Pois bem, você está no lugar certo para aprender como lidar com a ansiedade em viagens, usando dicas, truques e truques de mentalidade que usei pessoalmente ao longo dos meus anos de viagens femininas solo. De cara, quero começar esta conversão com estes dois fatos muito importantes:
1. Seus sentimentos de medo de viajar sozinho e ansiedade pré-viagem são normais e válidos.
Como eu sei? 👋 Meu nome é Juana e moro e viajo sozinha no México desde abril de 2018! Como uma viajante solitária de longa data, vou lhe contar mais um segredinho:
2. Até mesmo viajantes solo veteranos ( como eu! ) ficam ansiosos por viajar sozinhos de vez em quando.
A única diferença é que aqueles que já viajaram sozinhos aprenderam como lidar com esses sentimentos, em vez de deixá-los tomar conta de nós. Essa habilidade, como a maioria das habilidades, vem com a prática.
Resumindo, se você está ansioso com viagens solo, deveria estar; você nunca fez isso. Você está prestes a entrar no desconhecido, e o desconhecido inclui a ansiedade – embora também seja emocionante , depende apenas de como você nomeia suas emoções. Parece profundo ? Dissecaremos e descompactaremos tudo isso neste artigo, não se preocupe.
Por enquanto, vejamos cinco maneiras eficazes de transcender alguns dos gatilhos mais comuns de ansiedade pré-viagem, começando pela segurança em viagens femininas sozinhas.
1. Viajar sozinha como mulher é seguro?
Segurança é um sentimento – não um fato
Se estar seguro versus inseguro se baseia na probabilidade de algo terrível acontecer com você, então sim, você está inseguro em qualquer lugar do planeta – até mesmo em sua própria casa.
Com base nisso, a melhor dica para viajar sozinho é permanecer hiperconsciente do que está ao nosso redor durante a viagem. Se algo parecer errado, incompleto ou inseguro, SAIA . Não questione. Se alguém estiver emitindo vibrações assustadoras, afaste-se dele o mais rápido possível; não se preocupe com uma saída gentil ou politicamente correta, apenas fuja.
ARTIGO RELACIONADO ✈️ Tem medo de viajar sozinho? 10 dicas sobre como abraçar viagens individuais
Sinto que 99% de todas as histórias “ruins” que ouvi de outras mulheres que viajavam sozinhas vieram porque elas questionaram a sua própria intuição. Lembre-se: segurança é um sentimento, não um fato. Se você se sente inseguro, você está inseguro.
Se você está procurando maneiras de superar a ansiedade das viagens em relação à segurança, considere não procurar a resposta a essa pergunta externamente por meio de sites de notícias e estatísticas. Em vez disso, volte sua atenção para dentro e comece a ouvir sua intuição.
Agora, alguns lugares são mais seguros que outros, isso é certo. No entanto, como alguém que já viajou bastante pelo México sozinho , sei que há muito a ser dito sobre intuição. Antes de visitar o México, fui repetidamente avisado de que não era seguro para as mulheres, mas depois de três anos e 14 estados visitados, não me senti inseguro nenhuma vez.
ARTIGO RELACIONADO ✈️ 111 citações de viagens solo sobre viajar sozinho que irão inspirar você
Use sua intuição ao viajar sozinho
Uma das maneiras pelas quais me mantive segura como uma viajante solitária é confiando completamente na minha intuição. Se eu sentisse um sentimento estranho, estranho ou ruim sobre alguma coisa, essa coisa era um não . Não, como em Sem mais perguntas, meritíssimo – não como em Deixe-me ter certeza de que meu sentimento ruim realmente leva a algo ruim.
Agora, tive vontade de me questionar. Esta não foi uma mudança de mentalidade fácil, uma vez que a “sabedoria” convencional nos diz para valorizar os factos em detrimento dos sentimentos… Mas o facto é que a segurança é um sentimento, não um facto, e os seus sentimentos são a sua melhor medida de segurança.
Minha realidade é que me sinto tão seguro no México quanto quando morava no sul da Flórida. Agora, as estatísticas me dirão que o México não está entre os melhores lugares para quem viaja sozinho, nem é um dos lugares mais seguros para mulheres que viajam; no entanto, posso assegurar-vos que de facto me sinto bastante seguro no México.
Então, quem está certo? Minha sensação de segurança, ou a estatística 🤔
Programa de inscrição para viajantes inteligentes (STEP)
Antes de viajar, reserve alguns minutos para se inscrever no Programa FREE STEP antes de sua viagem. O Smart Traveller Enrollment Program, ou STEP, permite que cidadãos dos EUA que viajam para o exterior documentem sua viagem na Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo do país para onde você está indo.
Depois de se registrar, a Embaixada ou Consulado dos EUA poderá contatá-lo em caso de emergência, incluindo desastres naturais, distúrbios civis, etc. O STEP também pode colocá-lo em contato com sua família e amigos em seu país de origem, em caso de emergência. enquanto estiver no exterior.
Itens de segurança para viagens individuais
Embora a grande maioria dos viajantes individuais esteja segura em geral, isso não quer dizer que a segurança nas viagens seja uma garantia para alguém. Quer você viaje sozinha, viaje em casal ou em grupo, os viajantes são sempre alvos mais fáceis, especialmente para pequenos furtos, como furtos de carteira.
Por esse motivo, considere os itens de segurança em viagens abaixo, incluindo bolsa antirroubo , mochila antirroubo e lenço de segurança de piquete escondido . Algumas mulheres que viajam sozinhas também usam uma aliança de casamento falsa e trazem uma trava de porta com alarme sonoro .
Viagem solo no México: 20 destinos SEGUROS para viajantes do sexo feminino(de acordo com mulheres que viajam sozinhas que realmente estiveram neles!)
Viajar sozinho no México é seguro?
A maioria das minhas viagens solo foram no México – e como você pode imaginar, recebo a pergunta “O México é seguro para viagens femininas sozinhas?” questione muito. Eu sempre digo que se eu ganhasse um peso cada vez que alguém me pergunta sobre segurança em viagens solo no México, eu poderia me aposentar 🤣
Depois de passar anos viajando por metade dos estados do México – um país considerado incrivelmente inseguro pela grande mídia dos EUA – entendo de onde vem a pergunta. Verdade seja dita, senti um pouco de medo do México antes de conhecer o país.
No entanto, minha perspectiva sobre segurança, e por que acredito que permaneci seguro enquanto viajava sozinho pelo México, foi que assumi 100% de responsabilidade por minha própria segurança, já que, na verdade, nenhum lugar no mundo é 100% seguro, se você realmente pensar sobre isso. .
2. E se eu sentir saudades de casa ou me sentir sozinho?
O negócio é o seguinte: você provavelmente sentirá saudades de casa pelo menos uma vez. Pronto, agora você sabe!
Afinal, você está saindo de casa, então sua probabilidade de sentir saudades de casa disparou. Quando você sai de casa, você meio que se inscreve na saudade, já que não dá para sentir saudade de casa mesmo.
A chave aqui não é esperar que você não sinta saudades de casa, mas sim saber como lidar com esse sentimento tão normal quando você o sente.
Nós, humanos, muitas vezes em nosso próprio detrimento, tendemos a desejar o que não temos. No caso de sentir saudades de casa durante a viagem, você está com saudades de estar em casa porque não tem naquele momento. No entanto, quando você estava em casa, você sentia falta do que não tinha: viajar .
Na verdade, você queria tanto o que não tinha (viajar) que planejou uma viagem, tirou uma folga do trabalho, comprou passagem e viajou para lá! Seguindo exatamente essa mesma lógica, depois de viajar, você também deve, em algum momento, esperar desejar aquilo que agora não tem – sua casa .
ARTIGO RELACIONADO ✈️ Como viajar sozinho pela primeira vez: 10 dicas úteis
Perceba que sentir saudades de casa e solidão é normal
Agora que você sabe que provavelmente sentirá saudades de casa ou até mesmo solidão durante a viagem em algum momento, como lidar com esses sentimentos e não permitir que eles se transformem em ansiedade total de férias?
Fácil: seja gentil com seus sentimentos e consigo mesmo.
Se (ou quando) a solidão e a saudade de casa aparecerem, aceite-as simplesmente como um sentimento que você está sentindo – e não como o fim do mundo. Lembre-se de que a saudade de casa não é um dragão que você precisa matar. É um pensamento passageiro que surgiu na sua cabeça e logo irá embora, se você apenas senti-lo e deixá-lo seguir seu caminho alegremente.
Fiz um retiro de meditação silenciosa de 10 dias na costa de Oaxaca, no México, e uma das coisas que aprendi ao não falar e apenas ouvir – foi quantos pensamentos temos por dia.
💡 Veja só: de acordo com um estudo de 2020 da Queen’s University, temos mais de 6.000 pensamentos por dia.
Quer saber quais pensamentos passam mais rápido? As que não me apeguei, as que não atribuí nome negativo e as que não me julguei mal por pensar. Quase como num passe de mágica, esses pensamentos passaram rapidamente e um novo apareceu.
3. E se eu perder meu telefone ou passaporte?
Na verdade, você pode perder seu telefone ou passaporte, ou ambos. Realmente não há como evitar esse fato, então é melhor ser honesto consigo mesmo. Você simplesmente pode, porque perder coisas acontece com todos nós de vez em quando, tanto durante viagens quanto em casa (às vezes, até em sua casa 🤣).
É ótimo que você esteja pensando nisso antes que aconteça, porque isso significa que você estará preparado, tanto quanto possível, se acontecer. Muito antes mesmo de você viajar, e antes que sua ansiedade de viagem tenha a chance de aparecer, é na verdade o melhor momento para se preparar para o pior.
Se você perder seu telefone
Uma coisa que tento lembrar de fazer durante a viagem é uma verificação de PKW . Roubei essa sigla de um episódio do programa Broad City, onde Lincoln diz a Ilana para ter certeza de que ela está com sua PKW , ou carteira-chaves do telefone, antes de sair de casa.
Quando estou saindo do Lugar A para o Lugar B, faço minha verificação de PKW . Dessa forma, se eu chegar ao Lugar B e sentir falta de uma dessas coisas, sei que provavelmente eles estão de volta ao Lugar A. Embora o PKW não seja uma garantia de que você não perderá seu telefone, chaves ou carteira , certificar-se regularmente de que você os possui certamente ajudará.
“Uma das melhores coisas sobre viagens é descobrir quantas pessoas boas e gentis existem.” ~ Edith Wharton
Se você de fato perder seu telefone, precisará acreditar que tem recursos suficientes para descobrir uma solução. Esta afirmação pode parecer vaga, mas não há como saber como você encontrará uma solução até que o problema aconteça, porque as circunstâncias quando isso acontecer determinarão como você lidará com isso.
Pense nisso: a esta altura da sua viagem, você poderia ter feito um melhor amigo de viagem ou se tornado amigo do seu vizinho ou do barista da cafeteria no andar de baixo – e todas essas pessoas provavelmente farão de tudo para ajudá-lo. Além deles, a equipe do seu hotel ou albergue, ou o anfitrião do Airbnb também podem ajudar.
Se você perder seu passaporte
O Departamento de Estado dos EUA afirma que mais de 300.000 passaportes americanos são perdidos ou roubados todos os anos, por isso, embora seja irritante, um passaporte perdido não é o fim do mundo. Para ser honesto, isso provavelmente é muito menos ruim do que um telefone perdido.
Acesse o site do governo dos EUA para obter mais informações sobre o procedimento completo de perda ou roubo de passaporte e confira as dicas abaixo. Os três itens abaixo são algumas medidas preparatórias que eles recomendam que você tome antes de viajar para o exterior, para agilizar a obtenção do seu novo passaporte.
- Faça uma fotocópia colorida do seu passaporte e leve-a consigo quando viajar.
- Tire uma foto claramente visível das páginas 1-2 do seu passaporte.
- Leve duas fotos extras para passaporte quando viajar. Você precisará das fotos oficiais com as especificações corretas, que podem ser obtidas na maioria dos Walgreens por cerca de US$ 10.
💡 Dica de viagem solo: mantenha seu passaporte real separado da fotocópia e das fotos extras quando estiver viajando, pois você definitivamente não quer perder tudo ao mesmo tempo!
Entrando em contato com o Consulado ou Embaixada dos EUA
Com a fotocópia colorida, as fotos do seu passaporte e duas fotos do passaporte em mãos, o Consulado ou Embaixada dos EUA mais próximo irá ajudá-lo a obter seu novo passaporte para que você possa retornar aos EUA. estamos muito mais preparados do que o viajante médio.
Fique tranquilo com o Seguro Viagem
Quer ficar tranquilo com a perda de um passaporte ou telefone? Assim como você segura seu carro, casa e corpo, você também pode obter um seguro de viagem individual para sua viagem.
O seguro de viagem World Nomads tem planos que cobrem perda de telefone, bagagem, lesões corporais, doenças, etc.
4. Como vou conhecer pessoas sendo um introvertido tímido?
Mito: viajar sozinho é apenas para extrovertidos
Olá, colega introvertido! Eu fiz o Teste de Personalidade Myers-Briggs pelo menos 25 vezes (não me @; adoro um bom teste de personalidade) e sempre me tornei um INTJ – o resultado “I” neste teste significa introvertido.
Para mim, esse mito de “viagem solo é apenas para extrovertidos” é o meu favorito absoluto para acabar, porque pela minha experiência, tem sido exatamente o oposto. Aqui está o que descobri sobre viagens solo depois de anos viajando sozinha: a grande maioria das outras mulheres que viajam sozinhas que conheci eram introvertidas.
Realidade: introvertidos são melhores viajantes individuais
Na verdade, tanto os introvertidos quanto os extrovertidos são viajantes individuais perfeitamente bons, mas do meu lado. experiência, os extrovertidos representam a minoria demográfica dos viajantes individuais.
Extrovertidos sendo extrovertidos, tendem a ter um círculo grande o suficiente de amigos e conhecidos ao seu redor para encontrar um companheiro de viagem. Isso é ótimo porque a quantidade de tempo que você passará sozinho enquanto viaja sozinho realmente só atrai um introvertido.
3 maneiras de fazer amigos enquanto viaja
Agora que sabemos que os introvertidos certamente podem viajar sozinhos – como alguém sai da concha introvertida e conhece outras pessoas? Aqui estão apenas quatro das muitas maneiras de conhecer pessoas durante uma viagem.
1. Passeios em grupo: Viaje sozinho com um grupo!
Uma das maneiras mais fáceis de conhecer pessoas é por meio de passeios em grupo. Ambos oferecem a oportunidade de ver sites com outras pessoas, o que pode ser mais seguro, dependendo do país e do site que você está visitando, e uma maneira fácil de conhecer pessoas.
Você pode reservar passeios com antecedência com Get Your Guide ou Viator ou, se esta for sua primeira viagem solo, talvez uma viagem solo totalmente planejada faça mais sentido. Para esses, vá para G Adventures ou Contiki , duas grandes empresas que oferecem algumas das melhores férias para viagens individuais.
2. Sente-se no bar ou vá a um bar
Bares são lugares fáceis para conhecer pessoas, mas você também pode ir a um restaurante ou cafeteria e sentar-se no bar, em vez de em uma mesa privada. Se há uma coisa que aprendi sentado sozinho em um bar é que você nunca fica sozinho por muito tempo. Na verdade, é quase mais difícil ficar sozinho por muito tempo quando você sai para comer sozinho e se senta no bar.
Se você optar por uma mesa, considere uma externa. Isso não só ajuda a mantê-lo ocupado porque você pode observar as pessoas, mas também sinaliza para um transeunte que é legal dizer oi e conversar com você.
ARTIGO RELACIONADO 🍷🍽 Comer sozinho durante uma viagem: como superar seu medo
3. Networking online pré-viagem
Você também pode considerar ingressar em alguns grupos do Facebook de expatriados na cidade ou país para onde está indo. Outro ótimo local de encontro online é meetup.com . Se você gosta de algum hobby ou atividade de nicho, por exemplo, acro ioga, veja se há um encontro de acro ioga ou estúdio de acro ioga para onde você está indo.
💡 Dica de viagem solo: faça networking na Internet em grupos do Facebook e fóruns de viagens antes mesmo de viajar! Mesmo que você não encontre ninguém, você pode obter ótimas dicas dos habitantes locais dessa forma.
Pratique abordar estranhos
E se você não se sentir confortável em abordar estranhos? Entendo. Na verdade, não acho que alguém se sinta tão confortável em abordar um estranho. Eles poderiam nos ignorar, ou não querer falar conosco, ou algo pior, e a rejeição é uma droga.
No entanto, a única maneira de se sentir confortável com algo é praticando. Seja assando pão de massa fermentada, pintando paisagens florais ou fazendo ioga, se houvesse uma maneira de ficar bom em alguma coisa além da prática, todos nós seríamos isso em vez de praticar.
Como não existe, devemos praticar para tornar perfeito (ou pelo menos mais fácil e confortável).
Quem devo abordar?
O ponto que já mencionei sobre confiar na sua intuição também será útil para conhecer pessoas. Estranhos dirão se desejam ou não ser abordados por sua linguagem corporal e vibração geral. Abaixo estão três dados demográficos que podem ser boas pessoas para conversar:
ARTIGO RELACIONADO 📸 6 dicas épicas para fotografia de viagem solo + 5 predefinições GRATUITAS
1. Pessoas tirando selfies
Uma maneira de conhecer pessoas é encontrar alguém que esteja tirando uma selfie e se oferecendo para tirar uma foto para ela. Cerca de 99,9% das vezes, eles se oferecem para retribuir e tirar minha foto, o que leva naturalmente a uma conversa.
Essa também é uma ótima maneira de aparecer em algumas de suas fotos de viagens solo e ajudar um estranho a aparecer nas deles. Ganha-ganha!
2. companheiros de viagem individuais
Se você vir outra pessoa sozinha em um museu, em um local famoso, em uma atração popular ou em outros lugares frequentados por viajantes, há uma boa chance de que ela seja um companheiro de viagem solo. Assim como você, esse outro viajante individual provavelmente deseja se conectar.
3. Pessoas que parecem acessíveis
Alguém que gosta de conversar com um estranho olha em volta com curiosidade, faz contato visual, sorri; esse é o seu povo. Qualquer pessoa com fones de ouvido e o nariz enfiado em um livro provavelmente não está querendo conversar.
Lembra da dica nº 3 da sugestão de optar por uma mesa ao ar livre enquanto janta sozinho? Bem, há um método para minha loucura! Sentar-se em uma mesa ao ar livre sinaliza não-verbalmente que você é alguém acessível, em comparação com a pessoa na mesa mal iluminada no canto traseiro do café que claramente deseja ser deixada sozinha.
5. E se [insira o pior cenário] acontecer?
Quando não temos uma imagem mental de como as coisas vão parecer ou se desenrolar, muitas vezes tendemos a presumir o pior. Os psicólogos chamam isso de catastrofização e, na verdade, tem um propósito: ajuda a mantê-lo vivo. Como você é novo em viagens solo e não tem uma imagem mental disso, você pode estar fazendo isso.
catastrofização: ver ou falar sobre (um evento ou situação) como pior do que realmente é, ou como se fosse uma catástrofe
Do ponto de vista evolutivo, assumir o pior resultado mantém você vivo, porque você essencialmente evita qualquer coisa, mesmo que remotamente perigosa. Agora, estar vivo fisicamente e realmente aproveitar a vida são duas coisas muito diferentes, e é por isso que faz sentido não pensar em termos catastróficos com tanta frequência.
Além do fato de que sempre assumir o pior cenário acaba com a diversão da vida, isso também é falso. Pare um momento agora e lembre-se vividamente do pior cenário do seu passado…
- Você sobreviveu? Presumo que sim.
- Você sabia como lidaria com isso antes que acontecesse? Provavelmente não.
- Você acreditou que poderia ter lidado com isso antes que acontecesse? Provavelmente também não.
No entanto, se você está lendo isso, uma coisa é certa: você conseguiu lidar com isso!
Agora, isso não significa que você queria lidar com o pior cenário possível, ou que lidar com ele foi incrível; significa apenas que você superou e isso não te matou. A catastrofização e o pensamento do pior cenário nos dizem o que não queremos que aconteça; eles, entretanto, não nos dizem com o que somos incapazes de lidar.
A questão é – você será capaz de lidar com o pior cenário – independentemente de qual seja o seu pior cenário. Como diz sabiamente a autora Marie Forleo em seu livro de mesmo título, “ Everything is Figureoutable ”.
Como lidar com o seu pior cenário
O pior cenário é que é difícil formular um plano sólido para isso antes que aconteça. Você não pode saber como vai lidar com essa situação até estar nela.
Por que não? Bem, você não tem todos os fatos dessa circunstância específica do pior cenário – porque isso não aconteceu. A maneira como você lida com o pior cenário dependerá das informações que você ainda não possui, e aqui está um exemplo para ilustrar isso.
Vamos supor que perder seu telefone seja o pior cenário:
…Imagine que você conheceu alguém em um museu, se apaixonou à primeira vista e foi inseparável durante toda essa viagem solo. No seu terceiro dia feliz juntos, você perde seu telefone em um parque.
Bem, essa pessoa vai garantir que você esteja bem, provavelmente fazendo de tudo para garantir que você esteja no caminho certo para comprar um novo telefone. Além disso, você pode estar tão apaixonado que um celular perdido parece insignificante.
Esse seu agora amor, que você nunca planejou conhecer, será uma virada de jogo no cenário do seu telefone perdido. Se você tivesse imaginado que o seu pior cenário seria perder o telefone antes de conhecê-los, a maneira como você imaginou lidar com isso seria diferente.
Atos aleatórios de violência física
Se o seu pior cenário for violência ou dano físico, isso é, obviamente, uma história diferente de um telefone celular. Um evento aleatório, como uma agressão física de um estranho, é mais do que horrível, e espero que nunca aconteça com nenhuma mulher pelo resto do tempo.
Não há como planejar algo assim, no entanto. Na verdade, isso poderia acontecer em qualquer lugar; é aleatório e suas chances de isso acontecer não aumentam enquanto você viaja sozinha como mulher. Na verdade, de acordo com um estudo de 2018 da Universidade de Glasgow, mais de 90% das vítimas de violação e agressão sexual conheciam o seu agressor.
No entanto, se a perspectiva deste tipo de violência física aleatória lhe causa tanta ansiedade em viajar que você não consegue deixar de pensar que isso vai acontecer com você – isso é válido. Nesse caso, respeite esse sentimento e renuncie a viajar sozinho, ou pelo menos espere até se sentir confortável.
Tornar a segurança pessoal sua prioridade número 1
Conforme mencionado anteriormente, acredito que minha própria segurança é 100% minha responsabilidade. Nunca presumo que alguém esteja ocupado pensando na minha segurança; Presumo, em vez disso, que eles estejam pensando nos seus próprios. Para mim, tornar minha própria segurança uma prioridade se resumia a estas duas coisas:
• Evitar situações de risco: sempre procurei mitigar o risco ao máximo. Isso incluía não voltar para casa sozinho à noite, optar pelo Uber em vez do transporte público, estar atento a tudo o que me rodeia e, claro, ouvir a minha intuição.
• Ouça a sua intuição: Quando minha intuição me disse para evitar uma determinada rua, ou bar, ou até mesmo uma pessoa, eu o fiz. Se minha intuição dissesse: “Algo parece errado com essa pessoa”, eu me afastei dela. Quando minha intuição me disse alguma coisa, eu escutei.
A razão número 1 para ouvir sua intuição: ela está sempre certa!
Depois de anos viajando sozinha e conhecendo muitas outras mulheres que viajavam sozinhas, ouvi histórias como esta muitas vezes – “ Tive um mau pressentimento, mas fiz mesmo assim, e então, [a coisa ruim] aconteceu. ” Tenho certeza que você já ouviu histórias como essa, ou até viveu esse mesmo cenário.
O forro de prata? Sua intuição está sempre falando com você – tudo que você precisa fazer agora é começar a ouvir e seguir seus bons conselhos. Acredito que ouvir sua intuição fará maravilhas para acalmar seus sintomas gerais de ansiedade pré-viagem; como aconteceu com o meu.
Considerações finais: Perguntas frequentes sobre viagens individuais para mulheres
Vale a pena viajar sozinho?
Como viajante solitária de longa data, sou claramente tendenciosa. Dito isto, INFERNO, SIM, viajar sozinho é 1000%. Vale a pena.
Dou tanto crédito às viagens femininas solo por terem mudado minha vida que criei um blog e podcast de viagens femininas solo para ajudar a inspirar outras mulheres. Embora eu não tenha ideia de como você acabará se sentindo em relação a viagens solo, sei que, se você leu até aqui, parece que você deve descobrir isso a si mesmo.
É por isso que viajo sozinho
Em quase todos os meus episódios de podcast sobre viagens solo , eu disse exatamente estas palavras: Viajar sozinho é a forma mais rápida de terapia.
Como alguém que fez cerca de 1,5 anos de terapia em consultório com uma mulher incrível que me ajudou de inúmeras maneiras, aprendi mais em uma semana de viagem solo do que em 1,5 anos de terapia! Nós, humanos, aprendemos mais rápido fazendo, e não falando sobre fazer.
Viajar sozinho é solitário?
Sim, viajar sozinho pode ser, e francamente, às vezes será solitário. Agora que isso foi resolvido, pode liberar algum espaço mental para aceitar a emoção humana normal chamada solidão. Como esta é uma parte normal da experiência humana, você pode se sentir solitário no meio de uma multidão ou até mesmo em um relacionamento.
Isto traz à tona este ponto relevante: Estar sozinho não é o mesmo que estar sozinho. Só porque você está viajando sozinho não significa que você se sente constantemente sozinho; para muitas mulheres, é exatamente o oposto. Se todos se sentissem constantemente solitários em viagens individuais, pararíamos de gastar nosso suado dinheiro com elas!
É estranho viajar sozinho?
Parece que viajar sozinhas para mulheres só é estranho para quem nunca fez isso. Para as mulheres que viajaram sozinhas, sabemos que é fortalecedor, libertador, emocionante e muito mais. Se você realmente deseja fazer sua primeira viagem sozinha como mulher, pergunte a alguém que já fez isso – e evite os conselhos de quem ainda não o fez.