O nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos, ou Estados Unidos Mexicanos. Além disso, há muitas curiosidades sobre o México e fatos interessantes sobre o México que você está prestes a descobrir.
Por ser um país grande, o México está repleto de cultura rica, comida de classe mundial e patrimônio e história incríveis. Na verdade, isso tornou difícil restringir a lista porque há tantas coisas legais sobre o México!
Continue lendo para descobrir os 45 fatos mais interessantes sobre o México – incluindo fatos sobre a Cidade do México, curiosidades gerais sobre o México e outras coisas interessantes sobre o México que o tornam tão único.
45 fatos interessantes e divertidos sobre o México
1. O México tem a maior pirâmide do mundo
Parte da Grande Pirâmide de Cholula, localizada sob a igreja Iglesia Nuestra Señora de los Remedios.
Se você perguntasse à maioria das pessoas onde está localizada a maior pirâmide da Terra, 99% provavelmente diriam Egito. No entanto, a maior pirâmide (em volume; não em altura) é a Grande Pirâmide de Cholula em Cholula, México .
Incrivelmente, esta enorme pirâmide está quase toda enterrada no subsolo!
Quando os conquistadores espanhóis invadiram o México, eles colocaram igrejas católicas bem em cima dos templos pré-existentes, e a Grande Pirâmide está localizada abaixo da igreja Nuestra Señora de los Remedios Cholula.
Diz-se que a Grande Pirâmide de Cholula foi construída em homenagem a um dos deuses centrais astecas, Quetzalcoatl (pronuncia-se ketz-al-coe-uh).
É enorme, com 4,5 milhões de metros cúbicos, e os visitantes podem visitar muitas de suas passagens subterrâneas ao visitar Cholula.
2. O México tem mais de 30 pirâmides
Patrimônio Mundial da UNESCO, as Pirâmides de Teotihuacán estão localizadas a cerca de uma hora da Cidade do México .
Além da Grande Pirâmide de Cholula, o México tem muitas outras! Construída em 900 a.C., a Grande Pirâmide de La Venta, no estado de Tabasco, é a mais antiga.
Localizada nas Ruínas Maias de Chichen Itza , uma das Sete Maravilhas do Mundo, você encontrará a famosa Pirâmide de Kukulkan.
Embora eu não vá listar todas as melhores pirâmides do México aqui, há muitas outras.
Estas incluem a Pirâmide do Sol nas Ruínas de Teotihuacan , as Pirâmides de Monte Alban em Oaxaca, a Pirâmide de Tepozteco em Tepoztlan, a Pirâmide Asteca do Templo Mayor na Cidade do México e a Grande Pirâmide nas Ruínas de Calakmul em Yucatán.
3. Cidadãos dos EUA constituem o maior grupo de expatriados do México
Apesar de toda a imprensa negativa sobre o México nas principais notícias dos EUA, a maior população nascida no estrangeiro no México são cidadãos dos EUA.
Numa reviravolta na tendência de décadas de imigrantes mexicanos viajarem para os Estados Unidos, os dados indicam que, nos últimos anos, mais pessoas fizeram o oposto, mudando-se em massa dos EUA para o seu vizinho do sul.Fonte: Business Insider
De acordo com um relatório da revista Business Insider de 2019 , mais americanos estão imigrando para o México do que o contrário.
Na verdade, o Departamento de Estado dos EUA afirma que 1,6 milhões de cidadãos norte-americanos viviam no México em 2022 – e esse número só continua a crescer ano após ano.
4. O México não tem idioma oficial
Embora quase todos os mexicanos falem espanhol, o governo também reconhece 67 idiomas adicionais.
Mais do que não ter um único idioma oficial, o México tem, na verdade, 68 idiomas oficiais! Isso coloca o México como um dos países com maior diversidade linguística do mundo.
Embora o México seja o país de língua espanhola mais populoso do mundo e a maioria dos mexicanos fale espanhol, existem 68 outras línguas reconhecidas.
A língua maia e a língua asteca Nahuatl (pronuncia-se nah-wah-tull) estão entre as mais proeminentes.
5. O México é o principal destino de viagens da América Latina
Aqui está um dos fatos mais surpreendentes sobre o México para você: De acordo com relatórios da Organização Mundial do Turismo , o México recebe o maior número de visitantes internacionais de qualquer país latino-americano.
Esta tendência de viagens parece aumentar ano após ano, e agora o México é o terceiro país mais visitado do mundo .
Em 2019, 45 milhões de visitantes vieram ao México – o maior número de qualquer ano já registado.
Apesar das viagens quase interrompidas em 2020 devido à Covid, o México ainda recebeu cerca de 25 milhões de visitantes internacionais em 2020.
De acordo com a Secretaria de Turismo do México , em 2022, cerca de 66 milhões de visitantes internacionais chegaram ao México – um aumento de 19,3% em relação a 2021.
6. O meteoro que matou os dinossauros atingiu o México
O enorme asteróide que exterminou os dinossauros há cerca de 65 milhões de anos atingiu a Península de Yucatán, no México .
Mais especificamente, o impacto direto ocorreu na cidade hoje conhecida como Chicxulub (pronuncia-se chee-chee-lube), uma cidade litorânea de Yucatán, no Golfo do México.
Funcionários da empresa estatal de petróleo do México, PEMEX, descobriram a grande cratera em 1981, enquanto perfuravam um poço de petróleo.
Esta enorme cratera tem 180 m² de largura, embora esteja localizada no subsolo, por isso os visitantes não podem visitá-la.
7. O México tem algumas das pessoas mais amigáveis e felizes
Aqui está uma das curiosidades mais divertidas sobre a cultura do México: de acordo com o Índice Happy Planet , os mexicanos são o segundo povo mais feliz do mundo, depois dos costarriquenhos.
As suas descobertas mostram que “o bem-estar no México é maior do que nos vizinhos EUA”, graças a coisas como cuidados de saúde universais e uma ênfase na família e na comunidade.
Descobertas semelhantes das Zonas Azuis colocam os mexicanos entre as pessoas mais felizes do planeta.
Uma pesquisa de um leitor da revista Condé Nast Traveler de 2020 sobre as cidades mais amigáveis do mundo viu duas cidades do México entrarem no Top 10 – Mérida, no México, ficou em terceiro, e San Miguel de Allende , em quarto.
8. Uma TV em cores inventada no México
O inventor da televisão em cores, Guillermo Gonzalez Camarena, nasceu na segunda maior cidade do México, Guadalajara .
Em 1940, com apenas 23 anos, Camarena solicitou a patente do primeiro sistema de transmissão de imagens coloridas. Eventualmente foi usado na espaçonave Voyager 1.
💊 Fatos aleatórios sobre o México
As pílulas anticoncepcionais foram inventadas por um mexicano! Luis Ernesto Miramontes Cardenas, um químico de 25 anos do estado de Nayarit , combinou a progestina noretisterona em uma das três primeiras pílulas anticoncepcionais orais já fabricadas.
9. Os mexicanos realmente não comemoram o Cinco de Mayo
O Callejon de los Sapos (Beco das Rãs ou Beco dos Sapos), a rua mais colorida de Puebla, no México .
Aqui está uma das curiosidades mais divertidas sobre Puebla, México: fora da cidade de Puebla, a maioria dos mexicanos não comemora o 5 de maio.
Para quem faz a viagem ao Cinco de Mayo em Puebla , é um momento festivo com desfiles, música nas ruas, encenações de batalhas, comidas especiais como chile en nogada e muito mais.
O feriado, que comemora a vitória do Exército Mexicano sobre a França na Batalha de Puebla de 1862, é muito mais popular nos EUA do que no México.
Muitas vezes também é rotulado incorretamente como Dia da Independência do México – no entanto, esse feriado ocorre em 16 de setembro.
10. Cinco de Mayo NÃO é o Dia da Independência do México
Dolores Hidalgo é um dos 177 pueblos mágicos do México – que significa “cidades mágicas”.
Um dos maiores feriados do México , a celebração anual do Dia da Independência do México acontece à meia-noite do dia 16 de setembro.
Geralmente começa no início do dia com festas e celebrações culturais, mas começa oficialmente com El Grito de Dolores , e muitas vezes é seguido por fogos de artifício.
O Grito de Dolores (Grito de Dolores) foi o grito de guerra dado às tropas mexicanas antes de entrarem na batalha contra os espanhóis.
Proclamado pelo padre católico Miguel Hidalgo y Costilla na cidade de Dolores Hidalgo , este grito teria desencadeado a Guerra da Independência do México.
11. O México tem uma das Sete Maravilhas do Mundo
O Templo de Kukulkan nas Ruínas de Chichen Itza, localizado na Península de Yucatán , no México .
Chichen Itza é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das melhores ruínas do México.
Ambas recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano, as ruínas de Chichen Itza e Teotihuacan, perto da Cidade do México, são os locais mais visitados do país.
As Ruínas Maias de Chichen Itza estão localizadas a cerca de 3,5 horas a oeste de Cancún, no estado de Yucatán.
Este estado é um dos três que compõem a Península de Yucatán, onde você encontrará centenas de ruínas maias no México , incluindo ruínas de Uxmal, Coba, Tulum e muito mais.
12. Yucatán foi nomeado em confusão
Mérida é a capital do estado de Yucatán, no México.
Aqui está uma das curiosidades mais divertidas sobre a cultura do México: Diz-se que o nome, Península de Yucatán , resultou de uma falha de comunicação quando um espanhol perguntou a um maia local o nome da área.
Ele respondeu: ma’anaatik ka t’ann , que soa como yucatan — e significa “eu não entendo você” na língua maia.
Chichen Itza é considerada a mais importante do ponto de vista arqueológico devido ao número de edifícios e aos estilos arquitetônicos utilizados.
Quando estiver em Chichen Itza, você verá cerca de 15 estruturas, incluindo a pirâmide central, El Castillo, também conhecido como Templo de Kukulkan.
13. O México tem 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO
A Pirâmide do Mágico nas Ruínas de Uxmal, em Yucatán, México.
O México tem o sétimo maior patrimônio mundial da UNESCO de qualquer país.
Esses marcos naturais e artificiais incluem as ruínas de Chichen Itza , Palenque , Teotihuacan e Uxmal , as minas históricas de Guanajuato , os canais de Xochimilco e a Reserva da Biosfera Sian Ka’an , perto de Tulum.
14. O México tem 177 cidades mágicas (Pueblos Magicos)
Taxco é uma das cidades mais bonitas do México e também um pueblo magico ( cidade mágica).
Os pueblos magicos do México , ou cidades mágicas, são semelhantes aos Patrimônios Mundiais da UNESCO – mas exclusivos do México.
Existem 177 pueblos (cidades menores em oposição às grandes cidades) reconhecidos por suas qualidades especiais, incluindo beleza natural deslumbrante e história única.
15. O México é o berço da impressão norte-americana
Muito antes dos Kindles e dos audiolivros, a Cidade do México era o lugar para obter literatura na América do Norte.
Na verdade, a primeira impressora do Novo Mundo foi usada no México muito antes de chegar aos EUA.
Em 1539, a Casa de la Primera Imprenta de América, ou Casa da Primeira Imprensa, foi inaugurada para publicar livros.
Localizada no Centro Histórico , os visitantes da Cidade do México ainda podem visitar esta casa/impressão hoje.
🇲🇽 Curiosidades bônus sobre a Cidade do México: A Cidade do México é a cidade mais alta do México, com 7.350 pés (2.240 m). É a oitava capital mais alta do planeta – a mais alta é La Paz, na Bolívia, com 3.640 metros de altura.
16. Cholula, no México, é a cidade mais antiga da América do Norte
Cholula é a cidade mais antiga do continente americano, segundo o Atlas Mundial . Fontes datam sua fundação por volta de 2.000 aC.
Eles situam a fundação da Cidade do México mais de 1.000 anos depois, em 1325. No entanto, algumas fontes chamam erroneamente a Cidade do México de a cidade mais antiga da América do Norte.
Cholula, localizada no estado de Puebla, e a Cidade do México estão a apenas 126 km de distância uma da outra. Como tal, a área geral é habitada há milhares de anos.
Na verdade, o sítio arqueológico de Tlapacoya , perto da Cidade do México, mostra evidências de humanos há 22 mil anos.
17. O México tem a maior universidade do mundo
A Biblioteca Central da UNAM, que se diz ter uma das maiores pinturas murais do mundo.
A Universidade Nacional do México foi fundada por Carlos V da Espanha em 1551, tornando-a a universidade mais antiga da América do Norte. Foi fundada 85 anos antes da Universidade de Harvard.
A Universidade Nacional foi administrada pela Igreja Católica até ficar sob controle do Estado em 1910.
Na década de 1920, tornou-se autônoma da igreja e seu nome mudou para Universidade Nacional Autônoma do México – mais conhecida como UNAM México.
Hoje, a UNAM é considerada uma das melhores universidades do mundo.
No México, as universidades públicas são gratuitas para os cidadãos frequentarem, mas a UNAM está entre as mais competitivas para ingressar. Com mais de 300.000 alunos, é também a maior universidade do mundo.
O Campus Universitário Central da UNAM, na Cidade do México, é Patrimônio Mundial da UNESCO, com edifícios feitos por alguns dos principais arquitetos e artistas do México.
A Biblioteca Central, projetada pelo arquiteto e pintor Juan O’Gorman, possui um dos maiores murais do mundo.
Há também edifícios, murais e obras de arte de outros artistas mexicanos famosos na UNAM, como Diego Reivera e David Alfaro Siquieros.
18. Crianças mexicanas não ganham presentes no Natal
Embora algumas crianças no México abram presentes na Noche Buena (véspera de Natal, 24 de dezembro), muitas só o fazem no dia 6 de janeiro.
Aqui está uma das curiosidades mais divertidas sobre o Natal no México: algumas pessoas e crianças não abrem os presentes no dia 25 de dezembro – ou 24 de dezembro, que é quando acontece a maioria das festividades de Natal mexicanas.
Este é um dos fatos mais interessantes sobre a cultura do México e algo único neste país e em outros países latinos.
Em vez de dar presentes no Natal no México , essencialmente o aniversário de Jesus, os mexicanos trocam presentes no Día de los Reyes Magos (Dia dos Três Reis).
De acordo com os textos bíblicos, este é o dia em que os Três Reis Magos chegaram para dar presentes a Jesus – por isso, algumas crianças no México recebem os seus presentes de férias no dia 6 de janeiro; não 25 de dezembro.
19. A temporada de Natal no México dura quase dois meses
San Miguel de Allende é um dos melhores lugares para passar o Natal no México.
A partir de dezembro , você encontrará Posadas ou celebrações noturnas de feriados em todo o país.
Eles podem ocorrer em qualquer lugar, desde casas particulares até salões alugados e celebrações públicas em toda a cidade.
As Posadas simbolizam a história bíblica em que José e Maria fizeram uma viagem de um mês de Nazaré a Belém, em busca de um lugar para dar à luz seu bebê.
Para muitos, o Natal mexicano começa em 12 de dezembro com o Día de la Virgen de Guadalupe, e a temporada de Natal mexicano termina após o Dia dos Três Reis, em 6 de janeiro.
No entanto, alguns dizem que termina em fevereiro e não em janeiro. Essas pessoas também incluem o feriado Día de la Candelaria (Candlemas) em 2 de fevereiro e dizem que a temporada de Natal no México termina nesse dia.
Como este não é um dos principais feriados de Natal no México, a maioria coloca como data oficial de encerramento o dia 6 de janeiro, no Día de los Reyes Magos (Dia dos Três Reis).
20. O México é habitado há cerca de 22.000 anos
Durante anos, os arqueólogos só conseguiram datar os habitantes do México desde a civilização olmeca, há cerca de 3.700 anos.
Entre os primeiros mesoamericanos a criar sociedades complexas, as práticas culturais únicas dos olmecas influenciaram civilizações posteriores, como os maias e os astecas.
Contudo, nos últimos anos, o sítio arqueológico de Tlapacoya , perto da Cidade do México, mostra evidências de humanos há impressionantes 22.000 anos!
Neste local, foram descobertos ossos de urso preto, duas espécies de veados e uma lâmina curva de obsidiana que data de milhares de anos.
21. O menor cachorro do mundo vem do México
O Chihuahua é a menor raça de cachorro conhecida. Foi criado pela primeira vez no estado de Chihuahua, no norte do México – que dá nome ao cão.
Diz-se que os chihuahuas são descendentes do techichi , um companheiro antigo e sem casca da civilização tolteca.
22. O cão nacional do México é o Xoloitzcuintli
Falando em cães que não latem, o cão nacional do México é o xoloitzcuintli (pronuncia-se show-low-squink-lay). Eles são chamados de xolo (pronuncia-se show-low), para abreviar.
Esses cães também não têm pelos e vêm em tamanhos pequeno, médio e grande. Eles são sagrados para os astecas e dizem que entregam almas ao submundo.
23. O Dia dos Mortos é um feriado nacional
O Dia dos Mortos, comemorado em 1º e 2 de novembro, é um dos momentos mais festivos do México.
Embora cerca de 85% dos mexicanos se identifiquem como católicos – a segunda maior população católica do mundo, depois do Brasil – um dos seus maiores feriados nacionais vem diretamente das religiões antigas.
As origens do Día de Muertos, ou Dia dos Mortos , remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , sua Rainha do Submundo.
Muito parecido com o feriado atual do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo. Isso significa que, durante séculos, houve celebrações do Dia dos Mortos no México .
Após a colonização mexicana pelos espanhóis, que trouxeram consigo o catolicismo, o festival foi transferido do início do verão para o outono.
As novas datas dos feriados, 1º e 2 de novembro, coincidiram com Allhallowtide, um feriado católico de vários dias em homenagem aos falecidos.
⚠️ Nota: O feriado começa oficialmente à meia-noite do dia 1º de novembro. Por esse motivo, alguns dizem que começa no dia 31 de outubro, e não no dia 1º de novembro (mas na verdade é a mesma coisa).
Hoje no México, o Dia dos Mortos é feriado nacional. Está entre os feriados mais importantes do México e é comemorado em todo o país.
Algumas celebrações são maiores que outras, como o desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México , o elaborado festival do Dia dos Mortos de Oaxaca e o Festival Hanal Pixan em Mérida (também conhecido como Dia dos Mortos Maia).
24. O Dia dos Mortos NÃO é o Halloween mexicano
O Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca é sempre um evento festivo.
Além das fantasias e pinturas faciais, o Dia dos Mortos na Cidade do México e no resto do México não é igual ao Halloween nos EUA
O feriado é para nos reunirmos e festejarmos com nossos entes queridos que partiram, cujos espíritos retornam ao lado da Terra por apenas algumas horas por ano.
25. O México tem o maior número de táxis do mundo
Apenas um dos 140 mil táxis rosa e brancos da Cidade do México .
Só na Cidade do México, com a sua enorme população de quase nove milhões, há mais de 140 mil táxis nas estradas.
Diz-se que esta é a maior frota de táxis do mundo, mas hoje em dia também existem aplicativos de compartilhamento de viagens no México, como Uber, DiDi e BlaBlaCar.
🇲🇽 Curiosidades bônus sobre a Cidade do México : O México tem 32 estados , incluindo a Cidade do México, que é a capital e um estado. Tal como nos EUA, cada estado tem a sua própria identidade, costumes e cultura.
26. O México é o 4º país com maior biodiversidade
Aqui está um dos fatos mais interessantes sobre a natureza do México: ela é incrivelmente biodiversa.
Localizado entre o Círculo Polar Ártico e o Equador, o México possui uma grande variedade de vida vegetal e animal.
Na verdade, o México tem cerca de 12% da biodiversidade mundial e é o quarto país com maior biodiversidade do mundo; atrás de Brasil, China e Equador.
Nas águas da Península da Baixa Califórnia, na costa oeste do México, você encontrará El Vizcaino, Patrimônio Mundial da UNESCO, popular para observação de baleias no México .
Há também o segundo maior recife do mundo, a Barreira de Corais Mesoamericana, perto da costa da Ilha de Cozumel . Perde apenas para a Grande Barreira de Corais, perto da Austrália.
O México tem sete zonas climáticas diferentes, o que lhe confere uma grande variedade de ecossistemas que vão desde florestas nubladas e florestas tropicais (selvas), até grandes lagos e lagoas, e até cachoeiras e recifes de coral.
No norte, você encontrará desertos e o segundo maior cânion da América do Norte, o Copper Canyon . ❄️ Também neva no norte do México no inverno, principalmente no estado de Chihuahua, no México.
27. Existem onças-pintadas no México
O maior gato selvagem da América do Norte, a onça-pintada, pode ser encontrado na Península de Yucatán .
Um animal sagrado dos maias, fique atento a esse felino raramente avistado enquanto se dirige às selvas para um mergulho inocente em um dos melhores cenotes de Tulum .
As florestas tropicais e zonas húmidas do sul também estão repletas de outros animais exóticos e espécies de plantas tropicais como coatimundis, pássaros quetzalcoatl , pumas, iguanas e muito mais.
Existem também mais de 700 espécies de répteis encontradas no México – a maioria encontrada em qualquer país do mundo.
28. O México tem quase 7.000 milhas de costa
Laguna Bacalar , chamada de Lago das Sete Cores, porque dizem que é possível ver sete tons distintos de azul.
Se você perguntar à maioria das pessoas, pelo que o México é conhecido? – provavelmente dirão tacos , tequila e praias .
Embora haja mais no país do que isso, o México é um dos poucos países do planeta que tem mais litoral do que fronteiras terrestres.
🗺️ Países vizinhos do México: O México faz fronteira com a Guatemala, Belize e, claro, com os EUA – que compartilham uma fronteira de 1.950 milhas (3.145 km).
Dependendo de onde você estiver no México, você pode nadar no Oceano Pacífico, Mar do Caribe, Golfo do México, Mar de Cortez (também conhecido como Golfo da Califórnia), Baía de Campeche e muito mais.
Existem também vários grandes lagos, como o Lago Chapala e a Lagoa Bacalar , conhecidos como as Maldivas do México.
29. O México tem um dos únicos Blowholes da Terra, La Bufadora
La Bufadora, o famoso respiradouro ou gêiser do México, dispara a cada 15-20 segundos, dia e noite.
Nos arredores de Ensenada, no México, fica La Bufadora, que significa “o respiradouro”.
Esta maravilha natural na Península de Punta Banda, no estado de Baja California, é uma visita obrigatória e um dos lugares mais divertidos do México.
La Bufadora , localizada em um penhasco rochoso, possui um buraco que lança água até 30 m acima do oceano.
É um dos poucos respiradouros no mundo que atinge esta altura; outros incluem Halona Blowhole no Havaí, Kiama Blowhole na Austrália e Hummanaya Blowhole no Sri Lanka.
30. O México tem o menor vulcão do mundo
Quer saber: quais são alguns fatos interessantes sobre o México? Digo que ter o menor vulcão é um deles!
O México abriga o menor vulcão da Terra, o Vulcão Cuexcomate, localizado fora da cidade de Puebla, no México . Tem uns adoráveis 13 m de altura.
Quando comparado ao vulcão mais alto da Terra, Mauna Loa, no Havaí, com 13.678 pés de altura (4.169 m), Cuexcomate mal é uma colina.
31. O México tem 42 vulcões
O vulcão Popocatepetl, localizado a cerca de 1,5 horas da Cidade do México, tem 5.425 m de altura.
Existem 42 vulcões ativos no México, bem como milhares de vulcões inativos.
O país está localizado no Anel de Fogo – a região com maior atividade sísmica da Terra. É aqui que você encontrará 75% dos vulcões da Terra e onde acontecem 90% de todos os terremotos.
O pico mais alto do México é na verdade um estratovulcão inativo, o Pico de Orizaba (ou, Vulcão Citlaltepetl ), também localizado no estado de Puebla.
Fica a cerca de 18.500 pés (5.650 m) acima do nível do mar. O Pico de Orizaba é o terceiro maior vulcão da América do Norte e muito popular entre os escaladores.
🐰 Fatos estranhos sobre o México: O México é o lar de um coelho muito raro chamado coelho vulcão, que vive ao redor dos vulcões do país.
32. Milhões de borboletas migram de e para o México todos os anos
Todo mês de novembro , milhões ( possivelmente bilhões ) de borboletas-monarca fazem sua migração anual de 3.000 milhas do Canadá para o México, onde permanecem de novembro a março.
Localizado não muito longe da Cidade do México, o Santuário do Monarca do México é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Se você visitar o México Central durante a temporada de migração, esta é uma das coisas mais divertidas para fazer no México.
O melhor lugar para ver as borboletas é a Biosfera da Borboleta Monarca Piedra Herrada , localizada a duas horas da Cidade do México, na cidade à beira do lago de Valle de Bravo .
33. O México tem o maior número de cenotes do planeta
O México é conhecido por seus belos cenotes (pronuncia-se sen-no-tays) – que são basicamente piscinas naturais de água doce.
Existem cerca de 6.000 cenotes no México, a maioria na Península de Yucatán, e todos conectados como parte do maior sistema de cavernas subaquáticas da Terra.
Você pode aprender mais sobre os melhores cenotes do México e as melhores coisas para fazer em Yucatán neste artigo: 25 melhores lugares em Yucatán, México: ruínas, praias, cenotes .
🤔 O que são cenotes?
Cenote Calavera é um dos melhores cenotes de Tulum e de todo o México.
A definição real que você pode ver para cenotes é um “sumidouro”.
Isso descreve o processo de formação dos cenotes – já que todos os cenotes já foram encerrados na rocha calcária nativa, mas com o tempo algumas das rochas sofreram erosão, expondo a água do cenote abaixo.
Hoje em dia, graças ao YouTube e às redes sociais, os cenotes fotogénicos tornaram-se populares para natação e fotografia.
No entanto, os cenotes são muito sagrados para o povo maia, que os utilizava como fonte de água doce, locais de culto e muito mais.
34. A Cidade do México tem o segundo maior número de museus de qualquer cidade
O Palacio Bellas Artes é um teatro e museu e um dos edifícios mais emblemáticos da Cidade do México.
Embora esta seja uma daquelas curiosidades sobre a Cidade do México que é calorosamente debatida, saiba que a Cidade do México tem muitos museus .
Durante muitos anos, foi amplamente considerado que Londres tinha o maior número de museus, seguida pela Cidade do México.
Nos últimos anos, Moscovo e Paris afirmam ter agora o maior número – mas é difícil saber realmente, pois depende de como definir adequadamente o que constitui um “museu”.
De acordo com o TripAdvisor, existem cerca de 145 museus na Cidade do México – alguns dos quais você encontrará nesta lista das 51 melhores coisas não turísticas para fazer na Cidade do México .
Entre as coisas mais divertidas para fazer na Cidade do México, vá ao Museu Nacional de Antropologia, ao Museu Frida Kahlo, ao Palacio Bellas Artes, ao Templo Mayor e ao incomum Museu de Brinquedos Antigos da Cidade do México.
🇲🇽 Dica de viagem para o México: Quase todos os museus da Cidade do México fecham às segundas-feiras. Aos domingos, os cidadãos mexicanos entram gratuitamente em todos os museus do México, por isso espere grandes multidões naquele dia.
35. A Cidade do México foi construída sobre um lago – e está afundando
Barrio Chino é a Chinatown da Cidade do México, localizada no Centro Histórico.
Um dos fatos mais bizarros e interessantes sobre a Cidade do México é que ela está afundando.
Na verdade, a Cidade do México afundou tanto que já foi a sétima capital mais alta do planeta, mas desde então foi ultrapassada por Sanaa, no Iémen, que é agora cerca de 9 metros mais alta.
Tenochtitlán, hoje conhecida como Cidade do México, já foi a grande capital asteca do mundo. Foi demolido durante a conquista espanhola, iniciada em 1521.
Você pode visitar as ruínas do Templo Mayor (Templo Principal) no Centro Histórico , um dos três Patrimônios Mundiais da UNESCO na Cidade do México.
36. Os astecas descobriram a Cidade do México por profecia
Ao procurarem um lugar para estabelecer sua capital, os sacerdotes astecas profetizaram que veriam uma águia em um cacto comendo uma cobra – e sabiam que era lá que deveriam estabelecer sua cidade.
Os astecas finalmente encontraram a águia pousada em um cacto no Lago Texcoco. Como não podiam ignorar a profecia, construíram sua cidade no topo do lago.
Como resultado do terreno instável, a Cidade do México está afundando cerca de 12 cm (4,75 polegadas) a cada ano.
37. O símbolo nacional do México é a Águia Dourada
Esta imagem da águia permaneceu um símbolo duradouro e está retratada no centro da bandeira do México.
No brasão mexicano, localizado na faixa branca da bandeira mexicana, você verá uma águia sobre um nopal (cacto), com uma cobra na boca e nas garras.
38. O México tem apenas uma loja de armas, localizada na Cidade do México
Embora sua reputação sinistra possa levar você a pensar o contrário, o México tem algumas das leis e regulamentos sobre armas de fogo mais rígidos do mundo.
Na verdade, o México tem apenas uma loja de armas em todo o país . Está localizado na Cidade do México e é operado pelos militares mexicanos.
Para comprar uma arma no México, os cidadãos devem submeter-se a verificações de antecedentes, impressões digitais, envio de referências, serem fotografados e outras etapas.
Depois de satisfazer todos esses requisitos, eles podem comprar apenas uma arma e uma caixa de balas – o que é uma das curiosidades da Cidade do México que muitos não esperavam.
39. Há carros exclusivos para mulheres no metrô da Cidade do México
O centro da Cidade do México é o bairro mais vibrante da cidade e um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Como qualquer cidade grande, a Cidade do México tem taxas de criminalidade mais elevadas do que as cidades pequenas e maiores incidentes de furtos e pequenos furtos.
Para comparar cidades, a Cidade do México é tão segura quanto a cidade de Nova York – e assim como Nova York, você deve ter cuidado no metrô, especialmente na hora do rush.
Num esforço para tornar o metrô da Cidade do México mais seguro para as mulheres, os vagões dianteiros do metrô são apenas para mulheres e crianças.
Além disso, a maioria dos ônibus públicos são grandes, com dois ou três carros para cada um e, da mesma forma, a parte dianteira dos ônibus da Cidade do México é ocupada apenas por mulheres.
⚠️ Para dicas sobre segurança na Cidade do México, confira este Guia definitivo de viagem solo da Cidade do México para mulheres viajantes , com o qual até mesmo viajantes que não viajam sozinhos aprenderão muito.
40. Chocolate originado no México
Uma das curiosidades sobre a comida mexicana é que o chocolate foi feito pela primeira vez no México.
As antigas civilizações mexicanas, incluindo os olmecas, astecas, toltecas e maias, cultivam cacaueiros há mais de 3.000 anos.
Na verdade, a palavra inglesa chocolate é derivada da palavra Nahuatl (língua asteca), xocolatl .
Há muito que é consumido em forma de bebida, mas os grãos de cacau também eram usados como moeda, muitas vezes avaliados em mais do que o ouro.
Em diferentes partes do México, você ainda pode saborear chocolates antigos, como atole , champurrado e tascalate .
Há também o tejate , que é carinhosamente chamado de “a bebida dos deuses”, e uma das melhores comidas e bebidas de Oaxaca que você precisa experimentar.
41. O México é o maior exportador mundial de cerveja
Desfrutando de uma cerveja Sol na praia de Isla Mujeres, no México , uma ilha tropical no Mar do Caribe.
Em 2019, o México exportou US$ 4,2 bilhões em cerveja. A Holanda, que produz a Heineken, é o segundo maior exportador mundial de cerveja, com vendas de 2,1 mil milhões de dólares – apenas cerca de metade das vendas do México.
🍺 Qual a cerveja mais vendida no México? Segundo a Wiki , é a Corona, que é uma das cinco cervejas mais consumidas no mundo e está disponível em mais de 150 países.
Embora a Corona seja a mais conhecida e consumida de todas as cervejas mexicanas, há muito mais para experimentar, tanto
Da próxima vez que você estiver no mercado, confira algumas dessas outras melhores cervejas mexicanas : Dos Equis, Negra Modelo, Sol, Pacifico, Indio, Tecate, Victoria, Bohemia e Carta Blanca.
42. O México é o maior consumidor mundial de Coca-Cola
Em termos de saúde, esta pode ser uma daquelas curiosidades mexicanas que, esperamos, mudará com o tempo.
No México, são surpreendentes 163 litros consumidos anualmente por cada pessoa! Isto se traduz em meio litro todos os dias e, claro, em altas taxas de diabetes, obesidade e muito mais.
🥤 Curiosidades sobre o México: A Coca-Cola é tão popular que até faz parte da cerimônia religiosa única na igreja Iglesia San Juan em San Juan Chamula , Chiapas.
Na verdade, o México é considerado o segundo país com maior excesso de peso do planeta, atrás dos EUA. Muitos apontam o dedo ao consumo excessivo de refrigerantes e o governo está a começar a tomar medidas.
No estado de Oaxaca , as crianças não podem mais comprar refrigerantes legalmente por conta própria.
43. A comida tradicional mexicana é aprovada pela UNESCO
Você pode comer comida de rua em qualquer lugar – mas existem maneiras estratégicas de escolher os tacos de rua certos no México .
Em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – mais conhecida como UNESCO – declarou a comida mexicana um “Património Cultural Imaterial da Humanidade”.
A culinária mexicana é elaborada e repleta de símbolos, com tortilhas e tamales do dia a dia, ambos feitos de milho, que fazem parte integrante das ofertas do Dia dos Mortos .Fonte: UNESCO
Resumindo, esta é uma forma elegante de dizer que a comida tradicional mexicana é importante, incrível e um presente para a humanidade!
Esta prestigiada designação culinária, concedida apenas ao México e à França, destaca os ingredientes mexicanos, bem como as preparações culinárias.
Embora o milho seja um alimento básico no México, foi o processo de nixtamalização que permitiu a criação de tortilhas.
🌮 Curiosidades sobre o México: Os tacos são consumidos em todo o país, mas os burritos só são comuns nas cidades do norte do México, como Monterrey e Ciudad Juarez, considerada o berço do burrito.
44. O México tem 59 variedades de milho
🌽 Apenas algumas das 59 variedades de milho mexicano.
Durante séculos, os agricultores mexicanos cultivaram milho. Na verdade, não há país no mundo tão ligado social, económico e culturalmente ao milho como o México.
Tem sido um dos principais alimentos básicos e ingredientes culinários da culinária tradicional mexicana há milhares de anos.
São 59 variedades de milho indígena, em cores que vão do vermelho e azul ao verde e branco, todas provenientes da mesma espécie silvestre, chamada teosinto .
Com tantas variedades, existem várias palavras para milho, embora milho seja a mais usada.
45. Os tomates vêm do México
Os tomates são, na verdade, uma baga e mais associados à culinária italiana – no entanto, eles cresceram pela primeira vez no México.
Diz-se que o explorador espanhol Hernan Cortez trouxe o primeiro tomateiro do México para a Europa em 1519.
Além do tomate, o México também nos deu muitos dos nossos alimentos mais queridos, incluindo: cacau (chocolate), abacate, abobrinha, baunilha, vários feijões e vários tipos de pimenta.
Alguns afirmam que o café também vem do México, mas outras fontes dizem que é da Etiópia.
BÔNUS: 10 curiosidades curtas sobre o México
Castillo Chapultepec na Cidade do México é o único castelo real da América do Norte.
Aqui estão 10 curiosidades curtas sobre o México. Para aqueles que ensinam seus filhos sobre o México, estes são petiscos perfeitos e de fácil digestão.
Se você estiver visitando os mais jovens, essas são as curiosidades perfeitas sobre o México para as crianças, para deixá-las animadas com a viagem!
1. O México tem o único castelo da América do Norte: O Castelo de Chapultepec, na Cidade do México, é o único verdadeiro castelo do continente, porque é o único lugar onde viveu a realeza – o Imperador Maximiliano I e a Imperatriz Carlota.
2. O México é GRANDE: Na verdade, o México é o 13º maior país do mundo.
3. É o sétimo país mais visitado do planeta: o México recebeu 45 milhões de turistas internacionais em 2019.
4. É o décimo país mais populoso do planeta: o México tem uma população de mais de 129 milhões.
5. 🇲🇽 Fatos sobre a bandeira mexicana: A bandeira do país é vermelha, branca e verde e, localizada no centro, há uma águia segurando uma cobra nas garras e na boca.
6. Você não pode fazer a barba e dirigir no México: uma lei de 2008 tornou isso ilegal, assim como usar maquiagem enquanto dirige.
7. Mexicanos comem insetos: Os insetos são uma grande parte da dieta dos mexicanos, especialmente chapulines (gafanhotos), gusanos (vermes maguey) e chicatanas (formigas aladas).
Chapulines (pronuncia-se cha-pu-leen-es) são populares em todo o México e comidos como pipoca. 🍿 Eles são uma das melhores comidas de Oaxaca .
8. Prato Nacional do México: O México na verdade tem dois pratos nacionais, um é o mole (produzido moe-lay) e o outro é o chile en nogada .
9. As crianças mexicanas não ganham presentes no Natal: em vez disso, elas recebem seus presentes no Dia dos Reis Magos, 26 de janeiro. 🎁 Descubra por quê!
10. Não existe idioma oficial: O México tem a maior população de falantes de espanhol de qualquer país, mas possui 69 idiomas oficiais reconhecidos pelo governo.
Considerações finais: curiosidades sobre o México
Isso apenas arranhou a superfície de todos os fatos surpreendentes e interessantes sobre o México – mas agora você tem uma ideia melhor de quão incrível é este país muitas vezes subestimado.
Então, pelo que o México é conhecido ? Embora a maioria a conheça simplesmente como uma grande cidade tropical para festas de férias de primavera, espero que você tenha descoberto uma infinidade de informações interessantes sobre o México neste artigo.
Na realidade, definitivamente existem muitas praias incríveis no México – mas nem tudo são praias, tacos e tequila .
Para mais curiosidades e informações sobre o México, e para descobrir ainda mais o México, confira os filmes mexicanos e os livros mexicanos abaixo. Esta pode ser a sua porta para ainda mais fatos sobre o México.
Melhores livros sobre o México
1. Frida: a biografia de Frida Kahlo
Nesta biografia definitiva sobre a artista feminina mais famosa do México, Frida Kahlo, a autora Hayden Herrera examina a vida e a morte deste ícone mexicano em Frida: The Biography .
2. Como água para chocolate
Eventualmente transformado em filme, Like Water for Chocolate, da autora mexicana Laura Esquivel , conta a história de Tita. Seu amante se casa com sua irmã, mas Tita espera reconquistá-lo usando seus dotes culinários.
Cada capítulo começa com uma receita mexicana que explica como fazer uma das melhores comidas tradicionais mexicanas , como champandongo e chile en nodaga .
3. Morar no México
Um livro de arte da Taschen, Living in Mexico é uma bela viagem fotográfica às casas do país – desde os designs contemporâneos de Luis Barragan às tradicionais habitações maias com telhados de palha.
Filmes sobre o México
Se você prefere assistir filmes mexicanos a ler livros sobre o México , aqui estão alguns dos filmes mexicanos mais famosos que você vai querer conferir:
- cigano
- Y Tu Mama Tambien
- Frida
- Amores Perros
- O mexicano
- Trilogia Mariachi de Robert Rodriguez : Desesperado | El Mariachi | Era uma vez no México