30 Alimentos e bebidas do dia dos mortos que você deve experimentar em 2024

Você encontrou o artigo certo porque moro no México desde 2018 e vou contar a vocês tudo sobre as melhores comidas e bebidas do Dia dos Mortos que desfrutei enquanto viajava pelo país.

Esta lista é a lista mais abrangente de comidas tradicionais do Dia dos Mortos que você encontrará no México – e também comidas deliciosas para o Dia dos Mortos de outros países.

Pronto para descobrir as melhores comidas e bebidas do Dia dos Mortos? Vamos para a lista – e não perca as perguntas frequentes do Guia do Dia dos Mortos no final do artigo, então aprenda tudo o que você precisa saber sobre este feriado mexicano.

Índice de Conteúdos

Os melhores alimentos e bebidas do Dia dos Mortos

1. Pan de Muerto: O Dia do Pão Morto

pan de muerto dia do pão morto

Uma ótima comida para a festa do Dia dos Mortos, certifique-se de adicionar pan de muerto ao seu menu.

Pan de muerto (pão dos mortos) é um tipo de pão ou pastelaria que tradicionalmente só é feito de meados de setembro a meados de novembro para o Dia dos Mortos.

É conhecida como a comida mais famosa do México no Dia dos Mortos e a comida favorita da maioria das pessoas associada ao feriado.

Dependendo de onde você estiver no México, a receita e o preparo do pan de muerto podem variar.

Em muitas partes do México, a massa pan de muerto tem formato de cruz na parte superior do pãozinho e é coberta com açúcar – semelhante em aparência a um pão quente cruzado.

🥖 Diferentes tipos de pan de muerto no México

pan de muerto de oaxaca, dia do pão morto

Pan de muerto de Oaxaca tem sementes de gergelim e um rosto, que representa uma alma que partiu.

Dependendo de onde você estiver, o pan de muerto terá uma aparência diferente. Na verdade, existem vários tipos de pan de muerto no México.

Em Oaxaca, ao contrário de muitos outros lugares no resto do México, há uma pequena carinha de doce colocada no centro do pão. Diz-se que isso representa uma alma que partiu.

Durante as festividades do Dia dos Mortos em Oaxaca , você verá vendedores ambulantes vendendo esse tipo de pan de muerto.

Como esse tipo não é muito doce, você descobrirá que muitas pessoas apreciam seu pan de muerto de Oaxaca mergulhado em uma xícara de chocolate quente, uma das mais deliciosas bebidas mexicanas .

2. Tamales

O tamal é um alimento popular nas celebrações do Dia de los Muertos em todo o México.

Para comidas saborosas do El Dia de los Muertos, opte pelos tamales.

Um tamal (escrito como tamale em inglês) é um prato tradicional mexicano frequentemente servido por vendedores ambulantes. É também um alimento básico nas reuniões do Dia dos Mortos no México e em muitos feriados mexicanos .

Tamales são um alimento pré-hispânico feito de masa, que é a mesma massa de milho usada para fazer tortilhas de milho.

A mistura de masa é então embrulhada em casca de milho ou folha de bananeira e cozida no vapor – e a folha pode servir de prato para comer os tamales.

Tamales são a melhor comida mexicana reconfortante e vêm em uma grande variedade de sabores e podem ser recheados com carnes, queijos ou vegetais. Existem também tamales doces, chamados tamales dulces.

🤔 Por que os tamales são comidos no Dia dos Mortos?

Embora sejam um dos alimentos festivos mais proeminentes no México, parece que ninguém sabe ao certo – a não ser dizer que os tamales existem há tanto tempo que agora são apenas parte de muitas refeições festivas mexicanas.

Uma das comidas culturais mais importantes do México, você também encontrará tamales nas mesas durante as celebrações do Natal mexicano e no feriado do Día de la Candelaria, em 2 de fevereiro.

🫔 Curiosidades sobre o Tamal Mexicano

Os tamales no México Central são feitos com casca de milho. No entanto, os tamales no estado de Oaxaca são feitos com folha de bananeira e chamados tamales hojas (tamales de folhas) ou tamales oaxaqueños (tamales de oaxaca).

Na comida tradicional de Yucatán , também existem vários tipos de tamales de folhas de bananeira. Isso inclui vaporcitos, brazo de reina, tamales colados e pib, que é o próximo nesta lista.

3. Pib (Mucbipollo ou Mukibil)

Se você visitar Yucatán em outubro ou novembro, fique atento aos tamales de pib.

As tradições alimentares do Dia dos Mortos variam em diferentes partes do México, e isso você só encontrará na Península de Yucatán, no México.

Se você estiver viajando para Yucatán durante o Hanal Pixan , o feriado maia do Dia dos Mortos, não perca a chance de experimentar o pib (também conhecido como mucbipollo ou frango mukibil).

Embora seja feito de masa, o mesmo que um tamale padrão, esta comida festiva do México é um tamale assado e crocante que mais parece uma caçarola do que um tamale.

O pib de Yucatán é o favorito dos habitantes locais – e algo que você raramente (ou nunca) verá fora da Península de Yucatán .

Só é feito e vendido de meados de outubro ao início de novembro, para coincidir com o feriado do Día de Muertos, por isso não perca a oportunidade de experimentar esta comida para ocasiões especiais, se a vir.

🍽️ Dicas de comida de Yucatán

Ao contrário dos tamales individuais, o pib de Yucatecan é cozido em assadeiras grandes e retangulares.

Para os visitantes de Yucatán, você provavelmente vai querer apenas um único pib tamal, não uma panela inteira – então, para uma única porção de pib, fique atento aos chachacuahs ou tamales enterrados , que significa “tamales enterrados”.

4. Dia das Caveiras de Açúcar Mortas (Calaveras de Azucar)

Nenhum festival do Dia dos Mortos está completo sem caveiras de açúcar coloridas.

Entre as ofertas alimentares tradicionais mais comuns e festivas do Dia dos Mortos, as calaveras de azúcar, ou caveira de açúcar do Dia dos Mortos, tornaram-se um dos ícones de todo o feriado.

Ironicamente, essas delícias de confeitaria não têm raízes mexicanas ou mesmo pré-hispânicas; eles vêm da Europa quando missionários católicos italianos trouxeram a arte do açúcar para o México em 1600.

Ao contrário da Europa, o México é abundante em açúcar e cana-de-açúcar, por isso tornou-se um lugar natural para estas figuras moldadas de açúcar criarem raízes e formarem as suas próprias tradições.

Hoje em dia, eles são os doces mais populares do Dia dos Mortos e também a comida mexicana de Halloween mais apreciada, porque com certeza você os verá nas festas de Halloween ao estilo americano no México.

Qual é a diferença entre caveiras de açúcar pequenas e caveiras de açúcar grandes?

dia dos crânios de açúcar mortos calavera

Quer saber sobre o significado da caveira mexicana? Como você pode imaginar, o crânio significa a morte e a decadência da nossa forma humana.

Durante o Día de Muertos, as caveiras de açúcar serão confeccionadas em dois tamanhos: grande e pequeno. Embora o significado das caveiras de açúcar seja o mesmo para cada um, as caveiras maiores e menores podem ser usadas de maneira diferente.

Os pequenos crânios de açúcar podem ser comidos. Você também os verá usados ​​​​para uma ofrenda doméstica como decoração de altar familiar. Eles podem ser levados para casa e constituir uma das melhores lembranças do México.

Os maiores representam uma pessoa que partiu, e o nome dessa pessoa está escrito na testa do crânio. Podem ser em homenagem e memória das crianças falecidas ou de um adulto.

Você geralmente verá essas caveiras de açúcar maiores e mais elaboradas colocadas em uma ofrenda ou lápide para o espírito que retorna daquela pessoa.

Esses crânios de açúcar maiores não devem ser comidos, pois fazem parte das vigílias atmosféricas. Eles estão entre os símbolos mais importantes do Dia dos Mortos que você verá hoje.

Significado de caveira de açúcar mexicana

O significado por trás das caveiras de açúcar é bastante literal, já que a caveira representa a morte e uma pessoa que partiu. Simplificando, o esqueleto mostra que somos todos iguais por dentro.

Ao contrário de outras representações de uma caveira ou esqueleto que parecem sombrias com cores escuras, as caveiras de açúcar têm cores brilhantes.

Isso ocorre porque os mexicanos veem a morte como uma parte da vida a ser celebrada como todas as outras partes, e essas caveiras doces (ou calavera de azucar em espanhol) representam isso.

COMO SÃO FEITOS OS CRÂNIOS DE AÇÚCAR?

As caveiras de açúcar são feitas de uma pasta chamada alfeñique . É uma mistura de açúcar, água quente, amendoim, mel, suco de limão e outros ingredientes que se combinam para formar uma pasta moldável, que depois se tornará uma caveira.

Os desenhos das caveiras do Dia dos Mortos são então pintados à mão quando feitos em pequena produção. Na verdade, pintar sua habilidade com o açúcar é um dos rituais mais divertidos do Dia dos Mortos.

Claro, agora que eles são populares em todo o mundo, talvez você não consiga pintar à mão fora do México – mas você sempre pode fazer suas próprias caveiras de açúcar !

Você também pode fazer biscoitos do Dia dos Mortos assando biscoitos em formato de caveira e decorando-os como biscoitos de caveira de açúcar. Tanto os biscoitos quanto as caveiras de açúcar são um ótimo item de sobremesa do menu do Dia dos Mortos.

5. Toupeira Negra (Mole Negro)

prato de mole negro (toupeira preta)

Mole é um dos melhores e mais fartos pratos para jantar no México, e os pratos mais populares no estado de Oaxaca .

A toupeira mexicana (pronuncia-se moe-lay) não é apenas o prato nacional do México , mas também um alimento importante e popular no Dia de los Muertos.

Uma das melhores coisas para comer no México , você encontrará toupeira durante o Dia dos Mortos e durante todo o ano.

A toupeira é um dos alimentos mais tradicionais de Oaxaca, México , mas você também pode encontrá-la em outras partes do país, como Puebla, México. Neste estado, você não pode deixar de experimentar o famoso mole poblano.

Na verdade, existem sete toupeiras de Oaxaca: toupeira negro, toupeira poblano, toupeira verde, toupeira amarillo, toupeira coloradito, toupeira manchamantel e toupeira chichilo.

🇲🇽 Na verdade, se você fizer algum desses passeios gastronômicos populares em Oaxaca , provavelmente provará vários tipos de toupeira.

Para o Dia dos Mortos, a toupeira negra é aquela que você vai querer experimentar. Sua cor preta vem de uma combinação de chocolate de Oaxaca e pimenta torrada, criando uma combinação de sabores doces e salgados.

Mole é o único que é, na verdade, uma marinada e um molho mexicano. Um prato rico e saboroso, a toupeira pode levar dias para ser preparada e cozida.

A autêntica toupeira mexicana é feita de várias especiarias, ervas, frutas secas, nozes e até chocolate, então nem todas as toupeiras são iguais.

Algumas toupeiras têm até 30 ingredientes, embora 12 a 15 sejam mais comuns.

6. Enmoladas e Enfrijoladas

Enmoladas em mole negro (molho de toupeira preta), que recebe grande parte de sua cor do cacau (chocolate) e da pimenta malagueta enegrecida.

Você não precisa ter visitado o México para ter ouvido falar de enchilada – que são tortilhas enroladas como um charuto, muitas vezes recheadas com carne, queijo ou vegetais e depois cobertas com molho.

Porém, você já ouviu falar dos irmãos menos conhecidos da enchilada: enmoladas e enfrijoladas?! Alimentos populares do Dia de los Muertos, você também pode saboreá-los o ano todo, principalmente na hora do café da manhã.

🍽 Enmoladas

Assim como as enchiladas, o prato enmolada é feito com tortilhas de milho enroladas, às vezes recheadas, às vezes não, que são sufocadas com toupeira em vez de molho – daí o “mol” no nome enmoladas.

São esses 7 moles de Oaxaca , mas as enmoladas costumam ser servidas com mole negro, mole poblano ou mole coloradito.

As tradicionais enmoladas mexicanas também costumam ser servidas com queso fresco (queijo fresco) por cima, bem como crema (creme de leite) e cebola fatiada. Essas adições ajudam a eliminar aquele rico molho mole.

🫘 Enfrijoladas

Outra variação popular são as enfrijoladas. A palavra frijol significa “feijão” em espanhol e, como o nome pode ter sugerido, essas enchiladas são cobertas com purê de feijão em vez de molho ou toupeira.

Para quem não quer a riqueza e a doçura das enmoladas mole negro, adicione enfrijoladas à sua lista de ótimas ideias de comida para o Dia dos Mortos.

Se você deseja receitas fáceis de comida do Dia dos Mortos, esta é a opção.

7. Pozole Rojo (sopa de Pozole Vermelho)

tigela de sopa pozole

Nenhuma lista da melhor comida do Dia de Muertos está completa sem o pozole rojo (pozole vermelho mexicano).

Assim como os tamales, o pozole (pronuncia-se po-zo-lay) é um alimento básico durante muitas refeições de feriados mexicanos, então não é surpresa que também seja uma comida popular do Dia dos Mortos no México durante este feriado.

O tradicional pozole mexicano é feito com canjica e carne e cozido em caldo. Em seguida, são adicionados muitos temperos, como alho, cominho, pimenta em pó e muito mais.

Pozole tem um sabor rico e picante e pode até ser vegetariano com feijão em vez de carne.

Você pode enfeitar seu pozole com coisas diferentes, incluindo cebola branca picada, suco de limão, abacate, alface picada, rabanete, pimenta em pó e orégano seco. Muitas vezes é servido com tostadas como acompanhamento.

Existem três tipos diferentes de pozole, embora o pozole rojo seja o mais comum durante o Dia dos Mortos, mas aqui está uma breve explicação de todos eles:

  • Pozole blanco (Pozole branco): Este é o caldo básico que não contém pimenta verde ou vermelha adicionada
  • Pozole verde (pozole verde): Feito adicionando tomatillos (tomates verdes) e pimenta verde ao caldo pozole blanco
  • Pozole rojo (Pozole vermelho): Feito adicionando pimentas vermelhas, como chili ancho e chili piquín , ao caldo pozole blanco

O guisado é pré-colonial, data de 1300 e tem origem asteca.

Hoje, o pozole é popular em todo o México e é consumido como prato normal, mas também nos feriados como refeição festiva. 🎄 Confira essas outras comidas mexicanas de Natal e feriados !

8. Chalupas

prato de chalupas no México

Chaulpas mexicanas autênticas são ótimas guloseimas ou aperitivos para o Dia dos Mortos.

De cara: estes não são iguais aos chalupas do Taco Bell!

Comida tradicional do México, mais comumente encontrada no estado de Puebla, mas você pode encontrá-los com diferentes preparos em diferentes lugares.

Uma adorada comida de rua de Puebla México, as chalupas que você encontrará aqui são cozidas em comal e feitas com finas tortilhas de milho cobertas com molhos (geralmente vermelhos e verdes), um pouco de carne de porco desfiada e queijo.

Como muitas coisas nesta lista, é impossível dizer por que elas estão entre as tradições alimentares populares do Dia de los Muertos, mas hoje em dia você encontrará tradicionais chalupas mexicanas em ofrendas (altares) e mesas.

9. Sopa Azteca (sopa de tortilha)

tigela de sopa de tortilla mexicana (sopa azteca)

Apresentação de sopa azteca (sopa de tortilla) com tema do Dia dos Mortos no Azul Condesa, um dos melhores restaurantes da Cidade do México .

Nenhuma lista dos principais alimentos e bebidas do Dia dos Mortos está completa sem falar da sopa azteca, também conhecida como sopa de tortilla ou “sopa de tortilla”.

A Cidade do México, anteriormente chamada de Tenochtitlan, foi a sede do Império Asteca – e diz-se que este prato é originário da Cidade do México. Tem profundas raízes astecas, daí o nome sopa azteca.

🤔 Você sabia… você pode ver um dos templos astecas originais, o Templo Mayor, que está parcialmente enterrado no centro da Cidade do México

A sopa Sopa azteca é feita com caldo de galinha e muitos ingredientes básicos mexicanos, como milho, feijão, pimenta, tomate, tortilhas, alho, cebola e especiarias como orégano mexicano.

É servido com coberturas que incluem abacate, crema (creme de leite), pedaços de um queijo de pasta mole chamado queso panela , ou queso oaxaca (queijo de Oaxaca), chicharrón (pele de porco frita) e tiras de tortilhas fritas.

O resultado final é um prato não só rico em sabor, mas que também proporciona uma experiência textural.

Na sopa azteca, a pegajosidade do queijo ao derreter no caldo quente, justaposta à crocância das tiras de tortilha, formam uma combinação deliciosa e inesquecível refeição do Dia dos Mortos.

10. Sopes

pessoa fazendo sopes mexicanos

Sopes são um dos melhores alimentos do Dia dos Mortos para comer como lanche.

Essa comida não é consumida apenas no Dia dos Mortos, mas você a encontrará durante todo o ano quando viajar para o México .

👩‍🍳 Procurando receitas de comida do Dia dos Mortos? Você pode ver como fazer sopes para o Día de Muertos nesta receita de sope .

As sopas mexicanas são feitas com tortilhas grossas e de tamanho menor, com uma borda um pouco alta, que contém todos os recheios. Geralmente são cobertos com carne, feijão, vegetais e queijo, mas isso pode variar.

Pessoalmente, os sopes são uma das minhas comidas tradicionais mexicanas favoritas, por isso estou ansioso para estar no México em outubro e novembro , quando eles se tornarem mais abundantes do que o normal.

11. Chapulines (gafanhotos mexicanos)

Chapulines (gafanhotos mexicanos)

Uma das melhores comidas de Oaxaca , os chapulines estão entre os petiscos de rua mais apreciados no México.

Procurando ideias de lanches para adicionar à sua lista de comidas e bebidas imperdíveis do Dia dos Mortos?!

Se você tem amigos gastronômicos aventureiros ou amigos que deseja enlouquecer por ter insetos comestíveis em sua casa, essas são ótimas ideias de comida para festas do Dia dos Mortos.

Na verdade, você pode comprar chapulines na Amazon para não precisar viajar até o México para obtê-los.

🦗 O que são capulines?

Se você estiver passeando pelas ruas da Cidade do México no Dia dos Mortos ou na cidade de Oaxaca , poderá encontrar uma comida de rua de aparência peculiar – chapulines ou gafanhotos em inglês.

Esses petiscos pequenos são torrados em uma panela de cozimento , um tipo de chapa plana popular no México, e depois temperados com alho, suco de limão, sal e pimenta.

Embora não seja um alimento no México que atraia a maioria, depois que algumas pessoas experimentam chapulines pela primeira vez, eles dizem que na verdade têm gosto de sal e vinagre.

No entanto, em comparação com as batatas fritas, os chapulines têm muito mais proteínas, por isso muitos os consideram um lanche mais saudável.

Em termos de textura, são um pouco crocantes por fora e macios por dentro.

Embora você possa encontrar gafanhotos chapulinos em todo o México (e até mesmo em alguns lugares na Guatemala), eles são muito abundantes no México Central, especialmente em Oaxaca, México.

12. Conchas

Um ótimo complemento para qualquer lista de alimentos do Dia dos Mortos e um eterno favorito do público para quem gosta de doces, a concha está entre os doces mexicanos mais apreciados.

Existem muitas variações de pães doces ou pan dulce no México. De todos eles, não existe nenhum mais popular do que a concha, que significa “concha”.

Este tradicional doce de café da manhã recebe o nome de um padrão em forma de concha feito com açúcar que fica em cima do pão.

🍔 Curiosidade sobre a comida mexicana: Em 2016, o Concha Burger , feito pelos irmãos Bobby e Adrian Cruz, ganhou o Blended Burger Project da James Beard Foundation.

Conchas são um daqueles alimentos mexicanos que cruzaram a fronteira para os Estados Unidos.

Nas grandes e pequenas cidades com grande população mexicana e mexicano-americana, como Los Angeles, São Francisco, Texas e Nova York, muitas vezes você pode encontrar conchas em panaderías (padarias) e em restaurantes.

Um alimento especialmente popular do Dias de los Muertos, você provavelmente encontrará conchas em abundância a partir de meados de outubro e início de novembro.

13. Pudim de Caramelo

Ao falar sobre sobremesas populares mexicanas, o pudim está no topo da lista.

Um dos alimentos que as celebrações do Dia dos Mortos no México sempre trazem é o pudim. Ninguém sabe ao certo como isso se tornou tão popular durante o feriado, já que o pudim não é exatamente uma comida mexicana.

O pudim é consumido em alguns países europeus, como a França, onde é chamado de creme de caramelo e na Espanha. Na verdade, o pudim foi trazido para o México pelos espanhóis.

É um prato simples, com poucos ingredientes – ovo, leite e açúcar – mas requer alguma técnica para ser aperfeiçoado.

Essencialmente uma sobremesa de creme coberta com calda de caramelo, existem algumas variações do pudim tradicional no México, incluindo jericalla e pudim de cajeta, que substitui o caramelo padrão por cajeta .

No entanto, para as festas do Dia dos Mortos no México, o que importa é o pudim de caramelo padrão.

14. Abóbora Cristalizada (Calabaza en Tacha)

Calabaza en Tacha abóbora cristalizada melhores comidas mexicanas

Quer fazer sua própria calabaza en tacha? Existem várias receitas online de alimentos do Dia dos Mortos que mostrarão como.

Em muitos lugares do mundo, a abóbora é um dos alimentos mais conhecidos associados ao outono.

O Dia dos Mortos não é diferente, e calabaza en tacha é uma prova obrigatória para os amantes de abóbora.

Calabaza en tacha, que se traduz como “abóbora com melaço” ou “abóbora com calda”, é uma sobremesa tradicional do Dia dos Mortos que você encontrará em todo o México.

Diferentes regiões do México têm uma maneira especial de fazer sua variação de calabaza en tacha – mas essencialmente, é abóbora cozida em xarope de piloncillo (xarope de cana-de-açúcar), canela, cravo, anis estrelado e muito mais.

Este é um daqueles alimentos do Dia dos Mortos que você deve experimentar – se conseguir colocar as mãos nele!

Caso contrário, esta receita de calabaza en tacha do blog de culinária Mexico In My Kitchen é uma ótima opção.

15. Doce de Amaranto (Alegria de Amaranto)

Você encontrará esta delícia nos mercados mexicanos em todo o país. (Foto: Mar Castillo via Flickr , Food Dia de los Muertos)

O amaranto (amaranto) é um grão muito popular no México. Pode ser encontrada em tudo, desde smoothies e iogurtes no café da manhã até doces.

Dos doces de amaranto mexicanos mais populares, há também a alegria de amaranto, que significa “alegria do amaranto” – que precisa estar na sua lista de comidas imperdíveis do Dia dos Mortos.

Durante o feriado, você verá caveiras de doces de amaranto do Dia dos Mortos vendidas por vendedores ambulantes. Você pode comê-los ou usá-los para decorar uma ofrenda (altar do Día de los Muertos) porque não estragam rapidamente.

O doce Alegria é feito, claro, com amaranto, mas também com amendoim mexicano, nozes, pepitas (sementes de abóbora), passas e outras frutas secas.

Os ingredientes são torrados e combinados com mel ou piloncillo (açúcar de cana bruto) e, por fim, embalados para venda.

Alegria de amaranto está intimamente associada à cidade de Santiago Tulyehualco, em Xochimilco, Cidade do México , onde é produzida desde o século XVI.

16. Pepitorias (Obleas)

Feitas de sementes de abóbora e xarope de açúcar, as pepitorias são um tipo de oblea (pronuncia-se oh-blay-ha), que estão entre os doces mexicanos mais populares.

Embora as obleas e as pepitorias estejam disponíveis durante todo o ano nos mercados e nos vendedores ambulantes, as coloridas pepitorias são consideradas um alimento do Dia dos Mortos – possivelmente devido às suas cores festivas.

As pepitorias são vendidas em todo o México e são uma delícia para as crianças durante todo o ano.

17. Sopapillas

Semelhante a um buñuelo ou beignet mexicano em Nova Orleans, as sopaipillas (também escritas como sopapillas) são outra opção de sobremesa do Dia dos Mortos que você vai querer experimentar.

Consistem em massa frita coberta com ingredientes simples como canela, chocolate ou mel. A massa frita é idealmente servida quente, para que as coberturas não superem sua qualidade crocante e mastigável.

💀 Fatos sobre comida do Dia dos Mortos: Muitos historiadores da culinária dizem que as sopaipillas se originaram no Novo México, não no México. Mesmo assim, agora são reconhecidos entre as melhores sobremesas do Dia dos Mortos.

18. Fudge de leite mexicano (Jamoncillo de Leche)

Jamoncillo de leche é outro doce servido no Dia dos Mortos. Pode ser feito com leite de vaca ou de cabra e depois são adicionados ingredientes como açúcar mascavo, nozes, canela e extrato de baunilha.

O próprio Jamoncillo (também conhecido como doce de pepita) é algo que você pode encontrar nas confeitarias mexicanas o ano todo. É especialmente popular nos estados de Veracruz e Puebla e é feito com pepitas (sementes de abóbora).

19. Mescal

degustando mezcal no México

Fatos sobre o mezcal mexicano : A palavra mezcal significa “agave cozido no forno”, pois é cozido em covas subterrâneas.

Quer saber: quais bebidas são consumidas no Dia dos Mortos? Existem MUITOS, e você está prestes a descobrir nove deles.

Quando se trata de bebidas alcoólicas do Dia dos Mortos, o mezcal é a melhor escolha para muitos.

Mezcal é basicamente uma religião em Oaxaca, México, onde é feita a maior parte do mezcal do mundo – e o Dia dos Mortos é um dos feriados e festivais mais importantes de Oaxaca , então esses dois andam de mãos dadas.

Se você estiver dando uma festa temática do Dia dos Mortos, mezcal e esses melhores coquetéis de mezcal são as escolhas óbvias, mas vamos dar um passo atrás para que você saiba o que está bebendo.

🥃 Quer provar um pouco de mezcal de Oaxaca – sem a passagem de avião?! Opte por comprar 400 Conejos , o mezcal de Oaxaca mais vendido do México .

O QUE É MEZCAL?

Mezcal é feito da planta agave, assim como a tequila, e ambos são bebidas destiladas.

Diferentes mezcals variam em sabor, mas esta bebida é frequentemente chamada de “tequila defumada”, já que muitos mezcals têm um sabor profundo e defumado. Porém, também existem versões sem fumaça, como  Fidencio Unico  Sin Humo .

Fora das principais cidades turísticas do México, você verá frequentemente mais mezcal do que tequila nos bares locais. Isto é especialmente verdadeiro no estado de Oaxaca, onde é feito grande parte do autêntico mezcal mexicano.

Assim como a tequila, o mezcal deve ser degustado! Embora seja uma das bebidas mexicanas mais deliciosas, também é muito forte. Mezcal tem em média 48% -55% ABV; em comparação, a tequila tem em média 40% ABV (álcool por volume).

No México, a maioria dos mezcals é servida com um prato de rodelas de laranja e um pouco de sal de maguey (sal de minhoca maguey). Alguns lugares servem o mezcal em uma xícara com borda de sal, usando esse sal maguey.

Este verme maguey é o mesmo que você encontraria em uma garrafa de tequila, embora raramente (ou nunca) seja colocado em uma garrafa de mezcal.

20. Tequila de calêndula ou outro álcool com infusão de malmequeres

O cempasuchil, ou flor de calêndula, desempenha um papel muito importante nas celebrações do Dia dos Mortos – e ocasionalmente chega a alimentos e bebidas como tortillas de cempazuchitl (tortilhas de calêndula).

Você também pode encontrar tequila com infusão de calêndula de produtores boutique como Araceli Marigold Liqueur, ou pode fazer a sua própria infundindo álcool com malmequeres.

Embora você possa comer e cozinhar com as pétalas comestíveis de alguns malmequeres, nem todos os malmequeres são comestíveis devido à potencial toxicidade.

Se quiser cozinhar com eles, verifique se são seguros para consumo humano. 

Além disso, diferentes variedades de flores têm sabores diferentes, de modo que os malmequeres cítricos terão um sabor leve e cítrico, enquanto os malmequeres franceses têm um sabor mais forte e muito mais amargor.

🌼 Flores de calêndula : um importante símbolo do Dia dos Mortos

A flor de calêndula, ou cempasuchil (pronuncia-se sem-pah-sue-chill), faz parte desta celebração que remonta às suas origens astecas.

Em todo o México, os malmequeres são frequentemente chamados de flor de los muertos (flor dos mortos) por causa de suas estreitas associações com o Dia dos Mortos .

Segundo as crenças astecas, a cor viva e o perfume forte da flor serviam de guia sensorial para os espíritos. Eles acreditavam que as flores de calêndula informavam aos nossos falecidos exatamente onde deveriam retornar para nos encontrar.

Hoje em dia, nenhuma ofrenda (altar) do Dia dos Mortos está completa sem algumas flores cempasuchil. Estas flores fazem parte de qualquer motivo e decoração por excelência do Dia dos Mortos.

Você verá malmequeres e flores terciopelo rojo (favo de galo) por todas as cidades mexicanas que realizam celebrações em grande escala – nas mesas dos restaurantes e como elaborados arcos florais fora das lojas.

21. Pulque

xícaras de bebida mexicana pulque

Esta antiga bebida mexicana é consumida há séculos.

O QUE É PULQUE?

Pulque (pronuncia-se pull-kay e às vezes chamado de octli) é uma antiga bebida adulta feita a partir da seiva fermentada da planta maguey.

É comum em todo o México Central, que tem o clima ideal para o cultivo de maguey.

Os povos pré-hispânicos produzem e consomem pulque há milênios. É carinhosamente chamada de la bebida de los dioses, ou “a bebida dos deuses”.

Na verdade, existe até o Templo Tepozteco dedicado ao deus do pulque, Tepoztēcatl, localizado na cidade de Tepoztlan, no México .

QUAL É O SABOR DO PULQUE?

Pulque é um sabor adquirido – e textura! Na verdade, tem uma consistência espessa e leitosa e um sabor um pouco azedo.

Hoje em dia é possível conseguir pulque com adição de diversos sabores, como aveia, manga, coco e abacaxi, para cortar o gosto azedo, mas vale a pena experimentar no estado natural.

Claro, a melhor maneira de descobrir é experimentar um pouco de pulque durante uma festa do Dia dos Mortos. Você pode encomendar pulque online aqui e recebê-lo diretamente na sua porta.

22. Atole

Chegamos ao final desta lista e, embora esta última esteja listada em “Bebidas de chocolate mexicanas”, ela não contém chocolate!

Na verdade, eu não sabia onde listá-lo, então está aqui porque é uma bebida quente e doce feita com baunilha, não com chocolate.

Atole (pronuncia-se ah-toe-lay) é uma das bebidas de rua mais comuns no México, muito popular em todo o México Central.

Muitas vezes é servido de manhã e contém uma deliciosa mistura de canela, masa, piloncillo (açúcar de cana não refinado) e baunilha.

É quase a mesma bebida quechampurrado , mas com baunilha em vez de chocolate. Para os fãs de bebidas doces, mas não de chocolate, o atole está entre as bebidas mais perfeitas para experimentar no México.

🍫 Se não bastassem essas bebidas de chocolate mexicanas, há também o tascalate do estado de Chiapas , o chilate do estado de Guerrero e o tejuino do estado de Jalisco .

23. Horchata

A querida bebida mexicana horchata , feita com leite de arroz branco e canela. É uma bebida refrescante, com textura semelhante ao leite de coco.

Horchata também é conhecida como água de arroz ou leite de arroz mexicano e é consumida em todo o México.

Como os tacos mexicanos e muitas outras comidas mexicanas costumam ser picantes, esta bebida fresca e doce pode realmente eliminar um pouco desse tempero.

Qual é o gosto da horchata?

É uma bebida doce, pois contém boa quantidade de açúcar, com textura mais espessa e cremosa do que muitos esperariam de uma bebida de arroz.

A horchata é feita principalmente com arroz, açúcar e canela, e diferentes pessoas acrescentam ingredientes adicionais de receitas transmitidas de geração em geração.

🧉 Coquetel de rum mexicano: Rumchata é uma deliciosa versão alcoólica da tradicional horchata mexicana.

24. Champurrado

xícara de bebida Champurrado México

Champurrado é uma das melhores bebidas mexicanas de chocolate quente.

Champurrado (pronuncia-se champ-pour-ah-doe), assim como o Chocolate de la Abuela , é um tipo de chocolate quente mexicano. Se você adora chocolate (🤔 quem não gosta?), esta é uma das melhores receitas mexicanas de chocolate quente.

É um pouco mais rico que o chocolate quente mexicano normal porque é preparado com masa de maíz ou masa harina (farinha de milho), piloncillo (açúcar de cana bruto) e canela.

Champurrado existe desde os tempos astecas e é muito útil para manter as pessoas aquecidas nas noites mais frias do México Central. Sim – o México Central tem muito mais dias frios do que as praias do México .

Ainda popular hoje, a textura espessa do champurrado o torna a bebida perfeita para mergulhar seus churros .

🇲🇽 Curiosidade sobre o México : O chocolate vem do México, e os maias da Península de Yucatán foram os primeiros a cultivar a planta do cacau, da qual é feito o chocolate.

25. Água de Jamaica (chá de hibisco)

Agua de jamaica é uma das melhores bebidas não alcoólicas mexicanas e uma daquelas boas bebidas de férias que vão realmente mantê-lo hidratado.

O querido chá mexicano água da Jamaica é feito com flor da Jamaica seca (flores de hibisco) e você o encontrará em todos os lugares, da Cidade do México a Cancún.

Normalmente, você verá apenas o nome de Jamaica, e é pronunciado haa-mike-uh, não Jamaica como o país.

O chá México Jamaica tem uma linda cor magenta, que acaba sendo um pouco mais clara do que as próprias flores de hibisco.

Tem um sabor ácido e picante, semelhante ao da romã e do cranberry, por isso muitos vão querer adicionar açúcar ou adoçante. No México, geralmente é servido já com açúcar.

26. Chocolate Quente Mexicano

O chocolate é um alimento básico mexicano desde os tempos pré-hispânicos.

As tradicionais bebidas de chocolate quente mexicanas são feitas com chocolate e água, ao contrário do chocolate e do leite nos EUA. É fiado à mão com um batedor de madeira chamado molinillo e geralmente contém canela.

Existem várias bebidas achocolatadas no México, incluindo tejate, atole, tascalate, chilate, tejuino e champurrado.

Embora sejam principalmente bebidas regionais, o Chocolate de la Abuela (chocolate da vovó) é uma das marcas mais populares consumidas em todo o México.

Chocolate Abuela (Chocolate da Vovó)

O chocolate é um alimento básico mexicano desde os tempos pré-hispânicos. Na culinária mexicana de Oaxaca , é ainda mais utilizado para pratos salgados como o mole negro (toupeira preta).

No México, se você não tiver um fornecedor local, o Chocolate de la Abuela (chocolate da vovó) é uma marca popular de supermercado.

Enquanto o chocolate quente nos EUA costuma ser preparado com leite, as bebidas mexicanas de chocolate quente são feitas com chocolate e água doce.

Ainda é servido com espuma espumosa porque essa bebida de chocolate é fiada à mão com um batedor de madeira chamado molinillo (batedor de madeira), que cria uma espuma.

27. Café de Olla (café mexicano)

Café de olla (que significa “café em panela”) é feito em uma panela de barro e está entre as melhores bebidas de café do México.

O café mexicano de olla (que significa “café da panela”) é uma preparação tradicional de café mexicano, comum em estados como Oaxaca e Chiapas .

É feito em olla (panela grande de barro) com canela e piloncillo (açúcar de cana bruto). Se você gosta de café doce, esta é uma das melhores bebidas para se tomar no México.

28. A comida favorita dos seus antepassados

altar decorado para o dia dos mortos no méxico

Como oferenda, adicione as comidas e bebidas favoritas de um ente querido que partiu ao seu altar do Dia dos Mortos.

Embora existam comidas tradicionais do Dia dos Mortos no México (e em outros países) que você pode encontrar em reuniões de grupo, é importante ter em mente o significado do feriado: homenagear seus entes queridos que partiram.

Para isso, muitas pessoas vão construir uma ofrenda, ou altar, que você terá em sua casa. Neste altar você pode incorporar coisas que seus entes queridos mais gostaram, incluindo suas comidas e bebidas favoritas.

Você também pode preparar seus pratos e bebidas favoritos e desfrutar de um jantar saboreando o que eles mais gostavam de saborear enquanto estavam no lado da Terra.

Resumindo: os significados e tradições alimentares do Dia dos Mortos que deveriam ser mais importantes são aqueles que você mesmo cria para homenagear seus entes queridos que partiram.

Comida tradicional do Dia dos Mortos em toda a América Latina

Embora o México seja o país mais associado ao Dia dos Mortos, existem alguns países que também celebram este feriado, como estes:

  • Nas cidades de Sumpango e Santiago Sacatepéquez, Guatemala, você encontrará uma celebração única do Dia dos Mortos chamada  Festival de Barriletes Gigantes  (Festival de Pipas Gigantes).
  • O povo aimará nos Andes bolivianos comemora o  Dia das Caveiras .

Estes são apenas alguns exemplos, já que há celebrações do Dia dos Mortos em toda a América Latina. Nestes, a comida e as tradições são diferentes, mas os feriados em si giram em torno da morte.

29. Salada Fiambre Guatemala

Salada Fiambre Guatemalteca

Fiambre é um dos pratos mais emblemáticos do Dia de los Muertos da Guatemala.

A tradicional salada de fiambre, ou prato de Salada Composta da Guatemala, é um dos costumes mais importantes durante as festividades do Día de los Muertos da Guatemala.

No dia 1º de novembro, no Día de Todos los Santos, as famílias se reúnem para fazer esta salada gigante. Possui uma variedade de frios, queijos e vegetais em conserva – oferecendo diversas texturas e sabores.

30. Molletes da Guatemala

Outra comida tradicional do Dia dos Mortos na Guatemala são os molletes, também conhecidos como torrejas. (👩‍🍳 Nota: Você encontrará molletes em vários países, como México e Espanha, e são todos um pouco diferentes).

Os molletes guatemaltecos consistem em um pão doce recheado com creme e depois frito. Eles vêm servidos quentes, cobertos com uma deliciosa calda feita de run e piloncillo (açúcar bruto).

Símbolos, costumes e história do Dia dos Mortos: Perguntas frequentes

O que é o Dia dos Mortos?

Querendo saber, o que é o Dia de los Muertos? A primeira coisa que você precisa saber sobre o Dia dos Mortos – não é o Halloween mexicano. O Dia dos Mortos é, no entanto, um dos melhores feriados mexicanos que celebra os nossos falecidos.

celebrações vibrantes do Dia dos Mortos em todo o México, já que o Dia dos Mortos é uma das celebrações de feriado mais importantes no México e uma das melhores épocas para visitar.

O mais importante de todos os fatos do Dia dos Mortos a ser entendido é este: ao contrário de muitos rituais atuais em torno da morte, o Dia dos Mortos não é um evento funerário sombrio no México.

Pelo contrário, o Dia de Muertos mexicano é uma celebração – tão grandiosa que até nossos entes queridos falecidos voltam para participar da festa realizada em sua homenagem.⁠

Uma Breve História do Dia de los Muertos

grandes decorações coloridas de esqueleto para altar elaborado para o dia dos mortos no méxico

Esqueletos alinham-se nas ruas durante o Dia de los Muertos de Oaxaca .

As origens do feriado remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , sua Rainha do Submundo.

Muito parecido com a encarnação atual do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo – assim como o festival maia do Dia dos Mortos chamado Hanal Pixan .

Após a colonização mexicana pelos espanhóis, que trouxeram consigo o cristianismo, o festival foi transferido do início do verão para o outono.

Suas novas datas coincidiram com o que os cristãos chamavam de Allhallowtide, outro feriado de vários dias em homenagem aos falecidos.

Allhallowtide ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro. O primeiro dia, 31 de outubro, era conhecido como Véspera de Todos os Santos; 1º de novembro foi o Dia de Todos os Santos; e 2 de novembro foi o Dia de Finados.

Quando é o Dia dos Mortos?

Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, o feriado acontece durante dois dias por ano, de 1 a 2 de novembro , e os diferentes dias do festival correspondem a diferentes espíritos.

Oaxaca dia dos mortos

Querendo saber: que dia é o Dia dos Mortos no México? É 2 de novembro.

Como dizem que os espíritos dos nossos falecidos retornam todos os dias à meia-noite, muitas celebrações acontecem à noite – então você pode ver algumas fontes dizendo que o Dia dos Mortos é de 31 de outubro a 2 de novembro.

Porém, algumas comemorações começam já no dia 28 de outubro em diversas partes do estado. Por exemplo, os preparativos para o elaborado festival do Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca começam pelo menos uma semana antes.

Como o primeiro dia de comemoração começa no dia 1º de novembro, os espíritos retornarão à meia-noite, que é basicamente a noite do dia 31 de outubro.

Embora esta seja tecnicamente a “véspera” do Dia de Muertos, assim como a véspera de Natal , muitos consideram-no um dia de festa.

É muito divertido ver a cidade enfeitada com flores de calêndula e observar a construção das ofrendas (altares coloridos), além de visitar os cemitérios durante o dia.

📆 31 de outubro

As pessoas até celebram animais de estimação falecidos durante o Dia de Muertos no México.

Querendo saber: quando começa o Dia dos Mortos? O primeiro dia é 1º de novembro à meia-noite, por isso muitos dizem que começa em 31 de outubro.

Embora não seja um dia oficial de festa, muitas famílias comemoram o dia 31 de outubro, a antiga Véspera de Todos os Santos, construindo elaborados ofrendas (altares) na lápide do cemitério de seu ente querido falecido.

Como é véspera do retorno das almas, esses preparativos devem estar prontos para a chegada dos espíritos à meia-noite.

Há muita energia na cidade, pois as pessoas estão prontas para celebrar oficialmente o Dia de los Muertos após semanas de preparação.

As famílias visitam os cemitérios da cidade para decorar os túmulos e lápides dos seus entes queridos, e muitos dão os retoques finais nas ofrendas (altares) fora de suas casas.

📆 1º de novembro: Dia dos Anjinhos

O dia 1º de novembro às vezes é chamado de Día de los Angelitos ou Dia de los Inocentes para homenagear as crianças que faleceram.

O que antes era conhecido como Dia de Todos os Santos é hoje o Día de los Angelitos (Dia dos Anjinhos).

Este Dia dos Anjinhos, 1º de novembro, homenageia as crianças falecidas. O ânimo voltou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuam o dia todo.

Nota: Você também pode ver este dia chamado Día de los Inocentes, ou Dia dos Inocentes. No entanto, não confunda com o feriado mexicano do Dia dos Santos Inocentes , que ocorre em 28 de dezembro.

📆 2 de novembro: Dia dos Mortos

decorações de esqueleto para o dia dos mortos no México

Todos os santos, que significa “todos os santos”, terão chegado até 2 de novembro para o Día de Muertos no México .

Anteriormente conhecido como Dia de Finados, 2 de novembro é o verdadeiro Dia dos Mortos .

Neste dia, familiares e entes queridos celebram os adultos em suas vidas que não andam mais na Terra.

O ânimo de todos os adultos regressou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuarão durante todo o dia.

5 O que fazer e o que não fazer no Dia dos Mortos no México

As comparsas (desfiles) são uma das melhores tradições do Dia dos Mortos.

Planejando participar do Dia dos Mortos no México ? Escolha inteligente! Esta será uma experiência que você nunca esquecerá.

Como alguém que mora no México desde 2018 e já participou das comemorações do Dia dos Mortos em alguns lugares, aqui vão algumas sugestões para que você aproveite ao máximo sua visita, da forma mais respeitosa possível:

🟢 O que fazer no Dia dos Mortos

O que fazer: Reserve seu hotel ou acomodação com bastante antecedência. As celebrações do Dia dos Mortos no México são muito populares e as acomodações, especialmente em cidades pequenas, esgotam-se meses antes do feriado.

O que fazer: Reserve seus passeios do Dia dos Mortos com bastante antecedência. Assim como os hotéis, os passeios também esgotarão antes deste feriado popular no México .

Faça: Participe! Ao ver um desfile passando, entre e comece a dançar com os moradores locais.

🛑 Dia dos Mortos, não faça

Não faça: trate isso como uma atração turística.

O Festival do Dia dos Mortos é uma tradição cultural secular, então divirta-se, mas saiba que isso não é a mesma coisa que ficar bêbado na Bourbon Street durante o Mardi Gras em Nova Orleans.

Não faça: Toque ou perturbe qualquer coisa, incluindo altares, decorações de cemitérios e arte em areia no chão.

Quais são os objetos significativos que o Dia dos Mortos tem?

Os objetos mais significativos do Dia dos Mortos incluem cempasúchil (flores de calêndula), pan de muerto (pão do Dia dos Mortos) e caveiras de açúcar – todos colocados sobre uma ofrenda (altar do Dia dos Mortos).

dia do altar morto no méxico

Curiosidades sobre o Dia dos Mortos no México: Existem alguns animais associados ao Dia dos Mortos, como os xolos (cães mexicanos sem pelos) e o monarca (borboleta do Dia dos Mortos).

Qual é o símbolo mais reconhecível do Dia dos Mortos?

Caveiras de açúcar – Calaveras azúcar, ou caveiras de açúcar, são o símbolo mais delicioso e reconhecível do Dia dos Mortos. Cada um desses crânios pintados à mão é único e representa apenas uma pessoa que partiu.

O que é um ícone do festival do Dia dos Mortos?

La Catrina (Calavera Catrina) – Esta mulher esquelética é o ícone não oficial do Dia dos Mortos, e você verá pessoas de todo o mundo pintando seus rostos para se parecerem com o dela.

grande estátua de la catrina dia do ícone morto do méxico

Qual é a flor do Dia dos Mortos?

Cempasuchil, ou flores de calêndula – Embora você encontre muitas flores usadas nas festividades do Dia dos Mortos, nenhuma significa mais o feriado do que os malmequeres, conhecidos como “flor de muerto”, ou flor dos mortos.

Quais são os 5 símbolos do Dia dos Mortos?

Alguns dos símbolos mais importantes do Dia dos Mortos incluem: 1) flores de calêndula , 2) pan de muerto (pão para o Dia dos Mortos), 3) caveiras de açúcar , 4) La Catrina , a mulher esqueleto, e 5) Dia de os altares Mortos .

Qual é a comida tradicional do Dia dos Mortos?

Os 3 alimentos mais famosos com os quais Dia de los Muertos é associado incluem tamales , pan de muerto e mole negro (toupeira preta). Também há caveiras de açúcar, mas são mais doces do que comida!

Você pode comer a comida da ofrenda?

A maioria das pessoas não faz isso, pois os alimentos oferecidos são destinados aos que partiram. Além disso, alguns acreditam que a comida deixada na ofrenda perde o sabor porque já foi “consumida” pelos mortos.

Você pode colocar álcool em uma ofrenda?

Sim – o altar do Dia dos Mortos foi criado para oferecer as comidas e bebidas favoritas de seus entes queridos que partiram, para que você possa retornar e celebrar o Dia dos Mortos com você.

Considerações finais: melhores comidas e bebidas do Dia dos Mortos

Um dos feriados mexicanos mais importantes , o Día de Muertos é tanto uma celebração da vida quanto uma celebração da morte e dos falecidos.

Para muitos mexicanos, a morte é um assunto sombrio, mas também uma parte natural da vida – por isso deve ser celebrada como tal.

Embora as pessoas também lamentem seus falecidos, o feriado do Dia dos Mortos é um momento para lembrá-los com carinho com comidas, bebidas, festas em casa e celebrações em toda a cidade.

Como alguém que mora no México desde 2018 e comemora o Dia dos Mortos em diversas cidades do país, foi uma honra vivenciar a morte de forma tão alegre.

Se você está planejando visitar o México durante o Dia dos Mortos, há celebrações incríveis na Cidade do México , na cidade de Oaxaca , em Morelia, em Mérida , na cidade de Guanajuato e na pequena cidade de Patzcuaro, em Michoacan.

Blogs adicionais do Dia dos Mortos

barcos trajinera coloridos (gôndolas) na cidade do México em xochimilco

O Dia dos Mortos é um ótimo momento para visitar Xochimilco, Cidade do México , para passear nos barcos trajinera.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender a comida e as bebidas do Dia dos Mortos. Para obter informações adicionais sobre este feriado e curiosidades do Dia dos Mortos, confira estes artigos relacionados:

  • Participando do Dia dos Mortos em Oaxaca, México
  • Guia definitivo para o Dia dos Mortos na Cidade do México
  • Guia do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
  • Hanal Pixan: O Festival Maia do Dia dos Mortos
  • 17 melhores celebrações do Dia dos Mortos no México
  • Dia dos Mortos no México: guia definitivo de férias
  • 13 Símbolos e costumes icônicos do Dia dos Mortos

Deixe um comentário