13 símbolos e significados do Dia dos Mortos (atualizado em 2024)

Estou aqui para ajudar e você está no lugar certo. Moro no México desde 2018 e participei das celebrações do Dia dos Mortos no México em diversas cidades .

Como um dos feriados mexicanos mais fascinantes, mergulhei profundamente nos símbolos do Dia dos Mortos para entender melhor esse feriado complexo – e estou compartilhando todas essas informações com você neste artigo.

Existem tantos símbolos do Dia de los Muertos, e vamos examinar 11 deles aqui, incluindo caveiras de açúcar calavera, flores de calêndula (cempasuchil) e as cores típicas do Dia dos Mortos.

Pronto para descobrir os símbolos e significados mais famosos do Dia dos Mortos? Vamos lá!

Índice de Conteúdos

Símbolos e costumes do Dia dos Mortos

1. Cemitérios do Dia dos Mortos

dia do cemitério morto no méxico

Decorar as lápides dos cemitérios está entre os mais belos costumes do Dia dos Mortos e uma das mais antigas tradições pré-hispânicas.

Os cemitérios estão entre os símbolos mais fotogênicos das celebrações do Dia dos Mortos no México, e você provavelmente já os viu em fotos do IG, vídeos do YouTube e TikToks.

⚠️ Nota: Nem toda família aceita fotos. Como prática recomendada, sempre peça permissão antes de tirar qualquer foto que contenha uma pessoa e evite ter crianças nas imagens do Dia dos Mortos.

Durante o Día de Muertos no México, os familiares se reúnem no cemitério próximo ao túmulo de seu ente querido para limpá-lo e decorá-lo. Eles querem um espaço bonito e arrumado (e bem-vindo) para quando seu ente querido retornar.

Embora o Dia dos Mortos seja em 2 de novembro, muitas famílias começam a decorar as lápides do cemitério em 31 de outubro.

Diz-se que a alma retorna à meia-noite do dia 1º de novembro, então o túmulo deve estar em ordem no dia anterior.

Se você está comemorando o Dia dos Mortos no México , tente chegar cedo para ver isso, especialmente se você gosta de fotografia de viagens . Os maiores cemitérios da cidade tendem a ter a maior e melhor decoração.

2. Dia dos Crânios de Açúcar Mortos

Nenhum festival do Dia dos Mortos está completo sem caveiras de açúcar coloridas.

Antes de chegarmos às caveiras de açúcar, você pode querer saber sobre o significado da caveira do Dia dos Mortos em geral. Muito simplesmente, o crânio representa a morte e o esqueleto mostra que somos todos iguais por dentro.

Agora, sobre os símbolos e significados da caveira de açúcar…

Um dos ícones deste feriado é a caveira de açúcar do Dia dos Mortos. Ironicamente, essas delícias de confeitaria não têm raízes mexicanas (ou mesmo pré-hispânicas) e vêm da Europa.

Missionários católicos italianos trouxeram a arte do açúcar para o México em 1600.

Ao contrário da Europa, o México é abundante em açúcar e cana-de-açúcar, por isso tornou-se um lugar natural para estas figuras moldadas de açúcar criarem raízes e formarem as suas próprias tradições.

Crânios de açúcar pequenos versus crânios de açúcar grandes

dia dos crânios de açúcar mortos calavera

Quer saber sobre o significado da caveira mexicana? Como você pode imaginar, o crânio significa a morte e a decadência da nossa forma humana.

Durante o Día de Muertos, as caveiras de açúcar serão feitas em dois tamanhos – grandes e pequenos. Embora as caveiras de açúcar tenham o mesmo significado para cada uma, as caveiras maiores e menores podem ser usadas de maneira diferente.

Os pequenos crânios de açúcar podem ser comidos. Você também os verá usados ​​​​para uma ofrenda doméstica como decoração de altar familiar. Eles podem ser levados para casa e constituir uma das melhores lembranças do México.

Os maiores representam uma pessoa que partiu, e o nome dessa pessoa está escrito na testa do crânio. Podem ser em homenagem e memória das crianças falecidas ou de um adulto.

Você geralmente verá essas caveiras de açúcar maiores e mais elaboradas colocadas em uma ofrenda ou lápide para o espírito que retorna daquela pessoa.

Esses crânios de açúcar maiores não devem ser comidos, pois fazem parte das vigílias atmosféricas.

Significado de caveira de açúcar mexicana

caveiras de açúcar símbolos do dia dos mortos

O significado do Dia dos Mortos das caveiras de açúcar e o simbolismo da caveira de açúcar são 100% literais, pois cada caveira representa uma pessoa falecida.

O significado por trás das caveiras de açúcar (também conhecidas como caveiras de doces ou calavera de azucar em espanhol) é na verdade bastante literal. Representa uma pessoa que partiu.

Ao contrário de outras representações de uma caveira ou esqueleto que parecem sombrias com cores escuras, as caveiras de açúcar têm cores brilhantes. Isto ocorre porque os mexicanos veem a morte como uma parte da vida a ser celebrada como todas as outras partes.

COMO SÃO FEITOS OS CRÂNIOS DE AÇÚCAR?

As caveiras de açúcar são feitas de uma pasta chamada alfeñique . É uma mistura de açúcar, água quente, amendoim, mel, suco de limão e outros ingredientes que se combinam para formar uma pasta moldável, que depois se tornará uma caveira.

Os desenhos das caveiras do Dia dos Mortos são então pintados à mão quando feitos em pequena produção. Na verdade, pintar sua habilidade com o açúcar é um dos rituais mais divertidos do Dia dos Mortos.

Claro, agora que eles são populares em todo o mundo, talvez você não consiga um pintado à mão fora do México – mas você sempre pode fazer o seu próprio!

3. Flores de calêndula

oaxaca méxico dia dos mortos

A palavra cempasuchil significa “20 flores” em Nahuatl (a língua asteca).

A flor de calêndula, ou cempasuchil (pronuncia-se sem-pah-sue-chill), faz parte desta celebração que remonta às suas origens astecas.

Em todo o México, os malmequeres são frequentemente chamados de flor de los muertos (flor dos mortos) por causa de suas estreitas associações com o Dia dos Mortos .

Segundo as crenças astecas, a cor viva e o perfume forte da flor serviam de guia sensorial para os espíritos. Eles acreditavam que as flores de calêndula informavam aos nossos falecidos exatamente onde deveriam retornar para nos encontrar.

Hoje em dia, nenhuma ofrenda (altar) do Dia dos Mortos está completa sem algumas flores cempasuchil. Estas flores fazem parte de qualquer motivo e decoração por excelência do Dia dos Mortos.

Você verá malmequeres e flores terciopelo rojo (favo de galo) por todas as cidades mexicanas que realizam celebrações em grande escala – nas mesas dos restaurantes e como elaborados arcos florais fora das lojas.

4. La Catrina : Dia da Mulher Esqueleto Morta

grande estátua de la catrina dia do ícone morto do méxico

Nenhuma celebração do Dia dos Mortos no México está completa sem La Catrina – o mais icônico de todos os personagens do Dia de los Muertos.

Além de Frida Kahlo, La Catrina pode ser a mulher mais associada ao México. Ela é um dos ícones oficiais do Dia dos Mortos.

Esta elegante senhora esquelética, com quem todos pintam o rosto para parecer, nasceu em 1910, quando o gravador/ilustrador mexicano José Guadalupe Posada a desenhou pela primeira vez.

Ele chamou essa figura de La Calavera Garbancera (A Caveira Elegante), e ela foi desenhada como um comentário social satírico.

Sua mulher elegante com seu elegante chapéu de penas era uma crítica à sociedade mexicana da época, quando muitos mexicanos aspiravam a se vestir e agir de forma mais europeia.

Posada viu isso como um desprezo pelo estilo mais humilde e tradicional de vestimenta mexicana.

Ele criou seu personagem Calavera Garbancera como um esqueleto que serviria como um lembrete de que um dia todos nós morreremos – estejamos usando roupas elegantes ou não.

História de La Catrina, ícone do Dia dos Mortos

pintura no Museu Mural Diego Rivera, Cidade do México

Pintura de Diego Rivera, com La Catrina no centro – trocadilho intencional 💀

A transição de La Catrina para a grande dama oficial do Dia dos Mortos ocorreu depois que o artista mexicano Diego Rivera (marido de Frida) a pintou com um vestido vitoriano de corpo inteiro.

Usando um rosto semelhante, ele pegou La Calavera Garbancera de Posada e criou aquela que ficaria conhecida como La Catrina.

A pintura de 15 m de Rivera, Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde de domingo no Alameda Central Park), é a primeira representação de La Catrina.

🎨 Quer ver a pintura na vida real? Você precisará ir ao centro da Cidade do México , ao Museu Mural Diego Rivera, um dos melhores museus da Cidade do México .

Ela é colocada no centro da pintura (trocadilho intencional), com Rivera pintado como um menino ao seu lado. Logo atrás deles você verá Frida Kahlo , que era esposa de Diego Rivera.

5. Comparsas ou Muerteadas (Desfiles do Dia dos Mortos)

desfile do dia dos mortos em oaxaca

A cidade de Oaxaca é um lugar incrível para comemorar o Dia dos Mortos , principalmente para curtir os desfiles.

Você ouvirá um comparsa (desfile) muito antes de você perceber que ele está chegando. Isso é ótimo porque lhe dá tempo para encontrá-lo e depois participar da procissão enquanto ela passa pelas ruas

🥁 Nota: você pode ver a palavra muerteadas usada em vez de comparar, mas ambas as palavras significam desfile.

Durante uma comparsa ou muerteada, grupos multi-instrumentais de músicos fantasiados se unem para tocar música festiva nas ruas. Também pode haver carros alegóricos elaborados e grandes multidões para acompanhá-los.

Qualquer pessoa pode participar em qualquer parte do percurso, por isso, se você está procurando uma experiência imersiva, é aqui que as imagens 2-D do Dia dos Mortos ganham vida.

6. Ofrendas (Altares do Dia dos Mortos)

altar decorado para o dia dos mortos no méxico

Os altares para o Dia dos Mortos na casa da família podem ter velas, flores, caveiras de açúcar e papel picado colorido , que você verá em muitos festivais mexicanos, não apenas no Día de los Muertos.

Apenas andando pelas ruas e becos das cidades mexicanas decoradas para o feriado, você verá inúmeras ofrendas (altares) públicas.

São decorados com flores de calêndula, velas, incenso de copal e bandeiras de papel picado coloridas. Você também verá fotos de seus entes queridos e qualquer comida e bebida que eles queiram consumir na chegada.

Dizem que quando os mortos retornarem, estarão com fome e sede devido à viagem, por isso temos que nos preparar adequadamente.

🕯️ Algumas coisas que você pode ver em um Altar do Dia de Muertos

altar para hanal pixan dia dos mortos em yucatan

Os altares do Dia dos Mortos podem ter velas, flores, cerveja e papel picado colorido (papel tradicional), que você também verá em outras festas mexicanas.

Os símbolos do Dia de los Muertos são abundantes e pessoais.

Embora você possa colocar qualquer coisa que desejar no Dia dos Mortos, aqui estão alguns dos itens mais comuns que você verá nos altares no México:

  • Velas para iluminar o caminho de volta dos que partiram
  • Flores de calêndula e/ou flores coxcomb ou crisântemos
  • Fotos  de entes queridos falecidos
  • Itens pessoais  que os falecidos amavam
  • Caveiras de açúcar ou caveiras de cerâmica calavera
  • Incenso Copal  para purificar a área e espantar as almas más
  • Papel picado , os banners de papel coloridos ou lenços de papel com desenhos recortados
  • Copo de água  para as almas sedentas beberem quando voltarem
  • Garrafas de tequila, mezcal ou cerveja , dependendo da preferência de bebida
  • Pratos de comida  com seus alimentos favoritos, especialmente produtos frescos
  • Pan de muerto , o pão do Dia dos Mortos e um dos alimentos mais emblemáticos do Dia dos Mortos
  • Sal em forma de cruz, que representa as quatro direções cardeais (norte, sul, leste, oeste) ou os quatro elementos (terra, ar, fogo, água)

7. Tapeçarias de areia do Dia dos Mortos

arte de areia no chão durante o dia dos mortos em oaxaca

Arte em areia do Dia dos Mortos feita com feijão preto, malmequeres, pétalas de flores e, claro, areia.

Em frente a algumas ofrendas e ao longo de algumas ruas, você encontrará coloridos e intrincados tapetes de arena (tapeçarias de areia).

Se você tiver muita sorte, verá até um artista fazendo um.

É incrível ver esses padrões do Dia dos Mortos ganhando vida com pessoas esqueléticas, flores elaboradas ou borboletas monarcas (outro símbolo do Dia dos Mortos).

A tradição da arte na areia contribui para o significado mais profundo do Dia dos Mortos, de que todas as coisas eventualmente são levadas pelo vento ou morrem.

Por isso, você também verá arte em solo feita com outros materiais naturais que o vento pode levar, como pétalas de flores de calêndula e até feijões.

8. Pan de Muerto (Dia do Pão Morto )

pan de muerto dia do pão morto

O pan de muerto, comum em grande parte do México, tem açúcar e um formato de cruz no topo.

Pan de muerto (pão dos mortos) é um tipo de pão ou pastelaria que tradicionalmente só é feito de meados de setembro a meados de novembro para o Dia dos Mortos.

É a comida favorita da maioria das pessoas associada ao feriado, e a receita e o preparo do pan de muerto podem variar.

Em muitas partes do México, a massa pan de muerto tem formato de cruz na parte superior do pãozinho e é coberta com açúcar – semelhante a um pãozinho cruzado quente. No entanto, existem vários tipos de pan de muerto no México.

Para provar alguns, vá a uma panaderia (padaria) ou aos mercados locais.

☕️ Dicas de viagem para o México: Muitas pessoas apreciam seu pan de muerto mergulhado em uma xícara de chocolate quente, uma das mais deliciosas bebidas mexicanas .

Diferentes tipos de pan de muerto no México

pan de muerto de oaxaca, dia do pão morto

Pan de muerto de Oaxaca tem sementes de gergelim e um rosto, que representa uma alma que partiu.

Dependendo de onde você estiver, o pan de muerto terá uma aparência diferente. Na verdade, existem vários tipos de pan de muerto no México.

Em Oaxaca, ao contrário de muitos outros lugares no resto do México, há uma pequena carinha de doce colocada no centro do pão. Diz-se que isso representa uma alma que partiu.

Durante as festividades do Dia dos Mortos em Oaxaca, você verá vendedores ambulantes vendendo esse tipo de pan de muerto.

9. Alebrijes (Arte do Dia dos Mortos)

figura mexicana de alebrije

Alebrijes (pronuncia-se al-lay-bree-hays) não fazem parte do Dia dos Mortos há muito tempo, mas entraram nas celebrações contemporâneas.

Na verdade, eles são agora a arte mais famosa do Dia dos Mortos. Eles também são a arte mais famosa de Oaxaca e estão entre as melhores artes folclóricas mexicanas.

Essas criaturas chegaram até mesmo aos holofotes internacionais. Você deve estar familiarizado com Dante e Pepita , os dois alebrijes do filme da Pixar, Coco – o filme mais famoso do Dia dos Mortos já feito.

História dos Alebrijes Mexicanos

desfile do dia dos mortos na cidade do méxico

O Desfile de Alebrijes, ou Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México, apresenta figuras de alebrijes em grande escala e outros símbolos do Dia de Muertos.

As esculturas de papel machê alebrije foram feitas pela primeira vez pelo artista mexicano Pedro Linares, na Cidade do México.

Reza a história que, aos 30 anos, o artista sofreu uma doença que o deixou acamado, com dores e tendo sonhos febris à noite.

Uma noite, ele viu um animal híbrido quimera que dizia a palavra “alebrijes”, que é uma palavra inexistente. Linares disse que este animal híbrido serviu como guia espiritual em seus sonhos vívidos e assustadores.

Ele fez uma representação artística de seu colorido guia espiritual em papel machê, e nasceram os primeiros alebrijes. No entanto, estes não são os famosos alebrijes de Oaxaca que a maioria das pessoas conhece hoje.

História dos Alebrijes de Oaxaca

Manuel Jimenez Ramirez é considerado o Pai de Oaxaca Alebrijes. (Foto: Amigos da Arte Popular de Oaxaca,  CC BY-SA 3.0 , via  WikiMedia Commons )

Os alebrijes mais famosos vistos hoje são feitos de madeira copal e vêm de um dos três pueblos do estado de Oaxaca – San Martín Tilcajete, La Union Tejalapam e/ou San Antonio Arrazola.

Destes, muitas pessoas consideram a cidade de San Antonio Arrazola Oaxaca, localizada perto da cidade de Oaxaca, como o berço dos alebrijes de Oaxaca, México.

O entalhador, escultor e pintor mexicano Manuel Jiménez Ramírez é responsável pela invenção dos alebrijes de Oaxaca que conhecemos hoje.

Ele nasceu no pueblo de San Antonio Arrazola e utilizou a madeira copal local para fazer suas criações artísticas. Hoje, esta pequena vila é uma das cidades artesanais mais populares de Oaxaca .

Para obter mais informações sobre os alebrijes de Oaxaca, consulte este artigo – O que são Alebrijes: um guia para a arte colorida de Oaxaca . Há também um ótimo artigo da National Geographic sobre os alebrijes do México.

10. Dia das Cores Mortas

Querendo saber: quais cores representam o Dia dos Mortos?

Três das cores mais icônicas do Dia dos Mortos são o laranja , o amarelo e o vermelho (magenta). Essas cores são vistas com mais frequência nas flores do Dia dos Mortos, como malmequeres e coxcombs.

🟠 Laranja: considerada a única cor que as almas podem ver e as ajudará a encontrar o caminho de volta à Terra

🟡 Amarelo: Representa a luz, a chama de uma vela e os idosos que partiram

🔴 Vermelho/Magenta: Pode representar sangue, o Sangue de Cristo, soldados que morreram em batalha e mães perdidas no parto

Amarelo e laranja são as cores mais icônicas do feriado e as que você mais verá porque são as cores das flores de calêndula, conhecidas como flores de muerto em espanhol, que significa “flores dos mortos”.

Estas flores de cempasúchil (malmequeres) decoram altares, entradas, lápides e muito mais. Durante os festivais mexicanos do Dia dos Mortos, você verá as pétalas dessas flores laranja de calêndula por toda parte.

De acordo com a tradição pré-hispânica, sua cor laranja ou amarela brilhante e o cheiro forte desta flor ajudaram a direcionar as almas para retornar à Terra.

11. Mojigangas (fantoches gigantes)

Fantoche gigante Mojiganga

Mojigangas (pronuncia-se moe-he-gawn-gahs) vêm da Espanha, mas foram trazidas para o México em 1600.

Eles têm cerca de 4,5 m de altura e fazem parte de muitas celebrações no México Central, especialmente festivais em Oaxaca e casamentos em San Miguel de Allende . Você provavelmente verá algumas mojigangas durante o Dia dos Mortos.

12. Xolos (cães mexicanos sem pêlos)

xolo cachorro mexicano sem pelos em um campo de flores de calêndula

Procurando fatos sobre o Dia dos Mortos para crianças? Eles vão adorar aprender sobre o cachorro xolo.

Quer saber sobre os animais do Dia dos Mortos? O cachorro xolo mexicano sem pêlo 🐾 e a borboleta monarca 🦋 (que é o próximo na lista) são dois deles.

O cão nacional do México é chamado de xoloitzcuintli (pronuncia-se show-low-squink-lay). Eles são chamados de xolos (pronuncia-se show-lows) – provavelmente porque a palavra asteca xoloitzcuintli não é fácil de pronunciar!

Esses cães não latem, não têm pêlos e vêm em tamanhos pequenos, médios e grandes.

Eles são sagrados para os astecas e dizem que entregam almas ao submundo. Os astecas consideravam xolos o representante terrestre de seu deus do fogo e do relâmpago, Xolotl.

Você pode reconhecer o cachorro mexicano sem pêlo do filme Coco , o filme mais famoso sobre o Dia dos Mortos já feito! O querido animal de estimação e companheiro de Miguel, Dante , era um cachorro xolo.

13. Borboletas Monarca

borboletas monarca em cima de galhos de árvores

Entre os símbolos menos conhecidos do Dia dos Mortos, você pode ver as borboletas monarca no México de novembro a março.

Você sabia que uma das maiores migrações de insetos da Terra ocorre no México?

É isso mesmo, a migração anual da borboleta monarca norte-americana faz com que milhões de borboletas cheguem ao México todos os anos.

Todos os anos, as borboletas-monarca fazem uma viagem épica de 2.500 a 3.000 milhas (4.000-4.800 km) do Canadá e dos EUA até o centro do México.

As primeiras borboletas monarca chegam ao México por volta de 1º ou 2 de novembro, que coincide exatamente com o feriado do Dia dos Mortos.

Por esta razão, muitos mexicanos dizem que os monarcas carregam as almas dos que partiram. As borboletas monarca são um símbolo comum do Dia dos Mortos e você as verá em altares e na arte do Día de Muertos.

Símbolos, costumes e história do Dia dos Mortos: Perguntas frequentes

O que é o Dia dos Mortos?

Querendo saber, o que é o Dia de los Muertos? A primeira coisa que você precisa saber sobre o Dia dos Mortos – não é o Halloween mexicano. O Dia dos Mortos é, no entanto, um dos melhores feriados mexicanos que celebra os nossos falecidos.

estátua de Mictecacihuatl, deusa asteca do submundo

Uma representação artística da deusa asteca Mictecacihuatl, a Rainha do Submundo, em exposição no Museu de Antropologia da Cidade do México.

celebrações vibrantes do Dia dos Mortos em todo o México, já que o Dia dos Mortos é uma das celebrações de feriado mais importantes no México e uma das melhores épocas para visitar.

Ao contrário de muitos rituais atuais em torno da morte, o Dia dos Mortos não é um evento funerário sombrio.

Pelo contrário, Oaxaca Dia de Muertos é uma celebração, tão grandiosa que até nossos entes queridos falecidos voltam para participar da festa realizada em sua homenagem.⁠

Por se tratar de uma celebração cultural, reservar um passeio com um morador da cidade de Oaxaca é a melhor maneira de apreciar verdadeiramente todas as celebrações de Oaxaca.

No entanto, mesmo nos dias em que você não tem um passeio reservado, você pode simplesmente passear pelo Centro Histórico (centro da cidade) e apreciar a magia visual que é o Dia de los Muertos na cidade de Oaxaca.

Uma Breve História do Dia de los Muertos

grandes decorações coloridas de esqueleto para altar elaborado para o dia dos mortos no méxico

Esqueletos alinham-se nas ruas durante o Dia de los Muertos de Oaxaca – sem dúvida o símbolo mais importante do Día de los Muertos.

As origens do feriado remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , sua Rainha do Submundo.

Muito parecido com a encarnação atual do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo – assim como o festival maia do Dia dos Mortos chamado Hanal Pixan .

Após a colonização mexicana pelos espanhóis, que trouxeram consigo o cristianismo, o festival foi transferido do início do verão para o outono.

Suas novas datas coincidiram com o que os cristãos chamavam de Allhallowtide, outro feriado de vários dias em homenagem aos falecidos.

Allhallowtide ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro. O primeiro dia, 31 de outubro, era conhecido como Véspera de Todos os Santos; 1º de novembro foi o Dia de Todos os Santos; e 2 de novembro foi o Dia de Finados.

Quando é o Dia dos Mortos?

Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, o feriado acontece durante dois dias por ano, de 1 a 2 de novembro , e os diferentes dias do festival correspondem a diferentes espíritos.

Oaxaca dia dos mortos

Querendo saber: que dia é o Dia dos Mortos no México? É 2 de novembro.

Como dizem que os espíritos dos nossos falecidos retornam todos os dias à meia-noite, muitas celebrações acontecem à noite – então você pode ver algumas fontes dizendo que o Dia dos Mortos é de 31 de outubro a 2 de novembro.

Porém, algumas comemorações começam já no dia 28 de outubro em diversas partes do estado.

Como o primeiro dia de comemoração começa no dia 1º de novembro, os espíritos retornarão à meia-noite, que é basicamente a noite do dia 31 de outubro.

Embora esta seja tecnicamente a “véspera” do Dia de Muertos, assim como a véspera de Natal , muitos consideram-no um dia de festa.

Como você pode imaginar, com um evento tão elaborado, os preparativos da cidade de Oaxaca começam pelo menos uma semana antes.

É muito divertido ver a cidade enfeitada com flores de calêndula e observar a construção das ofrendas (altares coloridos), além de visitar os cemitérios durante o dia.

📆 31 de outubro

As pessoas até celebram animais de estimação falecidos durante o Dia de Muertos no México.

Querendo saber: quando começa o Dia dos Mortos? O primeiro dia é 1º de novembro à meia-noite, por isso muitos dizem que começa em 31 de outubro.

Embora não seja um dia oficial de festa, muitas famílias comemoram o dia 31 de outubro, a antiga Véspera de Todos os Santos, construindo elaborados ofrendas (altares) na lápide do cemitério de seu ente querido falecido.

Como é véspera do retorno das almas, esses preparativos devem estar prontos para a chegada dos espíritos à meia-noite.

Há muita energia na cidade, pois as pessoas estão prontas para celebrar oficialmente o Dia de los Muertos após semanas de preparação.

As famílias visitam os cemitérios da cidade para decorar os túmulos e lápides dos seus entes queridos, e muitos dão os retoques finais nas ofrendas (altares) fora de suas casas.

📆 1º de novembro: Dia dos Anjinhos

O dia 1º de novembro às vezes é chamado de Día de los Angelitos ou Dia de los Inocentes para homenagear as crianças que faleceram.

O que antes era conhecido como Dia de Todos os Santos é hoje o Día de los Angelitos (Dia dos Anjinhos).

Este Dia dos Anjinhos, 1º de novembro, homenageia as crianças falecidas. O ânimo voltou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuam o dia todo.

Nota: Você também pode ver este dia chamado Día de los Inocentes, ou Dia dos Inocentes. No entanto, não confunda com o feriado mexicano do Dia dos Santos Inocentes , que ocorre em 28 de dezembro.

📆 2 de novembro: Dia dos Mortos

decorações de esqueleto para o dia dos mortos no México

Todos os santos, que significa “todos os santos”, terão chegado até 2 de novembro para o Día de Muertos no México .

Anteriormente conhecido como Dia de Finados, 2 de novembro é o verdadeiro Dia dos Mortos . Neste dia, familiares e entes queridos celebram os adultos em suas vidas que não andam mais na Terra.

O ânimo de todos os adultos regressou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuarão durante todo o dia.

10 coisas que devemos e não devemos fazer no Dia dos Mortos

As comparsas (desfiles) são uma das melhores tradições do Dia dos Mortos e os símbolos mais notáveis ​​do Dia dos Mortos no México.

Planejando participar do Dia dos Mortos no México ? Escolha inteligente! Esta será uma experiência que você nunca esquecerá.

Como alguém que mora no México desde 2018 e já participou das comemorações do Dia dos Mortos em alguns lugares, aqui vão algumas sugestões para que você aproveite ao máximo sua visita, da forma mais respeitosa possível:

O que fazer no Dia dos Mortos

🟢 O que fazer: Reserve seu hotel ou acomodação com bastante antecedência. As celebrações do Dia dos Mortos no México são muito populares e as acomodações, especialmente em cidades pequenas, esgotam-se meses antes do feriado.

🟢 Faça: Participe! Ao ver um desfile passando, entre e comece a dançar com os moradores locais.

Este feriado é para lembrar os falecidos. Muitas famílias locais adoram quando você pergunta sobre seus entes queridos falecidos homenageados nos altares.

🟢 Faça: Tenha um dia em que você não tenha nenhum plano. Durante o Dia dos Mortos no México, cidades inteiras são transformadas para esta festa gigante, então explore o máximo que puder enquanto a decoração está pronta.

🟢 O que fazer: peça permissão para tirar fotos. Para errar por excesso de cautela, peça permissão às famílias nos cemitérios e em suas ofrendas (altares) e ao fotografar pessoas.

🟢 O que fazer: leve dinheiro consigo o tempo todo. No México, o dinheiro ainda é rei e muitos lugares não aceitam cartões. Isto é especialmente verdade com táxis, em qualquer mercado local (mercados), e com vendedores ambulantes, que só pagam dinheiro.

🟢 O que fazer: leve fones de ouvido com cancelamento de ruído ou tampões de ouvido com cancelamento de ruído para ter uma boa noite de sono durante este feriado festivo. O Dia dos Mortos é basicamente uma festa de vários dias com música alta e celebrações em toda a cidade.

Dia dos Mortos, não faça

🛑 Não faça: trate isso como uma atração turística.

O Festival do Dia dos Mortos é uma tradição cultural secular, então divirta-se, mas saiba que isso não é a mesma coisa que ficar bêbado na Bourbon Street durante o Mardi Gras em Nova Orleans.

🛑 Não faça: toque ou perturbe qualquer coisa, incluindo altares, decorações de cemitérios e arte em areia no chão.

🛑 Não faça: use fotografia com flash em qualquer lugar. Para estar seguro, basta desligar o flash da câmera , para que ele não dispare acidentalmente e pisque no momento errado.

🛑 Não faça: Use fantasias elaboradas em estilo americano – especialmente aquelas que você vê nas listas do Buzzfeed .

Este é o Dia de Muertos no México, não o Halloween nos EUA, e tem uma vibração diferente. 💃 Para ter uma ideia do que é apropriado vestir, clique aqui .

Quais são os objetos significativos do Dia dos Mortos?

Os objetos mais significativos do Dia dos Mortos incluem cempasúchil (flores de calêndula), pan de muerto (pão do Dia dos Mortos) e caveiras de açúcar – todos colocados sobre uma ofrenda (altar do Dia dos Mortos).

dia do altar morto no méxico

Curiosidades sobre o Dia dos Mortos no México: Existem alguns animais associados ao Dia dos Mortos, como xolos, cães mexicanos sem pêlos e monarca (borboleta do Dia dos Mortos).

Qual é o símbolo mais reconhecível do Dia dos Mortos?

Caveiras de açúcar – Calaveras azúcar, ou caveiras de açúcar, são o símbolo mais delicioso e reconhecível do Dia dos Mortos. Cada um desses crânios pintados à mão é único e representa apenas uma pessoa que partiu.

O que é um ícone do festival do Dia dos Mortos?

La Catrina (Calavera Cartina) – Esta mulher esquelética é o ícone não oficial do Dia dos Mortos, e você verá pessoas de todo o mundo pintando seus rostos para se parecerem com o dela.

Qual é a flor do Dia dos Mortos?

Cempasuchil, ou flores de calêndula – Embora você encontre muitas flores usadas nas festividades do Dia dos Mortos, nenhuma significa mais o feriado do que os malmequeres, conhecidos como “flor de muerto”, ou flor dos mortos.

Quais são os 5 símbolos do Dia dos Mortos?

Alguns dos símbolos mais importantes do Dia dos Mortos incluem: 1) flores de calêndula , 2) pan de muerto (pão para o Dia dos Mortos), 3) caveiras de açúcar , 4) La Catrina , a mulher esqueleto, e 5) Dia de os altares Mortos .

Claro, existem MUITOS outros símbolos do Dia dos Mortos. Na verdade, muitos deles não aparecerão nas listas porque só têm um significado especial para você, pertenciam a seus entes queridos que partiram, etc.

Considerações Finais: Símbolos e Costumes do Dia dos Mortos

Oaxaca dia dos mortos

Você verá decorações elaboradas do Dia dos Mortos em algumas cidades do México durante o feriado.

Um dos feriados mexicanos mais importantes , o Día de Muertos é tanto uma celebração da vida quanto uma celebração da morte e dos falecidos.

Para muitos mexicanos, a morte é um assunto sombrio, mas também uma parte natural da vida – por isso deve ser celebrada como tal. Embora as pessoas também lamentem seus falecidos, o feriado do Dia dos Mortos é um momento para lembrá-los com carinho.

Como alguém que mora no México desde 2018 e comemora o Dia dos Mortos em diversas cidades do país, foi uma honra vivenciar a morte de forma tão alegre.

Se você planeja visitar o México durante o Dia dos Mortos, há celebrações incríveis na Cidade do México, na cidade de Oaxaca, em Morelia, em Mérida, na cidade de Guanajuato e na pequena cidade de Patzcuaro, em Michoacán.

Blogs adicionais do Dia dos Mortos

Espero que este artigo tenha ajudado você a compreender os símbolos do Dia dos Mortos e o que eles representam.

Para obter informações adicionais sobre os rituais e costumes do Dia dos Mortos, o simbolismo do Dia dos Mortos e curiosidades do Dia dos Mortos, verifique estes artigos relacionados:

  • 30 melhores comidas e bebidas do Dia dos Mortos
  • Participando do Dia dos Mortos em Oaxaca, México
  • Dia dos Mortos na Cidade do México: melhores coisas para fazer
  • Hanal Pixan: O Festival Maia do Dia dos Mortos
  • 17 melhores celebrações do Dia dos Mortos no México
  • Dia dos Mortos no México: tudo o que você precisa saber
  • Guia do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México

Deixe um comentário