Como um dos maiores países do planeta, existem aparentemente inúmeros marcos no México que irão impressionar você! Então, como você escolhe quais pontos turísticos do México ver quando viaja para o México?
Como grande parte da decisão dependerá de onde você está viajando no México, há um mapa útil de Marcos no México abaixo.
Isso ajudará você a ver quais dos melhores lugares do México estão onde, para que você possa ver o que se encaixa nos seus planos de viagem.
Neste artigo, você encontrará tudo dividido por categoria: marcos históricos da Cidade do México, marcos históricos e ruínas antigas, marcos naturais e artificiais no México e muito mais.
Pronto para descobrir todos os lugares mais famosos do México? Vamos lá!
Pontos turísticos imperdíveis no México
Esses primeiros 14 locais da lista são pontos turísticos imperdíveis na Cidade do México. A capital do México tem muitos marcos interessantes que você não vai querer perder.
Como uma das maiores cidades do planeta, a lista de lugares famosos da Cidade do México poderia durar muito tempo, então esta é definitivamente uma lista resumida, mas ainda cobre todos os marcos históricos e famosos da Cidade do México.
Depois disso, passaremos ao restante da lista, que conta com pontos turísticos de todo o México.
1. Templo Mayor (Templo Asteca)
O Templo Mayor parcialmente enterrado é um dos marcos mais legais da Cidade do México.
Séculos atrás, a Grande Pirâmide de Tenochtitlan serviu como local central para todo o Império Asteca.
Após a conquista espanhola, foi enterrado e sobre ele foi construído o atual Zócalo (Praça da Cidade), no centro da Cidade do México .
Os primeiros esforços para encontrar o templo começaram no século XIX, embora o interesse público não fosse muito grande.
Os arqueólogos persistiram e, no século XX, tinham uma boa ideia de onde o templo poderia estar – no entanto, foi finalmente descoberto por acidente!
Em 21 de Fevereiro de 1978, trabalhadores da companhia eléctrica estavam a escavar [no Centro Histórico]… e a pouco mais de dois metros de profundidade, os escavadores atingiram um monólito pré-hispânico.fonte: Wiki
Hoje, você pode visitar os restos do templo e ver alguns dos mais importantes tesouros arqueológicos deste local histórico.
Durante as escavações, mais de 7.000 objetos e artefatos foram recuperados. Alguns deles estão agora expostos no adjacente Museu Templo Mayor, um dos melhores museus da Cidade do México .
2. Catedral Metropolitana
Entre os melhores marcos famosos da Cidade do México, não deixe de ver a opulenta Catedral da Cidade do México.
O Templo Mayor e a Catedral Metropolitana são dois dos marcos ou monumentos mais importantes da Cidade do México .
Os dois também estão interligados, pois os tijolos utilizados para construir a catedral foram os mesmos retirados da Grande Pirâmide de Tenochtitlan ( Templo Mayor ).
Foram necessários surpreendentes 240 anos para construir esta estrutura opulenta – uma das 10 maiores igrejas do continente americano.
A Catedral da Cidade do México também possui os maiores órgãos de tubos do continente e é uma visita obrigatória para quem viaja pela primeira vez na Cidade do México.
3. Palácio Bellas Artes
O Palacio Bellas Artes no Centro Histórico da Cidade do México é um dos marcos mexicanos mais famosos.
Entre os edifícios mais famosos da Cidade do México, o Palacio Bellas Artes, com cúpula dourada, é um dos marcos mais conhecidos da Cidade do México.
Abriga um museu e espaço para apresentações, onde é possível ver frequentemente o famoso Ballet Folklórico de México .
🌳 Parque Central Alameda
Localizado próximo ao Bellas Artes, você estará no Parque Alameda, sede do Hemiciclo Benito Juárez .
Este impressionante monumento presta homenagem ao ex-presidente Benito Juárez, que implementou reformas constitucionais que ajudaram a estabelecer a democracia no México.
4. Cidade do México Zócalo
Cidade do México Zócalo , a praça principal da cidade, abriga o Palácio Nacional e outros marcos famosos do México.
Nas cidades do México, você encontrará um Zócalo (Praça Principal). Por ser uma cidade enorme, o Zócalo da Cidade do México é maior que a maioria!
Existem alguns locais na Plaza de la Constitución, outro nome para o Zócalo , incluindo o Templo Mayor, a Catedral e o Palácio Nacional do México.
🏰 Palacio Nacional (Palácio Nacional do México)
O Palácio Nacional é um dos marcos nacionais do México e o edifício principal da Cidade do México que abriga escritórios do governo e as autoridades que mantêm o país funcionando.
É um edifício comprido, com 201 m de altura, que ocupa toda a lateral da Praça Zócalo . É um dos edifícios mexicanos mais famosos e mais importantes para a política atual.
5. Castelo de Chapultepec (Castillo de Chapultepec)
O Castillo (Castelo) no Parque Chapultepec está entre os lugares mais famosos para se visitar na Cidade do México.
Localizado no Bosque de Chapultepec – que significa Floresta de Chapultepec, mas é mais conhecido como Parque de Chapultepec – você encontrará o Castelo de Chapultepec.
Situado no topo da colina Chapultepec, este é tecnicamente o único castelo da América do Norte, já que já abrigou a realeza.
Residência oficial do Imperador Maximiliano I e da Imperatriz Carlota de 1864-1867, durante o Segundo Império Mexicano, o Castelo de Chapultepec é hoje um dos melhores museus da Cidade do México.
Tanto o Castelo de Chapultepec quanto o Museu de História Nacional deveriam estar em qualquer roteiro pela Cidade do México .
6. Jardins Flutuantes de Xochimilco
Quando se trata de lugares famosos da Cidade do México, Xochimilco precisa estar na lista.
Xochimilco (pronuncia- se so-chee-mil-ko ) é um dos melhores lugares para se visitar na Cidade do México.
Localizada na parte sul da cidade, perto do bairro de Coyoacán , Xochimilco é famosa por uma intrincada rede de canais e gôndolas coloridas.
Os canais de Xochimilco são Patrimônio Mundial da UNESCO no México e oferecem uma visão fascinante da civilização asteca.
Esculpida à mão, esta civilização pré-hispânica já usou os canais como principal via de comércio e comércio.
Na verdade, existem duas maneiras de visitar Xochimilco – uma como uma espécie de cruzeiro de festa e a outra fazendo um passeio pelas chinampas , ou jardins flutuantes.
Este último mostra o lado histórico de Xochimilco, onde os agricultores ainda utilizam técnicas antigas para cultivar alimentos orgânicos.
7. Basílica de Guadalupe
A Basílica de Guadalupe está entre os marcos mais importantes do México para os católicos.
A Basílica de Santa María de Guadalupe, normalmente chamada apenas de Basílica de Guadalupe, é a 13ª maior igreja do mundo!
Um dos melhores locais arquitetônicos do México, o edifício mais recente da basílica foi construído pelo famoso arquiteto mexicano Pedro Ramírez Vázquez.
Um local popular para fiéis religiosos e turistas durante todo o ano, este local sagrado recebe mais de um milhão de visitantes e peregrinos no dia 12 de dezembro.
Este é o feriado do Dia da Virgem de Guadalupe , e esta igreja foi construída em sua homenagem.
8. Ángel da Independência
O Anjo da Independência, de 45 m de altura, está entre os monumentos mais famosos da Cidade do México.
O monumento mais famoso da Cidade do México! O grande anjo dourado ergue-se sobre a Avenida Reforma, uma das principais ruas da Cidade do México.
Há outros monumentos para ver na Avenida Reforma, incluindo a Fonte Diana, a Caçadora, e o Monumento a Cuauhtémoc.
🛕 Monumento à Revolução
Localizado perto da Avenida Reforma, na Plaza de la República, você encontrará o grande Monumento à Revolução – uma das estruturas mais famosas da Cidade do México.
Este monumento abobadado comemora a Revolução Mexicana, e vários heróis de guerra estão enterrados lá, incluindo Pancho Villa.
9. UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México)
O campus universitário da UNAM está entre os marcos mais populares da Cidade do México.
A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) recebeu a prestigiada designação de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2007.
É um dos 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO no México, sendo três deles somente na Cidade do México.
O campus da UNAM possui amplos espaços abertos e edifícios construídos por mais de 60 arquitetos, engenheiros e artistas.
Feito pelo arquiteto e pintor Juan O’Gorman, sua pintura icônica na Biblioteca Central UNAM é considerada o maior mural já feito.
Além dos de O’Gorman, você pode ver o trabalho de outros grandes muralistas mexicanos, como David Alfaro Siqueiros e Diego Rivera entre os murais da UNAM .
Além da arte, a arquitetura histórica da UNAM irá impressionar qualquer pessoa interessada em design e estética.
10. Museu Frida Kahlo (Casa Azul)
Nenhuma lista de lugares famosos da Cidade do México está completa sem a casa Casa Azul Frida Kahlo.
La Casa Azul (A Casa Azul), que já foi o lar de Frida Kahlo e Diego Rivera, é hoje um dos melhores museus da Cidade do México .
O Museu Blue House Frida oferece um vislumbre de sua vida, sua arte e, finalmente, sua morte em 13 de julho de 1954.
O museu está localizado no bairro histórico de Coyoacán, na Cidade do México.
Economize espaço em seu itinerário na Cidade do México para visitar Coyoacán e não perca a Fuente de los Coyotes (Fonte do Coiote) e a Igreja de San Juan Bautista do século XVI .
🎞Cineteca Nacional
A Cineteca Nacional (Cinema Nacional) também está localizada em Coyoacán.
É mais uma experiência do que um cinema tradicional, mas se você precisa de um bom motivo para simplesmente relaxar e ter uma noite de cinema na Cidade do México, este cinema é diferente de todos os que você já viu.
11. Museu Nacional de Antropologia
O Museu Nacional de Antropologia é o mais visitado de todos os melhores museus da Cidade do México. Também é enorme – com 23 salas de exposição que abrangem 3.225 anos de história.
Nele você verá a Piedra del Sol (calendário asteca, pedra-do-sol asteca), réplica do cocar de Moctezuma e estátuas de cabeça olmecas; apenas alguns dos destaques do Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México.
🗿 Ama a história mexicana?
Se você está profundamente fascinado pela extensa história do México, reserve este tour pelo México descoberto no Museu de Antropologia .
É liderado por uma antropóloga e arqueóloga, com mais de 25 anos de experiência na história mexicana.
12. Estádio Azteca
Casa da seleção mexicana e do time de futebol da Cidade do México, o Club América, é o maior estádio de futebol do México – o Estádio Azteca.
É também um dos estádios mais altos do mundo, a 2.200 m (7.218 pés) acima do nível do mar, e o melhor lugar para assistir a jogos de futebol na Cidade do México.
🤼♀️ Arena México
Para ver outro esporte popular no México, a lucha libre , você visitará a Arena México.
A amada luta livre mexicana, parte comédia e parte esporte, é um fenômeno cultural, e muitos visitantes da Cidade do México têm uma partida de lucha libre em seu itinerário.
13. Cafebreria el Pendulo
Essa rede de livrarias da Cidade do México é um ótimo lugar para relaxar, tomar um café e comprar alguns livros.
Há locações em Roma Norte, na famosa Avenida Alvaro Obregon, e no elegante bairro Polanco, que parece uma selva encontrando uma livraria!
📚 ARTIGO RELACIONADO : 35 melhores livros do México para adicionar à sua lista de leitura
Também em Polanco, não perca o Museo Soumaya (Museu Soumaya) — uma das melhores coisas gratuitas para fazer na Cidade do México!
Para uma boa refeição, Polanco conta com alguns dos melhores restaurantes da Cidade do México , como o Pujol, classificado entre os 10 melhores restaurantes do mundo.
14. Torre Latinoamericana
A Torre Latinoamericana (Torre Latino-Americana) é um dos marcos mais importantes da Cidade do México.
Quando se trata de arquitetura moderna e famosa no México, talvez não haja edifício mais importante do que a Torre Latinoamericana.
Um dos principais edifícios da Cidade do México e de toda a América Latina – o arranha-céu Torre Latinoamericana é um dos edifícios dominantes no horizonte da Cidade do México.
Em um dia claro, vá até o Mirador (plataforma de observação) para ter as melhores vistas da Cidade do México do ponto de vista mais alto. É talvez o edifício mais famoso do México.
15. Ruínas de Teotihuacán
Nenhuma lista de marcos do México está completa sem as ruínas de Teotihuacan .
As Pirâmides de Teotihuacan da Cidade do México (pronuncia-se tay-oh-tee-wok-on) estão localizadas em San Juan Teotihuacan.
A cerca de uma hora da Cidade do México, dirija-se a este Patrimônio Mundial da UNESCO para escalar as pirâmides de Teotihuacan – Pirâmide do Sol, Pirâmide da Lua, Pirâmide de Quetzalcoatl , que possui algumas das mais belas características arquitetônicas.
Depois de visitar, não perca todas as vilas, restaurantes e lojas locais de San Juan Teotihuacan, no México.
Este é um dos cerca de 135 pueblos magicos (cidades mágicas) do México , que são alguns dos lugares mais notáveis do país.
🎈 Melhores passeios em Teotihuacán
A gigante Pirâmide do Sol de Teotihuacan é um marco famoso do México.
A melhor maneira de visitar as Ruínas de Teotihuacán? Em um passeio de balão de ar quente em Teotihuacan , para que você possa ver este enorme local de cima.
🗿 Ruínas de Xochicalco
As Ruínas de Xochicalco (pronuncia-se so-chee-lack-oh) são outro Patrimônio Mundial da UNESCO no México.
Localizadas no estado de Morelos , um estado ao sul da Cidade do México, Xochicalco e Tepoztlan pueblo magico (cidade mágica) são passeios populares de um dia saindo da Cidade do México .
16. Paróquia de San Miguel de Allende
Se você já viu fotos de San Miguel de Allende , provavelmente já viu a Parroquia de San Miguel Arcángel.
Localizada no Centro Histórico, você encontrará esta icônica igreja gótica do século XVII – uma das mais belas igrejas do México.
A paróquia é apenas um edifício que rodeia El Jardín (o Jardim), localizado no Zócalo , ou na praça principal da cidade.
Sente-se em um banco e aprecie as pessoas observando neste jardim lindamente cuidado, enquanto os vendedores ambulantes passam e os sons da música mariachi ao vivo enchem o ar.
17. La Quebrada (mergulhadores de penhasco de Acapulco)
Os La Quebrada Cliff Divers são um grupo de mergulhadores profissionais em Acapulco – a praia mais próxima da Cidade do México.
Os mergulhadores realizam shows para o público todos os dias, mergulhando em rochas de 30 a 41 m (100 a 135 pés) das falésias de La Quebrada até o Oceano Pacífico abaixo. Este show é uma das melhores coisas para fazer em Acapulco, México.
Para outra experiência única na praia do México, há também Zipolite, Oaxaca – onde você encontrará a única praia de nudismo legal do México, mas também muita beleza natural!
18. Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca Piedra Herrada
O Santuário do Monarca é o marco mais famoso do México para os amantes da natureza.
Todo mês de novembro, centenas de milhões (possivelmente bilhões ) de borboletas-monarca migram do Canadá e do norte dos Estados Unidos para as Florestas Oyamel, no centro do México.
Eles permanecem lá até abril , depois iniciam a viagem de volta de oito meses. É uma das maiores migrações animais da Terra.
Durante a viagem, quatro gerações de borboletas viverão e morrerão. Os cientistas ainda não sabem como ou porquê, mas as monarcas regressam ao mesmo local no México Central todos os anos!
Toda a Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, com 139.000 acres (56.259 hectares), é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Existem vários passeios ao Santuário Piedra Herrada para ver as borboletas, já que fica em um local remoto – então um passeio é definitivamente a maneira mais fácil de fazer!
Existem alguns lugares dentro da reserva para ver as borboletas, incluindo El Rosario, no estado de Michoacán, e o Santuário Piedra Herrada .
Localizada a menos de duas horas da Cidade do México, Piedra Herrada em Valle de Bravo, México , é a mais popular.
Ao chegar ao topo da montanha onde as borboletas se reúnem, você verá milhares de borboletas monarcas.
Eles pesam nos galhos das árvores, voam e cercam você, cobrindo você e os caminhos do solo.
Para onde quer que você olhe, você verá o laranja brilhante dos corpos do monarca. Eles pousarão em você e cairão no chão abaixo de você. É realmente um dos locais naturais mais incríveis que você já viu.
Enviado por Nicole da Go Far Grow Close
20. Igreja de Santa Prisca em Taxco
Taxco de Alarcón, geralmente chamado apenas de Taxco, é considerado um dos mais belos pueblos mágicos do México.
Embora a beleza esteja nos olhos de quem vê, a cidade mágica de Taxco não decepciona no quesito estética.
Entre os locais mais emblemáticos desta cidade montanhosa localizada na Sierra Madres está a Parroquia de Santa Prisca y San Sebastián (Igreja de Santa Prisca).
Eleva-se sobre Taxco e domina o horizonte desta cidade branca e de cor terracota.
💒 História da Igreja Taxco
A construção foi encomendada por José de la Borda, um dos mineiros mais prósperos da região de Taxco no século XVIII.
De 1758 a 1806, o templo foi o edifício mais alto do México, mas foi superado pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de San Luis Potosí. (fonte: Wiki )
21. Ruínas de Monte Albán
Tanto o Centro Histórico da cidade de Oaxaca (Centro Histórico) quanto as Ruínas de Monte Alban, perto do centro da cidade, são Patrimônios Mundiais da UNESCO no México.
Monte Alban Oaxaca está localizado no alto de uma montanha e oferece vistas espetaculares das cidades nos vales abaixo.
Junto com Hierve el Agua , Monte Alban é uma das melhores coisas para fazer em Oaxaca!
As ruínas existem desde o século VI, e o que resta hoje são terraços, grandes pátios e algumas das melhores pirâmides do México.
🗿 Ruínas de Mitla em oaxaca
As Cavernas Pré-históricas de Yagul e Mitla são outro Patrimônio Mundial da UNESCO em Oaxaca. Além do Monte Alban , as Ruínas de Mitla são o segundo sítio arqueológico mais importante de Oaxaca.
Eles estão localizados no pueblo magico (cidade mágica) de Oaxaca , em San Pablo de Mitla, perto da cidade de Oaxaca.
Em vez de um grupo de pirâmides, como muitas das melhores ruínas do México , Mitla é uma coleção de edifícios mais curtos decorados com intrincadas pedras esculpidas em elaborados desenhos geométricos.
É um dos locais mais sagrados para os povos nativos zapotecas e mixtecas, outrora usado como cemitério sagrado.
💀 Dia de los Muertos na cidade de Oaxaca
A melhor época para visitar Oaxaca, no México, é a última semana de outubro e a primeira semana de novembro para o Dia dos Mortos em Oaxaca .
Isto também ocorre durante a estação seca, para que você possa aproveitar as festividades do Día de Muertos e visitar todas as ruínas pré-hispânicas do Estado de Oaxaca com bom tempo!
22. Ruínas Maias de Chichén Itzá
De todos os marcos famosos do México, talvez nenhum seja mais conhecido do que as Ruínas Maias de Chichen Itza – uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, localizada na Península de Yucatán.
O marco mais famoso da Península de Yucatán – e uma das Sete Maravilhas do Mundo – visitar Chichen Itza é uma experiência na lista de desejos do México para a maioria dos viajantes.
Existem várias pirâmides maias e estruturas únicas para explorar neste grande local.
Para um dos marcos mais exclusivos do México, confira os Lagos Rosa de Las Coloradas , localizados a cerca de 2,5 horas de Chichén Itzá.
Entre as melhores coisas para ver em Chichen Itza , está El Castillo (o Templo de Kukulcan), que você provavelmente já viu em fotos.
Outros locais notáveis incluem o Templo dos Guerreiros, Grupo das Mil Colunas, Grande Quadra de Bola e Cenote Sagrado (Cenote Sagrado)
23. Ruínas Maias de Palenque
Procurando as melhores ruínas maias do México ? Não procure mais, Palenque.
As Ruínas Maias de Palenque são Patrimônio Mundial da UNESCO localizadas no pequeno pueblo mágico de Palenque, a cerca de quatro horas de San Cristobal de las Casa , o principal destino turístico do estado de Chiapas.
Localizadas nas profundezas da selva, há muito para ver nas Ruínas de Palenque (pronuncia-se pa-lan-kay).
Ao visitar, não perca o Templo de las Inscripciones (Templo das Inscrições), Templo del Conde (Templo do Conde), El Palacio (O Palácio) e Tumba de la Reina Roja (Tumba da Rainha Vermelha).
🗿 Ruínas e murais de Bonampak
Localizadas no estado de Chiapas , o mesmo que Palenque, as Ruínas Maias de Bonampak são mais conhecidas pelos bem preservados Murais de Bonampak, mais uma característica artística do que arquitetônica.
As pinturas em Bonampak datam de 790 DC, o que as torna com cerca de 1.250 anos!
24. Ruínas de Tulum
Tulum , localizada na Península de Yucatán, é uma das melhores cidades litorâneas do México.
Fica a cerca de 1,5 horas ao sul de Cancún e é conhecida por suas vibrações boêmias, cafés coloridos, belas praias, resorts elegantes, belos cenotes de Tulum e, claro, as Ruínas Maias de Tulum .
Comparado com outras ruínas no México, é bem pequeno. Porém, é uma das mais bonitas, localizada numa falésia com vista para o Mar do Caribe!
Existem apenas cerca de cinco grandes estruturas no local, incluindo o Templo del Viento (Templo do Vento) e a pirâmide El Castillo (O Castelo).
🗿 Ruínas de Chacchoben
Não muito longe de Tulum , a cidade litorânea de Mahahual , e da Lagoa Bacalar , também conhecida como “as Maldivas do México”, você encontrará as Ruínas de Chacchoben (pronuncia-se cha-cho-ben).
Estas ruínas fora do comum estão nas profundezas da selva, com pirâmides maias contendo escrita hieroglífica!
25. Ruínas Maias de Uxmal
O Templo do Mágico nas Ruínas de Uxmal, um dos locais históricos mais importantes do México do Império Maia.
Localizadas a menos de duas horas da colorida cidade colonial de Mérida , você encontrará as Ruínas Maias de Uxmal (pronuncia-se yoosh-mall).
Este Patrimônio Mundial da UNESCO é considerado o segundo sítio arqueológico mais importante da Península de Yucatán , atrás apenas de Chichén Itzá.
Embora não tenha o nome reconhecido que Chichen Itza tem, Uxmal é igualmente impressionante – se não mais .
Como é menos lotado e menos turístico, vendo apenas cerca de um décimo dos visitantes anuais de Chichen Itza, muitos dizem que Uxmal parece mais autêntico.
🗿 Ruínas Mayapan
Esta é uma das melhores ruínas maias perto de Mérida , embora poucos a visitem.
Para muitos que visitam as Ruínas Maias de Mayapan, você pode acabar tendo o palácio inteiro só para si, para uma experiência verdadeiramente mágica em um dos melhores marcos do México feitos pelo homem em Yucatán.
Existem várias estruturas e pirâmides em Mayapan, incluindo a grande pirâmide central que se parece com El Castillo em Chichen Itza .
Há também o Observatório, uma estrutura circular que se assemelha às Ruínas Toltecas redondas na cidade de Tula, perto da Cidade do México .
26. Melhores Cenotes do México
Existem cerca de 6.000 cenotes no México – que são piscinas naturais da selva (dolinas) que contêm águas cristalinas.
A maioria dos cenotes do México estão na Península de Yucatán, como os cenotes de Tulum , os cenotes próximos a Cancún e os cenotes de Mérida , todos alimentados pelos mesmos rios subterrâneos e cavernas subterrâneas.
Localizado abaixo de todo o Yucatán, está o Sistema Sac Actun , o Sistema Ox Bel Ha e o Sistema Dos Ojos, três sistemas gigantes de cavernas inundadas.
O Sistema Sac Actun é a maior caverna subaquática do mundo já explorada e um dos poucos lugares na Terra onde você pode praticar mergulho em cavernas.
💧 Cenote Ik Kil
Localizado não muito longe das Ruínas Maias de Chichen Itza e do pueblo de Valladolid, no México , você encontrará um dos destinos mais dignos do Instagram no México.
O lindo Ik Kil Cenote se tornou viral nas redes sociais há alguns anos, mas quando você chegar lá, verá por quê!
💧 Cenote Dos Ojos
Dos Ojos Cenote , que significa “cenote de dois olhos”, na verdade são dois cenotes em um.
Há o ojo azul (olho azul), um cenote aberto com água azul brilhante, e o ojo negro (olho preto), um cenote caverna completamente escuro onde você precisa de um guia para entrar.
É muito popular entre mergulhadores, praticantes de snorkel e aqueles que querem apenas nadar.
Cenote Dos Ojos faz parte do Sistema Sac Actun, junto com outros cenotes mexicanos como Cenote Pet Cemetery, Cenote El Pit e Cenote Taak Bi Ha.
💧 Cenote Suytun
Cenote Suytun está entre os mais fotogênicos de todos os marcos famosos do México.
Outro dos cenotes famosos e instagramáveis do México, o Suytun Cenote está localizado totalmente no subsolo em uma caverna.
Há um único raio de luz que brilha do topo para uma plataforma artificial no centro, tornando-o o lugar perfeito para fotos do cenote mexicano.
27. Sumidouro El Zacatón
Embora a grande maioria dos cenotes do México esteja na Península de Yucatán, há um cenote muito grande que você encontrará no estado de Tamaulipas, no norte do México. Cenote
El Zacatón é um dos locais mais interessantes do México – com um cenote de águas profundas e uma ilha flutuante!
28. Praia Escondida do México de Isla Marietas
Aqueles que viajam para Puerto Vallarta ou Sayulita podem riscar as Ilhas Marietas de sua lista de desejos no México.
Em uma das pequenas ilhas desta cadeia, você verá a famosa praia escondida no México – Playa del Amor (Praia dos Amantes).
À medida que esta joia escondida no México cresceu em popularidade graças às redes sociais e ao YouTube, o governo limitou o número de visitantes diários para preservar o Parque Nacional das Ilhas Marietas.
Agora, apenas cerca de 125 pessoas por dia podem visitar a praia secreta em um passeio pelas Ilhas Marietas .
29. El Arco de Cabo San Lucas (Arco do Cabo)
A pedra natural Cabo Arch é um dos marcos mais conhecidos e importantes do México e de Cabo San Lucas .
Localizada no extremo sul da Península da Baixa Califórnia, uma das melhores coisas para fazer em Cabo San Lucas é visitar El Arco (O Arco) em Land’s End.
Esta é a área onde o Oceano Pacífico encontra o Mar de Cortez (Golfo da Califórnia), com várias grandes formações rochosas naturais.
Existe uma pequena praia em El Arco chamada Praia do Amante, mas que desaparece durante a maré alta.
Por este motivo, a melhor forma de visitar o Cabo Arch é de barco, caiaque ou um passeio de SUP pelo Cabo Arch em stand-up paddle, para ver o icônico Arco de Cabo San Lucas, no México.
💧 La Bufadora: Blowhole do México
Outro dos marcos famosos do México é o La Bufadora Blowhole , uma das atividades mais populares em Ensenada, no México .
Localizado a cerca de 75 minutos de San Diego, este é um dos maiores gêiseres marinhos do mundo.
30. Praia Balandra
La Paz é uma das melhores cidades litorâneas do México e, localizada a cerca de 45 minutos de distância, você estará em Playa Balandra, muitas vezes chamada de a melhor e mais bonita praia do México.
A Praia Balandra é uma das praias mais famosas de Baja e uma das melhores praias do México .
Localizada no estado de Baja California Sur, a apenas 30 minutos ao sul de La Paz, no México , esta praia imaculada de areia branca e água azul-turquesa é imperdível na Baja México.
Na Playa Balandra, você pode atravessar a baía entre cardumes de peixes para tirar uma foto em Mushroom Rock.
Muitos alugam uma prancha de SUP ou caiaque e exploram a baía, ou simplesmente jogam uma toalha na areia e relaxam enquanto os vendedores passam vendendo bebidas, lanches e souvenirs.
Definitivamente é melhor chegar a esta praia de manhã cedo, pois o estacionamento fica lotado à tarde.
Se você estiver acampando nas proximidades , planeje passar o dia inteiro na Playa Balandra México, pois o pôr do sol é absolutamente notável e você não deve ter pressa em sair!
Enviado por Chris de Called to Wander
31. Lagoa San Ignácio
É uma experiência verdadeiramente inesquecível ver as baleias cinzentas na Lagoa San Ignacio, embora seja bastante remota. O lugar mais fácil de vê-los é na Baía Magdalena .
Laguna San Ignacio é uma lagoa localizada a poucas horas de Mulegé (pronuncia-se moo-lay-he), uma cidade fora do comum no estado de Baja California Sur, na costa oeste do México.
Esta lagoa remota é um dos santuários de inverno das baleias cinzentas do leste do Pacífico. Do final de janeiro ao início de abril, as baleias cinzentas chegam à Lagoa San Ignacio.
Com suas águas relativamente rasas, as baleias assassinas não entram nesta baía, tornando-a um local seguro para as baleias cinzentas darem à luz e criarem seus filhotes, antes de retornarem ao Oceano Pacífico.
Com o passar dos anos, as baleias se acostumaram e se tornaram amigáveis com os visitantes humanos. Sem serem provocados, eles chegam sozinhos aos barcos de passeio – o filhote geralmente fica ao lado da mãe.
🐳 Baleias da Baía Magdalena
Localizado muito mais perto do popular Cabo San Lucas , você também pode visitar a Baía Magdalena e participar de um passeio de barco para ver as baleias cinzentas.
Como esta área é um pouco remota, os passeios de dois dias pela Baía Magdalena estão entre as opções mais populares. Observação: este é um passeio sazonal e não está disponível o ano todo.
32. Museu Subaquático MUSA Cancún
Uma das mais de 500 esculturas da MUSA, um dos principais marcos de Cancún, México. (Foto: MUSA via Facebook, atrações turísticas artificiais no México)
O Museo Subacuático de Arte (MUSA), ou museu subaquático de Cancún, é uma das principais atrações do México e as melhores coisas para fazer em Cancún. Se você quiser mergulhar em Cancún , não perca.
MUSA está localizada debaixo d’água, entre Cancún e a ilha vizinha de Isla Mujeres , no Caribe mexicano. É um dos maiores jardins de esculturas subaquáticas do mundo.
Ao mergulhar, mergulhar com snorkel ou em um passeio de barco com fundo de vidro, você verá algumas (ou todas) das mais de 500 peças de arte criadas por vários artistas, e agora parcialmente cobertas por plantas tropicais subaquáticas.
33. Barreira de Corais Mesoamericana
O Recife Mesoamericano no México é uma das melhores maravilhas naturais do país.
Estendendo-se por 1.005 km (625 milhas) ao longo da costa de Honduras, Guatemala, Belize e México, o Recife Mesoamericano é a maior barreira de recife do Hemisfério Ocidental.
É o segundo maior de todos os recifes de coral do mundo, depois da Grande Barreira de Corais, perto da Austrália.
Existem mais de 65 espécies de corais rochosos e 500 espécies diferentes de peixes, além de tartarugas marinhas ou golfinhos.
Os maiores peixes do mar, os tubarões-baleia, migram até através deste sistema de recifes perto da Isla Mujeres e da Isla Holbox entre maio e setembro.
As melhores áreas para mergulhar com snorkel no Recife Mesoamericano são Cozumel e Riviera Maya – especialmente a praia em frente ao Grand Sirenis Resort .
Certifique-se de tirar fotos subaquáticas enquanto nada cercado por peixes coloridos e vida marinha, pois há poucos lugares como este na Terra.
Enviado por Paulina do UK Everyday
34. Laguna Bacalar Lago das Sete Cores
O Lago Bacalar está localizado no pueblo magico Bacalar (cidade mágica), no sul do estado de Quintana Roo , perto da fronteira entre México e Belize. A maioria das pessoas viaja para lá na rota de Cancún para Bacalar .
É o segundo maior lago de água doce do México, depois do Lago Chapala, perto da cidade de Ajijic , no estado de Jalisco.
Diz-se que a Lagoa Bacalar, também conhecida como “Maldivas do México” e “Lago das Sete Cores”, tem sete tons de azul.
Varia de zero a 300 pés de profundidade (61 m), e em águas rasas você vê águas azuis claras ou cristalinas, mas em águas profundas a lagoa aparece como azul escuro.
35. Barrancas del Cobre (Cânion do Cobre)
Andando no trem El Chepe pelo Mexico Copper Canyon.
🇲🇽 Curiosidade sobre o México : O Copper Canyon é o oitavo maior cânion do mundo e o segundo maior da América do Norte, depois do Grand Canyon.
As Barrancas del Cobre (Copper Canyon) também fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e do Parque Nacional do México.
Para conhecê-lo, faça o passeio do Trem Expresso El Chepe , que passa por algumas áreas do cânion e outras belas paisagens do Norte do México.
Muitos embarcam na cidade de Los Mochis, Sinaloa, e viajam cerca de 350 quilômetros até Creel pueblo magico (cidade mágica) em Chihuahua, México. Esta é a maneira mais popular de fazer um itinerário no Copper Canyon , mas você tem outras opções.
36. Rio Rio Grande
Uma parte do rio Rio Grande, com 1.885 milhas de extensão (3.034 km), um dos marcos importantes do México.
O Rio Grande , conhecido como Rio Bravo del Norte no México, percorre 1.896 milhas (3.051 km).
Originário do Colorado (perto do Rio Colorado), este famoso marco do México é o quinto maior rio da América do Norte, separando o México dos Estados Unidos.
Abrange toda a extensão da fronteira do Texas. Atravessar a fronteira em qualquer lugar entre o Texas e o México significa que você cruzará o majestoso Rio Grande.
A maioria das travessias de fronteira utiliza uma ponte, mas no Parque Nacional Big Bend, no sudoeste do Texas, você pode atravessar de barco.
A travessia de Boquillas em Big Bend é a única passagem de fronteira entre o México e os Estados Unidos não tripulada por agentes de patrulha de fronteira.
No entanto, para cruzar a fronteira, você ainda precisa de um passaporte, pois deve passar pela alfândega na pequena vila de Boquillas del Carmen, no México .
Enquanto centenas de milhares de pessoas atravessam o Rio Grande entre o México e o Texas numa das 28 travessias internacionais todos os anos, a Travessia de Boquillas é de longe a passagem de fronteira mais singular entre os dois países – e um dos locais mais singulares do México .
Enviado por Melissa da Parenthood and Passports
37. Caverna dos Cristais (Naica)
A Cueva de los Cristales (Caverna dos Cristais) é uma caverna gigante de cristal de selenita que parece totalmente de outro mundo!
Descobertos apenas em 2001, alguns desses cristais medem até 11,4 m de comprimento e pesam surpreendentes 12 toneladas (24.000 libras).
Ele está localizado a 300 m abaixo da Terra, nas Cavernas Naica, na cidade de Naica, Chihuahua, México.
Não aberto ao público, um grupo de cientistas do Projeto Naica tem estudado a Cueva de los Cristales .
38. Cratera Chicxulub
Infográfico da cratera Chicxulub (Foto: NASA/JPL-Caltech, modificado b, domínio público, via Wikimedia Commons )
A Cratera Chicxulub é o local exato onde atingiu o asteróide que exterminou os dinossauros há mais de 60 milhões de anos.
O local do impacto está localizado na atual cidade litorânea mexicana de Puerto Chicxulub (pronuncia-se chee-chee-lube).
Você não pode ver o local do impacto, pois está parcialmente localizado no Golfo do México e parcialmente enterrado sob a terra.
Porém, o que você pode ver é o que ficou para trás após o impacto do meteoro — os cenotes ! É isso mesmo, diz-se que o impacto criou os cenotes no México.
🦭 Cratera do Leão Marinho La Lobera
A cratera do leão-marinho de La Lobera, na Baixa Califórnia, México. (Foto: AlexisSalinas01, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons, Baja California Travel)
La Lobera é uma cratera formada naturalmente no Oceano Pacífico, no estado de Baja California , perto da cidade litorânea de Ensenada .
Há uma enorme caverna marítima onde o teto desabou, expondo uma praia secreta do México abaixo, que é um ponto de encontro popular para focas e uma colônia de leões marinhos.
39. Caverna da Cobra Pendurada
A Caverna das Cobras Penduradas, conhecida como Caverna do Morcego pelos habitantes locais, está localizada no pequeno pueblo Kantemó, estado de Quintana Roo, Península de Yucatán.
Além das cobras, esta caverna abriga enxames de pequenos morcegos, que constituem uma deliciosa refeição para as serpentes.
Para facilitar a captura ( e alimentação ) dos morcegos, as cobras se deslocaram do solo para as fendas e fendas no teto e nas paredes altas da caverna.
Quando o enxame de morcegos começa a deixar a caverna ao pôr do sol, as cobras emergem, pendurando-se para pegar os morcegos voadores com a boca.
La Cueva de las Serpientes Colgantes é uma atração turística popular e você pode chegar lá com seu carro alugado no México .
Está localizado a cerca de duas horas de Mérida , e a duas horas e 45 minutos de Tulum , e a 3,5 horas de Playa del Carmen .
40. Sotano das Golondrinas
A Caverna das Andorinhas no México. (Foto: Por Stubb via WikiMedia Commons)
O Sotano de las Golondrinas (Caverna das Andorinhas) é uma “caverna” ao ar livre em Aquismón, estado de San Luis Potosí .
O chão da caverna tem uma queda de 333 m (1.092 pés) diretamente da grande abertura no topo, tornando-o o maior poço de caverna já descoberto no mundo.
Está entre as paradas dos visitantes que vão à região de Huasteca Potosina, no México.
Esta parte do país no México Central é conhecida por suas lindas cachoeiras, os Jardins Surrealistas Xilitla de Edward James e a Caverna das Andorinhas, lar de inúmeras espécies de pássaros .
🌎 Gruta de las Canicas
A Gruta de las Canicas (Gruta dos Mármores) é uma caverna localizada perto do pueblo de Teapa, no estado de Tabasco.
O chão é coberto por mais de 18 milhões de pequenas esferas minerais de calcita de cor bege, o que lhe valeu o nome de “gruta de mármores”, já que a calcita se parece com mármores.
41. Grande Pirâmide de Cholula
A Grande Pirâmide de Cholula México, localizada sob a igreja Nuestra Señora de los Remedios.
Se você perguntasse à maioria das pessoas onde está localizada a maior pirâmide da Terra, 99% provavelmente diriam Egito.
No entanto, a maior pirâmide em volume (não em altura) é a Grande Pirâmide de Cholula em Cholula, México .
Incrivelmente, a Grande Pirâmide de Cholula está quase toda enterrada no subsolo! É realmente um dos marcos históricos mais legais do México.
Quando os conquistadores espanhóis invadiram o México, eles colocaram igrejas católicas em cima de templos pré-existentes, e a Grande Pirâmide está localizada abaixo da igreja Nuestra Señora de los Remedios Cholula.
Você pode visitar as partes escavadas da Pirâmide de Cholula indo até a Zona Arqueológica no centro de Cholula.
A pequena Cholula pueblo magico (cidade mágica) fica no centro do México, a cerca de 30 minutos da cidade de Puebla, no México .
42. Ruínas olmecas de La Venta
Este antigo marco mexicano remonta a milhares de anos.
Os olmecas são a civilização mais antiga conhecida no México, que floresceu de cerca de 1.600 aC a 350 aC – 4.000 anos atrás!
Não se sabe muito sobre eles, mas a melhor maneira de vivenciar o que resta da cultura olmeca é em La Venta, um dos melhores sítios antigos do México.
Neste antigo assentamento olmeca em Veracruz, México, você pode ver 77 monumentos esculpidos em pedra, incluindo quatro cabeças olmecas gigantes . Estes são alguns dos monumentos mexicanos mais famosos já descobertos.
Cada uma das cabeças tem um cocar diferente, que os arqueólogos dizem ser uma homenagem a diferentes governantes olmecas ao longo do tempo.
43. El Tajin (Pirâmide dos Nichos)
As Ruínas de El Tajin são Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos mais belos locais históricos do México.
Localizado no estado mexicano de Veracruz, El Tajín é um local fora dos roteiros mais conhecidos, mas fascinante.
É também um Patrimônio Mundial da UNESCO no México, já que já esteve entre as maiores e mais importantes cidades da Era Clássica da Mesoamérica, até ser abandonada por volta de 1200 DC.
Para aqueles que procuram joias escondidas no México , as Ruínas Maias de El Tajin irão impressioná-lo com sua enorme escala e pirâmides de pedra esculpidas exclusivas.
Se você visitar, também vai querer conferir a cidade vizinha de Papantla, Veracruz, conhecida pelo ritual Voladores de Papantla .
44. Las Pozas (Jardim Surrealista Xilitla de Edward James)
Xilitla é uma das melhores atrações turísticas do México.
Entre as melhores atrações turísticas do México, Las Pozas (As Piscinas) fica no pueblo mágico de Xilitla, no estado de San Luis Potosi. (Ah, e caso você esteja se perguntando, Xilitla é pronunciado he-leet-la.)
Este jardim surrealista é ideia do excêntrico inglês Edward James, embora ele tenha morrido antes de ser concluído.
Embora seja um pouco difícil chegar até lá, o Jardim Surrealista Edward James de Xilitla, com mais de 30 grandes estruturas de concreto e esculturas em um centro natural que contorna a linha entre a fantasia e a realidade.
Andando por aí, quase parece que você está em um sonho!
45. Minas da cidade de Guanajuato
A colorida cidade de Guanajuato, capital do estado de Guanajuato, no centro do México, e patrimônio da UNESCO.
Anteriormente uma das maiores cidades mineradoras de prata do México, tanto a cidade de Guanajuato, no México , quanto suas minas são agora Patrimônio Mundial da UNESCO.
Como a cidade depende agora mais do turismo do que da prata como principal fonte de rendimento, as minas são frequentadas maioritariamente por turistas.
Os aficionados por história vão adorar visitar algumas das antigas minas de Guanajuato, como a Mina de la Valenciana (Mina Valenciana), localizada não muito longe do centro da cidade de Guanajuato.
Há também a Mina el Nopal, a Mina de San Juan de Rayas e a bela Bocamina San Ramón .
Considerações finais: melhores pontos de referência no México
Embora esta seja uma lista grande , ela apenas arranhou a superfície dos melhores marcos do México.
Sendo o 14º maior país do mundo, há muitos mais lugares bonitos no México – que é também o 4º país com maior biodiversidade do planeta.
Com tudo, desde vulcões ativos a cachoeiras, os amantes da natureza não terão problemas em encontrar incríveis marcos naturais nacionais para ver.
Para os fãs de história, as inúmeras ruínas astecas, pré-hispânicas e maias no México irão impressioná-lo, como os melhores marcos artificiais no México.