20 chefs mexicanos famosos que você precisa conhecer em 2024

Os 20 famosos chefs mexicanos apresentados neste artigo são os melhores dos melhores, tendo dedicado suas carreiras ao estudo da alimentação, cultura e hospitalidade.

Um chef é um embaixador da culinária – e as pessoas ficam loucas por comida mexicana. Tanto mexicanos como estrangeiros reconhecem o grande significado cultural dos ingredientes, alimentos e bebidas originários desta parte do mundo.

Na verdade, a cozinha tradicional mexicana foi declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade. Tradução para o inglês: Em 2010, a UNESCO declarou a autêntica comida mexicana uma herança cultural da humanidade que vale a pena preservar.

Esta é uma lista de 20 chefs mexicanos famosos que vão te ensinar sobre o México. Muitos deles têm perfis ativos nas redes sociais, mas nada se compara a realmente experimentar seus restaurantes, provar sua comida e ouvir suas histórias.  

Índice de Conteúdos

1. Enrique Olvera

Chef na Pujol Cidade do México

O chef Enrique Olvera é frequentemente chamado de o melhor chef mexicano do mundo porque seu restaurante Pujol mantém há anos a posição mais alta de um restaurante mexicano na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo .

A Netflix também apresentou Olvera em um episódio de Chef’s Table da Netflix , o que só aumentou sua fama. Ele também participou de vários outros programas de TV sobre culinária, incluindo Top Chef.

É seguro dizer que ele é o chef mexicano mais famoso da atualidade.

Olvera é originário da Cidade do México , mas estudou no Culinary Institute of America, em Nova York, onde ganhou vários prêmios.

Depois de um ano em Chicago no Everest Restaurant, Olvera retornou à sua cidade natal, a Cidade do México, para abrir o Pujol. O restaurante mudou o conceito de jantar requintado de uma provação centrada na Europa para uma experiência distintamente mexicana.

Pujol é um dos pilares do cenário gastronômico da Cidade do México há mais de 20 anos. Olvera também tem restaurantes mexicanos sofisticados de sucesso em Oaxaca , Los Cabos , San Miguel de Allende e até na cidade de Nova York.

Seu restaurante Cosme em Nova York foi indicado ao prêmio James Beard em 2015, na categoria “Melhor Novo Restaurante”. Cosme perdeu para Bâtard, mas continua sendo um ponto de encontro gastronômico até hoje.

👩‍🍳 Quer experimentar algumas das receitas deste melhor chef mexicano? Tu Casa Mi Casa: receitas mexicanas para o cozinheiro doméstico, de Enrique Olvera , é considerado um dos melhores livros de receitas mexicanas disponíveis atualmente.

2. Gabriela Câmara

Chef na Contramar Cidade do México

O chef Gabriel Câmara é a chef mexicana mais importante da atualidade. Originária de Chihuahua, ela cresceu em Tepoztlán, Morelos , com pais liberais e acadêmicos.

Seu pai era mexicano e sua mãe nasceu na Itália, mas cresceu nos Estados Unidos. Ao ouvir a Chef Câmara falar inglês, você pode não perceber que o inglês é na verdade sua segunda língua.  

Ela abriu o Contramar no bairro La Roma, na Cidade do México, em 1998. Tornou-se um dos lugares mais importantes para vivenciar a cultura costeira na capital do México.

Cámara foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes da revista Time em 2020. Ela é amiga e conselheira do presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obredor sobre a indústria alimentícia no México.

O famoso ator mexicano Gael Garcia Bernal produziu  Una Historia de Dos Cocinas (Um Conto de Duas Cozinhas), um pequeno documentário sobre seus restaurantes e o impacto que eles têm na comunidade.

Ela também é uma das chefs de ferro na reinicialização de Iron Chef da Netflix .

3. Eduardo “Lalo” García Guzmán

Chef do Maximo Bistrot Cidade do México

O chef Eduardo “Lalo” García Guzmán e sua esposa, Gabriela Lopez Cruz, operam três dos restaurantes mais populares da Colonia Roma da Cidade do México : Maximo Bistrot, Havre 77 e Lalo!

🇲🇽 Nota: No México, Lalo é o apelido de qualquer pessoa chamada Eduardo.

Em 2013, Lalo já tinha um dos 10 melhores restaurantes da Cidade do México quando se tornou um herói nacional na indústria de alimentos e bebidas por enfrentar a corrupção oficial. 

O Maximo foi fechado depois que a filha do diretor do escritório federal de proteção ao consumidor do México (PROFECO) teve sua mesa negada em uma movimentada tarde de sexta-feira – embora ela não tivesse reserva.

Os utilizadores das redes sociais documentaram as ameaças da jovem e os inspectores do PROFECO fecharam o restaurante sob falsos pretextos.

Depois de alguns dias, a história se tornou viral – e aqueles que amam o restaurante ficaram furiosos com o seu fechamento.

A história ficou tão grande que o então presidente Enrique Peña Nieto demitiu o diretor da PROFECO e o restaurante Maximo Bistrot foi reaberto.

Lalo García é um dos chefs mais famosos do México por sua comida e filantropia, mas também por promover a chinampa .

Este é o sistema agrícola de horta flutuante encontrado em Xochimilco, Cidade do México , localizado na parte sul da cidade.

4. David Castro Hussong

Chef da Fauna em Valle de Guadalupe, Baja California

O chef David Castro Hussong é da realeza na Baixa Califórnia . Sua família abriu a Cantina Hussong’s original em 1892, mas ele teve que progredir na indústria de restaurantes.

Ele cresceu ao sul de Ensenada em uma família de fazendeiros que criava ovelhas, caçava codornizes e mergulhava em busca de lagosta. Ainda criança, Castro começou a trabalhar para o Chef Jair Téllez no Restaurante La Laja e depois mudou-se para a Cidade do México para trabalhar no Merotoro.

Téllez o colocou no caminho da excelência culinária, abrindo portas para alguns dos melhores restaurantes do mundo, como o Noma, na Dinamarca, o Blue Hill At Stone Barns, no estado de Nova York, e o ilustre Eleven Madison Park, na cidade de Nova York.

O Restaurante Fauna foi inaugurado em 2017 e está localizado nas dependências do Bruma Hotel e Vinícola.

É um dos melhores restaurantes do Valle de Guadalupe, no México , apresentando ingredientes locais e técnica internacional. 

5. Omar Alejandro Henriquez Martínez

Chef do Aperi em San Miguel de Allende, Guanajuato

O chef Omar Henriquez é natural do estado de Nayarit e estudou na Universidade Tecnológica da Bahía de Banderas em Nuevo Vallarta.

Ele começou a trabalhar para Edgar Núñez no Sud 777 na Cidade do México , e mais tarde para Joaquín Cardoso no Hotel Carlota. No entanto, ele ganhou destaque quando assumiu o cargo de chefe de cozinha do Āperi San Miguel de Allende.

A saída do Chef Matteo Salas da Aperi atingiu duramente San Miguel de Allende . O Aperi é considerado há muito tempo o melhor restaurante da rica comunidade de expatriados.

Henriquez foi contratado como chefe de cozinha em 2020 para ocupar um lugar importante, com apenas 27 anos.

O Chef Omar Henriquez não só está à altura da ocasião em San Miguel de Allende, um dos melhores lugares para se visitar no México , como também tem colaborado com outros grandes chefs mexicanos no país e no exterior.

6. Elena Reygadas

Chef na Rosetta Cidade do México

A chef Elena Reygadas é facilmente uma das chefs mexicanas mais famosas da atualidade. Ela se formou em literatura inglesa pela UNAM , a melhor e mais prestigiada universidade do México, antes de estudar artes culinárias em Nova York. 

O restaurante Rosetta foi inaugurado em 2010 e foi classificado como 60º melhor restaurante do mundo em 2022. Hoje, é considerado um dos melhores restaurantes da Cidade do México , com uma mistura única de pratos italianos e mexicanos.

A chef Reygadas também conta com o Lardo, o Café Nin e sua padaria, a Panaderia Rosetta.

Este café oferece o que muitos chamam de o melhor brunch da Cidade do México e é famoso pelos pães tradicionais mexicanos, como rosca de reyes e pan de muerto , um pão doce feito para o feriado do Dia dos Mortos .

Em 2019, Raygadas publicou seu primeiro livro de receitas, Rosetta . Alguns anos depois, em 2022, foi nomeada para o conselho consultivo do Centro de Culinária Basca em San Sebastián, Espanha.

7. Nico Mejía

Chef do La Sal em Manzanillo, Colima

O chef Nico Mejía é conhecido por seu papel como o chef mexicano viajante no programa Cocineros Mexicanos da TV Azteca .

É embaixador da culinária do estado de Colima, México, publicando a mais completa série de livros de receitas sobre a gastronomia regional do estado. 

O Restaurante La Sal abriu no meio da pandemia global – e lutou para ter sucesso. No final, eles fizeram.

O restaurante está localizado próximo à casa de infância de Mejía, em um bairro operário de Manzanillo, uma das melhores praias do México .

Através da La Sal, pretende mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade da cozinha Colimota.

Quando não está cozinhando, o Chef Mejía pode ser encontrado surfando no México com outros chefs famosos, como Javier Plascencia, da Finca Altozano. 

8. Margarita Carrillo Arronte

Embaixador Global da Culinária Mexicana

Não há como resumir rapidamente a carreira meteórica da Chef Margarita Carrillo Arronte. Ela é chef, autora, estudante, professora, personalidade de TV e embaixadora da boa vontade da cozinha mexicana para dignitários estrangeiros. 

Ela estudou educação na UNAM Cidade do México , artes culinárias no Culinary Institute of the Americas e Le Cordon Bleu. Ela adorava tanto ensinar que nunca saiu do campus, apenas passando de aluna a professora.

Ela tem uma longa lista de cátedras adjuntas, palestrantes em conferências e cargos de coordenação de programas culinários de elite para muitos dos principais programas do continente.

9. Alejandro Ruiz Olmedo

Chef da Casa Oaxaca na cidade de Oaxaca, Oaxaca

O chef Alejandro Ruíz Olmedo é um pilar da culinária comunitária oaxaca. Além de sua comida, Olmedo é conhecido por pesquisar e publicar livros de receitas sobre seu estado natal , Oaxaca, no México (pronuncia-se waa-haa-kah).

O Casa Oaxaca Hotel & Restaurant foi inaugurado em 1997 e continua ganhando prêmios todos os anos pela comida (especialmente pela autêntica toupeira de Oaxaca ), pelo design e pelo serviço, sem falhar.

É amplamente considerado um dos melhores restaurantes da cidade de Oaxaca e os melhores hotéis da cidade de Oaxaca !

A Casa Oaxaca é um dos restaurantes mexicanos mais famosos que ajudou a definir a comida mexicana como regional. Quando se trata de comida tradicional de Oaxaca , este é o lugar onde os gourmets e chefs vêm experimentá-la.

10. Édgar Núñez e Magaña

Chef na Sud 777 Cidade do México

O chef Édgar Núñez representa tudo o que a Cidade do México adora em um excelente chef de jantar requintado.

Ele é um garoto local que foi para o exterior e teve sucesso nas melhores cozinhas da Europa antes de voltar para casa, no México. Seus lugares são consistentemente classificados como alguns dos melhores restaurantes da América Latina e dos melhores restaurantes do mundo.

Núñez está desenvolvendo um estilo culinário que chama de cocina vegetal mexicana (cozinha vegetal mexicana).

O estilo é um ramo do mexicano moderno; não comida tradicional mexicana. Os ingredientes são os mesmos, mas os preparos e técnicas são diferentes. 

Núñez possui um terreno ao longo dos canais de Xochimilco , onde cultiva espécies únicas de variedades de vegetais tradicionais, usando o sistema tradicional chinampa .

As chinampas são jardins flutuantes feitos pelos astecas e considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. 

A mídia social atrai muita atenção desse famoso chef mexicano. Ele ridiculariza publicamente os influenciadores que lhe enviam mensagens pedindo para comer de graça, essencialmente colocando-os na lista negra dos melhores restaurantes da Cidade do México .   

11. Javier Plascência

Chef da Finca Altozano em Valle de Guadalupe, Baja California

O chef Javier Plascencia vem de uma família de donos de restaurantes de Tijuana e cresceu na cozinha. Ele é um dos pioneiros do estilo de culinária mediterrânea da Baja, combinando pratos europeus com inspiração mexicana. 

Quando Anthony Bourdain foi questionado sobre os melhores restaurantes de San Diego, ele respondeu que preferia ir a Tijuana para ver o que Plascencia estava fazendo. 

Depois de vender sua participação em vários restaurantes em San Diego, Plasciencia concentrou sua energia abrindo restaurantes ao longo da Península de Baja, em Valle de Guadalupe , Todos Santos e Los Cabos .

Seu livro, The Soul of Baja , vai te dar desejo de viajar e te deixar com fome.   

12. Francisco “Paco” Ruano

Chef de cozinha em Alcalde Guadalajara, Jalisco

O chef Francisco Ruano faz parte de uma nova geração de chefs mexicanos talentosos na TV, estrelando Iron Chef México. 

Originário de Guadalajara , quando jovem foi para a vizinha Puerto Vallarta depois de se formar em uma escola local de artes culinárias.

Passou algum tempo em navios de cruzeiro e depois na Europa para estudar e cozinhar para nomes como o Chef René Redzepi do Noma, os irmãos Roca do El Celler de Can Roca e Andoni Luis Aduriz do Mugaritz. 

Ruano mudou o rumo do cenário gastronômico de Guadalajara com a inauguração do Restaurante Alcalde. Até então, a gastronomia requintada era europeia ou tradicional mexicana.

Ruano ajudou a desenvolver o mercado da culinária mexicana moderna. Os frijoles puercos e o arroz con leche são duas receitas que todo mundo conhece, mas Alcalde faz diferentes

Ele também é promotor de comidas tradicionais locais e colaborador do Larousse del Tequila , o famoso livro da editora sobre a cultura da tequila.

Se você não sabia, tequila é uma bebida destilada que vem da cidade de Tequila, no México . Além dessas melhores cervejas mexicanas , a tequila e o mezcal são as próximas bebidas mexicanas mais famosas .

13. Marta Ortiz

Chef na Dulce Patria Cidade do México

A chef Martha Ortiz é uma das chefs mexicanas mais importantes da TV, estrelando o original Top Chef Mexico como jurada. Ela tem uma personalidade que preenche uma sala – e um restaurante.

Filha de um artista e de um médico, ela se apaixonou pelos jantares elaborados que seus pais organizavam para os amigos.

Ela não estudou artes culinárias, mas viajou para Hong Kong e Paris para trabalhar em cozinhas profissionais antes de retornar ao México. 

Em 2009, Oritiz abriu Dulce Patria no Las Alcobas Boutique Hotel , localizado em Polanco, Cidade do México. Desde então, tornou-se um dos restaurantes mais famosos da América Latina.

14. Ricardo Munoz Zurita

Chef na Azul Cidade do México

O chef Ricardo Muñoz Zurita é intelectual e chef. Ele não apenas possui e administra o Azul Restaurantes, um dos melhores grupos de restaurantes da Cidade do México , mas também escreve livros que definem grande parte da história da culinária mexicana.

Ao visitar o CDMX, você deve adicionar o Azul Centro Histórico ao seu itinerário.

Localizado no coração do centro da Cidade do México, no Centro Histórico, a estética do edifício e do restaurante é tão conhecida quanto o chef mexicano que o dirige.

Muñoz fez muitas pesquisas sobre a famosa culinária mexicana e publicou o Diccionario enciclopédico de la Gastronomía Mexicana ( Dicionário Enciclopédico de Gastronomia Mexicana ).

Ele também tem livros de receitas tradicionais mexicanas, como Salsas Mexicanas (Salsas Mexicanas). Embora os recheios recebam a maior parte da atenção, as tortilhas e os molhos são igualmente importantes nos melhores tacos do México .

15. José Luis Hinostroza

Chef na Arca Tulum, Quintana Roo

O chef José Luis Hinostroza nasceu em San Diego, mas seus pais são de Tijuana, então ele cresceu nos dois lados da fronteira.

Ele estudou no San Diego Culinary Institute antes de se mudar para Chicago para treinar com o Chef Grant Achatz na Alinea.

Ele seguiu para a Europa, pulando de um restaurante estrela de Michalen para outro antes de René Redzepi o trazer de volta ao México. 

Em 2017, o Noma , o Melhor Restaurante do Mundo, abriu um restaurante pop-up em Tulum com grande alarde.

Quando tudo acabou, Hinostroza decidiu ficar no México. Ele passou algum tempo viajando e pesquisando comidas locais antes de abrir a Acra em Tulum, no México .   

16. Jair Telléz

Chef no Laja em Ensenada, Baja California e Merotoro na Cidade do México

O chef Jair Tellez é do norte do México; ele cresceu em Tijuana, mas sua família é do estado mexicano de Sonora.

Em entrevistas, ele sempre se lembra de ter ficado animado para experimentar novos restaurantes com sua mãe, comer comida étnica em San Diego e comida regional mexicana em Tijuana.  

A formação culinária de Tellez começou ainda jovem – ele diz que começou a fazer macarrão aos 5 anos!

Ele trabalhou e estudou em San Diego após o ensino médio antes de se mudar para Nova York para estudar no French Culinary Institute. Tanto San Diego quanto Nova York têm uma cultura de pequenas fazendas, que ele buscou quando voltou ao México.

Quando Tellez voltou ao México, fundou La Laja em 1999.

Seria um restaurante com visão de futuro que ajudaria a desenvolver a região vinícola do Valle de Guadalupe México no destino que é hoje, e um lugar amado tanto por enófilos quanto por gourmets.

Se você nunca ouviu falar, Valle de Guadalupe (Vale de Guadalupe) é a maior de todas as regiões vinícolas do México. No entanto, para os gourmets, tem vibrações rústicas, mas elegantes, da fazenda à mesa, que são distintamente mexicanas.

Localizado a cerca de duas horas de San Diego, Califórnia, muitos visitantes dos EUA dirigem ao México para uma visita. Também não fica longe de Ensenada, uma das melhores cidades litorâneas mexicanas .

17. Jorge Vallejo

Chef na Quintonil Cidade do México

O chef Jorge Vallejo cresceu e estudou artes culinárias na Cidade do México antes de embarcar em navios de cruzeiro para cozinhar e conhecer o mundo.

Retornando ao México, trabalhou para Enrique Olvera no Pujol, normalmente considerado o melhor restaurante do México. Posteriormente, passou a trabalhar no Grupo Habita Hotel Group.

Eles possuem o Hotel Condesa DF, um dos melhores hotéis da Cidade do México , o Hotel Escondido, um dos melhores hotéis de Puerto Escondido , o Escondido Oaxaca, um dos melhores hotéis boutique de Oaxaca , e muitos outros.

O célebre restaurante de Vallejo na Cidade do México se chama Quintonil, um tipo de quelite ou erva cultivada em campos de milho que faz parte do sistema milpa .

Ele é apaixonado por ingredientes nativos do México e quer mostrar ao mundo a profundidade da cozinha tradicional mexicana .

O restaurante Quintonil é consistentemente classificado como um dos melhores restaurantes do mundo, de acordo com a prestigiosa lista dos 50 melhores .

18. Roberto Solis

Chef do Nectar Mérida, Yucatán

O chef Roberto Solis é natural de Mérida, Yucatán , e é o responsável por colocar a cidade no mapa como um destino culinário moderno.

Mérida tem uma cultura alimentar tradicional de classe mundial que ostenta a melhor comida de Yucatán no México – mas a cidade de menor porte não tinha uma seleção diversificada de conceitos modernos até recentemente. 

Solís abriu o Nectár quando tinha apenas 27 anos. Ele ajudou a desenvolver um estilo de chef de comida mexicana dedicado à culinária moderna de Yucatcan .

Solís também ajudou a construir e treinar a nova geração de chefs que hoje trabalham em Mérida.

Néctar, um dos melhores restaurantes de Mérida , é um restaurante de destino que colabora tanto com famosos cozinheiros mexicanos quanto com chefs internacionais.

Eles até são conhecidos por dar ótimas festas quando os famosos amigos do Chef Roberto Solis vêm nos visitar. 

19. Benito Molina

Chef do Manzanilla e Muelle 3 em Ensenada, Baja California

O chef Benito Molina é originário da Cidade do México , mas está em Ensenada há tanto tempo que ajudou a moldar o atual boom da culinária Baja.

Sua culinária é baseada nos frutos do mar encontrados nas águas frias da Península da Baixa Califórnia , localizada na costa oeste do México.

Os frutos do mar de Baja são muito diferentes dos frutos do mar encontrados nas águas quentes de Sinaloa ou Veracruz. 

Molina é um dos chefs mexicanos mais populares da TV por sua participação no Master Chef Mexico. Ele também é diretor da Master Chef School no México.

20. Mónica Patiño

Chef na La Taberna del León Cidade do México

A chef Mónica Patiño é da velha escola. Ela viajou pelo mundo estudando artes culinárias em Paris e Bangkok antes que fosse legal fazê-lo.

Em 1978, abriu seu primeiro restaurante, La Taberna del León, em Valle de Bravo e abriu um pequeno império de restaurantes na Cidade do México .

Patiño tem sido um dos pilares da televisão e dos festivais gastronômicos, promovendo a famosa comida mexicana para o público local e internacional.

Ela é autora de um livro de receitas publicado e recebeu a honra de melhor livro de receitas de uma chef em 2004.

Em 1998, La Taberna del León mudou-se para um espaço muito maior na Cidade do México . Seus restaurantes não são turísticos, o que é ainda mais um motivo para uma visita.   

Chefs mexicanos famosos: perguntas frequentes

Quem é o chef mexicano mais famoso?

O chef Enrique Olvera, de Pujol, Cidade do México, é considerado o chef mais famoso do México atualmente. Além do Pujol, existem outros restaurantes Enrique Olvera, como Cosme, Eno, Manta e Criollo.

O México tem estrelas Michelin?

Não – não há chefs mexicanos com estrela Michelin no México porque a Michelin não tem guias para o México.

Os únicos chefs mexicanos com estrelas Michelin ficarão nos Estados Unidos e na Europa.

Quais são alguns chefs mexicanos famosos que não moram no México?

Continue navegando para ver 13 dos chefs mexicanos mais famosos que moram nos EUA, operam restaurantes nos EUA e até estrelam programas de TV de culinária mexicana nos EUA.

Quem são alguns chefs mexicanos nos EUA a seguir?

Apesar de não haver estrelas Michelin no México, existem vários chefs mexicanos fazendo sucesso nos Estados Unidos.

Na verdade, alguns dos mais famosos chefs de comida mexicana não moram no México – como estes 13 que residem nos EUA

  1. Marcela Valladolid: chef do Mexican Food Network e apresentadora do Mexican Made Easy
  2. Wes Avila: Guerrilla Tacos em Los Angeles, Califórnia
  3. Roberto Santibañez: Fonda em Nova York e Mi Vida em Washington DC
  4. Carlos Salgado: Taco María em Costa Mesa, Califórnia
  5. Silvana Salcido Esparza: Barrio Café Gran Reserva em Phoenix, Arizona
  6. Zarela Martinez: autora de Food from My Heart , The Food and Life of Oaxaca e Zarela’s Veracruz
  7. Aaron Sánchez: Johnny Sánchez em Nova Orleans, Louisiana
  8. Carlos Gaytan: Tzuco, Panango e contos de Carlos Gaytan em Chicago, Illinois
  9. Ricardo Díaz: Whittier Brewing Company em Whittier, Califórnia
  10. Ray Garcia: espanhol quebrado em Los Angeles, Califórnia
  11. Eduardo Ruiz: Corazon y Miel e Chicas Tacos em Los Angeles, Califórnia
  12. Cosme Aguilar: Casa Enrique em Long Island City, Nova York
  13. Patricia Jinich (também conhecida como Pati Jinich): autora de Pati’s Mexican Table e apresentadora de Pati’s Mexican Kitchen, um dos melhores programas de culinária mexicana

Onde você pode encontrar a melhor comida mexicana nos EUA?

prato vermelho branco e verde chamado chile en nogada, o prato nacional do México

Chile en nogada é uma autêntica comida mexicana servida durante o Dia da Independência, um dos feriados mexicanos mais importantes . (Foto: Melhores receitas de chefs mexicanos via Canva )

A lista de 13 chefs acima mostra muitos restaurantes excelentes em todo o país administrados por mexicano-americanos.

No entanto, todos os melhores restaurantes mexicanos na América são construídos com base na cultura, pesquisa, ingredientes reais e tradições que vêm diretamente do México – portanto, qualquer cidade com uma grande população mexicano-americana deve ter ótimas opções gastronômicas.

O melhor mexicano de Los Angeles, por exemplo, é uma exploração particularmente rica de comidas tradicionais mexicanas devido à história da imigração e ao grande número de mexicanos que residem na área metropolitana de Los Angeles.

Há mais diversidade regional da culinária mexicana em Los Angeles do que em qualquer outro lugar além da Cidade do México . Existem também outras cidades nos EUA com uma enorme população de expatriados mexicanos, como Nova York, Chicago, Phoenix e muito mais.

Caso você não saiba, há muito mais do que apenas comida mexicana de Rick Bayless nos EUA ( Nota: nada contra Rick Bayless, mas seu nome está à venda e colocado em restaurantes que ele não possui ou opera).

Considerações finais: chefs mexicanos famosos

O México é especial porque a educação culinária pode vir na forma de tradição oral que traça a linhagem de uma família há gerações. Também pode vir de uma academia internacional de artes culinárias na vanguarda da indústria. 

Se você quiser experimentar os 10 melhores pratos mexicanos, como tacos e mole , mas também coisas das quais provavelmente nunca ouviu falar, como escamoles (também conhecido como caviar mexicano), você sempre quer ir à fonte.

Embora nas décadas passadas muitos considerassem a culinária mexicana simplesmente uma culinária humilde, os melhores chefs mexicanos apresentados neste artigo mostram do que se trata realmente: técnicas centenárias, ingredientes locais e ricas tradições familiares.

Os chefs criam experiências que os clientes lembrarão com carinho pelo resto de suas vidas – e os apresentados neste artigo estão entre os melhores chefs mexicanos que trabalham atualmente.

Deixe um comentário