Este país muitas vezes subestimado tem muito a oferecer – e que melhor maneira de explorar tudo isso do que no seu próprio horário e no seu próprio ritmo. Mas é claro que você provavelmente está se perguntando: o México é seguro para mulheres que viajam sozinhas?
Como a segurança nas viagens ao México geralmente é o elefante 🐘 sempre que se discute viagens ao México, todo este artigo abordará esse tópico.
Como moro no México e viajo sozinho pelo México há anos , vou compartilhar todas as minhas melhores dicas com você neste artigo, para que você tenha uma viagem solo épica ao México.
Aqueles que realmente viajaram sozinhos pelo México (como eu!) Dirão que, na maior parte, o México é seguro para mulheres que viajam sozinhas.
No entanto, você ainda precisa seguir as diretrizes gerais de segurança em viagens que seguiria ao viajar para qualquer lugar da Terra – e fazer da sua própria segurança sua principal prioridade.
Isso inclui não voltar para casa sozinho à noite, ficar atento ao que está ao seu redor, ficar de olho nos seus pertences, não ficar muito embriagado, etc. Todas essas coisas também se aplicam no México.
No entanto, este guia irá se aprofundar um pouco mais nas dicas específicas do México para mulheres que viajam sozinhas. Pronto para mergulhar no tópico segurança em viagens individuais no México para mulheres viajantes? Vamos lá!
É seguro viajar para o México agora? (Informações da Covid)
O programa global de segurança em viagens do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Safe Travels , certificou todos os grandes destinos de viagem do México, incluindo Playa del Carmen , Cancún e Puerto Vallarta , como seguros para viagens.
Para se qualificarem para este programa, os países devem seguir protocolos rigorosos de limpeza e higiene.
Para obter informações sobre o Coronavírus, o México distribui avisos de saúde em viagens por meio de um sistema de semáforo – com uma “classe” de cor dada a cada estado.
A cor de cada estado é atualizada a cada duas semanas, então você pode verificar o site do governo para obter as informações mais atuais sobre o(s) estado(s) que está visitando.
Se você está se perguntando: o México está aberto para viagens?
Então sim, é. Na verdade, o país, que depende fortemente dos dólares do turismo, tomou muitas medidas de segurança contra a Covid-19 para que possa permanecer aberto e as pessoas se sintam seguras o suficiente para vir.
O México é seguro para mulheres que viajam sozinhas?
Eu gostaria que esta pergunta tivesse uma resposta oficial – mas não tem .
Estatisticamente falando, os viajantes estão bastante seguros no México; embora você precise estar mais atento ao que está ao seu redor como um viajante individual (no México e em qualquer lugar).
Como a segurança é um tema complexo, faço o possível para abordá-lo neste artigo . É seguro viajar para o México agora? e este podcast intitulado Dicas para viagens individuais seguras no México .
Também escrevi um livro sobre o assunto chamado Viaje pelo México com segurança: 15 dicas de segurança de um residente de longa duração .
Estatísticas de segurança e opiniões de especialistas no México
Ao se acalmar sobre a segurança de viagens individuais no México, os especialistas são ótimas fontes.
Um dos artigos mais úteis sobre viagens seguras ao México vem da Forbes . Nele, eles entrevistam Carlos Barron, um veterano de 25 anos do FBI, e sua citação oferece uma perspectiva incrível:
Milhões de [viajantes] vão de férias ao México todos os anos, por isso, se jogarmos o jogo dos números, o número de incidentes é muito pequeno… Quando me perguntam se o México é um lugar seguro para viajar nas férias, a minha resposta é sim .Carlos Barron, veterano do FBI com 25 anos
A chave aqui é “o jogo dos números”.
Não há como negar que coisas ruins acontecem no México; no entanto, são incidentes em grande parte isolados . Embora coisas más aconteçam todos os dias em todos os países, muitos convenientemente descartam essas ocorrências como incidentes isolados, em vez de rotularem o país inteiro como inseguro.
Para muitos viajantes, é menos provável que perguntem : A Grécia é segura para mulheres que viajam sozinhas? , ou Os EUA são seguros para viajantes individuais? do que perguntar : O México é seguro para mulheres viajantes? .
No entanto, as estatísticas pintam outra história que as mulheres que viajam sozinhas vão querer considerar.
Confira este site que compara estatísticas criminais nos EUA e no México e você ficará chocado.
É difícil de acreditar, dada a demonização do México pelos meios de comunicação social, mas na maioria das categorias, os EUA têm taxas de criminalidade mais elevadas do que o México, especialmente crimes violentos e crimes cometidos com armas.
Melhores lugares para viajantes individuais no México
Quer saber quais são os melhores destinos para mulheres que viajam sozinhas no México? Isso é ótimo! Escolher um destino seguro é o primeiro passo para viajar com segurança no México.
Como acontece com qualquer país do planeta, seja a Itália, os Estados Unidos ou a Tailândia, você encontrará lugares seguros e inseguros no México.
Para ajudá-lo a escolher os lugares mais seguros para viajar no México, confira os 20 melhores destinos de viagem solo para visitar no México , com sugestões de viajantes solteiras que realmente já estiveram neles.
A Cidade do México é segura para mulheres que viajam sozinhas?
🇲🇽 Viajar para a Cidade do México? Confira estes guias de itinerário da Cidade do México para ajudá-lo a planejar – 3 dias na Cidade do México, 4 dias na Cidade do México e 5 dias na Cidade do México.
Ninguém pode dizer com certeza que todas as mulheres que viajam sozinhas na Cidade do México estarão seguras , porque a segurança nunca é uma garantia para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. No entanto, viajar sozinha para a Cidade do México como mulher é seguro para a grande maioria dos viajantes.
Guia de viagem feminino solo da Cidade do México com dicas de segurança
Confira este relato em primeira mão de Erin sobre sua experiência segura viajando sozinha para a Cidade do México para ter uma ótima perspectiva.
Neste episódio de podcast , você ouvirá Leigh sobre sua experiência viajando sozinha para a Cidade do México – duas vezes! (Ela adorou tanto que voltou uma segunda vez.)
A título pessoal, morei sozinho na Cidade do México por cerca de um ano e achei que era seguro, interessante e incrivelmente divertido.
Há tantas coisas para fazer na Cidade do México e, ao chegar lá, você perceberá o quanto a maioria das pessoas está errada sobre esta cidade incrível.
Guias de viagem individuais no México
O que posso dizer definitivamente sobre a segurança do México é que estive segura como uma viajante solitária no México, e o mesmo aconteceu com inúmeras outras mulheres!
Certifique-se de verificar todos os guias de viagens individuais para mulheres neste site, escritos por mim e por outras mulheres que viajam sozinhas no México.
- Cancún é seguro?
- Tulum é seguro?
- Cabo San Lucas é seguro?
- Playa del Carmen é segura?
- Sayulita é segura?
- Oaxaca é segura?
- O México está seguro?
- Guia de viagem de Tulum Solo
- Guia de viagem individual da Cidade do México
- Guia de viagem solo de Cancún
- Guia de viagem de Cabo Solo
- Guia de viagem solo de San Miguel de Allende
- Guia de viagem solo de Guadalajara
10 dicas para viajar sozinho no México
1. Ouça sua intuição
O México é um país incrivelmente amigável; como se você pudesse começar a conversar casualmente com alguém e em 10 minutos essa pessoa o convidará para uma festa na casa dela – é muito amigável.
Embora alguns viajantes adorem isso, algumas pessoas não saberão o que fazer com isso.
Por esse motivo, alguns dos melhores conselhos de viagem solo para mulheres no México, especialmente se esta for sua primeira viagem sozinha , é ouvir sua intuição.
Você conhece aquela voz dentro da sua cabeça? Essa é a sua intuição, embora alguns a chamem de voz interior, eu superior, consciência e termos semelhantes.
Com medo de viajar sozinho? 10 dicas sobre como abraçar viagens individuais
A intuição tem basicamente uma função: mantê-lo seguro.
Se a sua intuição lhe diz que a pessoa que você conheceu há 10 minutos e que o convidou para o aniversário do primo neste fim de semana parece uma boa pessoa, ela pode ser. Se, no entanto, eles parecerem esquisitos, recuse o convite.
O mesmo vale para lugares – se você tiver um mau pressentimento sobre um lugar onde se encontrou, saia imediatamente.
O mesmo vale para as pessoas. Se você está saindo com alguém e sente uma vibração ruim ou estranha dele, não se preocupe com uma saída educada, apenas afaste-se dele o mais rápido possível.
2. Use o Uber em vez do transporte público
O Uber está disponível na maioria dos lugares do México. Também existe DiDi, BlaBlaCar, Cabify e InDriver, mas não existe Lyft no México.
O México tem transporte público muito bom na maioria dos lugares, especialmente em grandes cidades como Cidade do México e Guadalajara .
Na verdade, o metrô e os ônibus da Cidade do México têm espaços separados reservados apenas para mulheres e crianças – o vagão dianteiro do metrô e a seção dianteira do ônibus.
Ainda assim, permanece o facto de que o transporte público nem sempre é o meio de transporte mais seguro.
Embora muitas pessoas façam isso todos os dias sem problemas, você também está se colocando no lugar onde a maioria das pessoas é roubada, que é no transporte público.
Por esse motivo, é muito mais seguro usar o Uber.
Além de ser a opção mais segura, você também perderá menos tempo viajando até o seu destino, pois o transporte público pode demorar o dobro (ou mais). Embora o transporte público possa custar menos em dinheiro, você pagará esse custo com o tempo.
Usando o transporte público da Cidade do México com segurança
Se você quiser usar o transporte público da Cidade do México, fique atento aos seus pertences e certifique-se de que tudo o que você tem esteja na bolsa e fechado.
👜 Você também pode considerar estas melhores malas para viajantes – uma bolsa anti-roubo e uma mochila anti-roubo .
Além disso, tente evitar o transporte público nos horários de pico, pois as pessoas se aglomeram como sardinhas nos ônibus e no metrô.
Os horários de pico vão das 7h às 9h e das 17h às 19h, mas além desses horários, o transporte público da Cidade do México pode ser uma experiência divertida e uma maneira barata de se locomover.
Melhores bolsas anti-roubo
Carros e ônibus de metrô somente para mulheres
Num esforço para tornar o metrô da Cidade do México mais seguro para as mulheres, os vagões dianteiros do metrô são apenas para mulheres e crianças .
Além disso, a maioria dos ônibus públicos são grandes, com dois ou três carros para cada ônibus e, da mesma forma, a parte dianteira dos ônibus da Cidade do México é ocupada apenas por mulheres.
3. Mantenha algumas coisas privadas
🏝 Quer visitar as melhores ilhas do México? Não procure mais, Isla Mujeres , Ilha Cozumel e Isla Holbox (vistas na foto acima) — todas localizadas na Península de Yucatán .
Lembra como dissemos que as pessoas no México são amigáveis? É definitivamente uma das melhores coisas do país e vai acabar contagiando você. No entanto, existe uma linha tênue entre ser amigável e compartilhar demais.
🗣 Dica para viajar sozinho no México: você não deve explicação a ninguém! Se alguém fizer uma pergunta que você não se sente confortável em responder, não .
Embora a maioria das pessoas queira apenas bater um papo casual e conversar, você nunca sabe quem tem segundas intenções.
Por esse motivo, resista à tentação de contar aos conhecidos, à pessoa ao seu lado em um bar ou ao seu vizinho em um café todos os detalhes sobre sua vida e planos de viagem.
Não há problema em ser vago em suas respostas se você não se sentir confortável em contar mentiras inocentes.
Para fazer isso, basta dar uma resposta não específica – por exemplo, se alguém perguntar onde você está hospedado, basta dizer “No centro da cidade”. Se alguém perguntar o que você fará amanhã, diga “Vou encontrar um amigo”.
4. Reserve voos antecipados para o México
Ao viajar sozinho para o México, mantenha-o confortável em seu voo para chegar aos melhores destinos do México o mais descansado e revigorado possível.
Ao viajar para o México, tente escolher um voo que chegue no início do dia; quanto mais cedo melhor.
Você nunca quer chegar muito perto, porque embora sua chegada programada possa ser às 18h, quando o sol ainda está alto, pode haver um atraso e você não chega antes das 20h, quando já está escuro.
Em geral, é muito mais seguro chegar enquanto o sol ainda está alto, especialmente se esta for sua primeira viagem ao México ou a um país estrangeiro.
🤔 Quer saber quais são os melhores lugares no México para viajar sozinho? Confira estas 25 cidades mais seguras para visitar no México , que são algumas das mais seguras de toda a América do Norte.
Embora os voos “fora do horário comercial” tendam a ser mais baratos, resista à tentação de aceitá-los, se puder. Caso contrário, você pode querer pagar um pouco mais para que um serviço de transporte privado esteja esperando no aeroporto para buscá-lo e levá-lo ao local onde você está hospedado.
5. Fique nos bairros mais seguros
A Zona Hotelera , ou Zona Hoteleira de Cancún na Praia de Cancún, é o bairro mais seguro de Cancún. Confira todos esses melhores resorts com tudo incluído em Cancún para estar nesta parte segura da cidade.
Quase todas as cidades do México (pelo menos aquelas frequentadas por viajantes) têm o que é conhecido como Zócalo , que é a “Praça da Cidade”, localizada dentro do Centro Histórico , ou Centro Histórico.
Esta é a parte mais animada da cidade e terá muitas opções de alojamento.
Centro histórico da Cidade do México: 11 melhores coisas para fazer
Se você estiver visitando uma cidade onde nunca esteve, restrinja sua busca por um hotel, Airbnb ou albergue até a área chamada Centro Histórico .
Fazendo isso, você estará sempre em uma área frequentada por outros viajantes. Claro, você ainda quer ler as avaliações do lugar antes de fazer a reserva.
6. Converse com mulheres locais
Ninguém conhece sua cidade como um morador local e ninguém sabe melhor como se manter segura como mulher do que outra mulher.
Você também pode obter ótimas dicas de viagem sobre a cidade que está visitando e descobrir onde comer a melhor comida de rua (ou seja, lugares que não vão deixar você doente no México ).
📲 A melhor maneira de manter contato com velhos e novos amigos durante uma viagem?
Um cartão SIM do México da TELCEL. Esta é a maior operadora do país – então você sempre tem serviço de telefone e mensagens de texto, além de dados.
Não tenha medo de conversar com uma estranha amigável e peça algumas dicas – especialmente se esta for sua primeira vez no México.
Você pode querer saber quais ruas evitar à noite, quais lugares são completamente proibidos para mulheres que viajam sozinhas e quais lugares são seguros.
Se você tem ansiedade de viajar para conversar com estranhos, pergunte a uma mulher da equipe do seu hotel ou albergue, a uma anfitriã do Airbnb ou até mesmo à garçonete do restaurante.
Lembre-se de que a maioria das pessoas não se sente 100% confortável conversando com estranhos, mas quando necessário, faça-o de qualquer maneira.
7. Faça excursões em grupo no México
Para todos os melhores passeios mexicanos, confira Get Your Guide , Viator e Airbnb Experiences ao viajar para o México.
Se você receber alguns bons conselhos enquanto conversa com uma mulher local sobre um lugar que não é muito seguro para visitar sozinho – mas você ainda quer ir de qualquer maneira – considere uma viagem de um dia em grupo.
Passeios em grupo são ótimos para conhecer outros viajantes e simplesmente aparecer e ter um dia planejado para você.
No México você sempre terá a opção de fazer passeios em grupo, não importa onde você esteja.
Três das empresas que mais uso são Airbnb Experiences , Viator e Get Your Guide . Eles têm muitas opções de passeios para todas as melhores coisas para fazer no México .
Embora possam ser lugares onde você chega sozinho, ainda pode ser uma escolha mais inteligente ir com um grupo, porque você nunca sabe realmente no que está se metendo quando começa a se aventurar fora dos roteiros mais conhecidos no México .
Além disso, alguns lugares são mais divertidos com um grupo.
8. Junte-se aos grupos do Facebook do México
🏝 Procurando as principais cidades litorâneas do México ? Puerto Escondido é um dos melhores e tem muitas das melhores praias de Oaxaca, no México .
O Facebook é a maior plataforma de networking online em todo o México – e uma das maneiras mais fáceis de conhecer pessoas durante viagens individuais .
Parece que todas as cidades do México têm um grupo no Facebook atualmente, e em cidades maiores como a Cidade do México , eles também têm grupos exclusivos para mulheres.
Como há uma grande população de nômades digitais e expatriados na Cidade do México, existem grupos com milhares de estrangeiros que agora vivem na Cidade do México.
Destes, grupos menores se separaram, como o grupo Mulheres Expatriadas na Cidade do México , um ótimo grupo para se juntar quando se viaja sozinha para a Cidade do México como mulher.
Dependendo de onde você está indo, basta digitar na barra de pesquisa “lugar no México + mulheres expatriadas” ou apenas “lugar no México + grupo de mulheres” e você terá resultados.
Exemplo: para a Cidade do México , pesquise no Facebook por “mulheres expatriadas da Cidade do México” ou “grupo de mulheres da Cidade do México”.
9. Vista-se para se misturar com os habitantes locais
Para que conste, não se trata de dizer a ninguém o que vestir. Em vez disso, dar conselhos sobre como se vestir no México é ajudar você a se misturar, para não parecer um turista sem noção.
Vestir-se para se misturar mostra que você entende o que está ao seu redor e, na verdade, parece mais poderoso.
Roupas fofas para férias no México: o que vestir no México
No México, as pessoas tendem a se vestir de maneira mais conservadora. Não é incomum ver jeans e camisas de manga comprida mesmo em cidades mais quentes. Nas praias do México , não se surpreenda ao ver homens e mulheres nadando de camiseta e shorts.
Nada disso quer dizer que você não pode usar o que quiser; você pode. É apenas para dizer que quando você se desvia da norma, você se destaca na multidão.
Se é exatamente isso que você quer fazer, vá em frente, mas se não, opte pelo lado conservador, como fazem os locais. Esta lista de embalagem do México deve ajudá-lo!
10. Banheiros “M” são para mulheres
💁♀️ Conselhos para viagens solo para mulheres no México: atualize seu espanhol antes de visitar.
A última dica é prática – que também traz uma ponta maior dentro dela. Sim, os banheiros marcados com “M” são para mulheres ou mulheres.
Os banheiros “H” são para hombres , ou homens. Você também pode ver “D”, damas para mulheres, e “C”, caballeros para homens.
🚻 Todas as mulheres que viajam sozinhas no México devem guardar isso na memória: as portas do banheiro feminino marcadas com M ou D!
No entanto, a verdadeira dica aqui é aprimorar seu espanhol antes de viajar sozinho para o México. Saber um pouco de espanhol irá percorrer um longo caminho – como você pode ver – e este é realmente um dos melhores e mais simples conselhos de viagem para o México.
Para repassar o básico, baixe o aplicativo Duolingo gratuito e pratique 15 minutos por dia durante duas semanas, o que deve ser suficiente em espanhol para sobreviver em sua viagem solo ao México.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais no seu espanhol, a Rocket Languages tem um ótimo programa de espanhol online.
Considerações finais: O México é seguro para mulheres que viajam sozinhas?
Valle de Bravo , também conhecido como “Hamptons da Cidade do México”, é um destino excelente e seguro para viagens solo no México, perto da Cidade do México.
Viajar pelo México como uma viajante solitária tem sido incrível. Visitei 16 dos 32 estados mexicanos (e contando) e tive apenas experiências positivas.
Embora alguns digam que tive sorte, digo que estava bem preparado, sempre atento ao que me rodeava e errei por excesso de cautela.
Embora eu tenha apenas lembranças incríveis de minhas viagens ao México, posso dizer isso porque fiz da segurança minha principal prioridade.
Para tanto, pratiquei a mitigação de riscos , não voltei para casa sozinho à noite e, acima de tudo, ouvi minha intuição. Se eu tivesse um mau pressentimento sobre alguém, algum lugar ou alguma coisa, eu fugiria o mais rápido possível.
Viajar sozinha para o México como mulher pode ser intimidante e estressante. No entanto, se você seguir as dicas deste artigo, provavelmente também terá apenas coisas incríveis a dizer sobre sua viagem solo ao México – assim como eu!
Ah, e não se esqueça do seguro viagem para o México .