o artigo certo para saber como planejar sua viagem ao Dia de los Muertos para a Cidade do México. Como tenho tanta certeza? Moro no México desde 2018 e participei das celebrações do Dia dos Mortos em todo o país .
Neste artigo, vou compartilhar com você todas as minhas melhores dicas para o Dia dos Mortos na Cidade do México – para que você possa se divertir tão incrível quanto eu. Você também receberá um guia da Cidade do México no final, para entender a cidade em si.
Prefere um passeio em grupo com tudo planejado para você?
Esta excursão de 6 dias pelo Dia dos Mortos na Cidade do México tem um itinerário de viagem incrível, onde você se aventura fora dosroteiros mais conhecidos para vivenciar essas incríveis férias no México como um morador local.
Você aprenderá sobre os melhores eventos do Dia de Muertos na Cidade do México, incluindo o popular Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México. No entanto, há muito mais coisas para fazer na Cidade do México durante o Dia dos Mortos além do desfile.
Além de tudo isso, você conhecerá um pouco da história do Dia dos Mortos, o simbolismo de coisas como ofrendas (altares), caveiras de açúcar e a própria La Catrina , quais cemitérios visitar e onde ficar na Cidade do México.
Resumindo, estamos cobrindo tudo o que você precisa saber para uma viagem CDMX épica. Pronto para aprender tudo sobre o Dia dos Mortos na Cidade do México? 🌺💀🌺 Vamos ao que interessa!
Quando é o Dia dos Mortos no México?
Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, o feriado acontece durante dois dias por ano, de 1 a 2 de novembro . No entanto, geralmente há festividades e decorações entre 26 de outubro e 4 de novembro.
Embora o feriado mexicano do Dia dos Mortos seja em novembro, alguns preparativos começam no início de outubro.
Como dizem que os espíritos dos nossos falecidos retornam todos os dias à meia-noite, muitas celebrações acontecem à noite – então você pode ver algumas fontes dizendo que o Dia dos Mortos é de 31 de outubro a 2 de novembro.
No entanto, se você está se perguntando: que dia é o Dia dos Mortos no México? O dia oficial do Dia dos Mortos é 2 de novembro. No entanto, em alguns lugares o feriado dura uma semana e dias diferentes correspondem a coisas diferentes:
💀 31 de outubro: Às vezes chamada de Noche de Brujas (noite das bruxas), ou Véspera do Dia de Muertos, diz-se que os espíritos começam a retornar à meia-noite.
💀 1º de novembro: O Día de los Inocentes (Dia dos Inocentes), ou Día de los Angelitos (Dia dos Anjinhos), que homenageia bebês e crianças falecidas. 🐾 Algumas pessoas também comemoram seus animais de estimação falecidos neste dia.
💀 2 de novembro: O verdadeiro Dia dos Mortos, que pode homenagear todos os familiares falecidos, principalmente os adultos.
Quando é o Dia dos Mortos na Cidade do México?
Embora as datas dos feriados sejam as mesmas em todo o país, 1º e 2 de novembro , alguns eventos do Dia dos Mortos na Cidade do México acontecem no final de outubro.
Quando acontecem os melhores eventos do Dia dos Mortos na Cidade do México?
Final de outubro ao início de novembro — A maioria dos eventos ocorre durante a última semana de outubro, embora haja alguns eventos no início de novembro. Isso inclui o Desfile do Dia de los Muertos na Cidade do México, que é o evento principal.
Que dia é o desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México?
De acordo com o site do Dia dos Mortos na Cidade do México, administrado pelo governo local, a Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México de 2023 acontecerá no sábado, 4 de novembro, às 12h .
O percurso do desfile segue pela Avenida Paseo de la Reforma, que é o melhor lugar para vê-lo.
Se você não estiver na Cidade do México em 4 de novembro para este Gran Desfile de Día de Muertos (desfile principal da Cidade do México para o Dia dos Mortos), há outros desfiles menores que você ainda vai gostar, como estes:
- Desfile dos Alebrijes na Cidade do México: sábado, 21 de outubro, 12h
- Desfile de Las Catrinas na Cidade do México: domingo, 22 de outubro, 17h30
- Passeio de bicicleta CDMX do Dia dos Mortos à noite: domingo, 29 de outubro, 19h30
- Desfile para animais de estimação do Dia dos Mortos na Cidade do México: Ainda estou procurando informações oficiais sobre este, mas é um evento anual.
Mesmo que você não participe de nenhum desfile na Cidade do México no Dia dos Mortos, ainda há MUITOS eventos, decorações festivas e altares por toda a cidade, flores de calêndula, cemitérios locais e muito mais para desfrutar – então continue lendo!
Programação de eventos do Dia dos Mortos na Cidade do México: as 13 melhores coisas para fazer
Uma ótima maneira de aproveitar essas férias é simplesmente passear pela cidade sem nenhum plano.
Há MUITOS eventos do CDMX Day of the Dead – e na verdade, não importa quantos dias você tenha em seu itinerário na Cidade do México , você não conseguiria comparecer a todos eles.
Se você espera ver os destaques e grandes eventos, confira estas 13 melhores coisas para fazer na Cidade do México no Dia dos Mortos .
1. Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México: 4 de novembro
- 📆 QUANDO: Sábado, 4 de novembro de 2023, a partir das 12h
- 📍 ONDE: Ao longo da Avenida Reforma e Centro da Cidade do México
- 💸 CUSTO: Grátis
Este grande desfile do Dia dos Mortos atrai milhões de espectadores ao centro da Cidade do México todos os anos. Na verdade, diz-se que o Desfile do Dia dos Mortos de 2022 na Cidade do México atraiu 3 milhões de espectadores e visitantes à cidade.
É um evento familiar, mas também divertido para adultos. Na verdade, a razão pela qual esse desfile surgiu é muito divertida.
Abaixo, você encontrará todas as informações necessárias sobre como participar do Desfile e eventos do Dia dos Mortos de 2023 na Cidade do México.
💀 dia do desfile dos mortos na cidade do méxico james bond connection
Aqui está um pouco da história divertida do Dia dos Mortos na Cidade do México: Na verdade, nunca houve um desfile do Dia de los Muertos na Cidade do México até que foi retratado no filme de James Bond, Spectre .
Lançado em 2015, o filme mostra um Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México tão épico que as pessoas quiseram comparecer.
Milhares e milhares de pessoas compareceram no ano seguinte ao filme para a Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México em 2016 – o problema é que não existia, mas ninguém disse isso aos visitantes.
Aproveitando uma oportunidade lucrativa de turismo, o governo da Cidade do México decidiu realmente começar a fazer um desfile, e agora ele fica maior e melhor a cada ano – e se tornou um dos melhores símbolos e tradições do Dia dos Mortos .
🥁 Rota do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
O percurso do desfile começará no Parque Chapultepec Puerta de los Leones (Porta dos Leões), próximo à escultura Estela de Luz , e continuará a noroeste ao longo da Avenida Paseo de Reforma.
Ao chegar à Avenida Hidalgo, começa a seguir para nordeste em direção ao Centro Histórico da Cidade do México.
O desfile termina no CDMX Zocalo (Praça da Cidade), na Calle 5 de Mayo e Plaza de la Constitución, com uma gigantesca queima de fogos de artifício, show de drones e show de uma conhecida cantora mexicana (que ainda é TBA).
Para ver todo o percurso do desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México, clique aqui .
🥳 Qual é o melhor lugar para ver a Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México?
A área ao redor da famosa estátua do Anjo da Independência da Cidade do México, na Avenida Reforma, é um excelente ponto de observação.
Para obter as melhores vistas, você vai querer conseguir um lugar na Avenida Reforma e, se chegar 2 a 3 horas antes, terá lugares na primeira fila para desfilar e poderá obter o melhor Dia da Cidade do México das fotos dos Mortos.
Se você não se importa com multidões gigantes, pode esperar até o final do desfile no Zocalo Downtown Mexico City . Se você estiver aqui, poderá ver o desfile, show de luzes de drones, fogos de artifício e concerto – mas esteja avisado, será agitado.
⏰ A que horas começa o Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México?
De acordo com este site oficial administrado pelo governo da Cidade do México, o Desfile do Dia de Muertos na Cidade do México começa às 12h do sábado, 4 de novembro.
⚠️ Obs: já vi sites não oficiais que dizem que o desfile começa às 17h, então isso pode ser uma coisa de “esperar para ver”. Por segurança, se você estiver visitando a Cidade do México para o Dia dos Mortos, mantenha o dia inteiro livre no dia 4 de novembro para o desfile.
Para estar perto do início do desfile, dirija-se a qualquer área aberta próxima ao Parque Bosque de Chapultepec Puerta de Leones (Entrada da Porta do Leão), que fica na Avenida Reforma.
2. Melhores excursões do Dia dos Mortos na Cidade do México
As decorações do Dia de los Muertos do México são sempre um banquete para os olhos!
Se você ainda não reservou seus passeios do Dia dos Mortos na Cidade do México – faça isso agora mesmo! Acredite em mim quando vi que TUDO estará esgotado em meados de outubro, se não antes.
Se você ainda deseja reservar alguns passeios CDMX para o Dia de los Muertos com um guia turístico local, aqui estão algumas opções:
- Excursão de 6 dias pelo Dia dos Mortos na Cidade do México
- Pintura facial e sessão fotográfica de La Catrina
- Experiência tradicional do Dia dos Mortos: cemitérios, altares e muito mais
- Excursão “Coco” Dia dos Mortos Xochimilco
- Excursão do Dia dos Mortos em Teotihuacán
- Festa do Cruzeiro com Jantar do Dia dos Mortos em Xochimilco
- Beba, cheire, prove e sinta o Dia dos Mortos (ESGOTADO)
- Festa Mexicana do Dia dos Mortos (ESGOTADO)
3. Desfile do Museu de Arte Popular Alebrije: 21 de outubro
- 📆 QUANDO: Sábado, 21 de outubro de 2023, a partir das 12h
- 📍 ONDE: Centro CDMX, Zócalo, Avenida Reforma
- 💸 CUSTO: Grátis
Este grande Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México gira em torno do alebrije (pronunciado al-lay-bree-hay no singular, e o plural alebrijes é al-lay-bree-hays).
O Desfile Alebrije da Cidade do México começará no Zócalo (Praça Principal) da Cidade do México, no centro da cidade, e seguirá pela Avenida 5 de Mayo, terminando na Avenida Reforma, perto da estátua dourada do Anjo da Independência.
⚠️ Não consegue ir ao desfile?
Você ainda pode ver as gigantescas e fantásticas esculturas de alebrije como uma exposição de arte pública ao longo da Avenida Reforma após o desfile.
Eles geralmente ficam em exibição no dia seguinte ao desfile, então fique atento de 22 de outubro a 5 de novembro. O alebrije será na Avenida Reforma, entre a estátua do Anjo da Independência e a estátua de Diana, a Caçadora.
🤔 O que são alebrijes?
Você reconhecerá os alebrijes de Oaxaca por suas cores vivas e aparência única.
Alebrijes são um tipo de quimera, ou animal híbrido, que pode ser combinado usando qualquer número de animais reais (como leões) e criaturas imaginárias (como dragões). Por causa disso, diz-se que não há dois iguais.
Embora não façam parte das celebrações do Dia dos Mortos no México há muito tempo, agora são um ícone contemporâneo do feriado.
Um dos estilos de arte popular mexicana mais apreciados, os primeiros alebrijes mexicanos foram feitos na Cidade do México.
Criados pelo artista Pedro Linares, ele os fez em papel machê, embora a madeira copal seja hoje um meio mais comum.
4. Desfile das Catrinas na Cidade do México: 22 de outubro
- 📆 QUANDO: domingo, 22 de outubro de 2023, a partir das 18h30
- 📍 ONDE: Ao longo da Avenida Reforma
- 💸 CUSTO: Grátis
- 💀 NOTA: Qualquer pessoa pode participar!
A Mega Procissão de las Catrinas é um desfile anual onde milhares de pessoas pintam seus rostos como La Catrina ou El Catrin (a versão masculina de La Catrina) e desfilam pela Reforma na Cidade do México.
Caso você não saiba, a mulher esquelética chamada La Calavera Catrina é o ícone não oficial do Dia dos Mortos. Durante o feriado, pessoas de todo o mundo pintam seus rostos para se parecerem com o dela.
O percurso do desfile começa na estátua do Anjo da Independência, na Avenida Reforma, e percorre toda a rua.
Para mais informações sobre este evento, confira a página do evento no Facebook ou o site oficial .
5. Sessão de fotos do Dia dos Mortos em Xochimilco
Para as melhores lembranças da Cidade do México de sua experiência de férias, as fotos profissionais tiradas nesta sessão de fotos do Dia dos Mortos em Xochimilco são uma lembrança e tanto.
Durante esta experiência única, você se tornará o modelo ao se transformar nos ícones mais queridos do Dia dos Mortos, La Catrina e El Catrín.
Depois de fazer a maquiagem por um maquiador mestre, o fotógrafo profissional Rogelio lhe dará orientações sobre como posar para conseguir as melhores fotos do Dia dos Mortos, que você pode compartilhar nas redes sociais e imprimir.
Uma experiência 5 estrelas, as pessoas que fizeram isso elogiaram a qualidade do início ao fim. De acordo com a crítica de William , “Esta experiência foi verdadeiramente única! Tudo foi incrível… O resultado final e as fotos são realmente impressionantes.”
6. Lucha Libre Dia dos Mortos Luta de Luta Livre
- 📆 QUANDO: Haverá partidas de lucha libre na Cidade do México para o Dia dos Mortos entre 27 de outubro e 2 de novembro, e partidas regulares durante todo o ano
- 📍 ONDE: Arena México
- 💸 CUSTO: os preços dos ingressos variam
Uma das melhores coisas para fazer no CDMX durante todo o ano, as partidas de lucha libre do Dia dos Mortos na Cidade do México levam este evento popular para o próximo nível!
As partidas de Lucha Libre na Arena México, a “Catedral da Lucha Libre no CDMX”, acontecem às terças, sextas e domingos, e os horários de início variam de acordo com o dia. (👨👩👧👦 Obs: Os shows de domingo são voltados para toda a família).
Se você quiser ver uma dessas partidas de lucha libre do CDMX com o tema do Dia dos Mortos, continue lendo para ver como conseguir seus ingressos.
🦹♀️ Melhores excursões Lucha Libre na Cidade do México
Veja os luchadores voando pelo ar neste tour de Lucha + Tacos + Cerveja (Foto: Airbnb )
A maneira mais fácil de assistir a um show de lucha libre na Cidade do México é em um tour. Para ser franco, a Arena México não está localizada na melhor área, por isso é considerado mais seguro estar com um morador local. Aqui estão os passeios mais bem avaliados:
- Cidade do México Lucha + Tacos + Cerveja = Melhor Noite de Todas (Minha escolha número 1)
- Lucha Libre Match com um ex-lutador + degustação de Mezcal
- Tour CDMX Lucha Libre com assentos garantidos ao lado do ringue
🦹♀️ Você pode ir ao Lucha Libre sozinho?
Sim, você pode – mas tenha cuidado no bairro de Doctores, onde fica a arena de lucha libre da Cidade do México.
Você pode comprar seus ingressos online através da Ticketmaster ou na bilheteria.
Observe que os bons assentos passam rápido, então se você quiser fechar ou fechar os assentos, compre seus ingressos com uma semana de antecedência ou opte por este Ringside Tickets Garantido Tour .
7. Caminhada Noturna no Parque Iluminando Almas Chapultepec: 28 de outubro a 2 de novembro
O Parque Iluminando Almas Chapultepec é um dos muitos eventos do festival do Dia dos Mortos na Cidade do México.
- 📆 QUANDO: 28 de outubro a 2 de novembro, das 19h às 22h
- 📍 ONDE: Parque Chapultepec, próximo à entrada da Puerta de los Leones
- 💸 CUSTO: Grátis
Procurando o que fazer na Cidade do México à noite durante o Dia dos Mortos? Não procure mais!
O Iluminando Almas en Chapultepec (que significa Almas Iluminadas) é um dos melhores eventos noturnos gratuitos durante o feriado.
Ao entrar no parque, iluminado por velas e luzes de fadas, seus sentidos serão despertados pelos cheiros do incenso copal e das flores de calêndula – alguns dos folclores característicos desta tradicional celebração mexicana.
Ao caminhar pelo Parque Bosque de Chapultepec ao longo da rota Almas Iluminadas, você verá arranjos florais, caveiras gigantes e outras grandes estruturas, incluindo ofrendas (altares), enquanto uma música temática toca.
🏰 Dicas de viagem para a Cidade do México: Além dos eventos do Dia dos Mortos à noite, não perca o Castelo de Chapultepec e os melhores museus do Parque Chapultepec durante o dia, como o Museu de Antropologia da Cidade do México.
8. Festival Cempasuchil (Festival da Flor de Calêndula): 27 a 29 de outubro
A flor cempasuchil amarela e laranja (calêndula) tem laços profundos com o feriado do Dia dos Mortos.
- 📆 QUANDO: 27 a 29 de outubro, das 10h às 20h, todos os dias
- 📍 ONDE: Esplanada Alcaldia Gustavo A. Madero
- 💸 CUSTO: Grátis
O Festival de Flores de Cempasúchil (Festa da Flor de Cempasuchil) celebra a flor de calêndula, um dos mais importantes símbolos do Dia dos Mortos .
Embora você encontre muitas flores usadas nas festividades do Dia dos Mortos, nenhuma significa mais o feriado do que o cempasuchil (pronuncia-se sem-paa-souch-ill).
Na verdade, essas flores de calêndula também são chamadas de “flor de muerto” ou flor dos mortos. 🌼 Curiosidades sobre o Dia dos Mortos: A palavra cempasuchil significa “20 flores” na língua asteca (chamada Nahuatl).
Voltando aos tempos pré-hispânicos, os astecas disseram que o forte perfume desta flor ajudou a guiar os nossos entes queridos falecidos de volta para nós no feriado do Dia dos Mortos.
Para mais informações sobre este evento, confira a página do Facebook ou site oficial . Acontece aqui na Explanada de la Alcaldia Gustavo A. Madero, que fica um pouco fora da principal zona turística.
9. Festival do Dia dos Mortos de Coyoacán: 28 de outubro a 2 de novembro
Há muito o que fazer no Festival do Dia dos Mortos de Coyoacán, na Cidade do México.
- 📆 QUANDO: 28 de outubro a 2 de novembro
- 📍 ONDE: Coyoacán, dentro e arredores do Jardín Centenario
- 💸 CUSTO: A maioria dos eventos é gratuita
Se você está planejando ver a grande e ornamentada ofrenda do Museu Frida Kahlo (Museu Frida Kahlo da Cidade do México), reserve espaço em seu itinerário para a Cidade do México para aproveitar o bairro de Coyoacán por mais algum tempo.
Coyoacán Cidade do México é o bairro mais antigo da cidade e um dos mais charmosos. Localizada a cerca de 35 minutos de carro ao sul do centro da Cidade do México, Coyoacán tem uma atmosfera carnavalesca o ano todo, especialmente durante o Día de los Muertos.
Este bairro artístico realmente faz de tudo para o feriado – e para ter uma ideia dos eventos passados, confira esta postagem no Facebook da página do governo de Coyoacán. Ao visitar, fique atento a estes eventos populares:
- Passeios noturnos organizados por pessoas deste município, que custam cerca de US$ 250-300 pesos MXN (US$ 13-16 USD), mas mostrarão muitas das joias escondidas de Coyoacán que você nunca encontraria sozinho
- Mercado artesanal com muitas lembranças do Día de los Muertos à venda
- Apresentações musicais em frente à igreja de Coyoacán (Paróquia de San Juan Bautista)
Você também pode não ter planos e passear pelas principais praças do Jardín Centenario e da Plaza Hidalgo para ver as ofrendas (altares) públicas em exibição, e conferir os palcos para ver apresentações culturais, incluindo o concurso La Catrina .
10. Festival Pan de Muerto: 3 a 5 de novembro
- 📆 QUANDO: 3 a 5 de novembro, das 11h às 19h, todos os dias
- 📍 ONDE: Centro de Convenções Churubusco , Calzada de Tlalpan #1721, Coyoacan CDMX
- 💸 CUSTO: Grátis
Pan de muerto, que significa pão do Dia dos Mortos, é um dos alimentos mais emblemáticos do Dia dos Mortos . Esta massa de pão doce é tradicionalmente feita apenas de meados de setembro a meados de novembro, especificamente para o feriado.
Você pode até fazer festivais pan de muerto em toda a Cidade do México, com chefs fazendo diferentes variações desta delícia sazonal. Um dos maiores é El Festival Artesanal de Café, Chocolate e Pan de Muerto .
Este Festival Anual de Café, Chocolate e Pan de Muerto de Coyoacán afirma ser o maior festival CDMX de pan de muerto do ano todo. Nele você pode provar diferentes tipos de pan de muerto e acompanhá-los com chocolate quente mexicano.
🍩 Festival CDMX Pan de Muerto no centro da cidade
Há também outro Festival Pan de Muertos no Centro Histórico. Acontece no UNAM Palacio de la Autonomía de 3 a 5 de novembro. Os ingressos custam apenas US$ 20 pesos (US$ 1,25) por pessoa.
Não importa se você participa de um festival ou não, certifique-se de comer pan de muerto nas padarias locais da Cidade do México em sua viagem.
🧁 Algumas das melhores padarias da Cidade do México incluem Pasteleria Ideal , Cuarentena Baking, Odette e Qūentin Café.
11. La Llorona Xochimilco Cidade do México: 6 de outubro a 12 de novembro
- 📆 QUANDO: 6 de outubro a 12 de novembro
- 📍 ONDE: Xochimilco Cidade do México, no cais Embarcadero Cuemanco
- 💸 CUSTO: $ 25-75 USD
La Llorona é uma história popular do folclore mexicano sobre “a mulher chorosa” que afogou seus próprios filhos. Segundo a história, essa mulher atormentada assombra rios e cursos de água, chorando audivelmente enquanto está em perpétuo estado de luto.
Todo mês de outubro e novembro, você pode assistir a uma apresentação ao vivo de La Llorona com música ao vivo, dança e luzes a bordo de uma trajinera Xochimilco (os barcos coloridos da Cidade do México).
Usando esse link você pode reservar o passeio Xochimilco La Llorona que inclui transporte do seu hotel ou Airbnb, mas também pode comprar os ingressos por conta própria através do site oficial .
⚠️ Obs: Isso era algo que eu queria muito ver, mas depois de ler tantas críticas negativas, decidi não ver. É claro que críticas negativas anteriores não significam que você terá uma experiência ruim, então, se você for, espero que seja incrível.
12. Exposição Monumental da Feira da Rua Tlahuac: 1 a 2 de novembro
O bairro de Tlahuac, Cidade do México, ganha vida durante o Dia de los Muertos.
- 📆 QUANDO: 1 a 2 de novembro
- 📍 ONDE: bairro Tlahuac
- 💸 CUSTO: Grátis
Se você está procurando atividades fora do comum na Cidade do México para o Dia dos Mortos, siga cerca de uma hora fora do centro da cidade até Tlahuac CDMX.
Este será o único evento de um verdadeiro local nos arredores da Cidade do México, e você poderá ver os Crânios Monumentais de Tlahuac .
Esta é uma vitrine de arte de rua ao ar livre onde você pode caminhar pelo bairro para ver caveiras gigantes e outras obras de arte colossais do Dia dos Mortos. Para vê-los, você vai querer usar o Uber aqui ou dirigir seu carro alugado .
Como você está indo para muito longe da cidade nesta viagem de um dia à Cidade do México , não perca o vizinho CDMX Museo de la Calaverita (Museu Calaverita Cidade do México), que está aberto apenas de 1 a 2 de novembro para o Dia dos Mortos. .
13. Casas assombradas e eventos assustadores na Cidade do México
Embora estes não sejam especificamente eventos do Dia dos Mortos do CDMX, muitos moradores e visitantes aproveitam o Halloween, então você encontrará eventos assustadores e casas mal-assombradas na Cidade do México. Aqui estão os que eu conheço:
- Festival do Terror Six Flags do México
- Caminhada de zumbis na Cidade do México
- Mexico City Scream Park – Conhecida como a melhor casa mal-assombrada da Cidade do México
- Asylum Horror House – Localizada no Encuentro Oceania Mall, esta é gratuita se você gastar pelo menos US$ 100 pesos (cerca de US$ 6) em qualquer coisa no shopping
Melhor Dia dos Altares Mortos na Cidade do México
Uma bela tradição mexicana, as ofrendas fazem parte de todas as celebrações do Dia de Muertos.
Ofrendas, que significa altares, são um dos símbolos mais importantes do Dia de los Muertos . Este feriado mexicano tem como objetivo homenagear as almas que partiram, mas também recebê-las de volta à Terra por apenas um dia – e os altares ajudam nisso.
Durante o Dia de los Muertos na Cidade do México, você verá altares por toda a cidade em museus, restaurantes, lojas, hotéis, algumas barracas de comida de rua e até mesmo altares nas ruas em espaços públicos.
Aqui estão os melhores lugares para ver os altares do Dia dos Mortos na Cidade do México:
1. Ofrendas gigantes no Zócalo: 27 de outubro a 4 de novembro
Não perca o Downtown CDMX e o Zócalo durante o Festival dos Mortos no México.
Na Cidade do México, a maior exposição de altares do Dia dos Mortos fica no Zócalo (Praça Principal) para o Festival de Ofrendas e Arranjos Florais do Centro Histórico .
Aqui nesta parte movimentada da cidade, há uma abundância de altares públicos, e a cada ano o tema muda, então a decoração do altar muda. Para vê-los, vá até o CDMX Zocalo localizado aqui .
🧿 Limpias: bênção do xamã asteca no centro do CDMX
Embora não seja estritamente uma das tradições do Dia dos Mortos na Cidade do México, muitas pessoas fazem uma limpeza limpa durante o feriado.
Nos arredores da praça Zocalo, perto do Museu Templo Mayor (antigo templo asteca), você verá indígenas oferecendo rituais de limpeza chamados limpias .
A última vez que recebi um, disseram-me que era apenas por doação. Meu namorado e eu fizemos uma doação de US$ 200 pesos para nossas limpias (cerca de US$ 13), embora algumas pessoas possam ter um preço definido para realizar seus rituais de limpeza de limpias.
📸 Os melhores telhados da Cidade do México no centro da cidade
Para escapar das multidões do centro da Cidade do México durante o Dia dos Mortos (e elas serão enormes), confira esses ótimos bares, restaurantes e cafés na cobertura. Eles oferecem um bom descanso das ruas agitadas e belas vistas do centro de CDMX.
1. El Balcon del Zocalo: Quer saber quais são os melhores restaurantes do Dia dos Mortos na Cidade do México? Muitos lugares têm decoração e cardápio especial, mas recomendo o El Balcon del Zocalo pela comida e pela vista.
2. La Casa de las Sirenas: Um lindo restaurante e bar na cobertura com vista para o Zócalo. Este edifício histórico remonta a 1754 e a bela estética é tão deslumbrante quanto as vistas do telhado.
3. Café Don Porfirio na Sears: Vá até a loja de departamentos Sears e pegue o elevador até o 8º andar. O Café Finca Don Porfirio oferece comidas e bebidas baratas e vistas incríveis das Bellas Artes e de um trecho do percurso do desfile.
2. Altar do Dia dos Mortos no Museu Frida Kahlo: 28 de outubro a 4 de novembro
Não perca o mega altar da La Casa Azul, o Museu Frida Kahlo Blue House.
Um dos melhores museus da Cidade do México , nenhuma viagem CDMX está completa sem o Museu La Casa Azul Frida Kahlo.
Durante o feriado do Dia dos Mortos, eles constroem uma ofrenda gigante e ornamentada no Museu Frida Kahlo para homenagear os falecidos (incluindo Frida).
Como uma das principais atrações da Cidade do México, este pequeno museu (localizado na casa de Frida) fica lotado o ano todo – e fica especialmente lotado para ver este impressionante altar do Dia de los Muertos.
🖼️ Como visitar o Museu Frida Kahlo da Cidade do México
Recomendo comprar ingressos para o Museu Frida Kahlo com antecedência se quiser vê-lo. Na verdade, não importa quando você visita, você deve fazer isso, caso contrário, você estará esperando em uma longa fila e poderá nem conseguir entrar.
Se você preferir fazer um passeio, este passeio sem filas ao Museu Frida Kahlo é uma opção bem avaliada que também inclui um passeio de bicicleta pelo bairro de Coyoacán (onde está localizado o museu) e churros para comer.
3. Altares públicos no Alameda Central Park: 29 de outubro a 4 de novembro
O Parque Alameda Central está localizado próximo ao famoso Palacio Bellas Artes — uma das atrações imperdíveis da Cidade do México. Depois de conferir o interior Art Déco do Bellas Artes, vá ao parque para ver as ofrendas, murais e artistas.
O Centro Histórico e o Day of the Dead CDMX podem ser opressores, então você também pode fazer uma pausa na agitação do Parque Alameda Central – um ótimo lugar para um piquenique de taco na hora do almoço !
📸 Dicas profissionais da Cidade do México: Também na orla do parque, não perca o famoso Hemiciclo Benito Juarez e, do outro lado da rua, você pode caminhar sob o grande arco de entrada do Barrio Chino, ou Chinatown da Cidade do México.
4. Jean Paul Gautier Ofrenda
O altar de Jean Paul Gaultier na Cidade do México é sempre impressionante. (Foto: Vogue México)
Este altar do Dia dos Mortos projetado por Jean Paul Gaultier , um dos designers de moda mais famosos da atualidade, é um site popular a cada ano.
O que torna complicado ver essa ofrenda é que ela muda a cada ano, então você tem que saber onde ela está.
Nos anos anteriores, foi no Sofitel Mexico City Resort , no Museu Anahuacalli Diego Rivera e no Paseo de Reforma para coincidir com o Festival Anual de Flores Cempazuchil no Paseo de la Reforma.
Embora o local deste ano ainda não tenha sido anunciado, quando for, atualizarei esta página.
Você também pode verificar a hashtag .jpg”https://juanaviajantemexicana.com/best-museums-in-mexico-city/” >museu mais subestimado da Cidade do México .
Abriga murais e mosaicos de Rivera, um dos mais importantes artistas mexicanos de todos os tempos, bem como sua impressionante coleção de artefatos pré-hispânicos dentro de um edifício feito para parecer um templo.
Vale a pena conferir o Museu Anahuacalli o ano todo, mas é especialmente divertido durante o Dia dos Mortos, quando voluntários constroem um enorme altar dentro do que parece ser um templo pré-hispânico.
Outra grande vantagem é que você ganha entrada GRATUITA com seu ingresso para o Museu Frida Kahlo. Os dois museus estão localizados não muito longe um do outro, então você pode visitar ambos facilmente em um dia.
6. Mega Ofrenda da UNAM: 1 a 2 de novembro
Um dos maiores eventos de altar do CDMX, a Mega Ofrenda da UNAM é na verdade um concurso. Todos os anos, estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e de outras universidades competem pelo direito de se gabar da “melhor ofrenda”.
O evento deste ano acontecerá no Estádio Olímpico Universitário . O tema é “Mulheres nas Ciências, nas Humanidades e nas Artes” e os altares terão exposições relacionadas a ele.
Além dos altares, reserve um tempo para conhecer o Museu de Arte Contemporânea do MUAC, no Campus da UNAM, e também os prédios do campus.
O Campus da Cidade Universitária Central da UNAM é na verdade um Patrimônio Mundial da UNESCO .
Os melhores cemitérios do Dia dos Mortos na Cidade do México
Embora o Dia dos Mortos seja 2 de novembro, muitas famílias começam a decorar as lápides do cemitério já em 31 de outubro.
Na maioria das vezes, os túmulos dentro dos panteónes (cemitérios) devem ser decorados com flores de calêndula, alimentos, velas e até garrafas de sua bebida favorita 🥂 até 1º de novembro para receber as almas quando retornarem ao lado da Terra.
Se você estiver na Cidade do México de 1 a 2 de novembro, reserve algum espaço em seu itinerário CDMX para ver os cemitérios.
Aqui estão alguns dos melhores cemitérios do Dia dos Mortos na Cidade do México e perto da Cidade do México:
1. Panteón Mixquic : O Cemitério de Coco
Se você estiver interessado em visitar Mixquic para o Dia dos Mortos, recomendo que você faça este passeio da Cidade do México a Mixquic porque pode ser muito agitado se locomover e entrar e sair desta pequena cidade em um feriado tão popular.
Embora os viajantes culturais queiram visitar Mixquic para uma experiência autêntica do Dia dos Mortos, saiba que pode levar de 1,5 a 2 horas para chegar lá saindo do centro da Cidade do México. A viagem de volta pode demorar ainda mais quando a estrada fica congestionada.
Agora, isso não quer dizer que não vá ao Mixquic para o Dia de Muertos – apenas que você precisa ter um plano sólido e um carro alugado porque não haverá transporte público e táxis para trazê-lo de volta à Cidade do México.
2. Panteón Civil de Dolores: Cemitério próximo ao Parque Chapultepec
Com localização central perto do Parque Chapultepec, Panteón de Dolores é o maior cemitério da Cidade do México e de fácil acesso durante as férias.
🪦 Curiosidades sobre o Dia dos Mortos: Muitas pessoas famosas estão enterradas aqui, incluindo o ex-presidente mexicano Benito Juárez, a atriz mexicana Dolores del Rio e o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros.
3. Panteón San José Iztacalco
Localizado ao sul de La Roma, La Condesa e Centro histórico (três dos melhores bairros da Cidade do México para os visitantes do Dia dos Mortos), vá ao Panteón San José para uma experiência discreta, mas autêntica.
Se precisar de mais algumas sugestões, confira estes cemitérios do Dia dos Mortos na Cidade do México:
- Panteão de San Fernando (Cuauhtémoc)
- Cemitério Xilotepec (Xochimilco)
- Panteón Santorum (Miguel Hidalgo)
- Panteão Francês Francis Pantheon (Cuauhtémoc)
- Panteón San Isidro (Azcapotzalco)
- Panteón El Calvario (Cuajimalpa)
- Panteón Jardín (Álvaro Obregón)
Como visitar os cemitérios do México com respeito
Os cemitérios estão entre os símbolos mais fotogênicos das celebrações do Dia dos Mortos no México, e você provavelmente já os viu em fotos do IG, vídeos do YouTube e TikToks.
⚠️ Nota: Nem toda família aceita fotos. Como prática recomendada, sempre peça permissão antes de tirar qualquer foto que contenha uma pessoa e evite ter crianças nas imagens do Dia dos Mortos.
Durante o Día de Muertos no México, os familiares se reúnem no cemitério próximo ao túmulo de seu ente querido para limpá-lo e decorá-lo.
Eles querem o espaço agradável, arrumado e acolhedor para quando o ente querido retornar.
À medida que o Dia dos Mortos no México continua a ganhar popularidade mundial, as famílias parecem estar cada vez mais habituadas aos turistas (tanto turistas nacionais como visitantes internacionais).
Ainda assim, você deve manter distância em qualquer cemitério local e ser respeitoso.
Afinal, esta é uma tradição familiar íntima com tradições culturais indígenas profundamente enraizadas – e não simplesmente a versão mexicana do Halloween.
Dicas para o Dia dos Mortos na Cidade do México
Onde Ficar na Cidade do México para o Dia dos Mortos: Melhores Bairros CDMX
Quer saber onde ficar no CDMX para o Dia dos Mortos?
Como se costuma dizer – localização, localização, localização – já que o local onde você fica na Cidade dos Mortos do México pode fazer ou arruinar sua viagem.
Como milhões de pessoas participam de eventos populares como o chamado Dia dos Mortos da Cidade do México de James Bond, você vai querer estar a uma curta distância de todos os eventos, porque conseguir Ubers e táxis pode ser difícil em certos dias.
Para sua conveniência geral de viagem, recomendo que você escolha um dos três melhores bairros da Cidade do México listados abaixo.
💡 Obs: Caso queira outras opções tem Polanco, Juarez, Escandon, Rio Neva, Cuauhtémoc e Del Valle.
1. Reforma da Cidade do México
O St. Regis Cidade do México está localizado na Avenida Reforma (Avenida Reforma).
A Avenida Reforma é uma das principais ruas da Cidade do México. É também onde acontece o grande desfile do Dia dos Mortos no México. 📆 Observação: A Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México 2023 será realizada no dia 4 de novembro às 12h.
Reforma é sempre o lugar ideal para hotéis luxuosos na Cidade do México e para aqueles que desejam ter uma localização central e perto de toda a ação. Se for você, opte por um destes hotéis CDMX em Reforma:
- Four Seasons Mexico City ($$$$) — O melhor hotel de luxo da Cidade do México, localizado na Avenida Reforma, próximo à entrada do Parque Chapultepec.
- Sofitel Mexico City Reforma ($$$$) – Este hotel já hospedou o famoso Jean Paul Gaultier Ofrenda.
- Fiesta Americana Reforma Cidade do México ($$) — Uma opção mais econômica com vista para a Avenida Reforma.
2. Centro Histórico (centro da Cidade do México)
Tal como acontece com a maioria das cidades do México, você não pode errar ao ficar no Centro Histórico da Cidade do México ou nos arredores . Este é o Centro Histórico da Cidade, ou centro da cidade. A praça principal do centro da cidade chama-se Zócalo.
Há alguns eventos do Dia dos Mortos Zócalo na Cidade do México que acontecem nesta área central, e ela está sempre lindamente decorada para o feriado. Na verdade, sempre tem as melhores decorações para todos os feriados do México .
Localizado no Centro Histórico da Cidade do México, você encontrará alguns dos melhores hotéis em CDMX, como estes:
- Gran Hotel Mexico City ($$$$) — Um dos hotéis mais antigos e bonitos da cidade do México.
- Hampton Inn & Suites ($$$) – Localizado a apenas duas quadras do Zócalo.
- Home Mexico City Hostel ($-$$) — Um dos melhores hostels no centro da Cidade do México, com dormitórios individuais e opções de quartos privativos.
3. Roma e Condesa Cidade do México
Os charmosos cafés nas calçadas de Condesa CDMX fazem deste bairro tranquilo um dos favoritos dos visitantes.
Conhecida como a meca moderna da Cidade do México, os bairros La Condesa e Roma CDMX (que inclui Roma Norte e Roma Sure) estão localizados um em frente ao outro.
Há alguns eventos menores do Dia dos Mortos na Cidade do México, em Roma e Condesa, mas você realmente vai gostar mais das decorações nessas áreas do que qualquer coisa. Além disso, tendem a ser muito mais calmos e silenciosos do que outras partes da cidade.
Você provavelmente precisará do Uber para fazer algumas coisas, mas ainda assim, essas áreas são duas das áreas mais populares entre os visitantes. Para os melhores hotéis em Roma e Condesa, opte por estes:
- Mondrian Mexico City Condesa Hotel ($$$) – Um hotel 5 estrelas que surpreendentemente não é tão caro quanto você imagina.
- Brick Roma Norte Cidade do México ($$$) – Um lindo hotel boutique perto da Avenida Álvaro Obregón, uma das melhores ruas de Roma.
- Hotel Condesa DF ($$$) – Um hotel CDMX chique que também possui um dos melhores bares na cobertura da Cidade do México.
11 coisas que devemos e não devemos fazer no Dia dos Mortos em CDMX
🟢 O que fazer: Reserve seu hotel na Cidade do México , Airbnb, VRBO ou albergue , seus passeios do Dia dos Mortos e seus voos para a Cidade do México com bastante antecedência. (Você foi avisado 💀)
🟢 Faça: Participe! Ao ver um desfile passando, entre e comece a dançar com os cariocas; é uma das melhores maneiras de participar.
Este feriado é para lembrar os falecidos, por isso muitas famílias locais na Cidade do México adoram quando você pergunta sobre seus entes queridos falecidos homenageados nos altares.
🟢 O que fazer: Tenha um dia em que seu único plano seja passear pela cidade. Durante o Dia dos Mortos no CDMX, toda a cidade se transforma para esta festa gigante, então explore o máximo que puder enquanto a decoração está pronta.
🟢 O que fazer: peça permissão para tirar fotos. Para errar por excesso de cautela, peça permissão às famílias nos cemitérios e em suas ofrendas (altares) e ao fotografar pessoas.
🟢 O que fazer: leve dinheiro consigo o tempo todo. No México, o dinheiro ainda é rei e, na Cidade do México, alguns lugares não aceitam cartões. Isto é especialmente verdadeiro com os táxis, em qualquer mercado local ( mercados ), e com os vendedores ambulantes, que só pagam dinheiro.
🟢 O que fazer: leve fones de ouvido com cancelamento de ruído ou tampões de ouvido com cancelamento de ruído para ter uma boa noite de sono durante este feriado festivo. O Dia dos Mortos é basicamente uma festa de uma semana com música alta e celebrações em toda a cidade.
🛑 Não faça: trate isso como uma atração turística. O Festival do Dia dos Mortos é uma tradição cultural secular, então divirta-se, mas saiba que não deve ser a mesma coisa que ficar bêbado na Bourbon Street durante o Mardi Gras em Nova Orleans.
🛑 Não faça: toque ou perturbe qualquer coisa, incluindo altares, decorações de cemitérios e arte em areia no chão.
🛑 Não faça: use fotografia com flash em qualquer lugar. Para estar seguro, basta desligar o flash da câmera , para que ele não dispare acidentalmente e pisque no momento errado.
🛑 Não faça: fique bêbado a ponto de perder seus amigos e não ter ideia de como voltar para o hotel. Muitas vezes me perguntam se a Cidade do México é segura? , e eu costumo responder que é tão seguro quanto você decidir fazer.
🛑 Não faça: Use fantasias elaboradas em estilo americano – especialmente aquelas que você vê nas listas do Buzzfeed .
Lembre-se, este é o Dia de Muertos no México, não o Halloween nos EUA, e tem uma vibração diferente. Para ter uma ideia do que é apropriado vestir, acesse aqui algumas ideias de roupas para o Dia dos Mortos.
Como se vestir para o Dia dos Mortos
Quer saber o que vestir no Dia dos Mortos na Cidade do México? Como mencionado acima, este não é um momento para aquelas “fantasias sensuais” que são populares nos Estados Unidos.
Porém, como é o Dia de Muertos, você provavelmente vai querer levar um vestido ou roupa especial para curtir as festividades noturnas. Caso contrário, você pode comprar algo nos mercados locais quando chegar na Cidade do México.
Para isso, recomendo o Mercado de Artesanías (também conhecido como Mercado La Ciudadela no Centro Histórico), o Mercado ao Ar Livre Terça-feira Tianguis em Condesa ou o Mercado La Merced no centro da cidade.
Você poderá comprar um vestido ou uma camisa bordada com flores em qualquer uma dessas lojas por cerca de US$ 300 pesos (US$ 15-20). As roupas tradicionais mexicanas são comuns entre os habitantes locais, e muitos também usam pinturas faciais.
🌸 Dia das Coroas de Flores Mortas
Você encontrará muitos vendedores nas ruas e nos mercados vendendo coroas de flores baratas para completar o visual – ou você pode usar uma dessas elaboradas tiaras de coroa de flores .
Você também pode visitar um dos mercados da Cidade do México mencionados acima, ou o Mercado Jamaica Flower Market , pois normalmente você encontrará vendedores que vendem coroas de flores frescas.
Onde pintar seu rosto como La Catrina
Quer pintar o rosto como La Calavera Catrina, o famoso Dia da Mulher Morta, ou El Catrin, sua contraparte masculina?
Você não precisa trazer toda a sua maquiagem para a pintura facial de La Catrina, pois você pode pagar a alguém cerca de US$ 100 pesos (US$ 6) na rua para fazê-la.
💀 Nota: Algumas pessoas também dizem que é desrespeitoso entrar em um cemitério de comunidades locais com o rosto pintado como La Catrina. Embora ela seja um ícone do Dia dos Mortos hoje, ela não tem nenhuma conexão com tradições antigas.
Você, porém, vai querer um bom removedor de maquiagem para tirar no final da noite. Este deve ser um dos fundamentos do Dia dos Mortos na Cidade do México!
Aqui estão alguns dos melhores lugares para pintar o rosto na Cidade do México para o Dia dos Mortos:
- Reforma CMXM, com muitas estações de maquiagem ao longo da Avenida Reforma.
- Cidade do México Zócalo, em frente ao Museu Templo Mayor
- Parque Alameda Central Park , tanto no parque como ao longo da Avenida Juarez
- Parque Bosque de Chapultepec, próximo à entrada do Castelo Castillo de Chapultepec
- Praça principal Zocalo de Coyoacán, dentro da Plaza Hidalgo
Dia dos Mortos na Cidade do México 202 3: Guia de planejamento e perguntas frequentes
Como você comemora o Dia dos Mortos na Cidade do México?
Depende – enquanto algumas famílias simplesmente criam um altar em sua casa para homenagear seus entes queridos falecidos, outras vão ao cemitério local para fazer uma vigília no túmulo e outras participam de grandes e festivas festas de rua.
A Cidade do México tem uma celebração do Dia dos Mortos?
Sim – na verdade, é uma das maiores celebrações do Dia dos Mortos no México, com desfiles, festivais de comida tradicional, festas de rua, altares públicos em exibição e muito mais.
Não perca a oportunidade de visitar um campo de flores de calêndula perto da Cidade do México, se puder – alguns dos mais próximos estão em Atlixco, no estado de Puebla .
Qual é o melhor lugar para comemorar o Dia dos Mortos na Cidade do México?
Centro Histórico e Zócalo – Embora haja eventos por toda a cidade, o centro de atividades fica no Zócalo, que é a praça principal do centro da cidade, bem como em todo o Centro Histórico .
Que dia é o desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México?
Sábado, 4 de novembro de 2023 – As datas mudam a cada ano, mas a Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México de 2023 acontecerá no dia 4 de novembro.
O Dia dos Mortos é na Cidade do México ou em Oaxaca?
Ambos – Os dois lugares têm celebrações animadas do Dia dos Mortos, assim como outros lugares como a cidade de Guanajuato , San Miguel de Allende, Morelia e Mérida .
Qual é a melhor época para estar na Cidade do México no Dia dos Mortos ?
Cerca de 28 de outubro a 4 de novembro – Dependendo dos dias em que o feriado cai em cada ano, muitos eventos do Dia dos Mortos na Cidade do México acontecem no fim de semana anterior ou no fim de semana seguinte às datas do feriado de 1 a 2 de novembro.
Como faço para chegar à Cidade do México para o Dia dos Mortos?
Você pode voar para o Aeroporto Internacional da Cidade do México (código: OAX), localizado a apenas 30-45 minutos do centro de CDMX. ✈️ Precisa de ingressos? Verifique preços e disponibilidade de voos aqui !
Existe Uber na Cidade do México?
Sim – existe o serviço Uber na Cidade do México, bem como outros aplicativos de compartilhamento de viagens, como DiDi, InDriver, Cabify e Ola.
Tenha em mente que o CDMX Day of the Dead é uma das semanas mais movimentadas do ano, então os horários de coleta podem ser mais lentos que o normal e você pode ter que esperar até 15 minutos pelos carros (isso já aconteceu comigo, com certeza) .
Existe Uber no aeroporto da Cidade do México?
Sim – o Uber pode buscá-lo no Aeroporto MEX da Cidade do México e também pode deixá-lo lá. Você também pode reservar este traslado particular para o Aeroporto da Cidade do México , se preferir.
Dia dos Mortos de Oaxaca x Cidade do México: Qual é o melhor?
Depende — Ambos são divertidos, com clima animado, desfiles, decorações e muito mais. O Festival dos Mortos do Dia da Cidade de Oaxaca tem mais conexões culturais, embora para a maioria das pessoas seja mais fácil viajar para a Cidade do México.
Há também outras celebrações do Dia dos Mortos no México, como o festival do Dia dos Mortos de Mérida, chamado Hanal Pixan , o festival do Dia dos Mortos de Michoacan, o festival do Dia dos Mortos de Tulum e muito mais.
Por que celebrar o Día de los Muertos na Cidade do México?
Muito simplesmente, é uma das celebrações mais divertidas do Dia dos Mortos no México .
Imagine passear por uma histórica cidade colonial, admirando todas as decorações coloridas ao seu redor, ouvindo as músicas dos desfiles que passam por você, apreciando o cheiro das flores cempasúchil (malmequeres) no ar…
A Parada do Dia dos Mortos CDMX é uma das melhores coisas para fazer na Cidade do México no Dia dos Mortos.
Talvez a melhor pergunta aqui seja: Por que você não gostaria de comemorar o Día de los Muertos na Cidade do México!?
💃 Vindo sozinho para a Cidade do México para o Dia dos Mortos? Confira este guia detalhado de segurança da Cidade do México para viajantes individuais para obter todas as minhas melhores dicas para se manter seguro na Cidade do México durante sua viagem.
Como está o clima na Cidade do México para o Dia dos Mortos?
A Cidade do México tem um clima temperado, então você pode esperar dias mais quentes a cerca de 73°F (22°C) e noites mais frias a cerca de 48°F (8°C) durante a visita em outubro e novembro .
O melhor conselho ao fazer as malas para a Cidade do México é trazer camadas. Com uma variação de temperatura bastante considerável do dia para a noite, você precisa ser capaz de colocar camadas facilmente durante o dia e criar camadas à noite.
Você também pode levar uma capa de chuva leve. Embora o feriado do Dia dos Mortos seja no final da estação chuvosa da Cidade do México, ainda pode chover na Cidade do México no final de outubro e início de novembro.
Vale a pena o Dia dos Mortos na Cidade do México?
Sim – o Dia dos Mortos no CDMX é um momento muito divertido. Além dos desfiles, festivais e festas, é uma experiência inesquecível passar este importante feriado mexicano no México.
A Cidade do México é segura?
Para a maioria dos visitantes, a Cidade do México é segura para viajar . É claro que você deve manter sua própria segurança como prioridade máxima, portanto, esteja sempre atento a si mesmo, aos seus pertences e ao que está ao seu redor.
O Dia dos Mortos na Cidade do México é seguro para os viajantes?
Além de beber muito mezcal e esquecer o telefone no bar para não poder voltar de Uber para o hotel, geralmente você corre pouco perigo em muitas áreas da Cidade do México (especialmente nas principais áreas turísticas).
Embora seja uma cidade enorme, CDMX é um dos lugares mais seguros do México – se você se limitar aos bairros seguros da Cidade do México, é claro.
Numa nota pessoal: morei na Cidade do México por um tempo como mulher solteira e me senti segura. Para mim, o CDMX é um ótimo lugar para visitar durante o Dia dos Mortos e em qualquer época do ano.
Como nenhum lugar na Terra é 100% seguro, você deve tomar as mesmas precauções gerais de segurança em viagens que tomaria em qualquer outro lugar (especialmente em uma cidade grande). Você também pode se inscrever no Programa STEP e ficar tranquilo com o seguro viagem .
⚠️ Se você quiser se aprofundar neste tópico, confira O México é seguro para viajantes agora? para obter conselhos de segurança em viagens no México, dicas de viagem no México e muito mais.
Uma breve lição de história do Dia dos Mortos
O que é o Dia dos Mortos?
Querendo saber, o que é o Dia de los Muertos? A primeira coisa que você precisa saber sobre o Dia dos Mortos – não é o Halloween mexicano. O Dia dos Mortos é, no entanto, um dos melhores feriados mexicanos que celebra os nossos falecidos.
Uma representação artística da deusa asteca, Mictecacihuatl , a Rainha do Submundo.
Diz-se que o véu entre os vivos e os mortos diminui tanto que nos dias 1º e 2 de novembro, nossos entes queridos falecidos podem voltar para uma breve visita (embora 2 de novembro seja a data oficial do Dia de los Muertos).
Para recebê-los preparamos altares elaborados e fazemos festas em sua homenagem. Como você pode ver, o Dia dos Mortos não é um evento funerário sombrio como muitos rituais atuais em torno da morte.
Pelo contrário, o Dia de Muertos no México é uma celebração – tão grandiosa que até mesmo nossos entes queridos falecidos fazem a longa viagem de volta ao lado da Terra para o mundo dos vivos para que possam comparecer.
Há celebrações vibrantes do Dia dos Mortos em todo o México , não apenas na Cidade do México. Uma das celebrações de feriados mais importantes do país, é também uma das melhores épocas para visitar o México.
O Dia dos Mortos é asteca ou maia?
As raízes do feriado do Dia dos Mortos e as origens do feriado remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , sua Rainha do Submundo.
Muito parecido com a encarnação atual do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo – assim como o festival maia do Dia dos Mortos chamado Hanal Pixan .
No século 16 tudo mudou para a população local durante a colonização mexicana pelos espanhóis. Quando invadiram em 1521, trouxeram consigo o cristianismo, e o festival foi transferido do início do verão para o outono.
Suas novas datas coincidiram com o que os cristãos chamavam de Allhallowtide, outro feriado de vários dias em homenagem aos falecidos. Dessa forma, não adquiriu necessariamente um novo significado, embora os costumes tenham se transformado.
Allhallowtide ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro. O primeiro dia, 31 de outubro, era conhecido como Véspera de Todos os Santos; 1º de novembro foi o Dia de Todos os Santos; e 2 de novembro foi o Dia de Finados.
A forma como os mexicanos celebram o feriado agora é uma mistura do que um grupo indígena do México Central poderia fazer, com tradições cristãs europeias.
Tradições, símbolos e costumes do 10º Dia dos Mortos
1. Cemitérios do Dia dos Mortos
Decorar as lápides dos cemitérios está entre os mais belos costumes do Dia dos Mortos e uma das mais antigas tradições pré-hispânicas.
De 30 a 31 de outubro é quando muitas famílias começam a decorar as lápides do cemitério. Se puder, tente estar no México para ver esta parte, especialmente se você gosta de fotografia de viagens (embora sempre pergunte antes de tirar fotos).
Além de apenas decorá-los, eles também limpam os túmulos em antecipação à passagem de seus familiares falecidos durante o feriado do Día de Muertos.
Para a decoração, você verá velas, flores de calêndula, comidas e bebidas, caveiras de açúcar e fotos dos falecidos.
Algumas pessoas também trazem algumas das coisas favoritas, itens sentimentais e bens valiosos de seus entes queridos.
2. Dia dos Crânios de Açúcar Mortos
Calaveras de azucar (crânios de açúcar) são um dos alimentos mais comuns do Dia dos Mortos .
Um dos ícones deste feriado é a caveira de açúcar do Dia dos Mortos. Ironicamente, essas delícias de confeitaria não têm raízes mexicanas (ou mesmo pré-hispânicas) e vêm da Europa.
Missionários católicos italianos trouxeram a arte do açúcar para o México em 1600. Ao contrário da Europa, o México é abundante em açúcar e cana-de-açúcar, por isso tornou-se um lugar natural para estas figuras moldadas de açúcar criarem raízes e formarem as suas próprias tradições.
💀 Crânios de açúcar pequenos versus crânios de açúcar grandes
Nenhum festival da Cidade do México para o Dia dos Mortos está completo sem caveiras de açúcar coloridas.
Durante o Día de Muertos, as caveiras de açúcar serão feitas em dois tamanhos – grandes e pequenos.
Os pequenos crânios de açúcar podem ser comidos. Você também os verá usados para uma ofrenda doméstica como decoração de altar familiar. Eles podem ser levados para casa e constituir uma das melhores lembranças de Oaxaca.
Os maiores representam uma pessoa que partiu, e o nome dessa pessoa está escrito na testa do crânio. Podem ser em homenagem e memória das crianças falecidas ou de um adulto.
Você geralmente verá essas caveiras de açúcar maiores e mais elaboradas colocadas em uma ofrenda ou lápide para o espírito que retorna daquela pessoa.
Esses crânios de açúcar maiores não devem ser comidos, pois fazem parte das vigílias atmosféricas.
3. Flores de calêndula
A flor de calêndula, ou cempasuchil (pronuncia-se sem-pa-souch-ill), faz parte desta celebração que remonta às suas origens astecas com o povo Nahua .
Segundo as crenças astecas, a cor viva e o perfume forte da flor serviam de guia sensorial para os espíritos. Eles acreditavam que as flores de calêndula informavam aos nossos falecidos exatamente onde deveriam retornar para nos encontrar.
Em todo o México, os malmequeres são frequentemente chamados de flor de los muertos (flor dos mortos) por causa de suas estreitas associações com o Dia dos Mortos .
Hoje em dia, nenhuma ofrenda do Dia dos Mortos está completa sem algumas flores cempasuchil (embora algumas pessoas também usem o terciopelo rojo , ou flores vermelhas em forma de crista de galo).
4. La Catrina : Dia da Mulher Esqueleto Morta
Nenhuma celebração do Dia dos Mortos no México está completa sem La Catrina.
Além de Frida Kahlo, La Catrina pode ser a mulher mais associada ao México.
Esta elegante senhora esquelética, com quem todos pintam o rosto para parecer, nasceu em 1910, quando o gravador/ilustrador mexicano José Guadalupe Posada a desenhou pela primeira vez.
Ele nomeou essa figura, La Calavera Garbancera (que se traduz como A Caveira Elegante, ou A Caveira da Mulher Dândi), e ela foi desenhada como um comentário social satírico.
Sua mulher elegante, com seu elegante chapéu de penas, era uma crítica à sociedade mexicana da época, quando ele disse que muitos mexicanos aspiravam a se vestir e agir de forma mais europeia.
Posada viu isso como um desprezo às culturas indígenas locais em geral, particularmente ao estilo mais humilde e tradicional de vestimenta mexicana da América do Norte.
Ele criou seu personagem Calavera Garbancera como um esqueleto que serviria como um lembrete de que um dia todos nós morreremos – estejamos usando roupas elegantes ou não.
Só anos depois é que La Calavera Garbancera se tornaria La Catrina, graças a um dos artistas mexicanos mais famosos de todos os tempos, Diego Rivera.
🇲🇽 História de La Catrina, ícone do Dia dos Mortos
Pintura de Diego Rivera, com La Catrina no centro – trocadilho intencional 💀
A transição de La Catrina para a grande dama oficial do Dia dos Mortos ocorreu depois que o artista mexicano Diego Rivera (marido de Frida) a pintou com um vestido vitoriano de corpo inteiro.
Usando um rosto semelhante, ele pegou o desenho de La Calavera Garbancera de Posada, que era apenas uma cabeça, e criou aquele corpo de quem ficaria conhecido como La Catrina.
A primeira representação de La Catrina pode ser vista na pintura de 15 m de Diego Rivera, Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde de domingo no Alameda Central Park).
🎨 Quer ver a pintura na vida real? Você precisará ir ao centro da Cidade do México, ao Museu Mural Diego Rivera, um dos melhores museus da Cidade do México .
Nesta pintura, Catrina é colocada no centro da pintura (trocadilho intencional), com Rivera pintado como um menino ao seu lado. Logo atrás deles, você verá Frida Kahlo e uma série de outras pessoas notáveis da história mexicana.
5. Desfiles (Desfiles do Dia dos Mortos)
O desfile do Dia dos Mortos no México é um dos maiores eventos e melhores tradições do Dia dos Mortos .
Você ouvirá um desfile (que significa desfile e se pronuncia des-fee-lay) muito antes de você perceber que ele está chegando. Isso é ótimo porque dá tempo para encontrá-lo e depois participar da procissão que passa pelas ruas.
Para desfiles maiores, normalmente você tem que assistir do lado de fora, mas para desfiles menores qualquer pessoa pode participar em qualquer parte do percurso porque a participação é um dos principais componentes do feriado.
🥁 Observação: você pode ver a palavra muerteada ou compara usada em vez de desfile, mas todas as três palavras significam “desfile”.
6. Ofrendas (Altares do Dia dos Mortos)
Os altares para o Dia dos Mortos na casa da família podem ter velas, flores, caveiras de açúcar e papel picado colorido , que você verá em muitos festivais mexicanos.
A palavra espanhola ofrenda significa altar e, como a maioria dos altares, o Dia de los Muertos ofrendas é um lugar onde fazemos oferendas. Neste caso, esperamos que nossos falecidos recebam nossos presentes e voltem durante as comemorações do feriado.
Por esse motivo, as ofrendas do Dia dos Mortos costumam ser decoradas com fotos de entes queridos que partiram, fotos mais antigas de seus ancestrais e qualquer comida e bebida que eles queiram consumir ao chegar.
Afinal, quando os mortos retornarem de sua longa jornada no Submundo, eles estarão com fome e sede da jornada – e temos que nos preparar adequadamente se quisermos ser considerados bons anfitriões de festas.
Algumas outras coisas que você pode ver em um Altar do Dia de Muertos incluem: flores de calêndula, velas, pão pan de muerto, caveiras de açúcar (calaveras de azúcar), incenso de copal e papel picado bandeiras de papel colorido.
7. Tapeçarias de areia do Dia dos Mortos
Arte em areia do Dia dos Mortos feita com feijão preto, malmequeres, pétalas de flores, grãos de milho e areia.
Em frente a algumas ofrendas por toda a cidade de Oaxaca, você encontrará tapetes de arena (tapeçarias de areia) coloridos e intrincados. Se você tiver muita sorte, verá até um artista fazendo um.
A tradição da arte na areia contribui para o significado mais profundo do Dia dos Mortos, de que todas as coisas eventualmente são levadas pelo vento ou morrem.
Por isso, você também verá arte em solo feita com outros materiais naturais que o vento pode levar, como pétalas de flores de calêndula, serragem e até feijão.
8. Pan de Muerto (Dia do Pão Morto )
Diferentes regiões do México preparam isso de maneira diferente, como este Oaxaca pan de Muerto com sementes de gergelim e rosto.
Há bastante simbolismo no pan de muerto (pão dos mortos), que é um tipo de pão ou pastelaria tradicionalmente feito apenas a partir de meados de setembro ou meados de novembro para coincidir com o Dia dos Mortos.
Está entre os alimentos favoritos da maioria das pessoas associados ao feriado , mas a receita e a preparação local do pan de muerto podem variar.
Na maior parte do México, a massa pan de muerto tem formato de cruz na parte superior do pãozinho e é coberta com açúcar. Para alguns, isso pode ser semelhante a pãezinhos quentes.
Diz-se que a forma circular do pão pan de muerto representa a natureza infinita de todas as coisas (ou seja, o círculo da vida), enquanto os pedaços de massa em forma de X no topo parecem ossos em homenagem aos mortos.
9. Alebrijes: Arte do Dia dos Mortos
As figuras de arte mexicana de Alebrije são um ícone do Dia dos Mortos no México.
Alebrijes (pronuncia-se al-lay-bree-hays) não fazem oficialmente parte do Dia dos Mortos, mas fizeram parte das celebrações.
São uma das artes mais famosas de Oaxaca e uma das melhores artes folclóricas mexicanas.
Alebrijes de papel machê foram feitos pela primeira vez pelo artista mexicano Pedro Linares na Cidade do México, mas as esculturas de alebrijes de madeira foram feitas por Manuel Jiménez Ramírez em San Antonio Arrazola, Oaxaca, localizado perto da cidade de Oaxaca.
Aos 30 anos, o artista original, Pedro Linares, sofreu uma doença que o deixou acamado e com dores. À noite, ele estava tendo sonhos febris terríveis e vívidos.
Uma noite, ele viu um animal híbrido que gritava “Alebrije! Alebrije!”, que é uma palavra inventada.
Ele disse que essa criatura servia como guia espiritual durante os sonhos assustadores e, quando a reproduziu em papel machê, deu-lhe o nome de alebrije.
Linares fez uma representação artística de seu colorido guia espiritual na Cidade do México, mas logo depois nasceram os alebrijes de Oaxaca . Hoje, muitos artesãos nas cidades de Oaxaca fazem e vendem alebrijes coloridos.
Na verdade, os pueblos de Oaxaca de San Martín Tilcajete e San Antonio Arrazola são ambos conhecidos como cidades de Oaxaca Alebrije.
Estas são algumas das cidades artesanais mais populares de Oaxaca , cada uma produzindo apenas um artesanato específico.
Você também deve estar familiarizado com os alebrijes do filme Coco , que contém dois alebrijes, Dante e Pepita .
10. Mojigangas (fantoches gigantes)
Uma ramificação da cultura espanhola, fique atento aos bonecos de mojiganga durante os desfiles.
Mojigangas (pronuncia-se moe-he-gawn-gahs) vêm da Espanha, mas foram trazidas para o México em 1600. Nos últimos anos, tornou-se uma tradição central do Dia dos Mortos vê-los em desfiles e outros eventos.
Eles têm cerca de 4,5 m de altura e estão presentes em muitas celebrações no México Central, especialmente festivais em Oaxaca , casamentos em San Miguel de Allende e na Parada do Dia dos Mortos na Cidade do México.
Considerações Finais: Vivenciando o Dia dos Mortos na Cidade do México
Ao visitar a Cidade do México para o Dia de los Muertos, você verá altares coloridos como este por toda a cidade.
Chegamos ao fim! Espero que esta postagem do blog tenha sido o guia definitivo para as celebrações do Día de Muertos na Cidade do México, como você esperava que fosse.
Eu sei que você vai se divertir muito em sua viagem porque o Dia dos Mortos no México, em uma palavra, é mágico .
O desfile e as festividades do Dia dos Mortos na Cidade do México parecem a versão do México que muitas pessoas imaginam que o México seja – vibrante, colorido e cheio de tradição.
Esta cidade tem de tudo: rica história, Patrimônio Mundial da UNESCO, bela natureza, arquitetura colonial, comunidades de artesãos — e, claro, alguns dos melhores tacos do planeta!
Misture tudo isso com um dos festivais culturais mais divertidos, bonitos e animados do planeta, e você não pode errar em uma viagem à Cidade do México para o Dia de Muertos.
Blogs adicionais da Cidade do México e blogs do Dia dos Mortos
🌮 Fome: não perca a chance de comer esses 50 melhores tacos da Cidade do México .
Planejando estar na Cidade do México após o festival do Dia dos Mortos? Ou chegar à Cidade do México antes do início do festival? Então você vai precisar de mais algumas dicas sobre como visitar a cidade, então confira estes blogs de viagens da Cidade do México:
- Blogs de itinerário da Cidade do México: 3 dias , 4 dias , 5 dias
- 23 melhores hotéis de luxo na Cidade do México
- 51 coisas únicas para fazer no CMDX
- Guia da Cidade do México às Ruínas de Teotihuacán
- Doença de altitude na Cidade do México: como evitá-la
- 10 melhores excursões Xochimilco na Cidade do México
- 15 melhores passeios gastronômicos na Cidade do México com guias locais
- Veja todos os blogs da Cidade do México
Blogs adicionais do Dia dos Mortos
Precisa de mais informações sobre o feriado do Dia dos Mortos no México? Aqui estão alguns blogs que você vai querer ler a seguir:
- Guia do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
- Guia definitivo do Dia dos Mortos no México
- 17 melhores lugares para comemorar o Dia dos Mortos no México
- Hanal Pixan: celebração maia do Dia dos Mortos
- Comemorando o Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca, México
- Alimentos e bebidas do 30º dia dos mortos que você deve experimentar
- Símbolos dos 13 Dias dos Mortos e seus significados