Escolha inteligente! Moro no México desde 2018 e participei das celebrações do Dia dos Mortos no México em várias cidades , então este artigo contém todas as minhas dicas profissionais e muitas informações sobre o feriado em si.
Embora o feriado do Dia de Muertos gire em torno da morte, não é nada sombrio.
Na verdade, muitas celebrações do Dia dos Mortos no México são grandes festas que duram dias, completas com comida, música, bebida, dança e decoração.
Embora possa parecer pouco mais que uma festa à primeira vista, o Dia dos Mortos é uma celebração cultural. Tem raízes profundas e tradições centenárias que remontam aos antigos astecas.
Em 2008, a UNESCO proclamou o Dia dos Mortos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Em termos mais simples, significa que o feriado representa um dos aspectos definidores da cultura mexicana.
Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o Dia dos Mortos no México – desde suas origens e símbolos antigos até como celebrar o Dia dos Mortos no México hoje e os melhores lugares para celebrá-lo. Vamos mergulhar!
O que é o Dia dos Mortos?
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Dia de los Muertos – não é o Halloween mexicano. O Dia dos Mortos é, no entanto, um dos mais importantes e melhores feriados mexicanos , com tradições que remontam a milhares de anos.
Esqueletos alinham-se nas ruas durante o Dia de los Muertos de Oaxaca , uma das maiores celebrações do Dia dos Mortos no México.
Ao contrário de muitos rituais atuais em torno da morte, o Dia dos Mortos não é um evento funerário sombrio. Pelo contrário, o Dia de Muertos é uma celebração tão grandiosa que até os falecidos voltam para participar da festa realizada em sua homenagem.
🤔 O que significa dia de muertos?
Caso você não saiba, tanto día de muertos quanto día de los muertos significam Dia dos Mortos em espanhol.
A celebração do Dia dos Mortos tem grande significado na vida das comunidades indígenas do México. A fusão de ritos religiosos pré-hispânicos e festas católicas reúne dois universos…Fonte: UNESCO
A maneira mais correta de dizer isso é dia de muertos; sem “los” antes da palavra “muertos”. No entanto, você o verá escrito como día de muertos e día de los muertos.
História do Dia dos Mortos no México
Uma representação artística da deusa asteca Mictecacihuatl, a Rainha do Submundo.
As origens do feriado remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , a rainha asteca do submundo.
Muito parecido com a atual encarnação do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo.
Após a colonização mexicana pelos espanhóis, que trouxeram consigo o cristianismo, os espanhóis mudaram à força as datas do festival.
O feriado asteca ocorria originalmente no início do verão, mas foi transferido para o outono pelos espanhóis.
Estas novas datas de outono coincidiram com o que os cristãos chamavam de Allhallowtide . Este é mais um feriado de vários dias em homenagem aos falecidos, mas do panteão cristão.
Allhallowtide ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro. O primeiro dia, 31 de outubro, ficou conhecido como Véspera de Todos os Santos ; 1º de novembro foi o Dia de Todos os Santos ; e 2 de novembro foi o Dia de Finados . O Dia dos Mortos usa essas mesmas datas.
💀 Uma viagem a Míctlan: o submundo
Como mencionado, o Dia dos Mortos não é de forma alguma um festival sombrio. Na verdade, para os mexicanos pré-colombianos, a morte era simplesmente uma viagem a Mictlán, que é o submundo na mitologia asteca.
Você pode ter uma ideia de como é a aparência de Mictlán assistindo ao filme Coco .
Para os astecas, isto foi uma bênção, não uma maldição. Eles viam a morte como pouco mais que uma transição, e seu Submundo era na verdade um lugar para festejar.
Se a noção de que a morte é um paraíso parece estranha, é algo que você encontra na maioria das religiões e culturas antigas.
No Cristianismo, é chamado de céu; para os vikings, era Valhalla; para os muçulmanos, chama-se Jannah; e para os gregos antigos, era Elysium.
Quando é o Dia dos Mortos no México?
Depende, pois locais diferentes têm celebrações diferentes. Oficialmente, o Dia dos Mortos é 2 de novembro , mas em alguns lugares é um feriado de dois dias que acontece nos dias 1 e 2 de novembro.
Bandeiras de papel picado ficam penduradas nas ruas durante muitos feriados no México, não apenas no Dia dos Mortos.
Porém, nas cidades que realizam as celebrações do Dia dos Mortos mais elaboradas do México, os preparativos podem começar de 7 a 10 dias antes.
Em alguns lugares, o Día de los Muertos assume inteiramente o controle. Flores de calêndula laranja brilhante cobrem as ruas, papel picado colorido (papel artesanal) é pendurado nas ruas e comparsas (desfiles ou procissões) tomam conta das ruas.
31 de outubro: Véspera de Todos os Santos
Alguns até comemoram a morte de seus animais de estimação durante o El Dia de Muertos, no México.
Querendo saber: quando começa o Dia dos Mortos?
O primeiro dia é 1º de novembro à meia-noite, e é por isso que muitos dizem que o Dia dos Mortos começa em 31 de outubro. À meia-noite, diz-se que os espíritos das crianças que partiram retornam.
Embora tecnicamente seja a “véspera” do Dia de Muertos, assim como a véspera de Natal, muitos consideram-no um dia de festa.
Você pode ver pessoas dando os retoques finais em suas ofrendas (altares) ou no cemitério decorando a lápide de seu ente querido falecido.
1º de novembro: Dia dos Anjinhos
O dia 1º de novembro é chamado de Dia de los Angelitos (ou Dia de los Inocentes) para homenagear as crianças que já faleceram.
O que antes era conhecido como Dia de Todos os Santos, hoje é o Día de los Angelitos, ou Dia dos Anjinhos. Este dia homenageia as crianças que já faleceram.
Você também pode ver este dia chamado Día de los Inocentes, ou Dia dos Inocentes. Porém, tome cuidado para não confundir com o Dia dos Santos Inocentes, que acontece em 28 de dezembro.
2 de novembro: Dia dos Mortos
Os desfiles são um dos símbolos mais importantes do Dia dos Mortos no México .
Anteriormente conhecido como Dia de Finados, 2 de novembro é o verdadeiro Dia dos Mortos . Neste dia, familiares e entes queridos celebram os adultos em suas vidas que não andam mais na Terra.
O ânimo de todos os adultos regressou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuarão durante todo o dia.
Dos três dias do Dia dos Mortos, este costuma ser o mais tranquilo, já que as comemorações começam a terminar na maioria dos lugares.
Quais são as diferenças entre o Dia dos Mortos e o Halloween?
À primeira vista, a iconografia assustadora que ambos os feriados compartilham pode fazer com que pareçam idênticos. No entanto, chamar o Dia dos Mortos simplesmente de “Halloween do México” nega sua conexão única com o povo pré-hispânico e asteca.
Halloween e Dia dos Mortos têm algumas semelhanças, mas também algumas diferenças. (Foto: Direitos Autorais National Geographic)
Embora o Halloween atual seja principalmente sobre fantasias e doces ou travessuras, o Dia dos Mortos é explicitamente sobre a vida após a morte e a lembrança de seus entes queridos que partiram.
No entanto, o Halloween era basicamente um feriado dedicado aos falecidos.
A tradição das fantasias de Halloween surgiu porque os europeus consideravam maus os espíritos que retornavam à Terra. ( Nota: Halloween vem do feriado pagão europeu chamado Samhain .)
Eles vestiram seus filhos com fantasias para que esses espíritos malévolos não os reconhecessem. Eles temiam que os espíritos capturassem as crianças ou, pior, as matassem.
Dentro das tradições do Dia dos Mortos, os mortos são convidados pacíficos, alegres e bem-vindos.
Na verdade, todas as festas durante o Dia dos Mortos são realizadas em sua homenagem, e as elaboradas ofrendas (altares) contêm suas comidas e bebidas favoritas.
Quais são as semelhanças entre o Dia dos Mortos e o Halloween?
Dito isto, os feriados compartilham algumas semelhanças, como estas:
- Ambos derivam de tradições antigas – o Halloween do paganismo europeu e o Dia dos Mortos dos astecas.
- Ambos foram transformados com o Cristianismo nos feriados que conhecemos hoje.
- Ambos se baseiam na ideia de que os espíritos retornam à Terra uma vez por ano.
À medida que os Estados Unidos e o México partilham milhares de quilómetros de fronteira terrestre, continua a ocorrer uma mistura de culturas e costumes.
Hoje no México, o Halloween é tão popular em algumas cidades quanto o Dia dos Mortos.
Vamos ser sinceros: todo mundo adora se vestir bem. As festas de Halloween no México com fantasias de estilo americano estão se tornando a norma.
As crianças pequenas se fantasiam para Calaverita , o equivalente a doces ou travessuras.
5 melhores lugares para comemorar o Dia dos Mortos no México
Se você deseja experimentar um festival tradicional do Dia dos Mortos no México ou apenas festejar como nunca antes, há um lugar perfeito para você.
Abaixo, você encontrará os cinco melhores lugares para assistir ao Dia dos Mortos no México. 🌺💀🌺 Para uma lista mais completa, confira estas 17 melhores celebrações do Dia dos Mortos no México .
1. Cidade de Oaxaca, Oaxaca
As datas do Dia dos Mortos da cidade de Oaxaca são de 1 a 2 de novembro, mas o festival dura cerca de uma semana.
Passeios do Dia dos Mortos em Oaxaca
Esta excursão do Dia dos Mortos de Oaxaca de 7 dias tem um itinerário incrível onde você se aventurará fora dosroteiros mais conhecidos para vivenciar estas férias no México como um morador local.
No que diz respeito a festas e celebrações agitadas, a cidade de Oaxaca é O lugar a visitar no Dia dos Mortos no México. Na verdade, as festividades do Dia dos Mortos em Oaxaca ajudaram a colocar este feriado na lista de desejos de muitos viajantes no México.
Constantemente apelidada de capital do folclore mexicano, o Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca é tão animado quanto possível. O que faz com que seja assim? A população local.
Os oaxacanos adoram uma boa festa. Suas raízes culturais são profundas e eles parecem encontrar uma desculpa para festejar muitos dias do ano. Além do Dia dos Mortos, há festivais em Oaxaca quase todos os meses.
Durante o Dia dos Mortos em Oaxaca, você verá ofrendas (altares), flores de calêndula e decorações por todas as ruas coloridas da cidade.
A maioria dos eventos acontecem ao ar livre, com comida , música e desfiles oaxacanos em todos os cantos do centro da cidade de Oaxaca .
Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, em Oaxaca o feriado dura uma semana – às vezes mais .
Se você estiver participando, prepare-se para a experiência de sua vida, onde a música toca alto, o mezcal de Oaxaca flui e até os mortos vêm para a festa.
🌺💀🌺 Quer participar do Dia dos Mortos em O axaca , México? Confira este Guia definitivo do Día de Muertos na cidade de Oaxaca , que inclui tudo o que você precisa saber para participar do festival como um profissional.
Como chegar à cidade de Oaxaca
Ao viajar para a cidade de Oaxaca, você vai querer voar para o Aeroporto Internacional de Oaxaca (código: OAX). Está localizado a apenas 20-30 minutos do centro de Oaxaca.
Você também pode voar para o Aeroporto da Cidade do México (código: MEX), depois alugar um carro no Aeroporto da Cidade do México e dirigir até a cidade de Oaxaca.
Se você não quiser dirigir, faça a viagem de seis horas da Cidade do México até Oaxaca através do ônibus ADO .
2. Cidade do México
O desfile do Dia de los Muertos na Cidade do México é um espetáculo e tanto.
dia dos mortos na Cidade do México: o que esperar
Até recentemente, a Cidade do México nunca foi um destino obrigatório para as festividades do Dia dos Mortos.
No entanto, tudo mudou há alguns anos, quando a cena de abertura do filme de James Bond de 2015, Spectre, o colocou em destaque.
O filme abre com um desfile épico do Dia dos Mortos na Cidade do México, que na verdade nunca existiu .
A história conta que tantas pessoas compareceram ao desfile um ano após o lançamento de Spectre que o governo teve que tornar a cena uma realidade.
Num momento de vida imitando a arte, nasceu o Desfile de Alebrijes (também conhecido como Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México).
🤔 Quer saber: o que é um alebrije? São criaturas quimeras coloridas, ou animais híbridos, que alguns dizem servir como guias espirituais.
Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
Todos os anos, um exército de voluntários toma conta de muitas das principais ruas da Cidade do México, fechando-as para o desfile.
Eles andam com alebrijes gigantes pelas ruas e vestem trajes coloridos representando personagens tradicionais do Dia dos Mortos.
Este percurso do desfile começa no Centro Histórico do Centro da Cidade do México , no Zócalo, ou Praça Principal.
Segue para a Avenida Paseo de la Reforma, até o Angel de la Independencia (Anjo da Independência).
Ao final do desfile, os alebrijes são expostos nas calçadas que ladeiam o Paseo de la Reforma .
Você pode vê-los entre a estátua do Anjo da Independência e a estátua de Diana, a Caçadora, por cerca de uma semana.
QUANDO É A CIDADE DO MÉXICO O DIA DO DESFILE DOS MORTOS?
As datas do desfile do Dia de los Muertos na Cidade do México variam, mas o desfile geralmente acontece no sábado anterior ao feriado do Dia dos Mortos.
As datas do Dia dos Mortos são de 1º a 2 de novembro, então você vai querer estar no México no sábado anterior a 2 de novembro para ver o desfile.
O desfile começa por volta do meio-dia de um sábado no final de outubro. Para conseguir um lugar na primeira fila, você deve chegar por volta das 9h
O percurso do desfile tem 5,5 km de extensão e você pode assistir na Avenida Reforma ou no centro da Cidade do México .
O Dia dos Mortos na Cidade do México é seguro?
Para a maior parte sim . É um momento animado para visitar, mas também perfeitamente seguro, desde que você siga as mesmas medidas gerais de segurança em viagens que seguiria em qualquer outro lugar.
Ainda assim, como uma das maiores cidades do planeta, você precisará estar sempre atento a si mesmo, aos seus pertences e ao que está ao seu redor.
Como chegar à Cidade do México
Este é provavelmente o Dia dos Mortos mais fácil de chegar, pois você simplesmente voará para o Aeroporto Internacional da Cidade do México (código: MEX).
A partir daí, a maneira mais fácil e segura de chegar ao seu alojamento é com este serviço de transporte privado .
3. Mérida, Yucatán (Hanal Pixan)
Mérida pode não ser o primeiro lugar que você pensa para o Dia dos Mortos no México, mas a cidade mais colorida de Yucatán observa uma versão dele.
Hanal Pixan (pronuncia-se ha-nal pick-shaw) é semelhante ao Dia dos Mortos, mas com um toque maia. Na verdade, algumas pessoas chamam isso de celebração Maia do Dia dos Mortos.
Em Mérida, você encontrará grandes ofrendas (altares) por toda a cidade. Muitos dos melhores estão na Plaza Grande (praça principal no centro de Mérida) e outros espaços públicos ao longo do Paseo de Montejo .
Você também pode provar alguns alimentos tradicionais de Yucatán durante o Hanal Pixan que não são preparados em outras épocas do ano.
Uma das comidas favoritas dos moradores locais é o pib (também conhecido como mucbipollo ou pibipollo), um tipo de pamonha crocante e assado.
Paseo de las Animas (Desfile do Dia dos Mortos em Mérida)
Paseo de las Animas é o evento principal durante o Hanal Pixan Merida , que às vezes é chamado de Dia dos Mortos Maia.
Paseo de las Animas é um dos eventos mais populares de Mérida. Realiza-se na noite do dia 31 de outubro, com início no Cementerio General de Mérida (Cemitério Principal de Mérida).
Durante o desfile, você ouvirá música e verá milhares de pessoas vestidas com trajes tradicionais, com os rostos pintados como caveiras.
Ao contrário da maior parte do México, a maioria das pessoas não pinta o rosto com cores vivas; apenas preto e branco. No entanto, você também pode encontrar rostos pintados coloridos; simplesmente não é típico desta região do México.
Se você estiver interessado em participar, esta é uma ótima maneira de fazê-lo. Pintores de rosto serão montados antes do desfile para que você possa facilmente pintar seu rosto e participar.
O desfile termina no Parque San Juan, onde continuam as festividades.
Como chegar a Mérida
Você voará para o Aeroporto Internacional de Mérida (código: MID), localizado a cerca de 20 a 30 minutos do centro da cidade.
A partir daí, a maneira mais fácil e segura de chegar ao seu alojamento é com este serviço de transporte privado .
Há muitos hotéis excelentes em Mérida no centro da cidade e também hotéis boutique chiques em Mérida – mas certifique-se de reservar o seu pelo menos 1 a 2 meses antes do feriado, porque as coisas esgotam.
4. Ilha Patzcuaro e Janitzio, Michoacán
A Ilha Janitzio é um dos lugares por excelência para uma autêntica celebração do Dia dos Mortos no México.
É também uma visita obrigatória para os viajantes culturais, como a principal parte do México para conhecer o povo Purépecha e sua cultura única.
Isla Janitzio é uma pequena ilha no Lago Pátzcuaro. É uma das cidades do Patzcuaro pueblo magico (cidade mágica), localizada no estado de Michoacán.
Existem várias comemorações do Dia dos Mortos de Patzcuaro, mas a da Ilha Janitzio é considerada uma das melhores da cidade.
As principais celebrações em Janitzio e Patzcuaro vão de 31 de outubro a 2 de novembro.
🎥 Curiosidade do Dia dos Mortos: O cemitério em Patzcuaro, no México, inspirou o cemitério visto no filme da Pixar Coco , um filme querido sobre El Día de los Muertos.
Dia dos Mortos na Ilha Janitzio
A data principal para festejar e comemorar o Dia dos Mortos na Ilha Janitzio é 2 de novembro. Porém, você vai querer chegar até 30 de outubro se quiser vivenciar as festividades mais tradicionais.
No dia 31 de outubro, a celebração do Dia dos Mortos começa com barcos tradicionais que se dirigem para as águas ao largo da costa para caçar patos com lanças.
Posteriormente, são cozidos e colocados em ofrendas (altares) como forma de dar as boas-vindas ao falecido de volta ao mundo dos vivos.
No dia 1º de novembro, mulheres e crianças visitam os cemitérios da cidade e começam a decorar os túmulos. Os moradores de Patzcuaro e Janitzio dão tudo de si, pois há um concurso para selecionar os melhores altares e decorações funerárias da cidade.
Assim que o sol começar a se pôr no dia 31 de outubro, as celebrações festivas em Patzcuaro e Janitzio começam oficialmente.
Através de apresentações de dança, música e comida, moradores e visitantes celebram a vida de seus entes queridos que partiram. Essa grande festa dura até 2 de novembro e às vezes até mais.
Como chegar à Ilha Janitzio
Você primeiro voará para o Aeroporto Internacional da Cidade do México (código MEX) ou para o Aeroporto Internacional de Morelia (código: MLM).
Em seguida, vá de carro alugado ou ônibus até o Pátzcuaro Embarcadero (doca) e depois pegue o barco até a Ilha Janitzio.
Há muitos lugares de estacionamento na doca e em alguns estacionamentos nas proximidades.
5. Cidade de Guanajuato, Guanajuato
Um dos tapetes de arena, ou tapeçarias de areia, você verá no chão enquanto passeia pelo centro da cidade de Guanajuato durante o Dia dos Mortos.
A cidade de Guanajuato , capital do estado de Guanajuato, atrai milhares de visitantes todos os anos para ver o altar monumental da Universidade de Guanajuato.
Estudantes da universidade constroem e criam este altar deslumbrante para homenagear figuras acadêmicas ilustres.
O resto da cidade também é decorado de forma festiva, e você verá (e sentirá o cheiro) de flores de calêndula por toda parte, bem como ofrendas (altares).
Há também um desfile do Dia de los Muertos, shows ao ar livre e grandes esculturas fora do Teatro Juarez.
Como chegar a Guanajuato
Você vai querer voar para o Aeroporto Internacional de Bajío, também conhecido como Aeroporto Internacional de Guanajuato (código: BJX). A partir daí, a maneira mais fácil e segura de chegar ao seu alojamento é com este serviço de transporte privado .
É apenas cerca de uma hora de Guanajuato a San Miguel de Allende , que também tem uma divertida celebração do Dia dos Mortos no México.
Considere alugar um carro e visitar as duas cidades para participar dos eventos do Dia de los Muertos de Guanajuato e do Dia dos Mortos de San Miguel de Allende.
10 dicas para comemorar o Dia dos Mortos no México
As comparsas ou muerteadas (ambas palavras significam “desfiles”) são uma das melhores tradições do Dia dos Mortos.
🟢 O que fazer: reserve sua viagem aérea e hotel com a maior antecedência possível.
Isto é especialmente verdadeiro se você planeja visitar lugares extremamente populares para o Dia dos Mortos, como a cidade de Oaxaca ou a Ilha Janitzio em Patzcuaro, Michoacan . (Você foi avisado 💀)
🟢 Faça: Participe! Este feriado é para lembrar os que partiram, por isso muitas famílias de Oaxaca adoram quando você pergunta sobre seus entes queridos falecidos homenageados nos altares.
Ao ver um desfile passando, entre e comece a dançar com os moradores locais.
🟢 O que fazer: Tenha um dia em que seu único plano seja passear pela cidade. Durante o Dia dos Mortos, cidades inteiras são transformadas para esta festa gigante, então explore o máximo que puder enquanto a decoração está pronta.
🟢 O que fazer: peça permissão para tirar fotos. Para errar por excesso de cautela, peça permissão às famílias nos cemitérios e em suas ofrendas (altares) e ao fotografar pessoas.
🟢 O que fazer: leve dinheiro consigo o tempo todo. No México, o dinheiro ainda é rei – e em cidades pequenas, muitos lugares não aceitam cartões. Isto é especialmente verdadeiro com os táxis, nos mercados locais , e com os vendedores ambulantes, que só aceitam dinheiro.
🟢 O que fazer: leve fones de ouvido com cancelamento de ruído ou tampões de ouvido com cancelamento de ruído para ter uma boa noite de sono durante este feriado festivo. O Dia dos Mortos é basicamente uma festa de vários dias com música e celebrações em toda a cidade.
🛑 Não faça: trate isso como uma atração turística.
O Festival do Dia dos Mortos é uma tradição cultural secular, então divirta-se – mas saiba que isso não é a mesma coisa que ficar bêbado na Bourbon Street durante o Mardi Gras em Nova Orleans.
🛑 Não: Toque ou perturbe nada, incluindo altares, decorações de cemitérios, tapetes de serragem e arte em areia no chão, pois não é respeitoso.
🛑 Não faça: use fotografia com flash em qualquer lugar. Por segurança, basta desligar o flash do modo automático para que a câmera não acenda acidentalmente no momento errado.
🛑Não faça: Não use fantasias no estilo americano; especialmente não a variedade “sexy” que acaba nas listas do Buzzfeed .
Este não é o Halloween do México e tem uma vibração diferente do Halloween nos Estados Unidos. 💃 Para ter uma ideia do que vestir, clique aqui .
Símbolos e costumes do Dia dos Mortos
1. Cemitérios do Dia dos Mortos
As flores de calêndula Cempasuchil são uma das decorações mais comuns do Dia dos Mortos.
Decorar as lápides dos cemitérios é um dos mais belos costumes do Dia dos Mortos.
Em alguns lugares, como Patzcuaro e Ilha Janitzio , no estado de Michoacán, há até concursos para as melhores decorações.
As decorações são uma forma de homenagear os mortos e enfeitar um pouco seu local de descanso final. Além disso, diz-se que o forte perfume das flores cempasuchil (malmequeres) os chama de volta.
Em muitos lugares, os familiares passam o dia todo decorando no dia 31 de outubro ou alguns dias antes.
Se você está comemorando o Dia dos Mortos no México , tente chegar até 30 de outubro para ver a cidade sendo decorada para este feriado elaborado.
2. Dia dos Crânios de Açúcar Mortos
Um dos ícones deste feriado é a caveira de açúcar do Dia dos Mortos. Ironicamente, essas delícias de confeitaria não têm raízes mexicanas (ou mesmo pré-hispânicas) e vêm da Europa.
Missionários católicos italianos trouxeram a arte do açúcar para o México em 1600. Ao contrário da Europa, o México é abundante em açúcar e cana-de-açúcar, por isso tornou-se um lugar natural para estas figuras moldadas de açúcar criarem raízes e formarem as suas próprias tradições.
💀 Crânios de açúcar pequenos versus crânios de açúcar grandes
Durante o Día de Muertos México, as caveiras de açúcar serão confeccionadas em dois tamanhos: Grande e pequeno.
Os maiores são frequentemente colocados em uma lápide em homenagem e memória das crianças que partiram.
Esses pequenos também podem ser consumidos, usados para decoração de ofrenda (altar) em casa e podem ser levados para casa como lembrança.
Os maiores representam uma pessoa que partiu, e o nome dessa pessoa está escrito na testa do crânio.
Você geralmente verá essas caveiras de açúcar maiores e mais elaboradas colocadas em uma ofrenda ou lápide para o espírito que retorna daquela pessoa. Esses crânios de açúcar maiores não foram feitos para serem comidos.
3. Calêndula : Dia das Flores Mortas
A palavra cempasuchil significa “20 flores” na língua Nahuatl Asteca.
Flores de calêndula, ou cempasuchil (pronuncia-se sem-pa-souch-ill), fazem parte desta celebração que remonta às suas origens astecas.
Segundo as crenças astecas, a cor viva e o perfume forte da flor serviam de guia sensorial para os espíritos. Eles acreditavam que as flores de calêndula informavam aos nossos falecidos exatamente onde deveriam retornar para nos encontrar.
Hoje em dia, nenhuma ofrenda (altar) do Dia dos Mortos está completa sem algumas flores cempasuchil.
Você também verá malmequeres e terciopelo rojo ( flores em forma de crista de galo ) decorando cidades e cemitérios por todo o México.
🌼💀🌼 Curiosidade do Dia dos Mortos: Em todo o México, os malmequeres são frequentemente chamados de flor de los muertos (flor dos mortos) por causa de suas estreitas associações com o Dia dos Mortos.
4. La Catrina : Dia da Mulher Esqueleto Morta
Nenhuma celebração do Dia dos Mortos no México está completa sem La Calavera Catrina.
Além de Frida Kahlo , La Catrina pode ser a mulher mais associada ao México.
Esta elegante senhora esquelética, com quem todos pintam o rosto para parecer, nasceu em 1910, quando o ilustrador mexicano José Guadalupe Posada a desenhou pela primeira vez.
Ele chamou essa figura de La Calavera Garbancera (A Caveira Elegante, que às vezes é chamada de La Calavera Catrina) – e ela foi desenhada como um comentário social satírico.
A mulher elegante de Posada, com seu elegante chapéu de penas, era uma crítica à sociedade mexicana da época. Segundo ele, muitos mexicanos estavam começando a se vestir de maneira mais europeia.
Posada viu essa mudança como um desprezo pelo estilo mais humilde e tradicional de vestimenta mexicana. É exatamente por isso que La Calavera Garbancera está vestida como está, com trajes de estilo europeu.
Ele criou seu personagem Calavera Garbancera como um esqueleto que serviu como um lembrete de que um dia todos nós morreremos – estejamos usando roupas elegantes ou não.
História de La Catrina: Ícone do Dia dos Mortos
Pintura de Diego Rivera, com La Catrina no centro — trocadilho intencional 💀 (Foto: WikiMedia )
A transição de La Catrina para a grande dama oficial do Dia dos Mortos ocorreu depois que o artista mexicano Diego Rivera (marido de Frida) a pintou com um vestido vitoriano de corpo inteiro.
Usando um rosto semelhante, ele pegou La Calavera Garbancera de Posada e criou aquela que ficaria conhecida como La Catrina.
A pintura de 15 m de Rivera, Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde de domingo no Alameda Central Park), é a primeira representação de La Catrina.
Na pintura, La Catrina é colocada no centro morto (trocadilho muito intencional). Diego Rivera, retratado como um menino, está ao lado dela e logo atrás deles você verá Frida Kahlo .
🎨 Quer ver a pintura na vida real? Você precisará ir ao centro da Cidade do México , ao Museu Mural Diego Rivera, um dos melhores museus da Cidade do México .
5. Comparsas : Desfiles do Dia dos Mortos
Você ouvirá uma comparsa ou muerteada (ambas as palavras significam desfile) muito antes de você perceber.
Isso é ótimo porque dá tempo para encontrá-lo e depois participar da procissão que passa pelas ruas.
Durante uma comparsa, grupos multi-instrumentais de músicos fantasiados se unem para tocar música festiva nas ruas.
Qualquer pessoa pode participar em qualquer parte do percurso do desfile, pois esta é uma das tradições mais festivas do Dia dos Mortos. Você pode participar apenas para caminhar ou começar a dançar enquanto o desfile avança.
6. Ofrendas: Altares do Dia dos Mortos
Os altares para o Dia dos Mortos podem ter velas, flores, caveiras de açúcar mexicanas, papel picado colorido , itens pessoais dos falecidos e outras ofertas do Dia dos Mortos.
Apenas andando pelas ruas e becos de muitas cidades do México, você verá uma infinidade de ofrendas (altares).
Geralmente são decorados com uma combinação de flores de calêndula, velas, caveiras de açúcar, incenso copal e/ou bandeiras de papel coloridas chamadas papel picado .
Você também verá fotos dos que partiram em um quadro e qualquer comida e bebida que eles gostariam de consumir ao chegar.
Dizem que quando os mortos retornarem, estarão com fome e sede devido à viagem – por isso temos que nos preparar adequadamente.
7. Tapeçarias de areia do Dia dos Mortos
Arte em areia do Dia dos Mortos feita com feijão preto, malmequeres, pétalas de flores, serragem colorida e areia.
Nas ruas e em frente a algumas ofrendas, você encontrará tapetes de arena (tapeçarias de areia) coloridos e intrincados. Se você tiver muita sorte, verá até um artista fazendo um.
A tradição da arte na areia contribui para o significado mais profundo do Dia dos Mortos, de que todas as coisas eventualmente são levadas pelo vento ou morrem.
Por isso, você também verá arte em solo feita com outros materiais naturais que o vento pode levar, como pétalas de flores de calêndula e até feijões.
8. Tapetes de serragem do Dia dos Mortos
Um tapete de aserrín, ou tapete de serragem. (Foto: Arturo Castelán Zacatenco, Trabalho próprio, CC BY-SA 3.0 , via WikiMedia Commons , México Dia de los Muertos)
Tapetes de aserrín (tapetes de serragem) são feitos em todo o México para o Dia dos Mortos e também para outros feriados como a Semana Santa (Semana Santa).
Em alguns lugares, ruas inteiras são fechadas aos carros para que os tapetes possam ser feitos.
Os tapetes de serragem tapetes de aserrín levam dias para serem feitos, com famílias inteiras ou até cidades inteiras colaborando.
Muito parecido com as tapeçarias de areia do Dia dos Mortos, os tapetes eventualmente são levados pelo vento.
9. Alebrijes: Arte do Dia dos Mortos
Alebrijes (pronuncia-se al-lay-bree-hays) não fazem oficialmente parte do Dia dos Mortos, mas esta arte popular mexicana entrou nas festividades.
Você deve conhecê-los por causa do filme Coco , que contém dois alebrijes – Dante e Pepita .
Alebrijes foram feitos pela primeira vez pelo artista mexicano Pedro Linares na Cidade do México . Aos 30 anos, ele sofreu uma doença terrível e até teve sonhos febris à noite.
Uma noite, ele viu uma quimera (animal híbrido) gritando a palavra “alebrije”, uma palavra que não tem nenhum significado real.
A partir desta visão, ele fez uma representação artística desta quimera colorida, e nasceu o primeiro alebrije.
10. Mojigangas: fantoches gigantes
Mojigangas (pronuncia-se moe-he-gawn-gahs) vêm da Espanha, mas foram trazidas para o México em 1600.
Eles têm cerca de 4,5 m de altura e fazem parte de muitas celebrações no México Central.
Você pode ver mojigangas em todos os lugares, desde festivais em Oaxaca até casamentos em San Miguel de Allende . Você também verá bonecos de mojiganga durante o Dia dos Mortos no México em várias cidades.
Comida do Dia dos Mortos
Pan de Muerto (Dia do Pão Morto )
Pan de muerto, ou “Pão Morto”, é um tipo de pão ou pastelaria que tradicionalmente só é feito de meados de setembro a meados de novembro.
É o alimento mais associado ao Dia dos Mortos .
Em Oaxaca, ao contrário do resto do México, há uma pequena carinha de doce colocada no centro para representar uma alma que partiu. O pão é coberto com sementes de gergelim e não é muito doce.
No entanto, em muitas outras partes do México, o pan de muerto tem formato de cruz no topo do pãozinho e é coberto com açúcar.
Eles também têm raspas de laranja ou água de flor de laranjeira , então têm um sabor semelhante ao de um pãozinho matinal.
Tamales
Você encontrará tamales na mesa de jantar durante a maioria dos feriados mexicanos – do Natal no México ao Día de la Candelaria em 2 de fevereiro.
Este é um alimento antigo e pré-hispânico feito com um dos ingredientes básicos mexicanos mais importantes, o milho .
Um tamal (tamale em inglês), é um prato tradicional mexicano feito de masa, ou massa de milho.
À masa você pode adicionar outros ingredientes como rajas (pimentão poblano assado), frango e toupeira , ou até frutas para tamales dulces (tamales doces).
A mistura é então embrulhada em casca de milho ou folha de bananeira e cozida no vapor.
No México Central, você encontrará a maioria dos tamales feitos com casca de milho. No entanto, no sul do México, especialmente em Oaxaca e na Península de Yucatán , é feito com folhas de bananeira.
Pib (Mucbipollo)
Se você visitar Yucatán em outubro ou novembro, fique atento aos pib e pib tamales.
Se você estiver viajando para Yucatán durante o Hanal Pixan , o feriado maia do Dia dos Mortos, não deixe de experimentar o pib (também conhecido como mucbipollo ou pibipollo).
Pib é um tamale crocante e assado que mais parece uma caçarola do que um tamal, pois é cozido em folhas grandes.
Para os visitantes de Yucatán, você provavelmente desejará apenas um único pib tamal, e não uma panela inteira. Fique atento aos chachacuahs ou tamales enterrados , que significa “tamales enterrados”, para uma única porção de pib tamale.
O pib de Yucatán é o favorito dos habitantes locais – e algo que você raramente (ou nunca) verá fora da Península de Yucatán .
Ele só é fabricado e vendido de meados de outubro ao início de novembro, para coincidir com o feriado de Hanal Pixan.
Alfenique Candy
Doce de açúcar Alfeñique no México. (Foto: © Tomas Castelazo , CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons )
Alfeñique (pronuncia-se al-fen-yeek) é uma guloseima originária da Espanha, embora tenha raízes ismálicas.
Conhecido como “Al-Fanid” na Espanha islâmica, este era um doce aquecido usado para tratar tosse – basicamente uma antiga pastilha para tosse!
Dos doces alfeñique mais famosos do México, estão as caveiras de açúcar. No entanto, estes não são os únicos. Hoje em dia você pode encontrar vários formatos de alfeñique, e em designs muito elaborados.
Champurrado: chocolate quente
Champurrado (pronuncia-se champ-pour-ah-doe) é um tipo de chocolate quente mexicano.
É um pouco mais rico que o chocolate quente mexicano normal porque é preparado com masa de maíz (farinha de milho), piloncillo (açúcar de cana bruto) e canela.
Champurrado existe desde os tempos astecas e é muito útil para manter as pessoas aquecidas em uma noite mais fria de inverno durante o Dia dos Mortos.
Uma das melhores bebidas mexicanas ainda produzidas hoje, a textura espessa do champurrado é perfeita para mergulhar churros.
Atole: bebida de baunilha
Atole (pronuncia-se ah-toe-lay) é quase a mesma bebida quechampurrado , mas com baunilha em vez de chocolate.
Para quem prefere baunilha ao chocolate, o atole é uma das bebidas obrigatórias no México durante o Dia dos Mortos.
Dia dos Mortos no México: Perguntas frequentes
O México está comemorando o Dia dos Mortos este ano?
De dia e de noite, os cemitérios do Día de los Muertos México são um belo espetáculo para ser visto.
Parece que sim — Segundo o Semáforo Epidemiológico do México , que é a forma como o país dispersa as informações da Covid-19, os números são administráveis em todos os estados.
Salvo quaisquer mudanças significativas, todas as celebrações acontecerão 🎉
Quanto tempo dura o Dia dos Mortos?
Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, o feriado acontece de 1º a 2 de novembro . Começa oficialmente à meia-noite de 1º de novembro, e é por isso que alguns dizem que o feriado começa em 31 de outubro; embora tecnicamente comece à meia-noite de 1º de novembro.
Qual é o Dia dos Mortos oficial no México?
O verdadeiro Dia dos Mortos é 2 de novembro . O dia 1º de novembro é chamado de Día de los Angelitos (Dia dos Anjinhos) para homenagear as crianças falecidas; 2 de novembro é o Dia dos Mortos para os adultos.
O festival mexicano dos mortos é animado e colorido.
O que o Dia dos Mortos representa?
Durante o Dia dos Mortos, acredita-se que as portas do submundo se abram. Isso permite que as famílias se reúnam com seus entes queridos que partiram por um breve momento. Embora muitos pensem que é apenas um feriado sobre a morte – é também uma celebração da vida.
Como eles celebram o Dia dos Mortos no México?
Depende – algumas cidades e vilas no México levam as coisas para o próximo nível, organizando festas de rua em toda a cidade que duram alguns dias ou algumas semanas. Estas são as cidades que você vê nas fotos do Instagram, mas saiba que isso não é necessariamente a norma.
Na maioria das cidades mexicanas, você nem saberia que há feriado. Para obter uma lista dos lugares mais divertidos para visitar, confira as 17 melhores celebrações do Dia dos Mortos no México .
Algumas pessoas simplesmente desfrutam de uma celebração discreta em casa com comidas tradicionais do Dia dos Mortos . Outros constroem ofrendas (altares) elaborados e coloridos com fotos dos falecidos, bem como suas guloseimas, comidas e itens pessoais favoritos.
Por que o Dia dos Mortos é importante para o México?
É uma tradição antiga e uma festa – Então, como não amar?!
A famosa Playa de los Muertos em Sayulita, México – que tem um cemitério na praia.
No México, a família é um dos aspectos mais importantes da cultura. O Día de Muertos nos permite reconectar-nos com nossos entes queridos perdidos, mesmo que apenas por um dia, por isso é um momento especial no México.
O Dia dos Mortos é o feriado mais importante do México?
aqui há muitos feriados no México ; geralmente um por mês. Durante a temporada de Natal no México, que vai de meados de dezembro ao início de janeiro, há cerca de cinco feriados de inverno importantes somente no México.
Seria impossível dizer se o Dia dos Mortos é o feriado mais importante do México porque isso dependeria de para quem você está perguntando. Ainda assim, está definitivamente entre os feriados mexicanos mais importantes celebrados durante todo o ano.
O que devo vestir no Dia dos Mortos no México?
Quer saber como se vestir para o Dia dos Mortos no México? Como afirmação geral, os mexicanos tendem a se vestir de maneira mais conservadora, mesmo durante feriados como o Dia dos Mortos.
Algumas pessoas fazem de tudo para o festival anual do Dia dos Mortos que o México organiza, mas você não precisa.
Como mencionado, este não é um momento para “fantasias sensuais” que são populares nos Estados Unidos. Porém, como é o Dia de Muertos, muitos vão usar um vestido especial para curtir as festividades noturnas – como estes .
Você também pode visitar um mercado mexicano local (mercado) onde quer que vá e comprar um vestido lá. Os trajes são a norma para os habitantes locais, e muitos usam tudo – mas com roupas tradicionais mexicanas, não com trajes selvagens.
💄 Pintura facial La Catrina
La Catrina é a icônica mulher mexicana do Dia dos Mortos.
Quer pintar o rosto como La Catrina, o famoso Dia da Mulher Morta?
Você não precisa trazer toda a maquiagem, pois os vendedores ambulantes fazem isso por cerca de US$ 50 pesos (US$ 3). Com certeza você vai querer trazer um bom removedor de maquiagem para tirar no final da noite!
🌸 Dia das Coroas de Flores Mortas
Você encontrará vendedores ambulantes vendendo coroas de flores baratas para completar o visual.
Em alguns lugares, os vendedores fazem coroas de flores frescas nos mercados locais – ou você também pode usar uma dessas elaboradas tiaras de coroa de flores .
Considerações Finais: Comemorando o Dia dos Mortos no México
O Dia dos Mortos não é um festival sombrio e nunca foi. Para os mexicanos pré-colombianos, a morte era simplesmente uma viagem gratuita a Mictlán – o submundo na mitologia asteca
Para eles, a morte sempre foi vista como uma transformação; nunca um evento triste.
Durante o festival dos mortos no México, o véu entre os vivos e os mortos é afinado para que os mortos possam voltar.
Se a morte em si nunca foi um acontecimento triste para os astecas, então o retorno do falecido também não é um acontecimento triste; é um chamado para celebração .
A título pessoal – mudei-me para o México em 2018, viajei para 19 dos 32 estados e morei em três.
Sinto que conheço muito bem o país e sempre digo que o Dia dos Mortos é a melhor época para visitar, principalmente o Dia dos Mortos em Oaxaca .
Blogs adicionais do Dia dos Mortos
Precisa de mais informações sobre o feriado do Dia dos Mortos no México? Aqui estão alguns blogs que você vai querer ler a seguir:
- 17 melhores lugares para comemorar o Dia dos Mortos no México
- Guia do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
- Hanal Pixan: celebração maia do Dia dos Mortos
- Comemorando o Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca, México
- Guia definitivo do Dia dos Mortos na Cidade do México
- Alimentos e bebidas do 30º dia dos mortos que você deve experimentar
- Símbolos dos 13 Dias dos Mortos e seus significados