Mais de 50 alimentos mexicanos que você deve experimentar: guia definitivo de comida mexicana

A comida mexicana é apreciada em todo o mundo e também foi oficialmente reconhecida como um tesouro internacional!

Em 2010, a UNESCO declarou a comida do México Património Cultural Imaterial da Humanidade , uma honra partilhada apenas com outro país, a França.

Em linguagem simples, essa designação de prestígio significa que a comida mexicana é uma das conquistas culinárias da humanidade!

Embora a maioria das pessoas presuma que os únicos alimentos mexicanos sejam tacos, burritos e nachos – a autêntica culinária mexicana vai muito além dessas três opções.

Neste artigo, você descobrirá alguns dos alimentos menos conhecidos do México, como tlayudas e aguachile . Você também aprenderá alguns fatos que provavelmente não sabia sobre comidas mexicanas populares, como os tacos al pastor – eles se originaram no Oriente Médio 🤯

Pronto para descobrir todos os melhores pratos mexicanos, comidas de rua, sobremesas – e até sete deliciosas bebidas mexicanas ? Vamos lá!

Índice de Conteúdos

Tacos no México: os melhores alimentos do México

1. Tacos ao Pastor

homem cortando carne para um taco

Tacos al pastor são um alimento híbrido libanês mexicano. Eles são feitos com ingredientes mexicanos e cozidos em um espeto ao estilo do Oriente Médio, chamado trompo no México. Os tacos al pastor da Cidade do México são conhecidos por serem os melhores.

Nenhuma lista de comida autêntica do México está completa sem uma menção aos tacos al pastor.

Embora sejam conhecidos como comida da Cidade do México, porque dizem que os melhores vêm de lá, você pode encontrar tacos al pastor em todo o México – já que são os mais populares de todos os tipos de tacos no México .

🌱 Procurando tacos veganos na Cidade do México? Confira essas opções !

Os tacos al pastor são únicos em comparação com outros tacos de rua mexicanos, pois são influenciados pela comida de rua árabe.

Se você vir um vendedor ambulante fazendo carne para tacos al pastor, notará que ela é cozida no mesmo espeto que você veria cozinhando carne em uma loja de giroscópios.

Isso ocorre porque os imigrantes libaneses no México influenciaram o prato. Eles combinaram a técnica de fazer shawarma de cordeiro com uma típica marinada mexicana – e abacaxi como acompanhamento, para garantir.

Claro, sendo o México, o cordeiro é trocado por uma das carnes favoritas do México: a carne de porco.

O prato se originou no estado de Puebla, mas agora pode ser encontrado em todo o México, em praticamente todas as cidades e vilas, bem como em  caminhões de taco  em todo o mundo.

Diz-se que para comer os melhores tacos al pastor do México é preciso experimentar os tacos da Cidade do México . [ Enviado por Allison of California Crossroads ]

2. Tacos Barbacoa

propagação de mesa de tacos com limão, molhos, sopa

Uma tradicional refeição mexicana de barbacoa , servida com consome (caldo de sopa), tortilhas de milho azul e salsa borracha (molho bebido).

Em inglês, barbacoa significa “churrasco”.

Embora a barbacoa mexicana seja diferente do churrasco americano – por exemplo, não há molho de churrasco ou tempero seco – ela é levada tão a sério quanto nas mecas do churrasco dos Estados Unidos, como Texas, Tennessee e Kansas City.

A barbacoa mexicana costuma ser feita com borrego (ovelha), mas existem outras variações em todo o país.

Estes incluem barbacoa de res (barbacoa de carne bovina) no estado de Chiapas , e barbacoa de chivo (barbacoa de cabra) no estado de Puebla e alguns outros lugares.

O local mais associado à barbacoa é o estado de Hidalgo , localizado próximo à Cidade do México. Muitos dizem que Hiadlgo é onde você encontrará a melhor barbacoa do México.

Estando a apenas algumas horas da Cidade do México, você também pode chegar lá. Os chefs da barbacoa preparam a comida em Hidalgo e depois levam para a Cidade do México.

Assim como o churrasco na América, a barbacoa no México é uma comida de fim de semana. Isso não significa apenas que o barbaco só é consumido nos finais de semana – muitas vezes também só está disponível nos finais de semana – porque as receitas tradicionais de barbacoa levam quase toda a semana para serem preparadas.

Muitos comem seus tacos de barbacoa com um caldo de sopa chamado consome (consomê). No México, são uma refeição de café da manhã ou brunch, já que tacos de barbacoa e consome são uma cura bem conhecida para a ressaca.

3. Tacos de Birria

Birria está entre os melhores pratos tradicionais de Jalisco, no México. Pode ser servido em tacos ou como refeição principal.

Na gíria mexicana, birria significa basicamente “algo de baixo valor”. No caso dos tacos de birria, definitivamente não são!

Na verdade, estes estão entre os mais reconfortantes de todos os tacos do México e alguns dos melhores tacos de Puerto Vallarta , Guadalajara e outros lugares do estado de Jalisco .

P: Existe Taco Bell no México? R: Não!

Birria é um ensopado, tradicionalmente feito com cabra, embora às vezes você possa encontrar birria de carne bovina. É cozido lentamente e temperado com especiarias mexicanas por excelência, como adobo, cebola e alho.

O ensopado de Birria é servido em uma tigela com tortilhas quentes ao lado, para você fazer seus próprios tacos. Também pode ser servido como taco, com carne, cebola branca picada, coentro e molho.

Quando você compra um taco de birria, a tortilha geralmente é mergulhada no líquido do ensopado de cor vermelha antes de servir. Isso deixa a tortilha vermelha e é por isso que às vezes você vê tacos de birria chamados de “tacos vermelhos”.

4. Tacos de cabrito

Cabrito é uma comida autêntica do México, vinda do norte do país.

Tacos de cabrito são tacos de cabra assados.

Eles raramente são encontrados fora do norte do México – então certifique-se de experimentá-los se estiver visitando o norte, especialmente a cidade de Monterrey, no México , ou a vizinha Santiago pueblo magico (cidade mágica).

Esses amados tacos norteños (tacos do norte do México) podem ser preparados de várias maneiras.

O mais popular é o cabrito al pastor, onde a carne é cozida lentamente com calor indireto sobre uma cama de carvão. É o mesmo método usado há séculos, que produz uma carne suculenta e saborosa.

Ao servir, você receberá um grande prato de carne de cabrito com tortilhas e condimentos ao lado para fazer seus próprios tacos cabritos. 

Sopas Mexicanas: Melhores Comidas Mexicanas

5. Pozol

Um dos alimentos mais tradicionais do México é o pozole, uma sopa de maíz (canjica).

O tradicional pozole mexicano (pronuncia-se po-zo-lay), é feito com canjica e carne e cozido em caldo. Em seguida, são adicionados muitos temperos, como alho, cominho, pimenta em pó e muito mais.

Pozole tem um sabor rico e picante e pode até ser vegetariano com feijão em vez de carne.

Você pode enfeitar seu pozole com coisas diferentes, incluindo cebola branca picada, suco de limão, abacate, alface picada, rabanete, pimenta em pó e orégano seco. Muitas vezes é servido com tostadas como acompanhamento.

Existem três tipos diferentes de pozole: vermelho, verde e branco.

  • Pozole blanco (branco) não contém pimenta verde ou vermelha adicionada
  • Pozole verde (verde) é feito adicionando tomatillos (tomates verdes) e pimenta verde ao caldo
  • Pozole rojo (vermelho) leva pimentas vermelhas, como chili ancho e chili piquín , no caldo

O guisado é pré-colonial, data de 1300 e tem origem asteca.

Hoje, o pozole é popular em todo o México e é consumido como prato normal, mas também nos feriados como refeição festiva. 🎄 Confira essas outras comidas mexicanas de Natal e feriados ! [ Enviado por Haley do Gathering Waves ]

6. Sopa Azteca (sopa de tortilha)

Sopa azteca (também conhecida como sopa de tortilha) inclui muitos ingredientes básicos mexicanos, como milho, feijão, pimenta, tomate e tortilhas. (Foto: Comida típica do México via Canva )

Uma das refeições tradicionais mexicanas mais populares é a sopa azteca, também conhecida como sopa de tortilla ou “sopa de tortilla”.

Como a Cidade do México, anteriormente chamada de Tenochtitlan, era a sede do Império Asteca, diz-se que o prato é originário da Cidade do México – apenas uma das muitas curiosidades da Cidade do México .

🤔 Você sabia… você pode ver um dos templos astecas originais, o Templo Mayor, que está parcialmente enterrado no centro da Cidade do México

A sopa Sopa azteca consiste em caldo de galinha, tomate, alho, cebola e pimenta.

É servido com coberturas que incluem abacate, crema (creme de leite), pedaços de queijo de pasta mole chamado panela , ou queso oaxaca (queijo de Oaxaca), chicharrón (pele de porco frita) e tiras de tortilhas fritas.

O resultado final é um prato não só rico em sabor, mas que também proporciona uma experiência textural.

Na sopa azteca, a pegajosidade do queijo ao derreter no caldo quente, justaposta à crocância das tiras de tortilha, formam uma combinação deliciosa. [ Enviado por Nick Kembel da Fun World Facts ]

7. Sopa Menudo

Menudo é a banda dos anos 1980 da qual Ricky Martin participou e uma adorada sopa mexicana!

Pode ter outros nomes, como pancita (barriga, “estômago”) ou mole de panza (molho de estômago), pois o ingrediente principal é tripa (tripa ou estômago de vaca). Para quem consegue superar as tripas, a sopa menudo é rica e deliciosa.

Menudo é um prato comemorativo, frequentemente servido em casamentos mexicanos, grandes festas e ocasiões especiais. A razão é que o menudo exige muito tempo para preparar e cozinhar.

Entre os ingredientes do menudo tradicional estão tripa, maíz (canjica), limão, cebola, pimenta, orégano e muito mais.

8. Sopa de Lima

Sopa de lima é uma comida obrigatória de Yucatán ao visitar a Península de Yucatán , no México .

Uma das melhores comidas para experimentar ao viajar pela Península de Yucatán , no México , é uma sopa leve e saborosa chamada sopa de lima, que significa “sopa de limão”. Este é um dos alimentos mais clássicos e tradicionais de Yucatán.

Sopa de lima é uma sopa tradicional de Yucatán feita com frango e lima yucateca (um limão de tamanho maior, nativo de Yucatán).

Também utiliza temperos locais, cebola, tomate, às vezes pimentão vermelho e/ou amarelo e, por fim, é coberto com tiras de tortilha crocantes.

Um prato para todas as estações, a tradicional sopa de lima de Yucatán é uma opção farta e saudável para almoço e jantar.

Você pode encontrá-lo em quase todos os restaurantes ou cafés que tenham mesas e cadeiras para que você possa sentar e saborear sua sopa de limão.

Onde quer que você viaje no estado de Yucatán – seja a antiga cidade maia de Chichen Itza , os lagos cor-de-rosa de Las Coloradas ou as menos conhecidas ruínas de Ek Balam – você encontrará a tradicional sopa de lima em um restaurante próximo.

[Enviado por Soumya de Histórias de Soumya]

Alimentos mexicanos para o café da manhã: os melhores alimentos mexicanos

9. Conchas

As conchas estão entre os alimentos mais comuns no México, já que você pode encontrá-las no café da manhã em todo o país.

Existem muitas variações de pães doces ou pan dulce no México. De todos eles, não existe nenhum mais popular do que a concha, que significa “concha”.

Este tradicional doce de café da manhã recebe o nome de um padrão em forma de concha feito com açúcar que fica em cima do pão.

🍔 Curiosidade sobre a comida mexicana: Em 2016, o Concha Burger , feito pelos irmãos Bobby e Adrian Cruz, ganhou o Blended Burger Project da James Beard Foundation.

Conchas são um daqueles alimentos mexicanos que cruzaram a fronteira para os Estados Unidos.

Em áreas com grande população mexicana e mexicano-americana, como Los Angeles e Texas, muitas vezes você pode encontrar conchas em panaderías (padarias) e em restaurantes.

10. Huevos Rancheros

Huevos rancheros, que significa “ovos de rancho”, é um dos pratos tradicionais do café da manhã mexicano que chegou aos cardápios dos EUA.

Como já diz a palavra rancho no nome, este é um prato rústico, comumente consumido em fazendas. É farto e destina-se a manter os trabalhadores agrícolas saciados até a hora do almoço. Embora recheie, huevos rancheros é um prato simples.

Uma espécie de lasanha mexicana de café da manhã, consiste em uma ou duas tortilhas colocadas em um prato, feijão por cima e um ovo frito.

Em seguida, é tudo coberto com salsa, geralmente salsa roja (molho vermelho), e servido com mais tortilhas como acompanhamento.

11. Chilaquiles

Uma das melhores comidas tradicionais mexicanas que você pode comer são os chilaquiles (pronuncia-se chill-ah-kil-les).

Chilaquiles é um prato tradicional de café da manhã originado no México Central há centenas de anos. O que torna este prato tão bom é que ele pode ser preparado de várias maneiras.

Você pode pedir chilaquiles com salsa roja (molho vermelho), salsa verde (molho verde) ou ambos, e até mole .

Muitas vezes é feito com totopos (chips de tortilla) do dia anterior, para que os chips absorvam todo o molho; embora alguns lugares usem totopos frescos.

Os chilaquiles mexicanos tradicionais vêm apenas com batatas fritas e molho de sua escolha. A partir daí você pode adicionar ovos ou uma carne de sua preferência. São cobertos com crema (creme de leite), queijo esfarelado e rodelas de cebola branca.

Comemos chilaquiles diversas vezes no La Fondita, um dos melhores restaurantes de San Miguel de Allende .

Cada vez que comíamos lá, a comida era fresca e deliciosa. E os pratos eram enormes, então sempre saíamos recheados. [Enviado por Vicky de Buddy The Travelling Monkey]

12. Huevos Divorciados (Ovos Divorciados)

Um dos melhores nomes da comida mexicana – huevos divorciados, ou “ovos divorciados” – é também uma das receitas mexicanas mais fáceis de preparar.

Para quando você simplesmente não consegue decidir, existem os nomes hilariantes huevos divorciados, ou “ovos divorciados”.

Este e a maioria dos pratos de comida mexicana vêm com salsa de sua escolha, geralmente salsa roja (vermelha) ou salsa verde (verde) – mas também há o estilo divorciado, para o melhor dos dois mundos.

13. Molletes

Você encontrará molletes (pronuncia-se moy-yet-tays) em quase todos os cardápios de café da manhã em todo o México. O prato molletes é bastante simples e basicamente apenas um sanduíche aberto de café da manhã.

Um prato tradicional de café da manhã mollete consiste em um pãozinho cortado ao meio no sentido do comprimento. É untado com purê de feijão preto e o queijo é derretido por cima.

Muitos lugares colocam uma guarnição por cima, como o pico de gallo, e alguns molletes mexicanos também vêm com presunto em cubos ou ovo frito.

Comidas e lanches de rua mexicanos: as melhores comidas do México

14. Elogar

Elote é comum no cenário da comida de rua, e você pode acompanhar com um Jarritos , um dos refrigerantes mexicanos mais populares. (Foto: Jarritos Mexican Soda via Unsplash )

Elote é simplesmente espiga de milho. No entanto, o México eleva o nível e cobre uma espiga de milho grelhada com maionese, queijo cotija , pimenta em pó e um pouco de suco de limão fresco.

A comida de rua é tão apreciada que chegou aos cardápios de restaurantes mexicanos nos Estados Unidos e em outros lugares.

E o que há para não amar na tradicional elote mexicana!? É portátil e tem sabores defumados, picantes e salgados que combinam bem com o milho doce.

Você pode comê-lo na esquina durante uma pausa no passeio e encontrá-lo nos mercados locais – ou comprar este “antojito” nas barracas de rua para um lanche noturno. [Enviado por Bernadette Young da Book Retreats ]

🤔 O que são antojitos mexicanos?

Antojitos significa “pequenos desejos” e são basicamente um aperitivo ou um pequeno lanche. Um jantar tradicional no México começará com antojitos.

Alguns dos mais comuns incluem gorditas, empanadas e sopes, embora até tacos e elote possam ser considerados um antojito no México.

15. Esquites

Uma comida de rua popular no México, você encontrará esquites em qualquer lugar com muito tráfego de pedestres.

Você deve ter notado que esta lista carece de muitas opções veganas e vegetarianas. Você está certo – a maioria dos alimentos mexicanos não são conhecidos por serem veganos ou vegetarianos.

No entanto, os esquites são um dos poucos pratos mexicanos autênticos que podem ser adequados tanto para veganos como para vegetarianos.

🌽 O que são esquites?

Resumindo, são iguais ao elote – mas o milho é servido em uma xícara para que você possa comê-lo com uma colher. Como está em uma xícara, você pode adicionar ainda mais coberturas, como nozes de milho e batatas fritas amassadas.

Na Cidade do México, você pode comprar esquites con tuetano, um prato rico com grãos de milho e medula óssea.

A forma mais simples e saudável de comer esquites é apenas os grãos de milho cozidos com um pouco de sal, um pouco de suco de limão fresco e pimenta em pó.

Porém, muitos optam pela forma mais tradicional, que é adicionar uma camada de maionese e queijo branco ralado ao milho.

🌭 Na hora de pegar seus esquites, fique atento às bandeiras, ou “engrenagens de milho mexicanas”. Essas duas são uma ótima combinação de comida de carnaval!

Esquites é um alimento versátil, que pode ser preparado de forma saudável ou não tão saudável. Dependendo do que você adicionar, pode ser uma refeição recheada ou um lanche mexicano vegano leve.

Eles são uma das comidas de rua mais comuns e melhores do México. Você os encontrará em parques, mercados e nas esquinas de muitas cidades.

Eles são especialmente populares em destinos no centro do México, como Cidade do México , Querétaro e Valle de Bravo , onde era basicamente meu jantar todas as noites durante uma semana! [Enviado por Isabella de Let’s Travel to Mexico]

16. Huaraches

Huaraches, a comida, compartilham seu nome com os sapatos huarache mexicanos – e também compartilham seu formato. Na verdade, o huarache que você come recebe esse nome por causa de seu formato oval, que lembra o sapato huarache .

Os tradicionais huaraches mexicanos são feitos com masa (massa de milho) e têm uma forma oval.

Qualquer combinação de ingredientes pode ser colocada por cima, mas normalmente você encontrará alguma combinação de carne, queijo, feijão frito, alface crema (creme de leite), tomate, cebola picada e coentro. 

17. Tlayuda

Pizza mexicana

Tlayudas às vezes são chamadas de pizza mexicana. O melhor lugar para experimentar uma autêntica tlayuda no México é no estado de Oaxaca , nos mercados locais ou em vendedores ambulantes.

Tlayudas (pronuncia-se tuh-lie-you-dahs) são a melhor e mais típica comida de rua de Oaxaca , um estado no sul do México.

Se você estiver na cidade de Oaxaca ou nas praias de Oaxaca , não deve sair sem experimentar um (ou três!) Dos vendedores ambulantes ou restaurantes locais.

Como muitas comidas mexicanas, os tlayudas começam com uma tortilha; neste caso, uma tortilha gigante do tamanho de um prato.

À medida que a tortilha esquenta no fogão , uma fina camada de purê de pasta de feijão e queijo pegajoso de Oaxaca é adicionada. Depois de cozinhar, cubra os vegetais e dobre-os.

Você pode deixar apenas feijão, queijo e vegetais, ou adicionar carne. As opções mais populares são chouriço (linguiça vermelha), tasajo (carne salgada e curada) e cecina (carne de porco salgada e curada).

Embora seja uma comida de rua tradicional de Oaxaca, você também encontrará tlayudas em muitos dos melhores restaurantes de Oaxaca . [Enviado por Julien Casanova de Cultures Traveled]

18. Empanadas

As empanadas mexicanas são um tipo de torta ou torta artesanal, geralmente recheada com carnes, vegetais e queijos.

São uma comida comum em Oaxaca , onde você pode experimentar empanadas de mole amarillo, uma das favoritas locais recheadas com frango desfiado com molho amarelo mole.

As empanadas são comuns em toda a América Latina, especialmente na Argentina e na Colômbia, mas muitas culturas têm uma torta artesanal.

Há o pastel da Cornualha no Reino Unido, os hambúrgueres de carne jamaicanos, um prato favorito da culinária tradicional jamaicana , o piroshki na Rússia e na Ucrânia e o pastel de guayaba (pastelaria de goiaba), que é imperdível quando se viaja para Cuba .

🥟 Molotes mexicanos

No México, existem alguns tipos de empanadas. O primeiro tipo é a empanada em formato de meia-lua, que você verá com mais frequência como comida de rua para levar.

O molote é outro tipo, e é mais um alimento em forma de charuto, muitas vezes servido em restaurantes como aperitivo.

19. Gorditas

A gordita, que significa “garota gordinha” em inglês, é um dos heróis anônimos da autêntica comida de rua mexicana.

É originário do norte do país, mas também é uma comida de rua popular no estado de Querétaro , localizado no centro do México.

Como muitos pratos mexicanos, a gordita é uma variação de uma tortilha recheada com ingredientes diversos.

Aqui você obterá uma tortilha grossa, semelhante a uma pita ou arepa. O pão pequeno e redondo é aberto para formar um bolso e, por fim, recheado com o recheio de sua escolha.

Tradicionalmente, as gorditas são recheadas com chicharron (pele de porco frita), mas você pode encontrá-las com tinga de pollo (ensopado de frango), carnitas (carne de porco confitada) e muito mais.

Depois de recheadas com seu recheio favorito, as gorditas podem ser fritas, grelhadas ou assadas, dependendo da região do México em que você estiver. 

Um dos melhores lugares para experimentar gorditas é o belo Bernal pueblo magico (que significa “cidade mágica”), onde eles têm uma versão única desta popular comida de rua.

Feitos com farinha de milho preto, esses salgadinhos marcantes são conhecidos como gorditas negritos e são uma especialidade regional. [Enviado por Kelli de The Vanabond Tales]

20. Tlacoyos

Os tlacoyos estão entre as comidas tradicionais da Cidade do México que você só encontrará lá – um bom motivo para visitar a Cidade do México ! (Foto: comida popular do México via Canva )

Tlacoyos são uma das melhores comidas da Cidade do México e, na verdade, apenas algo que você encontrará vendido nas ruas. Este é um alimento básico de rua da Cidade do México , que tem uma história que remonta antes mesmo dos astecas.

Tlacoyos (pronuncia-se tla-coy-yos), não são apenas uma das melhores comidas de rua tradicionais da Cidade do México , mas também um dos mais antigos antojitos mexicanos ainda apreciados hoje! Antojitos, que significa “pequenos desejos”, refere-se a lanches ou aperitivos mexicanos de rua.

Feita com masa (massa de fubá) azul ou amarela, a tortilha em formato de bola de futebol dos tlacoyos é muito mais grossa que uma tortilha de taco.

Os vendedores recheiam a massa com qualquer combinação de feijão ou fava, batata, chicharron (torresmo) e um queijo mexicano cremoso chamado requesón.

Em seguida, são fritos a seco em grelhas grandes, de forma que a parte externa fique crocante, enquanto a parte interna permanece macia e pastosa – o fator chave para sua delícia.

As coberturas mais comumente adicionadas incluem nopal (cacto), cebola, coentro, queijo esfarelado e, claro, salsa. [Enviado por Denise da Chef Denise]

21. Chicharrón Preparado

Chicharrónes preparados estão entre os lanches populares no México. (Foto: Victoria Castillero via Flickr )

Com tantos pratos à base de carne de porco para experimentar no México, os chicharrones preparados, ou “chicharron preparado”, podem parecer comuns, mas não são!

Depois de entender  o que são chicharrones , você entenderá rapidamente por que os chicharrones preparados são uma ideia tão genial.

🤔 Então, o que são chicharrones preparados?

Eles são uma comida de rua apreciada na cidade mexicana que, à primeira vista, parece uma pizza quadrada coberta com vegetais.

Porém, em vez de ser massa de pizza, é um grande chicharron de harina , que é uma base retangular feita de farinha de milho frita que incha quando frita.

O chicharron de harina cozido é coberto com repolho ralado, tomate, abacate fatiado, queijo ralado, pimentão jalapeño e crema (creme de leite).

Muitos também adicionam uma porção generosa de molho picante Valentina e suco de limão fresco para finalizar.

Os chilangos (moradores da Cidade do México) costumam saborear chicharrones preparados como lanche do meio-dia, então você verá longas filas nas barracas de rua durante a hora do almoço.

Quando estiver na Cidade do México , fique atento a um dos muitos vendedores ambulantes que oferecem este delicioso lanche mexicano. [Enviado por Dan da Layer Culture]

22. Chapulines

Uma das melhores comidas de Oaxaca , os chapulines estão entre os petiscos de rua mais apreciados no México.

Se você estiver passeando pelas ruas da Cidade do México ou da cidade de Oaxaca , poderá encontrar uma comida de rua de aparência peculiar – chapulines ou gafanhotos em inglês.

Esses petiscos pequenos são torrados em uma comal , um tipo de chapa plana popular no México, e depois temperados com alho, suco de limão, sal e pimenta.

Embora não seja a comida mais apreciada no México, os chapulines na verdade têm gosto de sal e vinagre.

No entanto, em comparação com os chips de sal e vinagre, os chapulines oferecem muito mais proteínas, por isso muitos os considerariam um lanche mais saudável.

Em termos de textura, são um pouco crocantes por fora e macios por dentro.

Embora você possa encontrar gafanhotos chapulinos em todo o México (e até mesmo em alguns lugares na  Guatemala ), eles são mais populares no estado de Oaxaca .

Você os encontrará vendidos por quilo em vendedores ambulantes e em mercados (mercados), e geralmente também pode conseguir chapulines em eventos esportivos. [Enviado por Sean do Living Out Lau]

23. Guacamole com Chapulines

Chapulines conferem textura crocante ao guacamole, sem alterar o sabor.

Se a ideia de comer gafanhotos parece um pouco exagerada, você pode dar passos de bebê!

Em muitos restaurantes em todo o México Central, você encontrará guacamole com gafanhotos chapulines. Eles adicionam uma bela textura crocante ao guacamole, sem alterar seu sabor. 

🐞 Outros insetos consumidos no México

Entomofagia é o termo técnico para comer insetos e tem sido praticada no México (e em grande parte do mundo) há milhares de anos.

Como os insetos fornecem um alimento com baixo teor de gordura e alto teor de proteínas, produzido em grandes quantidades, a dieta pré-hispânica incluía insetos, como os chapulinos, mas também estes:

  • Gusanos de maguey: minhocas Gusano, as mesmas que você vê em uma garrafa de tequila
  • Hormigas chicatanas: formigas grandes e aladas
  • Escamoles: Larvas de formiga, às vezes carinhosamente chamadas de “caviar mexicano” ou ovos de formiga

Sanduíches mexicanos: os melhores alimentos do México

24. Tortas

Um dos ditados mais famosos dos mexicanos é sobre como garantir sua dose diária de vitamina T – o T, claro, significa tacos, mas também tamales e tortas.

No que diz respeito à comida de rua no México, a torta (sanduíche) é tão importante quanto o taco. Embora os tacos sejam um dos alimentos mais comuns no almoço mexicano, muitos comem tortas no café da manhã.

Diferentes tortas são populares em diferentes partes do México, mas todas tendem a usar o mesmo pão bolillo. Este é um pãozinho macio e um dos pães mexicanos mais famosos.

Na Cidade do México , por exemplo, um dos principais itens do café da manhã para viagem é a guajolota, uma torta com tamal dentro.

A Península de Yucatán oferece cochinita pibil tortas, por ser a carne mais popular da região. Onde quer que você esteja no México, experimente uma torta recheada com uma das comidas locais.

25. Tortas Ahogadas (sanduíches afogados)

Como acabamos de mencionar, a comida mexicana é regional e você encontrará diferentes tortas em diferentes partes do México.

A torta ahogada, que significa “torta afogada”, é comum no estado de Jalisco, principalmente em torno de sua capital, Guadalajara .

Semelhante a um sanduíche francês, as tortas ahogadas são “afogadas” em molho e você pode querer comê-las com garfo e faca.

São compostos por um recheio, geralmente porco frito, frango, queijo ou feijão, pão birote salado de Guadalajara e, por último, cobertos com salsa roja (molho vermelho).

26. Cemitas Poblanas

Cemitas são basicamente sanduíches gigantescos que contêm praticamente tudo!

Às vezes, você verá esses sanduíches monstruosos chamados cemitas poblanas – a parte “poblanas” indicando que são uma especialidade culinária do estado de Puebla, no México .

Puebla é uma das capitais gastronômicas do México, conhecida por tacos arabes, molotes, chalupas, mole poblano e cemitas.

Uma cemita tradicional contém milanesa (filé de frango ou porco à milanesa), queso oaxaca , abacate, cerdo (fatias de presunto) e muito mais, tudo servido em um pãozinho cemita, que contém sementes de gergelim.

Alimentos diários do México

27. Enchiladas e Enmoladas

Você não precisa ter visitado o México para ter ouvido falar de enchilada – que são tortilhas enroladas como um charuto, às vezes recheadas com carne, queijo ou vegetais e depois cobertas com molho.

No entanto, você já ouviu falar do irmão menos conhecido da enchilada no sul do México?!

🍽 Enmoladas

Assim como as enchiladas, o prato enmolada é feito com tortilhas de milho enroladas, às vezes recheadas, às vezes não, que são regadas com molho mole (pronuncia-se moe-lay), em vez de salsa.

As tradicionais enmoladas mexicanas costumam ser servidas com queso fresco (queijo fresco) por cima.

Mole é um molho rico e uma das comidas mexicanas mais típicas de Oaxaca , que adiciona uma nova profundidade de sabor que você não consegue com enchiladas.

São esses sete moles de Oaxaca , mas as enmoladas costumam ser servidas com mole negro, mole poblano ou mole coloradito.

As enmoladas são um dos alimentos básicos do café da manhã em Oaxaca .

São decididamente saborosos, com um toque de especiarias e doçura das pimentas, do cacau (chocolate), das frutas e dos pães torrados na toupeira. As enmoladas costumam ser recheadas com frango desfiado, queijo ou vegetais.

🫘 Enfrijoladas

Outra variação popular são as enfrijoladas. Como a palavra frijol (que significa “feijão”) no nome pode ter sugerido, essas enchiladas são cobertas com purê de feijão, em vez de molho ou toupeira.

Para quem não quer a doçura da toupeira, as enfrijoladas funcionam perfeitamente.

28. Papadzules

Você encontrará papadzules em cardápios de cidades como Mérida e Valladolid , mas não muitos fora do estado de Yucatán .

Papadzules (pronuncia-se pa-pawed-zool-es) é um prato tradicional de Yucatán que você provavelmente nunca verá em um menu fora de cidades como Mérida, no México, na Península de Yucatán .

É um antigo prato maia consumido em Yucatán desde os tempos pré-hispânicos.

A receita tradicional de papadzules consiste em tortilhas de milho aquecidas, recheadas com ovos cozidos. Eles são então mergulhados em um molho verde cremoso feito de sementes de pepita (abóbora) e uma erva frondosa mexicana chamada epazote .

Para contrastar a riqueza, adiciona-se um molho de tomate por cima para dar um pouco de acidez e brilho. O produto final parece uma enchilada, mas os sabores são muito mais suaves e delicados.

Quanto às melhores comidas vegetarianas tradicionais do México – esta é uma delas!

Em vez de pedir papadzules de um cardápio, por que não tentar prepará-los você mesmo?

Fazer uma aula de culinária é uma das melhores coisas para fazer em Mérida , pois você pode desfrutar de uma refeição deliciosa, visitar um mercado local (mercado), aprender sobre ingredientes tradicionais e ser convidado para a casa de um morador local.

Além disso, você terá uma receita que poderá replicar em casa, que é sem dúvida um dos melhores souvenirs de viagem que você pode encontrar.

🧑‍🍳 Quer fazer uma aula de culinária em Mérida?

Confira a aula de culinária de Mérida e o tour pelo mercado . Com uma classificação impressionante de 4,97/5 estrelas, é uma das melhores coisas para fazer em Mérida . [Enviado por Katie Diederichs de Two Wandering Soles]

29. Tostadas

Tostadas são essencialmente tacos abertos. Ao contrário do taco dobrado, as tostadas são fritas e planas, com o “recheio” do taco apenas colocado por cima.

Você pode encontrar tostadas no México em todo o país, mas elas tendem a ser muito comuns em cidades costeiras, onde você encontrará tostadas de frutos do mar frescos. No bairro de Coyoacán

, na Cidade do México – onde você encontra o Museu Frida Kahlo – há um mercado conhecido especificamente por suas tostadas.

O Mercado de Coyoacán é considerado como tendo as melhores tostadas da Cidade do México, imperdíveis em qualquer roteiro da Cidade do México .

30. Quesadilhas

Homem cozinhando um taco em uma grande superfície circular

A quesadilla tem uma receita bem fácil – com apenas uma tortilha e recheio aquecido no comal.

As quesadillas mexicanas tradicionais variam um pouco dependendo de onde você as come.

No entanto, a forma mais comum é esta: metade de uma tortilha grande é recheada com carne, vegetais e queijo de sua escolha (embora nem sempre, como você verá abaixo) e depois dobrada.

Depois de preparada a quesadilla, ela é colocada no forno por mais um pouco para dar um toque crocante à tortilha. Isso também ajuda a derreter ainda mais o queijo.

Agora, sobre este grande debate que assola o México, sobre se as quesadillas têm ou não queijo.

🧀 Quesadillas da Cidade do México não têm queijo

In Mexico City, you have to order a quesadilla con queso, meaning “quesadilla with cheese,” if you want cheese.

Yes, this seems bizarre, and there’s even memes about this heated debate between chilangos (Mexico City locals) and the rest of the country.

Here, the quesadillas are either fried or cooked on a flat-top cooking comal.

You can get them stuffed with everything from tinga de pollo (shredded, BBQ chicken) to huitlacoche (corn smut AKA Mexican truffle).

However, remember to order yours “con queso” if you want queso in your quesadilla!

Types of Mexican Cheeses

Quesadillas usually come stuffed with queso oaxaca (Oaxaca cheese, also called quesillo). This is a soft string cheese that comes in a ball, similar to a ball of fresh mozzarella.

While this may be the most popular of all authentic Mexican cheese varieties, there are others, like these ⤵

  • Queso Fresco: Meaning “fresh cheese,” queso fresco is soft, moist, and crumbly, making it the perfect cheese for sprinkling over different foods.
  • Queso Panela: Similar in texture to feta cheese, but with a much milder flavor.
  • Queso Chihuahua: A soft, white cheese, similar in taste to manchego, which originates in the Mexican state of Chihuahua.
  • Queso de Bola: Similar to edam cheese, queso de bola, or “ball of cheese,” is popular in the Yucatan Peninsula, and a common topping for marquesitas.
  • Requeson: Essentially a Mexican cheese version of the Italian ricotta cheese, which are both made with whey.
  • Queso Cotija: Cotija cheese comes from the pueblo of Cotija in Michoacán state. It is an aged cheese with a salty flavor, making it an ideal topping for everything from enchiladas to elote.

31. Flautas

Flautas, known as taquitos in the U.S., are tacos that have been rolled like cigars, and then fried. They can be filled with anything from meat to cheese and veggies.

In Mexico, you might also see flautas called tacos dorados, depending on what part of the country you’re in.

🌮 Flautas Ahogadas

There are two kinds of Mexican flautas you’ll find — traditional flautas and flautas ahogadas, or “drowned flautas.”

With the standard type, your flautas come topped with crema (sour cream), lettuce and shredded cheese, while flautas ahogadas come “drowned” in salsa.

32. Tamales

A tamal, spelled tamale in English, is a traditional Mexican dish that’s often served from street vendors at the side of roads.

Early in the morning in Mexico City, you will often find rows of people lining up to grab themselves a tamal before heading out to work. 

Tamales are made from masa, the same maize dough also used to make corn tortillas. The masa mixture is then wrapped in a corn husk or banana leaf, and steamed. The leaf then acts as a plate for eating the tamales.

Tamales are the ultimate Mexican comfort food and come in a wide variety of flavors and can be filled with meats, cheeses or vegetables.

When planning your Mexico City itinerary, make sure to try a tamale verde, which is covered in a rich, green chili salsa. [Submitted by Ben of Ticket 4 Two Please]

🫔 Mexican Tamal Fun Facts

Tamales in Central Mexico made with a corn husk. However, tamales in Oaxaca State are made with a banana leaf, and called tamales hojas (leaf tamales) or tamales oaxaqueños (oaxaca tamales).

In traditional Yucatan food, there are several types of banana leaf tamales as well. These include vaporcitos, pib, brazo de reina and tamales colados.

Best Mexico Food Meals

33. Burritos

Besides the taco, burritos are the second most beloved of all Mexico foods. In Spanish, burrito means “little donkey,” an animal you’ll find on farms and ranches throughout Mexico.

Burritos are especially popular in Northern Mexico, an area with a lot of mountains, ranches and cattle farms.

In fact, the best burritos in Mexico come from the north, in cities like Monterrey and Santiago.

When in Northern Mexico, you’ll find burritos norteños, which are made with giant tortillas — often even bigger than the Chipotle tortillas, if you can imagine that.

Don’t believe me? Check out the Burritos episode of Netflix’s Taco Chronicles (Season 2, Episode 5) to see the authentic Mexican burritos norteños for yourself.

🌯 Popular Burrito Variations

  • Chimichanga: A deep fried burrito, and a Tex-Mex food staple.
  • Dorado Style Burrito: Instead of being fried like the chimichanga, this burrito is placed on a plancha (cook top) after it’s prepared so the tortilla crisps up a bit.
  • Wet Burrito: A burrito served covered in salsa, often eaten with a knife and fork.
  • California Burrito: A burrito with french fries inside, often in place of the beans and rice, but some California burritos have all three.

34. Fajitas

Fajitas are a Tex-Mex food classic, which may even be more popular in the U.S. than in Mexico.

No México, a palavra fajita na verdade se refere mais a um corte de bife em fatias ou tiras longas e finas, mais do que a um prato ou preparação. Em qualquer supermercado mexicano, você verá frequentemente carne de fajita à venda.

Quando você vê as fajitas mexicanas como prato, é semelhante ao que você comeria nos EUA; um prato de tiras de carne, com cebola salteada e pimentão.

No México, você obteria um tipo especial de cebola mexicana com suas fajitas – cebollita cambray, que significa “cebola galesa” – e é semelhante a uma cebolinha.

🥩 Alambres Mexicanos

Se você deseja fajitas no México e não as vê no menu, procure por alambre.

O tradicional alambre mexicano é semelhante às fajitas e vem servido em um prato com pedaços de carne salteados, cebola, pimentão, queijo derretido e tortilhas como acompanhamento.

35. Cochinita Pibil

três tacos de carne num prato

Cochinita é um alimento tradicional mexicano da Península de Yucatán .

A comida mexicana é uma verdadeira expressão da cultura local e um grande motivo de orgulho, tendo sido considerada Património Mundial da UNESCO.

A culinária no México é muito regional, dependendo do que está disponível para ser adquirido localmente.

Entre os melhores alimentos da Península de Yucatán, no México , a cochinita pibil (leitão) não é apenas típica da região, mas um dos pratos mais tradicionais do mundo .

Você pode obtê-lo fora da península, mas este é definitivamente um alimento de Yucatán, já que todos os ingredientes vêm de lá.

O que é cochinita pibil?

Cochinita pibil é uma carne de porco assada lentamente, cozida no suco da naranja agria (laranja azeda, também chamada de laranja azeda de Sevilha), que cresce selvagem em Yucatán.

Tem um sabor mais amargo do que uma laranja normal, mas é perfeita para uma marinada azeda.

A receita tradicional da cochinita pibil também pede achiote ( pó de sementes de urucum ), que dá ao prato sua cor avermelhada.

Para cozinhar, a carne é embrulhada em folhas de bananeira e depois assada lentamente em um forno subterrâneo chamado pib – daí o “pib” em cochinita pibil.

A forma tradicional de comer cochinita é coberta com cebola roxa em conserva e molho habanero.

A pimenta habanero também cresce localmente e é muito picante. Você pode encontrar de tudo, desde tacos a tortas, ou os mais tradicionais panuchos e salbutes , duas variações da tortilha. [Enviado por Lori do Travlin Mad]

🍽️ Outros devem experimentar alimentos básicos de Yucatán

  • Poc chuc : carne de porco marinada e grelhada)
  • Frijoles puercos (ou frijol con puerco): carne de porco mexicana e feijão
  • Papadzules (enchiladas de ovo)
  • Brazo de reina: Um tipo de tamal de Yucatán
  • Marquesitas : crepes de sobremesa

36. Machaca

Machaca é uma das coisas mais fáceis de conseguir fora do México – e você pode comprar algumas aqui na Amazon!

É uma carne seca, geralmente bovina ou suína temperada, que é reidratada antes de ser cozida. A preparação mais comum é o popular prato de café da manhã, machaca con huevo (machaca com ovo).

Machaca é popular no norte do México, mas você também pode encontrá-la na culinária do sudoeste dos EUA.

A comida do sudoeste é uma fusão culinária semelhante à Tex-Mex, mas com influências do Arizona e do Novo México, especialmente os ingredientes das chamadas “três irmãs”: milho, abóbora e feijão.

Se machaca soa bem, você também vai adorar discada norteña (mistura de carne), tasajo (bife de carne seca e salgada) e cecina (bife de porco seco e salgado).

37. Carnitas (confit de porco mexicano)

pilha de carne para tacos carnitas

Carnitas são uma das comidas mais tradicionais do México do estado de Michoacán.

A carne de carnitas é essencialmente confitada de porco frito – o que significa que a carne de porco é cozida em sua própria gordura e banha. Embora ninguém diga que isso é saudável, certamente é delicioso e é um dos tipos de carne de taco mais apreciados.

Alguns chamam de carnitas o equivalente tradicional mexicano da carne de porco desfiada, porque a carne é frita em pedaços grandes e desfiada após o cozimento.

A paleta de porco é o corte mais utilizado, pois seu alto teor de gordura produz as melhores carnitas. Esta preparação de carne suína está mais associada ao estado de Michoacán, no México.

Lá, a carne é cozida em uma grande panela de cobre cazo de cobre em fogo aberto. Os artesãos de cobre em Michoacán fazem esses potes à mão há séculos e dizem que realçam o sabor.

38. Salpicon de Res

Embora existam diferentes preparações do tradicional salpicão mexicano, é basicamente um prato de carne desfiada que geralmente é servido frio, junto com vegetais diferentes.

Você pode pensar nisso como uma salada mexicana, porque geralmente é feita com tomate, abacate, cebola, rabanete e coentro.

A preparação mais comum é salpicón de res, que significa “salpicon de carne”.

Nas cidades litorâneas mexicanas do litoral, você pode encontrar salpicón de jaiba (caranguejo) e salpicón de pescado (peixe) – ambos pratos refrescantes em um dia quente.

🦌Tzic de Venado

Na Península de Yucatán, existe outra versão popular de salpicon, chamada tzic de venado (às vezes escrito dzic de venado). A palavra venado significa veado, pois esse tipo de salpicão é feito com carne de veado (veado).

Às vezes é chamado de salpicón yucateco ou salpicón estilo yucatan, que significa “salpicon estilo Yucatán”, já que você raramente o encontrará fora de cidades de Yucatán como Mérida , Valladolid , Izamal e Campeche City .

Prato Nacional do México: Melhores Comidas do México

With such a rich food culture, there wasn’t enough room for just one. That’s right — Mexico has two national dishes!

One of available year-round, mole, while the other chile en nogada, is often only made around Mexican Independence Day on September 16.

39. Mole

Without a doubt, one of the best things to eat in Mexico is mole (pronounced moe-lay).

Mole is actually both a marinade and a Mexican sauce. It can be eaten on it’s own or with many different types of dishes, like enmoladas, which are enchiladas covered in mole sauce.

30 Best Oaxaca Foods and Drinks You Need to Try

Mole is made from various spices, dried fruits, nuts, and even chocolate, so not all Mexican moles are the same.

Some moles have up to 30 ingredients, though 12-15 is more common. A rich, flavorful dish, mole can take days to prepare and cook.

Mole is most associated with the state of Oaxaca, Mexico, though as the national dish of Mexico, it’s also made in other states.

There are seven moles of Oaxaca: mole negro, mole poblano, mole verde, mole amarillo, mole coloradito, mole manchamantel and mole chichilo. 

🍽 If you love mole, you’ll also want to try pepián. You can find it in some places in Mexico, namely the state of Puebla, but it’s also popular in Mexico’s neighboring country of Guatemala.

Some types of mole are spicier than others, while some are actually very sweet. Depending on the dish you’re eating and the region you’re in, you can try a variety of mole in Mexico.

In fact, if you do one of the popular food tours in Oaxaca, you’ll likely taste several types of mole. [Submitted by Bailey of Destinationless Travel]

40. Chile en Nogada

Chile en nogada is one of the most unusual, yet most delicious Mexican foods.

It is considered a patriotic dish, as the green, white and red colors mirror the colors of the Mexican flag, which is why chiles en nogada are usually only available around the Mexican Independence Day holiday.

The dish consists of a giant, non-spicy poblano chili pepper, lightly battered, and stuffed with a meat and fruit picadillo hash. Although the sweetness may sound unusual, the combo works perfectly.

The dish is topped with a creamy walnut based cream sauce, parsley and pomegranate seeds.

The origins of chile en nogada are unknown, but some say it was invented by nuns at a Puebla, Mexico convent to impress an important general visiting town.

No entanto, José Luis Juárez López, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, diz que foi feito antes disso. Uma coisa é certa, o chile en nogada vem de Puebla.

Para um dos melhores chiles en nogada mexicanos tradicionais, vá ao restaurante Fonda Tipicana la Poblana em Puebla. Experimentar esta é uma das melhores coisas para fazer em Puebla se você visitar em setembro. [Enviado por Rose de Where Goes Rose]

Pratos de frutos do mar do México : os melhores alimentos do México

41. Aguachile

Diz-se que Aguachile, que significa “pimentão aquático”, foi criado na costa oeste do México.

Embora seja originário de lugares como a Península da Baixa Califórnia e o estado de Sinaloa (onde fica a cidade litorânea de Mazatlán ), agora você pode encontrá-lo na maioria das cidades costeiras mexicanas.

O tradicional aguachile mexicano é primo do ceviche, por ser um prato de frutos do mar servido frio.

Assim como o ceviche, o camarão é “desnaturado” em uma mistura de suco de limão, pimenta, sal, coentro e muito mais. É servido num prato com rodelas de pepino, às vezes cebola crua e bastante pimenta. 

🤔 O que é desnaturação?

Alguns dizem incorretamente que ceviche e aguachile são “cozidos” em suco cítrico, mas isso não é exato – pois cozinhar algo significa que foi usado calor.

Como nenhum calor é aplicado ao aguachile, o processo de desnaturação faz com que o camarão não seja cru, mas também não seja cozido.

42. Tacos de camarão Baja e tacos de peixe Baja

Os tacos de camarão Baja são uma preparação tradicional de taco do México na Península da Baixa Califórnia .

Diz-se que os tacos estilo baja, que significa “tacos estilo Baja”, foram inventados em Ensenada, no México , uma cidade do surf não muito longe dos EUA.

Eles são feitos por moradores locais em lojas de tacos à beira-mar desde a década de 1950 e agora são populares em todo o mundo.

🥗 Curiosidade sobre a comida mexicana: A salada César foi inventada na Baixa Califórnia ! Foi inventado por César Cardini, que o fez pela primeira vez em 1924 no Hotel César em Tijuana, México, de sua propriedade.

O taco Baja padrão vem com peixe frito (tacos de pescado) ou camarão frito (tacos de camarón).

Em seguida, são cobertos com salada de repolho e coentro, molho e um pouco de limão fresco; embora às vezes também tenham abacate.

Os tacos da Baja Mexico são geralmente embrulhados em uma tortilha de farinha.

🌮 Tacos mexicanos adicionais de frutos do mar

  • Tacos de peixe de Sinaloa: No estado de Sinaloa, que abriga a famosa cidade litorânea mexicana de Mazatlán, no México , não perca os tacos gobernador (peixe coberto com queijo derretido e bacon).
  • Nayarit Fish Tacos: No estado de Nayarit, que abriga a famosa cidade mexicana de surf de Sayulita, no México , não perca os tacos de pescado zarandeado (tacos de peixe para churrasco).
  • Tacos de Peixe da Península de Yucatán: Em alguns lugares da Península de Yucatán , você encontrará tacos de pescado tikin xik (peixe cozido com molho de achiote).

43. Ceviche Mexicano

Ceviche mexicano servido em tostada – duas opções famosas de comida mexicana combinadas!

O México tem 9.300 quilômetros de costa, então frutos do mar frescos são um alimento básico – embora nem sempre sejam conhecidos pelos frutos do mar. Dos pratos mexicanos de frutos do mar mais apreciados, está o ceviche .

Para quem está se perguntando: O que é ceviche?, aqui está sua resposta:

O ceviche mexicano (pronuncia-se seh-vee-chay) é feito com peixe, camarão, polvo ou ceviche mixto, com os três.

É cortado em pedaços pequenos, colocado em uma tigela e regado com suco de limão fresco para cobrir tudo, depois são adicionados coentro, tomate picado e cebola, e às vezes até pepino.

É aqui que acontece a magia do ceviche: o suco do limão desnatura os frutos do mar.

Conforme mencionado acima, a desnaturação tira as qualidades cruas do peixe, tornando-o mais firme como faria no cozimento, mas sem o uso de calor.

O prato é servido frio e é uma refeição refrescante em um dia quente visitando qualquer uma das melhores cidades litorâneas do México .

Ele virá com uma cesta de totopos, como são chamados os chips de tortilla no México. Você pode adicionar molho picante ao seu gosto.

44. Marlin Ahumado (Marlin Defumado)

Marlín ahumado é um prato famoso que muitos nem imaginam que encontrariam no México! No entanto, este peixe marlin defumado é um dos alimentos mexicanos mais populares de Mazatlan e um dos melhores pratos mexicanos de frutos do mar.

É comumente servido como tacos, tostadas, quesadillas ou como molho de peixe defumado.

🐟 Pescado Zarandeado

Adora peixe defumado e grelhado?

Pescado zarandeado (ou “peixe batido”) é um dos melhores pratos mexicanos para os amantes de frutos do mar. É especialmente popular na costa do Pacífico do México, em lugares como Puerto Vallarta , Sayulita e Estado de Sinaloa.

O pescado zarandeado pode ser feito com diversos tipos de peixes, desde o pargo até o robalo.

O peixe é dividido longitudinalmente e depois coberto com uma mistura de maionese, molho Maggi (um alimento básico da culinária mexicana), vários pimentões, cebolas, alho e muito mais, e depois grelhado ou assado.

45. Camarones al Coco (camarão de coco)

Camarones al coco com coco extra – um alimento que o México não inventou, mas adotou como seu!

Camarões de coco, conhecidos como camarones al coco, definitivamente chegaram aos restaurantes dos EUA – então este pode ser familiar.

Embora se diga que o camarão de coco foi inventado na Ásia, você o encontrará na maioria das cidades costeiras mexicanas, onde pode obter camarão direto do mar. 

🥥 Você é fã de coco? Fique atento às cocadas (às vezes chamadas de beijos de coco), um doce de coco que os mexicanos adoram!

Os coqueiros também são encontrados em todo o México, especialmente no litoral.

Como os ingredientes são tão fáceis de obter, você verá camarones al coco em restaurantes e barracas de frutos do mar em todas as melhores cidades litorâneas do México – de Puerto Vallarta , Cabo San Lucas a Tulum !

🌶️🍤 Camarones a la Diabla

Para um prato mexicano de camarão mais apimentado, há camarones a la diabla, ou “camarão do diabo”. O camarão apimentado mexicano é um camarão coberto com um molho espesso de pimenta vermelha.

Pode ser feito com qualquer pimenta mexicana seca que você desejar, incluindo chile de arbol , chili ancho e chili guajillo .

Sobremesa no México : Melhores Comidas Mexicanas

46. ​​Churros

Ao fazer uma lista das comidas famosas do México, não há como deixar de lado os churros!

Curiosamente, os churros na verdade se originaram na Espanha e foram trazidos pelos conquistadores espanhóis, embora sejam hoje uma das melhores e mais requintadas sobremesas mexicanas.

A versão padrão do churros é uma massa frita e crocante, que tem canela e açúcar por fora e uma textura macia e deliciosa por dentro.

Há também os churros rellenos, que significa “churros recheados”, que podem ser recheados com tudo, desde geléias de frutas até cajeta , uma espécie de calda de doce de leite e caramelo.

Enquanto estava em Monterrey, no México , vi um homem fazer churros. Depois de misturar a massa, ele usou uma bomba para fazer um anel de churro sobre uma panela enorme de óleo quente.

Depois de cozido, tirou o churro enrolado, cobriu com açúcar e canela e cortou para servir. [Enviado por Venaugh da Venaugh Travel]

47. Pudim

O pudim é consumido em alguns países europeus, como a França, onde é chamado de creme de caramelo e na Espanha. Na verdade, o pudim foi trazido para o México pelos espanhóis.

É um prato simples, com poucos ingredientes – ovo, leite e açúcar – mas requer alguma técnica para ser aperfeiçoado.

Essencialmente uma sobremesa de creme coberta com molho de caramelo, existem algumas variações do pudim tradicional no México.

O flan de cajeta substitui o caramelo padrão pelo cajeta , um caramelo de leite de cabra mais espesso, e o flan napolitano usa cream cheese para criar uma consistência mais cremosa. 

🍮 Jericalla: variação de pudim mexicano

Outra variação popular do pudim mexicano é a jericalla. Na verdade, isso é conhecido como creme brulee mexicano, embora seja mais um cruzamento entre um pudim e o crème brûlée tradicional.

Você provavelmente só encontrará jericalla no estado de Jalisco, no México , então não deixe de experimentar alguns se estiver lá.

48. Alegria de Amaranto

Você encontrará este alimento doce, mas nutritivo, nos mercados mexicanos de todo o país. (Foto: Mar Castillo, México – Comida via Flickr )

O amaranto (amaranto) é um grão muito popular no México. Pode ser encontrada em tudo, desde smoothies e iogurtes no café da manhã até doces.

Dos doces de amaranto mexicanos mais populares, existe a alegria de amaranto, que significa “alegria do amaranto”.

O doce Alegria é feito, claro, com amaranto, mas também com amendoim mexicano, nozes, pepitas (sementes de abóbora), passas e outras frutas secas.

Os ingredientes são torrados e combinados com mel ou piloncillo (açúcar de cana bruto) e, por fim, embalados para venda.

Alegria de amaranto está intimamente associada à cidade de Santiago Tulyehualco, em Xochimilco, Cidade do México , onde é produzida desde o século XVI.

Você pode comprá-lo em todo o México, geralmente vendido em mercados mexicanos locais (mercados) e por vendedores ambulantes.

🍭 Curiosidade: Em setembro de 2016, a alegria de Santiago Tulyehualco foi oficialmente declarada Patrimônio Cultural Intangível da Cidade do México – uma parte intangível do patrimônio cultural da Cidade do México (fonte: Wikipedia ).

49. Nieves & Tepoznieves

Nieves significa “neve” e é basicamente um cruzamento entre gelo picado e sorvete de frutas. São feitos com frutas frescas locais ou ingredientes doces, depois congelados, raspados e servidos!

Você encontrará nieves em lojas e em carrinhos de sorvete antigos nas ruas de muitas cidades, especialmente em dias quentes.

Se nieves parece gostoso para você, fique atento aos raspados (gelo raspado, às vezes chamado de granizados) e mangonadas .

🍧Tepoznieves

Sorvete Tepoznieves no México

No México, é mais provável que você encontre neves do que sorvete.

Na Cidade Central do México, em Tepoztlán , um dos melhores passeios de um dia saindo da Cidade do México , eles servem tepoznieves – considerados os melhores de todos os tradicionais nieves mexicanos.

Na verdade, os tepoznieves eram um doce, reservado apenas aos ricos, sacerdotes e grandes senhores.

Séculos atrás, antes da refrigeração, o gelo tinha que ser transportado a quilômetros de distância para fazer tepoznieves.

Para obtê-lo, eles teriam que escalar dois vulcões para obtê-lo, Iztaccíhuatl e Popocatépetl, por isso custou tanto para comprá-lo.

Hoje, você pode saborear tepoznieves em todo o pueblo magico (cidade mágica) de Tepoztlan , por apenas alguns pesos.

Como o México Central tem um longo período de cultivo, sempre há sabores interessantes para experimentar – como atum (cacto), guanabana (graviola), zapote (mamey) e pétalas de rosa.

50. Gorditas de Nata

Gordinhas de nata |  Vendedor de comida do México

Gorditas de nata são primas da querida sobremesa portuguesa, pastéis de nata. (Foto: Pat via Flickr )

Gorditas de nata, que significa “biscoitos com creme de leite”, são uma comida de rua popular na Cidade do México. Este doce parece um cruzamento entre uma panqueca e um biscoito, embora muito menor que ambos.

É feito com crema de nata, que é um creme de leite adoçado.

51. Arroz com leite

Arroz con leche é um arroz doce mexicano adoçado com canela, baunilha, açúcar e até passas.

Além do pudim, é sem dúvida uma das sobremesas tradicionais mexicanas mais comuns, que você encontra em todo o país.

52. Marquesitas

Você encontrará marquesitas em todo o estado de Yucatán , em cidades como Mérida , Valladolid e Izamal , e nas praias de Yucatán .

Marquesitas (pronuncia-se mar-kay-see-tahs) estão entre os melhores alimentos da Península de Yucatán , no México .

É essencialmente um crepe, cozido na prensa e depois coberto com uma variedade de recheios antes de ser enrolado. Cozinhá-los na prensa garante que endureçam à medida que esfriam, tornando-os mais fáceis de segurar e comer. 

Marquesitas são encontradas em todos os três estados da Península de Yucatán, Yucatán , Campeche e Quintana Roo . Eles são vendidos em carrinhos de rua – mas somente depois que o sol se põe, como um deleite depois do jantar.

Esta sobremesa mexicana única existe desde a década de 1930 e é a favorita dos moradores e visitantes.

As marquesitas tradicionais são feitas com Nutella e queso de bola ralado, um queijo local de Yucatán semelhante ao queijo Edam. A combinação doce e salgada pode parecer estranha no início, mas é incrivelmente viciante depois de algumas mordidas.

A maioria dos vendedores ambulantes oferece marquesitas que podem ser recheadas com cajeta (caramelo), geléias de frutas, calda de chocolate e muitos outros ingredientes.

Você poderia visitar um carrinho de comida marquesita todos os dias nas férias de uma semana e nunca comer a mesma coisa duas vezes. [Enviado por Brodi de Our Offbeat Life ]

BÔNUS: 7 deliciosas bebidas mexicanas

1. Café de Olla

Café de olla significa literalmente “café da panela”. Esta é uma preparação tradicional de café mexicano, comum nos estados de Oaxaca e Chiapas .

É feito em olla (panela grande de barro) com canela e piloncillo (açúcar de cana bruto). Os fãs de café doce vão adorar o café de olla.

33 melhores bebidas do México que você precisa conhecer (e experimentar!)

2. Tequila e mescal

Tanto a tequila quanto o mezcal são licores destilados da planta agave.

No entanto, a verdadeira tequila mexicana deve ser feita a partir da planta agave azul e vir da cidade de Tequila, Jalisco . Também pode vir de algumas áreas designadas localizadas perto deste pueblo magico (cidade mágica) no México.

Por esta razão, costuma-se dizer que todas as tequilas são mezcals, mas nem todos os mezcals são tequilas.

Os fãs de tequila também tendem a gostar de mezcal, principalmente aqueles que gostam de sabores defumados. Como afirmação geral, o mezcal é frequentemente referido como “tequila esfumaçada”, embora nem todos tenham um forte sabor defumado.

3. Horchata

Horchata também é conhecido como leite de arroz mexicano e é uma bebida consumida em todo o México.

Como os tacos mexicanos e muitas outras comidas mexicanas têm um lado picante, esta bebida fresca e doce – feita com arroz e canela – realmente elimina muito do sabor picante.

4. Tejar

Tejate (pronuncia-se tay-ha-tay) é uma antiga bebida de chocolate e milho popular em Oaxaca, México , onde é conhecida como la bebida de los dioses, ou “a bebida dos deuses”.

É feito à mão em grandes tigelas de barro, liquidificando uma mistura de grãos de cacau fermentados, milho torrado e mais alguns ingredientes.

30 melhores alimentos e bebidas de Oaxaca que você precisa experimentar

Como existe desde os tempos pré-hispânicos, cada região, cidade e família terá seu toque único na receita tradicional do tejate.

Porém, mesmo dentro das variações, o tejate tem gosto de um chocolate ao leite de amêndoa muito complexo, e é sempre servido frio – super refrescante em um dia quente na cidade de Oaxaca !

5. Chocolate Quente Mexicano

O chocolate é um alimento básico mexicano desde os tempos pré-hispânicos.

As tradicionais bebidas de chocolate quente mexicanas são feitas com chocolate e água, ao contrário do chocolate e do leite nos EUA. É fiado à mão com um batedor de madeira chamado molinillo e geralmente contém canela.

Existem várias bebidas achocolatadas no México, incluindo tejate, atole, tascalate, chilate, tejuino e champurrado.

Embora sejam principalmente bebidas regionais, o Chocolate de la Abuela (chocolate da vovó) é uma das marcas mais populares consumidas em todo o México.

6. Águas Frescas

Aguas frescas são “águas doces” e uma das bebidas que os mexicanos frequentam nos dias quentes!

Muitas bebidas podem ser chamadas de agua fresca, incluindo horchata e agua de jamaica (chá de flor de hibisco), embora possam ser feitas com frutas frescas como goiaba, tamarindo ou o que estiver na estação.

Para algumas variações interessantes de agua fresca mexicana, fique atento ao tepache , uma bebida fermentada de abacaxi, e  à tuba , feita a partir da seiva fermentada do coqueiro.

7. Ponche Navideno (Ponche de Natal Mexicano)

Você raramente encontrará uma festa mexicana na época do Natal que não sirva ponche, uma bebida não alcoólica.

Às vezes chamado de “sangria mexicana”, o ponche é um pouco diferente e também é servido quente.

Ponche (pronuncia-se pon-chay) usa frutas como tejocotes (maçãs), peras, laranjas e goiaba, além de outros ingredientes como  jamaica  (flor de hibisco),  tamarindo  e  piloncillo  (açúcar mascavo bruto).

🎄 Venha aqui para descobrir as comidas mexicanas para o Natal que você apreciaria com esta bebida.

Por si só, o ponche é uma das bebidas não alcoólicas mexicanas mais populares. No entanto, você também pode temperá-lo com rum ou conhaque.

Algumas das outras bebidas mexicanas de Natal que você pode saborear durante as férias são rompope (gemada mexicana) e champurrado , uma bebida de chocolate.

História da comida mexicana

A história da comida mexicana é longa e diversificada. Os historiadores acreditam que a autêntica comida mexicana como a conhecemos hoje remonta aos maias.

Embora suas raízes antigas estejam na culinária mesoamericana, a comida mexicana atual é uma deliciosa mistura do Velho Mundo com o Novo Mundo.

A comida mexicana de hoje usa muitos dos mesmos ingredientes que os maias comiam, mas com técnicas e ingredientes culinários espanhóis, franceses e até libaneses.

Você pode dizer que é a culinária de fusão definitiva – mesclando-se ainda mais com a comida dos EUA para formar novas fusões, como a culinária Tex-Mex e do sudoeste.

Alimentos básicos mexicanos

Alguns dos alimentos básicos da culinária tradicional mexicana incluem milho, feijão e pimenta – todos presentes antes da chegada dos espanhóis.

Você raramente encontrará um prato que não incorpore um ou todos esses ingredientes. Isso pode até incluir milho que foi “nixtamalizado” para fazer tortilhas ou massa masa.

Processo de Nixtamalização

É através do antigo processo de nixtamalização que podemos transformar o milho (milho) em masa (massa).

O milho no México foi domesticado e cultivado pela primeira vez pelos maias na Península de Yucatán , e também no país vizinho da Guatemala.

No entanto, foi somente com a descoberta da nixtamalização que o milho foi manipulado para que pudesse ser transformado em massa para tortilhas, tamales e muito mais.

Nixtamalização é um processo pelo qual o milho (milho) é embebido e cozido em uma solução alcalina como água de cal, lavado e descascado… O milho nixtamalizado tem vários benefícios: É mais fácil de moer, tem mais valor nutricional, melhor sabor e aroma e diminui micotoxinas.fonte: Wikipédia

Sete cozinhas regionais do México

As 7 regiões culinárias do México (mapa cortesia de My Neighbor Felix )

Realmente não existe comida típica mexicana.

Como é comum em países grandes, o México é um país com várias regiões muito distintas – cada uma com seu próprio estilo de vestir, gírias ou dialetos diferentes, costumes sociais, tradições locais e, claro, comidas tradicionais.

Abaixo você encontrará uma breve explicação das sete regiões culinárias do México – que são Norte do México, Costa Norte do Pacífico, Bajío, México Central, Costa Sul do Pacífico, Costa do Golfo e Sul do México (Península de Yucatán).

A culinária do país varia muito de região para região.

1. Norte do México : Península da Baixa Califórnia, Zacatecas, etc.

A vasta região de El Norte se estende por cerca de 3.200 quilômetros, desde a Baixa Califórnia , na costa do Pacífico, até as planícies do Golfo do México. Em lugares do litoral, como Cabo San Lucas , o que importa são frutos do mar e tacos de peixe.

A culinária do norte do México é farta e despretensiosa, assim como a cultura da fazenda de gado. O Norte é um ótimo lugar para saborear carnes e bifes perfeitamente grelhados, além de iguarias locais como machaca, arrachera e cabrito.

2. Costa Norte do Pacífico : Jalisco , Nayarit, Sinaloa , etc.

Estendendo-se ao longo da costa do Oceano Pacífico, há ótimas opções de frutos do mar frescos ao longo da costa, como o pescado zarandeado (peixe batido) no estado de Nayarit.

No entanto, Guadalajara e Jalisco State são as verdadeiras potências culinárias, famosas pelas birria e tortas ahogadas, e pela tequila de Tequila, no México .

3. Bajio : Michoacán, Querétaro , Guanajuato, etc.

O Bajío (pronuncia-se bah-he-yo) é cercado por montanhas escarpadas, mas fica em um imenso planalto.

Aqui você encontra muitos pratos de carne de porco e arroz, como a morisqueta, uma das melhores comidas mexicanas do Bajio. Há também as adoradas carnitas mexicanas, confit de porco frito do estado de Michoacan.

4. México Central : Cidade do México, Puebla, Hidalgo , etc.

Por ter uma localização central, os alimentos que você encontrará no México Central vêm de todos os lugares. Na capital mexicana, Cidade do México, a culinária local é uma mistura de comidas pré-hispânicas, como os tlacoyos, e a culinária de fusão, como os tacos al pastor.

A distinta culinária Poblano de Puebla, no México , inclui mole poblano, cemitas poblanas e tacos arabes – três coisas que ajudam a colocar a culinária central mexicana no mapa.

5. Costa do Pacífico Sul : Oaxaca, Chiapas, etc.

Conhecida por ter a culinária mexicana mais indígena de qualquer região, esta área possui técnicas culinárias e pratos que datam de milhares de anos.

A comida de Oaxaca é tão apreciada que sua capital, a cidade de Oaxaca , é conhecida como a “Capital Gastronômica do México”, famosa pelo queijo mole, tlayudas e queso oaxaca .

6. Costa do Golfo : Veracrus, Tabasco

A culinária da Costa do Golfo é rica em frutos do mar, pois fica no Golfo do México. A comida mexicana desta parte do país apresenta uma fusão única de sabores pré-hispânicos, espanhóis, caribenhos e afro-cubanos.

Além da comida, as montanhas desta área têm o clima ideal para o cultivo do café – e diz-se que a região de Coatepec, no estado de Veracruz, tem o melhor café do México .

7. Sul do México (Península de Yucatán): Quintana Roo, Yucatán, etc.

De certa forma, a Península de Yucatán poderia ser o seu próprio país! Na verdade, costumava ser conhecida como República de Yucatán em meados do século XIX.

A culinária de Yucatán usa ingredientes locais como axiote (urucum) e naranja agria (laranja azeda) – que você encontrará no prato mais popular, a cochinita pibil.

Natal mexicano tradicional e comidas festivas no México

Chile en nogada não é o único prato mexicano servido por apenas um curto período ao longo do ano. Confira essas outras comidas mexicanas sazonais e pratos tradicionais de Natal do México.

Mais de 50 melhores presentes e enfeites de Natal no México

Pan de Muerto (Dia dos Mortos)

Significando literalmente “pão dos mortos”, este pão doce mexicano só é feito na época do feriado do Dia dos Mortos .

Geralmente está disponível em outubro e início de novembro. Além de apenas comê-lo, muitas famílias os deixam em ofrendas, os elaborados altares feitos em homenagem aos falecidos.

Comidas Tradicionais Mexicanas de Natal

Perto do Natal no México , você começará a ver buñulos (semelhantes a um beignet em Nova Orleans, mas em formato circular) sendo vendidos por vendedores ambulantes

Nas mesas de ceia de Natal mexicana, as famílias degustam romeritos con mole, bacalao, tamales, pozole e ensalada navideña.

Rosca de Reyes (Dia dos Três Reis)

Existem vários muñequitos (bonequinhos) colocados dentro de cada rosca de reis. Se você conseguir um na sua fatia, terá que comprar tamales para todos no próximo feriado do Día de la Candelaria, no dia 2 de fevereiro.

Depois de saborear essas comidas no México no Natal, o próximo feriado é o Día de los Reyes Magos (Dia dos Três Reis), em 6 de janeiro.

Neste dia, todos comem rosca de reyes, ou “pão dos reis”. O sabor é semelhante ao bolo de panetone italiano , mas vem em formato de anel.

Considerações finais: Guia definitivo de alimentos no México

Embora esta seja uma longa lista, ela apenas começa a detalhar todos os melhores alimentos tradicionais do México.

Com as Sete Regiões Culinárias do México , o tema dos pratos e lanches tradicionais mexicanos poderia durar para sempre – mas eu tive que manter este guia gastronômico do México por um comprimento razoável.

🤔 Qual é a melhor comida do México?

Existem tantas opiniões sobre a melhor comida do México, mas isso é tão subjetivo que nunca poderá haver uma resposta. O que você pode conhecer é a sua melhor comida no México!

Esperamos que esta lista tenha inspirado você a experimentar alguns pratos novos, para que você encontre a melhor comida mexicana autêntica.

Deixe um comentário