Você encontrou o artigo certo para saber como planejar sua viagem para o Dia dos Mortos em Oaxaca, México. Fui à comemoração de 2018, e fui novamente em 2022 , e vou compartilhar todas as minhas melhores dicas com vocês.
Sua celebração cultural mais popular, o Dia dos Mortos de Oaxaca, é uma experiência obrigatória no México para muitos – e em 2003, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
Neste artigo, vou compartilhar todas as minhas dicas de viagem para Oaxaca Dia de los Muertos, para que você possa se divertir tão incrível quanto eu. Ao final deste artigo você saberá tudo sobre a cidade de Oaxaca, onde acontece o festival.
Prefere um passeio em grupo com tudo planejado para você?
Esta excursão do Dia dos Mortos de 7 dias em Oaxaca tem um itinerário de viagem incrível, onde você se aventurará fora dos roteiros mais conhecidos para vivenciar estas incríveis férias no México como um morador local.
Como o Dia dos Mortos dura apenas dois dias, de 1 a 2 de novembro, muitos ficam na cidade de Oaxaca por mais alguns dias ou vão para as belas praias de Oaxaca para prolongar a viagem – então abordaremos isso também.
Além de tudo isso, você aprenderá sobre a história do Dia dos Mortos, o simbolismo de coisas como ofrendas (altares), caveiras de açúcar e a própria La Catrina , quais cemitérios de Oaxaca visitar e onde ficar na cidade de Oaxaca, no México.
Resumindo, estamos cobrindo tudo o que você precisa saber para uma viagem épica do Dia de los Muertos ao México. Pronto para aprender sobre tudo sobre o Dia dos Mortos de Oaxaca? 🌺💀🌺 Vamos ao que interessa!
Quando é o Dia dos Mortos em Oaxaca, México?
Embora seja chamado de “Dia” dos Mortos, o feriado acontece durante dois dias por ano, de 1 a 2 de novembro , e os diferentes dias do festival correspondem a diferentes espíritos.
Querendo saber: que dia é o Dia dos Mortos no México? É 2 de novembro.
Como dizem que os espíritos dos nossos falecidos retornam todos os dias à meia-noite, muitas celebrações acontecem à noite – então você pode ver algumas fontes dizendo que o Dia dos Mortos é de 31 de outubro a 2 de novembro.
No entanto, algumas celebrações começam já no dia 28 de outubro em diferentes partes do estado de Oaxaca. Eu sempre recomendo que os visitantes cheguem à cidade de Oaxaca até 28 de outubro para aproveitar todas as incríveis vibrações do Dia dos Mortos .
Como o primeiro dia de comemoração começa no dia 1º de novembro, os espíritos retornarão à meia-noite, que é basicamente a noite do dia 31 de outubro.
Embora esta seja tecnicamente a “véspera” do Dia de Muertos, assim como a véspera de Natal , muitos consideram-no um dia de festa.
Como você pode imaginar, com um evento tão elaborado, os preparativos da cidade de Oaxaca começam pelo menos uma semana antes.
É muito divertido ver a cidade enfeitada com flores de calêndula e observar a construção das ofrendas (altares coloridos), além de visitar os cemitérios e sepulturas durante o dia.
O Dia dos Mortos de Oaxaca de 2023 foi cancelado?
Não – embora tudo possa acontecer, atualmente não há razão para pensar que a celebração do Dia dos Mortos da cidade de Oaxaca em 2023 não acontecerá em grande escala.
Experiência da Antiga Cerimônia do Dia dos Mortos , liderada por Ines, uma curandeira local de Oaxaca. (Foto: Airbnb , Dia dos Mortos Oaxaca México)
Recebi muitas mensagens de leitores sobre a situação da Covid em Oaxaca e como isso afetará o Día de Muertos Oaxaca 2023. Resposta curta: Não deveria.
Neste momento, nenhum anúncio oficial veio do governo local da cidade de Oaxaca – o que é uma coisa boa!
No ano passado, eles fizeram declarações de cancelamento em setembro ou outubro, então estamos bem informados sobre os eventos do Dia dos Mortos de Oaxacas em 2023 que aconteceram sem problemas.
Eu sei que os anúncios de outubro seriam insuficientes para muitos viajantes, mas o governo não divulgou uma declaração sobre o Dia dos Mortos de Oaxaca de 2022 até o início de outubro de 2022 – poucos dias antes do feriado.
Porém, como muitos esperavam, o festival de 2022 voltou à sua glória pré-pandemia! (🪅 Nota lateral: eu estava lá e foi incrível). Na verdade, esta foi a primeira celebração completa do Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca desde 2019.
O festival de 2020 foi totalmente cancelado e o festival de 2021 teve uma versão reduzida, mas o Dia dos Mortos 2022 estava de volta com força total. Não há razão para pensar que este não será o caso em 2023.
Como o número de casos de Coronavírus não é mais uma ameaça no México, estou otimista para o Dia dos Mortos de Oaxaca de 2023 – e até pretendo comparecer.
Para quem vai, não deixe de reservar o tour do Day of the Dead o mais rápido possível , pois eles estarão esgotados.
- Excursão de 7 dias ao Dia dos Mortos em Oaxaca
- Oaxaca, Experiência Profunda do Dia dos Mortos
- Tradicional Festival dos Mortos do México em Oaxaca
- Cerimônia Antiga do Dia dos Mortos
- Comemorando o Dia dos Mortos em Xoxocotlan
- Prepare um altar para o Dia dos Mortos
- Dia dos Mortos, Noite no Cemitério
Onde Ficar em Oaxaca: Melhores Bairros e Melhores Hotéis em Oaxaca
O centro da cidade, ou Centro Histórico de Oaxaca, é um dos cerca de 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO no México – e excepcionalmente bonito quando decorado durante o Dia de los Muertos Oaxaca.
Quer saber onde ficar em Oaxaca para o Dia dos Mortos? Como se costuma dizer – Localização, localização, localização – porque onde você fica no Dia dos Mortos de Oaxaca pode fazer ou quebrar sua viagem.
Para maior comodidade, escolha um dos três bairros de Oaxaca listados abaixo para que você tenha muitas comodidades como restaurantes , bares mezcal , caixas eletrônicos e farmácias a uma curta distância.
Quer saber quais são os melhores restaurantes do Dia dos Mortos em Oaxaca? Muitos lugares têm decoração e cardápio especial, mas recomendo que você dê uma olhada no Las Quince Letras, que tem a melhor toupeira de Oaxaca.
🚕💨 Dicas de viagem para Oaxaca
Não há Uber em Oaxaca e nem Lyft em Oaxaca . No entanto, existem táxis e ônibus. Há também transporte público em Oaxaca, mas não é ótimo.
Embora os táxis sejam geralmente fáceis de conseguir, eles demoram mais para parar durante o Dia de Muertos, o período mais movimentado para visitar Oaxaca, no México.
Esta é apenas uma das razões pelas quais todos os melhores lugares para ficar em Oaxaca para o Dia de los Muertos estão localizados dentro e ao redor do Centro Historico (centro da cidade de Oaxaca) – porque é muito fácil de caminhar.
Centro Histórico (centro da cidade de Oaxaca)
A piscina da Quinta Real é o local perfeito para fazer uma pausa nas comemorações do Dia dos Mortos. (Foto: Expedia , Oaxaca México Dia de los Muertos)
Tal como acontece com a maioria das cidades do México, você não pode errar ao ficar no Centro Histórico ou nos arredores. Este é o Centro Histórico da Cidade, ou centro da cidade.
Esta é a área onde acontece a maioria das festividades do Dia dos Mortos e uma parte da cidade que pode ser percorrida a pé, então você não precisará se preocupar em pegar um táxi durante esse período movimentado em Oaxaca.
Localizado no Centro Histórico de Oaxaca, você encontrará alguns dos melhores hotéis em Oaxaca, como estes:
- Quinta Real Oaxaca ($$$$)
- Casa Antonieta Oaxaca ($$$$)
- Hotel Casa Oaxaca ($$$$)
- Casa de las Bugambilias B&B ($$$)
- Hotel Casona Oaxaca ($$)
- Selina Hostel ($) — Este é um dos melhores hostels da cidade de Oaxaca , com dormitórios individuais e opções de quartos privativos.
Cidade de Jalatlaco Oaxaca (melhor bairro de Oaxaca)
💝 O lindo hotel rosa de Oaxaca, City Centro Hotel Oaxaca , no bairro de Jalatlaco. (Foto: hotel boutique City Centro Hotel Oaxaca)
Localizado a um bairro do centro de Oaxaca, você encontrará o moderno e colorido Jalatlaco (pronuncia-se ha-lat-lack-oh ). Esta é uma área muito segura, com restaurantes incríveis , arte de rua bacana e edifícios coloniais coloridos.
O melhor hotel no bairro de Jalatlaco em Cidade de Oaxaca é City Centro Hotel Oaxaca . Este é o famoso hotel rosa de Oaxaca que é bastante famoso no Instagram (visto na foto acima).
Este costuma esgotar rapidamente, mas o Hotel Cazomalli Oaxaca é outra opção próxima.
Reforma e Xochimilco Oaxaca
A Casa de Arte , no tranquilo bairro de Xochimilco, oferece um belo oásis longe da principal área turística. (Foto: Expedia )
Xochimilco (pronuncia-se so-chee-mill-co ), localizado ao norte do Centro, é outro dos melhores bairros da cidade de Oaxaca.
Este é o bairro mais antigo e histórico de Oaxaca, então você ainda sentirá a sensação de cidade colonial nos edifícios, mas estará mais longe das multidões e do barulho.
🌺💀🌺 Dica de viagem para Oaxaca : O Dia dos Mortos é ALTO! Você vai querer fones de ouvido com cancelamento de ruído ou protetores de ouvido com cancelamento de ruído para ter uma boa noite de sono durante este feriado festivo.
Estar nos arredores do Centro Histórico significa grande valor em hotéis boutique de Oaxaca, como El Callejón Hotel ($$$) e Casa de Arte ($$).
Nestes, você também está perto de uma das coisas mais históricas e melhores para ver na cidade de Oaxaca ; um aqueduto do século XVIII que percorre a rua Callejon Rufino Tamayo.
Viajando para Oaxaca com orçamento limitado? Mochileiros e viajantes com orçamento limitado vão querer verificar esses melhores albergues na cidade de Oaxaca para ver quais têm disponibilidade para o Dia dos Mortos.
Guia do Dia dos Mortos de Oaxaca
31 de outubro: Seu itinerário do Dia dos Mortos em Oaxaca começa agora
Querendo saber: quando começa o Dia dos Mortos? O primeiro dia é 1º de novembro à meia-noite, por isso muitos dizem que começa em 31 de outubro.
Em Oaxaca, o festival parece durar semanas porque há muito o que fazer e eventos diurnos e noturnos. Antes de chegar, reserve um tempo para fazer sua programação do Dia dos Mortos em Oaxaca usando as informações abaixo.
Ao chegar, dirija-se à principal Catedral de Oaxaca, localizada perto do Zócalo (Praça da Cidade), e pegue a programação de eventos no estande de turismo.
O que esperar na véspera de Todos os Santos
Embora não seja um dia oficial de festa, muitas famílias comemoram o dia 31 de outubro, a antiga Véspera de Todos os Santos, construindo elaborados ofrendas (altares) na lápide do cemitério de seu ente querido falecido.
Algumas pessoas em casas e lojas locais até deixam as portas abertas para que os transeuntes possam ver as vigílias noturnas lá dentro. Para tentar vê-los, dirija-se a uma rua de pedestres, como a Calle Macadonio Alcala (também conhecida como Andador Turistico).
Como é véspera do retorno das almas, esses preparativos devem estar prontos para a chegada dos espíritos à meia-noite.
Há muita energia na cidade, pois as pessoas estão prontas para celebrar oficialmente o Dia de los Muertos após semanas de preparação.
Na verdade, vai parecer que o festival está a todo vapor, embora o feriado ainda não tenha começado oficialmente.
As famílias visitam os cemitérios da cidade para decorar os túmulos e lápides dos seus entes queridos, e muitos dão os retoques finais nas ofrendas (altares) fora de suas casas.
O que fazer em Oaxaca no dia 31 de outubro
Este é um ótimo dia para simplesmente passear pela cidade, especialmente pelo Centro Histórico (centro da cidade de Oaxaca) e pelo Zocalo perto da Catedral de Oaxaca.
Uma caminhada de orientação como esta é sempre uma boa ideia para que você se oriente e conheça o traçado da cidade – e nos últimos anos, há mais para ver do que nunca, à medida que estas férias em Oaxaca continuam a se tornar mais populares.
Você pode visitar todas as lojas e galerias de arte para ver todos os altares elaborados e exposições florais, mas não se esqueça de olhar para a arte em areia no chão.
À noite, não perca a Magna Comparsa , principal evento do centro da cidade. Magna Comparsa significa Grande Desfile, e este é o primeiro desfile oficial a abrir o feriado do Dia dos Mortos.
Você também pode conferir os cemitérios locais, como o cemitério principal Panteón General Oaxaca em Jalatlaco Barrio, o cemitério Xochimilco em Xochimilco e o Panteón Viejo Xoxocotlán (também conhecido como Cemitério Xoxo), já que já estarão decorados.
Na verdade, as decorações em alguns geralmente terminam em 27 de outubro, ou por volta do final de outubro – mas definitivamente alguns dias antes de 31 de outubro.
1º de novembro: Dia dos Anjinhos
O dia 1º de novembro às vezes é chamado de Dia de los Inocentes para homenagear as crianças que faleceram.
O que antes era conhecido como Dia de Todos os Santos é hoje o Día de los Angelitos (Dia dos Anjinhos).
Nota: Você também pode ver este dia chamado Día de los Inocentes , ou Dia dos Inocentes. No entanto, não confunda com o feriado mexicano do Dia dos Santos Inocentes , que ocorre em 28 de dezembro.
Este Dia dos Anjinhos, 1º de novembro, homenageia as crianças falecidas. O ânimo voltou na noite anterior, à meia-noite, mas as festas continuam o dia todo.
O que esperar no Dia de Todos os Santos
Celebrações em cemitérios, bem como comparsas (desfiles teatrais), ofrendas (altares) nas ruas e outras festividades em toda a cidade.
Perto da Catedral há grandes estandes com vendedores que vendem arte de Oaxaca e arte popular mexicana de outros estados do país.
Isso geralmente dura do início de novembro até o final do fim de semana seguinte ao Dia dos Mortos.
O que fazer em Oaxaca no dia 1º de novembro
A cidade inteira está decorada e em pleno modo de festival, e você vai querer passar um tempo caminhando pelo colorido bairro de Jalatlaco e comendo uma deliciosa comida de Oaxaca .
Haverá desfiles menores durante toda a noite na cidade, ou você pode ir a uma celebração gigante que está fora dos roteiros mais conhecidos – a comparsa do Dia dos Mortos de San Agustin Etla Oaxaca .
O pueblo de San Agustin Etla está localizado a cerca de 35-45 minutos do centro de Oaxaca. Possui o maior e mais selvagem comparsa e o mais belo cemitério.
Fui com um pequeno grupo de turismo reservado através do Agrado Guest House Hotel , e éramos os únicos não-locais na comparsa de San Agustin Etla . Se você quiser mergulhar em alguma comunidade indígena, Etla é o lugar.
2 de novembro: Dia dos Mortos
Todos os santos , que significa “todos os santos”, chegarão até 2 de novembro para o Día de Muertos no México !
Formerly known as All Souls’ Day, November 2nd is the actual Day of the Dead day. On this day, family members and loved ones celebrate the adults in their life who no longer walk the Earth.
The spirits of all adults returned the night before, at midnight, but parties will continue all day.
What to expect on All Soul’s Day
More celebrations in cemeteries, as well as comparsas (Oaxaca Day of the Dead parades), ofrendas (altars) in the streets and other festivities.
If Day of the Dead Oaxaca is starting to sound like one giant party, it is — but November 2 is often the most low-key day of the holiday.
What to do in oaxaca on November 2
If there was any place you wanted to see in town, like a shop, restaurant, cafe or art gallery, you’ll want to head there early. Many places have shortened hours for the holiday, though some don’t open at all.
If not, just enjoy the last few hours of parades and decorations and festivities.
Arriving Early: Before the 31st
🌼 Visit the Oaxaca Flower Fields
A Oaxaca must do before Day of the Dead is to visit the flower fields — because the flowers will be harvested by October 30th, so you have to go before the festival.
There are a few flower fields near Oaxaca City, but the most popular one is Cultivos el Viejo. This is located about one hour outside of the city, in the small town of Zimatlán de Álvarez, Oaxaca.
A popular spot for getting IG photos, YouTube videos and TikToks, you’ll want to either arrive early in the morning to beat the crowds, or get there in the late afternoon to catch the golden hour light (AKA magic hour).
There is no official entrance fee, but you are expected to give a donation of about $100 pesos ($6 USD) per person to enter this flower field in Zimatlán Oaxaca.
Visit Mitla for the La Catrina Exhibition
Located about one hour from Oaxaca City by car, San Pablo Villa de Mitla (or just Mitla for short) is best known as home to the Mitla Archaeological Site. This is one of the most important ruins in Oaxaca.
During the holiday, they also have this La Cartina & Skulls Exhibit. A public art expo (Exhibición de Catrinas y Cráneo in Spanish), you’ll see large-scale La Catrina and sugar skull figures all over downtown Mitla.
In English, Mitla means “place of the dead,” so it seems fitting to visit this Oaxaca pueblo magico (magic town) during Day of the Dead!
O nome se origina da palavra Nahuatl (ou palavra asteca), Mictlán. Na mitologia asteca, Mictlán é o submundo.
Estas antigas ruínas zapotecas e mixtecas de Mitla são consideradas o segundo sítio arqueológico mais importante de todo o estado de Oaxaca, depois das Ruínas de Monte Alban. Diz-se que as ruínas de Mitla têm até 10.000 anos 🤯
⚠️ Dicas para o Dia dos Mortos de Oaxaca: se você continuar cerca de 45 minutos depois de Mitla, estará em Hierve el Agua . Essas cachoeiras e piscinas termais de Oaxaca são um dos melhores lugares para se visitar em Oaxaca.
Veja os Tapetes Zaachila (Tapetes de Areia de Oaxaca)
Não perca os tapetes de areia durante as festividades do Dia dos Mortos em Oaxaca.
A palavra “tapete” significa literalmente tapete, mas tem outro significado quando se trata do Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca e nos Vales Centrais de Oaxaca.
As tapeçarias de areia do Dia dos Mortos são associadas ao feriado há séculos e você pode vê-las na cidade de Oaxaca. Porém, o melhor lugar para ver os tapetes de areia de Oaxaca é na pequena cidade de Zaachila.
Localizada a cerca de uma hora de carro da cidade de Oaxaca, siga para a rua Calle Coquiza em Zaachila e siga a rota do tapete de areia até a igreja Templo de Santa Maria de la Natividad.
Confie em mim: isso é diferente de tudo que você já viu!
⚠️ Nota: O melhor dia para visitar Zaachila é quinta-feira, então você pode ir ao Mercado Zaachila comprar alguns souvenirs de Oaxaca. Depois das compras, vá ao Mercado Gastronómico de Zaachila para experimentar a barbacoa e as especialidades gastronômicas locais de Oaxaca.
Ficar depois do Festival: 3 de novembro
Para um final relaxante no Dia de Muertos Oaxaca, vá às praias de Oaxaca, como Playa Carrizalillo em Puerto Escondido, uma das melhores praias do México .
Prolongando sua viagem a Oaxaca?
Como o Dia dos Mortos de Oaxaca é um festival de dois dias, muitos chegam cedo ou ficam depois.
💁♀️ Aqui está uma das minhas melhores dicas de viagem para Oaxaca: Vá para as melhores praias de Oaxaca , como Puerto Escondido , Zipolite, Huatulco e Mazunte , após o festival para descomprimir.
Esta é uma viagem fácil que muitos visitantes de Oaxaca fazem e uma ótima época do ano para visitar as praias.
Se praias não são sua praia, há muitas coisas para fazer na cidade de Oaxaca . Você pode desfrutar de uma degustação de mezcal ou de um dos melhores passeios de mezcal em Oaxaca , visitar o sítio arqueológico das Ruínas de Monte Albán e muito mais.
Na verdade, existem lugares únicos para visitar em Oaxaca em todo o estado e ótimos passeios de um dia saindo de Oaxaca .
Estas incluem as áreas circundantes de Hierve el Agua , San Felipe del Agua e San Pablo Villa de Mitla. Este é um dos pueblos magicos de Oaxaca , ou cidades mágicas do México, famosas por sua cultura indígena.
Há também ótimos mercados de Oaxaca para conferir, tanto na cidade quanto nos arredores, como estes: Mercado Zaachila (quintas-feiras), Mercado Ocotlan (sextas-feiras) e o popular Mercado Tlacolula de domingo em Tlacolula Oaxaca.
Visitando a Cidade do México
Se você tiver tempo de viagem para uma longa viagem no México, estará a apenas uma hora de vôo da Cidade do México. Esta é a maior cidade do continente e um bom lugar para realmente conhecer o México.
Não há fim para o que fazer na Cidade do México – incluindo museus , tacos , ruínas antigas , restaurantes incríveis , divertidas lutas de luta livre mexicana de lucha libre e muito mais.
Na verdade, morei um ano na Cidade do México e ainda não vi tudo!
Dicas para o Dia dos Mortos de Oaxaca
Não fique triste como esse cara! Reserve seus voos , hotel , VRBO e passeios do Dia dos Mortos Oaxaca México com antecedência.
Um pouco mais adiante no artigo, você verá como chegar à cidade de Oaxaca – mas, por enquanto, vamos entrar em alguns detalhes que você precisa saber sobre o verdadeiro festival do Dia dos Mortos de Oaxaca, no México.
Além das datas do Dia dos Mortos, que são 1º e 2 de novembro, e como você chegará à cidade de Oaxaca, há duas coisas importantes a serem lembradas ao planejar a viagem do Dia dos Mortos:
1. Reserve acomodação em Oaxaca o mais rápido possível
A cidade de Oaxaca é uma cidade menor e, eventualmente, TODOS os hotéis de Oaxaca, VRBOs de Oaxaca , Airbnbs de Oaxaca e todos os albergues de Oaxaca acabarão por se esgotar. Acontece todos os anos – não estou brincando, pessoal!
Se você tiver necessidades específicas no que diz respeito ao local onde vai ficar (ou seja, sem escadas, área tranquila, cozinha completa, estacionamento no local), reserve com antecedência para encontrar um lugar que atenda a essas caixas.
Confira estes artigos para ajudá-lo a escolher os melhores hotéis em Oaxaca para o Dia dos Mortos:
- Melhores hotéis 5 estrelas em Oaxaca
- Melhores hotéis boutique na cidade de Oaxaca
- Melhores hotéis com piscina em Oaxaca
- Melhores hotéis em Oaxaca
- Melhores hostels na cidade de Oaxaca
2. Reserve as excursões do Dia dos Mortos o mais rápido possível
Se você pretende fazer uma excursão do Dia dos Mortos em Oaxaca, você deve reservá-la com bastante antecedência e o mais cedo possível.
Na maioria das vezes, os passeios são reduzidos, com apenas 5 a 10 pessoas, e milhares de pessoas participam deste festival de Oaxaca – então todos os passeios acabam esgotando também.
Passeios do Dia dos Mortos em Oaxaca
Participe de um comparsa (desfile) ao comemorar o Dia dos Mortos em Oaxaca, México.
Como muitas empresas de turismo mexicanas não têm sites, a menos que alguém tenha recomendado uma empresa de turismo pelo nome, não é muito fácil localizar passeios on-line em Oaxaca Dia de los Muertos.
Observação: o Facebook geralmente é um lugar melhor para encontrar empresas mexicanas e locais do que o Google. Você também vai querer verificar as páginas do Facebook para obter informações atualizadas sobre empresas locais ao longo da semana.
Como este festival também não possui uma lista oficial de eventos publicada online para você pesquisar com antecedência, os guias turísticos locais são uma virada de jogo.
Eles saberão melhor mostrar onde encontrar os melhores cemitérios, fogos de artifício, festividades e comparsas (desfiles barulhentos com uma banda ao vivo, geralmente uma banda de música).
Prefere um passeio em grupo com guias locais?
Este passeio de 7 dias pelo Dia dos Mortos em Oaxaca tem um itinerário de viagem incrível planejado, mas também bastante tempo livre para vivenciar o Dia dos Mortos no México como um morador local.
Se você quiser fazer uma excursão em grupo e não quiser gastar horas (ou dias ) procurando uma empresa de turismo para o Dia dos Mortos em Oaxaca, reserve uma experiência Airbnb ou uma excursão em grupo com a Viator – você pode reservar algumas abaixo agora mesmo.
Esses passeios são todos conduzidos por moradores de Oaxaca ou por um guia local do México, então você está em boas mãos.
Aqui estão alguns dos melhores passeios na cidade de Oaxaca, com grande foco no Dia dos Mortos e outras experiências culturais únicas de Oaxaca.
- Excursão de 7 dias ao Dia dos Mortos em Oaxaca
- Oaxaca, Experiência Profunda do Dia dos Mortos
- Tradicional Festival dos Mortos do México em Oaxaca
- Cerimônia Antiga do Dia dos Mortos
- Comemorando o Dia dos Mortos em Xoxocotlan
- Prepare um altar para o Dia dos Mortos
- Oaxaca Dia da Noite dos Mortos no Cemitério
11 O que fazer e o que não fazer no Dia dos Mortos
As comparsas (desfiles) são uma das melhores tradições do Dia dos Mortos.
🟢 O que fazer: Reserve seu hotel em Oaxaca , Oaxaca VRBO ou albergue em Oaxaca e seus passeios do Dia dos Mortos com bastante antecedência. (Você foi avisado 💀)
🟢 Faça: Participe! Ao ver um desfile passando, entre e comece a dançar com os cariocas; é uma das melhores maneiras de participar.
Este feriado é para lembrar os falecidos, por isso muitas famílias locais em Oaxaca adoram quando você pergunta sobre seus entes queridos falecidos homenageados nos altares.
🟢 O que fazer: Tenha um dia em que seu único plano seja passear pela cidade. Durante o Dia dos Mortos em Oaxaca, toda a cidade se transforma para esta festa gigante, então explore o máximo que puder enquanto a decoração está pronta.
🟢 O que fazer: peça permissão para tirar fotos. Para errar por excesso de cautela, peça permissão às famílias nos cemitérios e em suas ofrendas (altares) e ao fotografar pessoas.
🟢 O que fazer: leve dinheiro consigo o tempo todo. No México, o dinheiro ainda é rei e na cidade de Oaxaca muitos lugares não aceitam cartões. Isto é especialmente verdadeiro com os táxis, em qualquer mercado local ( mercados ), e com os vendedores ambulantes, que só pagam dinheiro.
🟢 O que fazer: leve fones de ouvido com cancelamento de ruído ou tampões de ouvido com cancelamento de ruído para ter uma boa noite de sono durante este feriado festivo. O Dia dos Mortos é basicamente uma festa de três dias com música alta e celebrações em toda a cidade.
🛑 Não faça: trate isso como uma atração turística. O Festival do Dia dos Mortos é uma tradição cultural secular, então divirta-se, mas saiba que isso não é a mesma coisa que ficar bêbado na Bourbon Street durante o Mardi Gras em Nova Orleans.
🛑 Não faça: toque ou perturbe qualquer coisa, incluindo altares, decorações de cemitérios e arte em areia no chão.
🛑 Não faça: use fotografia com flash em qualquer lugar. Para estar seguro, basta desligar o flash da câmera , para que ele não dispare acidentalmente e pisque no momento errado.
🛑 Não faça: fique bêbado a ponto de perder seus amigos e não ter ideia de como voltar para o hotel. Muitas vezes me perguntam se o México é seguro? , e eu costumo responder que é tão seguro quanto você decidir fazer.
🛑 Não faça: Use fantasias elaboradas em estilo americano – especialmente aquelas que você vê nas listas do Buzzfeed .
Lembre-se, este é o Dia de Muertos no México, não o Halloween nos EUA, e tem uma vibração diferente. Para ter uma ideia do que é apropriado vestir, acesse aqui ideias de roupas para o Dia dos Mortos.
Como se vestir para o Dia dos Mortos
Quer saber o que vestir no Dia dos Mortos em Oaxaca? Como mencionado, este não é um momento para “fantasias sensuais” que são populares nos Estados Unidos.
Porém, como é o Dia de Muertos, você provavelmente vai querer levar um vestido ou roupa especial para curtir as festividades noturnas. Caso contrário, você pode comprar algo quando chegar em Oaxaca.
Para isso, você pode ir a um mercado local da cidade de Oaxaca , como o Mercado 20 de Noviembre e o Mercado Benito Juarez, para comprar um vestido ou camisa bordada com flores.
Os trajes são a norma para os habitantes locais, e muitos usam roupas tradicionais de Oaxaca e pinturas faciais.
Quer pintar o rosto como La Catrina, o famoso Dia da Mulher Morta?
Você não precisa trazer toda a sua maquiagem para a pintura facial de La Catrina, pois você pode pagar a alguém cerca de US$ 50 pesos (US$ 3) na rua para fazê-la.
Você, porém, vai querer um bom removedor de maquiagem para tirar no final da noite. Este deve ser um dos itens essenciais do Dia dos Mortos!
Você encontrará muitos vendedores que vendem coroas de flores baratas para completar o visual – ou você pode usar uma dessas elaboradas tiaras de coroa de flores .
Você também pode visitar um dos mercados de Oaxaca mencionados acima, pois às vezes você encontrará vendedores que vendem coroas de flores frescas.
Planejando o Dia dos Mortos de Oaxaca 202 3: Guia de viagem e perguntas frequentes de Oaxaca México
Onde está localizado Oaxaca, México?
O estado de Oaxaca está localizado no sul do México , a apenas uma hora de voo da Cidade do México. Você também pode pegar um ônibus da Cidade do México para Oaxaca, mas leva cerca de 7 a 8 horas.
🗺️ Mapa de Oaxaca
Oaxaca (pronuncia-se wa-ha-kah ) é realmente um dos melhores destinos de viagem no México; um que poucas pessoas experimentaram. Embora esteja fora dos roteiros mais conhecidos, você pode chegar lá facilmente com um voo de conexão saindo da Cidade do México.
Oaxaca é uma cidade ou estado?
Ambos — Oaxaca é o nome do estado e a cidade de Oaxaca (ou Oaxaca de Juarez) é a capital. No entanto, muitas pessoas se referem à cidade de Oaxaca simplesmente como Oaxaca.
A cidade de Oaxaca fica no centro do estado de Oaxaca .
Não é apenas a capital, mas também o centro cultural, histórico, artístico e agrícola do estado. Todo o centro da cidade de Oaxaca é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Oaxaca de juárez
Você pode ouvir a cidade de Oaxaca ser chamada de alguns nomes. Oficialmente, é Oaxaca de Juarez , embora a maioria das pessoas simplesmente se refira à eclética cidade de Oaxaca como “Oaxaca”.
Como Oaxaca é o nome da cidade e do estado, você pode querer esclarecer o que a pessoa quer dizer quando diz Oaxaca – geralmente se refere à cidade, mas nem sempre .
Como faço para chegar à cidade de Oaxaca para o Dia dos Mortos?
Você pode voar para o Aeroporto Internacional de Oaxaca (código: OAX), localizado a apenas 20-30 minutos do centro de Oaxaca.
A OAX tem voos diretos de cidades dos EUA, incluindo Dallas/Fort Worth, Houston, LA e Chicago. No entanto, dependendo de onde você vem, talvez você não encontre voos diretos para a cidade de Oaxaca.
No México, você pode pegar um voo de conexão para o Aeroporto de Oaxaca a partir de vários lugares, incluindo Cidade do México , Tijuana, Guadalajara , Cancún e Monterrey .
Existe Uber na cidade de Oaxaca?
Não – não há Uber em Oaxaca e nem Lyft em Oaxaca, mas há táxis e algumas opções de transporte público.
Tenha em mente que o Dia dos Mortos de Oaxaca é uma das semanas mais movimentadas do ano, então considere as transferências do Aeroporto de Oaxaca abaixo – ou você corre o risco de esperar mais de uma hora por um motorista de táxi (isso aconteceu comigo uma vez).
Você também pode pegar um táxi ou pegar o colectivo (pequena van compartilhada) ao chegar ao Aeroporto Internacional OAX de Oaxaca.
O colectivo custa cerca de US$ 3-5 por pessoa, e um táxi particular custa cerca de US$ 15-25 para chegar ao centro da cidade de Oaxaca.
Embora seja um custo extra, o táxi é muito mais conveniente porque irá deixá-lo onde você está hospedado. Com o colectivo de Oaxaca , porém, você normalmente só chega perto de onde está hospedado e depois precisa caminhar ou pegar um táxi.
Melhores transfers do aeroporto de Oaxaca
Melhores aluguel de carro em Oaxaca
Quer saber se devo alugar um carro em Oaxaca? Na minha opinião, se você estiver hospedado apenas na cidade, evite o aluguel de carro.
Se você está planejando fazer passeios de um dia em Oaxaca e explorar Oaxaca antes ou depois do Dia dos Mortos, um carro alugado em Oaxaca será útil. O Aeroporto OAX é o melhor lugar para alugar carros na cidade de Oaxaca.
🚙💨 Para obter mais informações e 10 dicas de direção no México, acesse Alugando um carro em Oaxaca: tudo o que você precisa saber .
Escolha do Editor: Descubra Carros
Quando alugo um carro no México, recomendo e uso pessoalmente a Discover Cars .
Eles comparam empresas mexicanas locais e todas as grandes locadoras de veículos corporativos, para que você obtenha o melhor preço.
Além disso, o seguro de carro mexicano com cobertura total é o mais barato que encontrei, custando cerca de US $ 10 por dia. ▶︎ Reserve seu carro aqui e não deixe de fazer o seguro .
Se você for alugar um carro em Oaxaca, verifique as condições de estacionamento na sua acomodação em Oaxaca . Alguns oferecem estacionamento gratuito, mas outros podem ter que pagar a mais para estacionar.
Cidade do México para Oaxaca
✈️ Voos de Cidade do México para OaXACA
As viagens em voos domésticos dentro do México são rápidas, convenientes e relativamente baratas em companhias aéreas de baixo custo como AeroMexico, Volaris e VivaAerobus.
Observação: VivaAerobus é equivalente à Spirit Airlines nos Estados Unidos, então lembre-se sempre: você recebe o que pagou por eles.
Em geral, o ônibus da Cidade do México para Oaxaca custa cerca de US$ 40 e pode levar oito horas.
No entanto, muitas vezes você pode encontrar passagens aéreas para Oaxaca por apenas US$ 50, para o voo de uma hora.
É claro que o ônibus tem menos pegada de carbono, então alguns viajantes podem optar pelo ônibus em vez do voo.
🚌 Ônibus Cidade do México para Oaxaca
A Cidade do México está localizada a cerca de 7 a 8 horas de ônibus da cidade de Oaxaca, com opções de viagens noturnas disponíveis.
Se você estiver procurando ônibus, verifique as passagens de classe de luxo na maior empresa de ônibus do México, a ADO . Os ingressos de luxo são um pouco mais caros, mas muito mais confortáveis.
Dia dos Mortos de Oaxaca x Cidade do México: Qual é o melhor?
Depende — Ambos são divertidos, com clima animado, desfiles, decorações e muito mais. O festival da cidade de Oaxaca tem mais conexões culturais, embora geralmente seja mais fácil viajar para a Cidade do México para a maioria das pessoas.
Há também outras celebrações do Dia dos Mortos no México, como o festival do Dia dos Mortos de Mérida, chamado Hanal Pixan , o festival do Dia dos Mortos de Tulum, o festival do Dia dos Mortos de Campeche e muito mais.
Por que celebrar o Día de los Muertos em Oaxaca?
Muito simplesmente, é uma das celebrações mais divertidas do Dia dos Mortos no México .
Imagine passear por uma histórica cidade colonial, admirando todas as decorações coloridas ao seu redor, ouvindo as músicas dos desfiles que passam por você, apreciando o cheiro das flores cempasúchil (malmequeres) no ar…
Talvez a melhor pergunta aqui seja: Por que você não gostaria de comemorar o Día de los Muertos em Oaxaca, México!?
Vindo para Oaxaca para o Dia dos Mortos? Confira este Guia de Segurança de Oaxaca detalhado para obter todas as minhas melhores dicas para se manter seguro na cidade de Oaxaca durante sua viagem.
Como é o clima em Oaxaca?
Oaxaca tem um clima temperado desértico, então você pode esperar dias quentes ou quentes de cerca de 85°F (29°C) e noites frias ou frias de cerca de 55°F (12°C).
Imagem: Tempo e Clima, Oaxaca tempo Dia dos Mortos
O melhor conselho na hora de fazer as malas para Oaxaca é trazer camadas. Com essa variante do dia para a noite, você precisa ser capaz de fazer camadas facilmente durante o dia e fazer camadas à noite.
🧳 Lista de embalagem para impressão GRATUITA para o México
Quer saber exatamente o que levar para Oaxaca e todo o México? Baixe sua lista de embalagem GRATUITA para impressão para o México aqui .
Esta lista de verificação de embalagem do México de várias páginas cobre tudo o que você deseja trazer e, mais importante, o que não deve levar para o México .
É seguro viajar para Oaxaca?
Para a maioria dos visitantes, Oaxaca é seguro para viajar . É claro que você deve manter sua própria segurança como prioridade máxima, portanto, esteja sempre atento a si mesmo, aos seus pertences e ao que está ao seu redor.
Além de beber muito mezcal , você corre pouco perigo em Oaxaca. Na verdade, Oaxaca é um dos estados mais seguros do México . É um ótimo lugar para visitar durante o Dia dos Mortos e em qualquer época do ano.
⚠️ Se você quiser se aprofundar neste tópico, confira Oaxaca é seguro para viajantes no momento? para obter conselhos de segurança em viagens para Oaxaca, dicas de viagem para Oaxaca e muito mais.
A cidade de Oaxaca é a 67ª maior cidade do país, com uma população de cerca de 275.000 habitantes, mas mantém uma vibração humilde de pueblo (cidade pequena).
Como nenhum lugar na Terra é 100% seguro, você deve seguir as 10 dicas gerais de segurança em viagens abaixo – as mesmas que você seguiria ao viajar para qualquer lugar.
Você também deve se inscrever no Programa STEP e ficar tranquilo com o seguro viagem .Seguro de viagem para o México
Quer saber se devo fazer um seguro de viagem para o México?
A resposta é, claro, sim ! Isso lhe dará um nível adicional de segurança e tranquilidade durante esses tempos de viagem estranhos.
Assim como você segura seu carro, casa e corpo, você também pode segurar sua bagagem, pertences e saúde durante a viagem.
Se você está em mente com a segurança de viagens no México e Oaxaca, faça seu orçamento gratuito abaixo com World Nomads e Safety Wing, dois dos maiores nomes em seguros de viagens.
- Asa de segurança : perfeita para cobertura geral de viagens e nômades digitais que viajam por longos períodos de tempo.
- World Nomads : Perfeito para quem quer fazer atividades de aventura enquanto viaja.
10 dicas gerais de segurança em viagens
- Isso deveria ser óbvio, dado o estado das viagens e do mundo, mas adquira um seguro de viagem para o México!
- World Nomads : Entre os maiores nomes em seguros de viagem, a World Nomads tem seu Plano Standard para viagens em geral, e Plano Explorer para viajantes de aventura. Os planos do World Nomads custam em média US$ 5-10 por dia.
- Safety Wing : Perfeito para cobertura geral de viagens e nômades digitais que viajam por longos períodos de tempo – com planos a partir de apenas US$ 45 por mês!
- Não volte para casa sozinho à noite, se puder; Pegar um táxi.
- Sempre ouça a sua intuição porque ela está sempre certa.
- Se você tiver uma sensação vaga ou desconfortável em relação a uma pessoa ou lugar, afaste-se dessa pessoa ou lugar imediatamente. Se você sentir que está em perigo, não se preocupe em fazer uma saída gentil, agradável ou politicamente correta de uma pessoa assustadora ou de uma situação ruim – apenas saia o mais rápido possível.
- Não guarde telefone, chaves, carteira, passaporte ou qualquer coisa valiosa no bolso de trás. Melhor ainda, invista em uma bolsa ou mochila antirroubo .
- Aprimore suas habilidades na língua espanhola com o Rocket Spanish – que o deixará confiante e comunicativo após apenas alguns módulos.
- Leve todos os seus pertences para o banheiro com você, em vez de pedir a um vizinho de café ou bar para cuidar de suas coisas.
- Falando em vizinhos de bar, não aceite bebidas de estranhos e nunca deixe sua bebida sem vigilância com alguém.
- Não use roupas chamativas, joias caras, óculos de sol de grife, etc.
- Mantenha algum dinheiro no bolso para não ter que sacar toda a carteira toda vez que precisar pagar.
Preciso falar espanhol para visitar Oaxaca?
Muitos Oaxaqueños (nativos de Oaxaca) não falam inglês, mas com tantos turistas norte-americanos, canadenses e europeus, eles sobrevivem.
Se você se limitar às áreas populares de Oaxaca, como a cidade de Oaxaca , e às praias de Puerto Escondido e Huatulco , os operadores turísticos e pessoas do setor de serviços geralmente falam inglês.
No entanto, ao se aventurar fora dos roteiros mais conhecidos em Oaxaca, você pode esperar pouco ou nenhum inglês.
Tal como acontece com viagens para qualquer lugar, é uma boa educação aprender pelo menos um pouco de espanhol básico ao viajar para Oaxaca e qualquer lugar do México. Se você quiser se atualizar antes da sua viagem, o Rocket Spanish deixará você confiante e comunicativo em pouco tempo!
🎧 Ouça o episódio 13 do podcast enquanto a blogueira de viagens Elizabeth fala sobre como aprendeu oito idiomas e dá ótimas dicas sobre como aprender o básico do idioma de maneira fácil e divertida.
Se aprender espanhol não está nos seus planos, #NoJudgement!
Fixe e/ou salve o infográfico abaixo em seu telefone para ter sempre as palavras e frases que precisa, mesmo se estiver sem Wi-Fi.
Oaxaca é seguro para viajantes individuais?
Na maior parte, Oaxaca é segura . Embora não haja garantias no que diz respeito à segurança, posso dizer que participei do Dia dos Mortos como uma viajante solitária em Oaxaca e me senti perfeitamente segura.
Árbol del Tule Oaxaca , ou El Tule Tree em Oaxaca , é imperdível fora da cidade, pois é a árvore mais larga do planeta.
No entanto, já fiz muitas viagens solo ao México e provavelmente tenho uma opinião tendenciosa. Em um esforço para adicionar mais vozes femininas sobre viagens solo no México à conversa, confira a história da viagem solo de Rebecca em Oaxaca .
Para se aprofundar no assunto segurança em viagens no México, consulte O México é seguro? 25 dicas para se manter seguro no México .
🎧 Prefere podcasts? Este podcast no México está cheio de dicas para a segurança em viagens solo de mulheres no México, que você pode usar durante viagens solo em Oaxaca e além.
Os americanos precisam de visto para o México?
Não – os portadores de passaportes dos EUA, do Canadá e da maioria dos portadores de passaportes europeus e asiáticos não precisam de visto para viajar para o México. Para ver se você precisa de um visto para o México, clique aqui .
Você também não precisa apresentar comprovante de vacinação para viajar ao México.
Ao chegar ao México e passar pela Alfândega e Imigração, você receberá um cartão turístico FMM de 180 dias (6 meses) .
Este é um pequeno pedaço de papel que você precisa ter sempre consigo, pois prova que você está legalmente no país.
Você também deve devolver seu FMM a um funcionário da Alfândega e Imigração no aeroporto ao sair do México.
Se você perdê-lo, há uma taxa de cerca de $ 600 pesos MXN ($ 30 USD) para obter um novo – portanto, não perca seu FMM .
⚠️ Atualização: Hoje em dia, muitos aeroportos do México usam carimbo de passaporte em vez do FMM de papel. Assim fica muito mais fácil não perder!
O que levo para Oaxaca?
Na maior parte, o clima em Oaxaca tem média de 80-90°F (26-32°C) durante o dia e 60-70°Fs (15-21°C) à noite. Para a maioria dos viajantes, camadas leves funcionam perfeitamente.
Com os dias ensolarados e quentes de Oaxaca, leve definitivamente uma garrafa de água para viagem para se manter hidratado, protetor solar ecológico para evitar queimaduras solares.
Se você planeja beber muito mezcal de Oaxaca , não se esqueça de levar esses remédios anti-ressaca .
No que diz respeito à forma de se vestir, os oaxacanos se vestem modestamente, então calças ou jeans com tops de manga são a norma, mesmo em dias quentes. No entanto, vestidos de verão, roupas fluidas, respiráveis, de algodão e de cores claras funcionam.
À noite, você vai querer uma jaqueta e botas na cidade de Oaxaca. A temperatura em Oaxaca pode cair cerca de 20°F (cerca de 10°C) do dia para a noite, então fique atento.
Lista de embalagem definitiva para o México + download GRATUITO da lista de verificação
Fazendo as malas para o Dia dos Mortos em Oaxaca
Por ser o Dia de Muertos, você pode querer levar um vestido ou roupa especial para curtir as festividades noturnas – como estes .
Você também pode ir a um mercado local da cidade de Oaxaca , como o Mercado 20 de Noviembre e o Mercado Benito Juarez, para comprar um vestido.
Quer pintar o rosto como La Catrina?
Você não precisa trazer toda a sua maquiagem para a pintura facial de La Catrina, pois você pode pagar a alguém cerca de US$ 50 pesos (US$ 3) na rua para fazê-la. Você, entretanto, vai querer um bom removedor de maquiagem .
Você também encontrará muitos vendedores vendendo coroas de flores baratas para completar o visual – ou você pode usar uma dessas elaboradas tiaras de coroa de flores 🌸
Você também pode visitar um dos mercados de Oaxaca mencionados acima, pois às vezes você encontrará vendedores que vendem coroas de flores frescas.
O que é o Dia dos Mortos?
Querendo saber, o que é o Dia de los Muertos? A primeira coisa que você precisa saber sobre o Dia dos Mortos – não é o Halloween mexicano. O Dia dos Mortos é, no entanto, um dos melhores feriados mexicanos que celebra os nossos falecidos.
Uma representação artística da deusa asteca, Mictecacihuatl , a Rainha do Submundo.
Há celebrações vibrantes do Dia dos Mortos em todo o México , não apenas na cidade de Oaxaca.
No entanto, o Dia dos Mortos é uma das celebrações festivas mais importantes em Oaxaca e uma das melhores épocas para visitar.
Ao contrário de muitos rituais atuais em torno da morte, o Dia dos Mortos não é um evento funerário sombrio.
Pelo contrário, Oaxaca Dia de Muertos é uma celebração, tão grandiosa que até nossos entes queridos falecidos voltam para participar da festa realizada em sua homenagem.
Por se tratar de uma celebração cultural, reservar um passeio com um morador da cidade de Oaxaca é a melhor maneira de apreciar verdadeiramente todas as celebrações de Oaxaca.
No entanto, mesmo nos dias em que você não tem um passeio reservado, você pode simplesmente passear pelo Centro Histórico (centro da cidade) e apreciar a magia visual que é o Dia de los Muertos na cidade de Oaxaca.
Breve História do Dia de los Muertos
As origens do feriado remontam à celebração asteca da deusa Mictecacihuatl , sua Rainha do Submundo.
Muito parecido com a encarnação atual do Dia dos Mortos, o festival asteca era um evento comemorativo – assim como o festival maia do Dia dos Mortos chamado Hanal Pixan .
Após a colonização mexicana pelos espanhóis, que trouxeram consigo o cristianismo, o festival foi transferido do início do verão para o outono.
Suas novas datas coincidiram com o que os cristãos chamavam de Allhallowtide, outro feriado de vários dias em homenagem aos falecidos.
Allhallowtide ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro. O primeiro dia, 31 de outubro, era conhecido como Véspera de Todos os Santos; 1º de novembro foi o Dia de Todos os Santos; e 2 de novembro foi o Dia de Finados.
Símbolos e costumes do 10º dia dos mortos
1. Cemitérios do Dia dos Mortos
Decorar as lápides dos cemitérios está entre os mais belos costumes do Dia dos Mortos e uma das mais antigas tradições pré-hispânicas.
31 de outubro é a data em que muitas famílias começarão a decorar as lápides do cemitério. Se puder, tente estar na cidade de Oaxaca para ver isso, especialmente se você gosta de fotografia de viagens .
A maior festa do cemitério da cidade de Oaxaca acontece no Panteão Geral (também conhecido como Cemitério de San Miguel).
Se você estiver se aventurando fora da cidade de Oaxaca, vá ao Panteon Viejo e Panteon Nuevo em Xoxocotlan, e ao Panteon San Agustin Etla em San Agustin Etla.
Ambas as cidades são conhecidas por celebrações animadas, mas você vai querer reservar uma visita guiada ou transporte antes de ir. Se estiver alugando um carro em Oaxaca , você pode dirigir, mas saiba que as estradas podem ficar agitadas.
Você também pode conferir as cidades vizinhas de San Bartolo Coyotepec e Teotitlan del Valle. Essas diferentes aldeias ficam a uma curta distância de carro da cidade de Oaxaca, mas repletas de autêntica cultura mexicana e tradições antigas.
2. Dia dos Crânios de Açúcar Mortos
Nenhum festival de Oaxaca para o Dia dos Mortos está completo sem caveiras de açúcar coloridas.
Um dos ícones deste feriado é a caveira de açúcar do Dia dos Mortos. Ironicamente, essas delícias de confeitaria não têm raízes mexicanas (ou mesmo pré-hispânicas) e vêm da Europa.
Missionários católicos italianos trouxeram a arte do açúcar para o México em 1600. Ao contrário da Europa, o México é abundante em açúcar e cana-de-açúcar, por isso tornou-se um lugar natural para estas figuras moldadas de açúcar criarem raízes e formarem as suas próprias tradições.
Crânios de açúcar pequenos versus crânios de açúcar grandes
Durante o Día de Muertos, as caveiras de açúcar serão feitas em dois tamanhos – grandes e pequenos.
Os pequenos crânios de açúcar podem ser comidos. Você também os verá usados para uma ofrenda doméstica como decoração de altar familiar. Eles podem ser levados para casa e constituir uma das melhores lembranças de Oaxaca.
Os maiores representam uma pessoa que partiu, e o nome dessa pessoa está escrito na testa do crânio. Podem ser em homenagem e memória das crianças falecidas ou de um adulto.
Você geralmente verá essas caveiras de açúcar maiores e mais elaboradas colocadas em uma ofrenda ou lápide para o espírito que retorna daquela pessoa.
Esses crânios de açúcar maiores não devem ser comidos, pois fazem parte das vigílias atmosféricas.
3. Flores de calêndula
Uma colorida exposição de cempasuchil em frente à igreja de Santo Domingo, na cidade de Oaxaca, localizada na praça principal.
A flor de calêndula, ou cempasuchil (pronuncia-se sem-pa-souch-ill ), faz parte desta celebração que remonta às suas origens astecas. 🌼 Curiosidade: a palavra cempasuchil significa “20 flores” na língua Nahuatl Asteca.
Em todo o México, os malmequeres são frequentemente chamados de flor de los muertos (flor dos mortos) por causa de suas estreitas associações com o Dia dos Mortos .
Segundo as crenças astecas, a cor viva e o perfume forte da flor serviam de guia sensorial para os espíritos. Eles acreditavam que as flores de calêndula informavam aos nossos falecidos exatamente onde deveriam retornar para nos encontrar.
Hoje em dia, nenhuma ofrenda (altar) do Dia dos Mortos está completa sem algumas flores cempasuchil .
Você também verá malmequeres e flores terciopelo rojo (favo de galo) por toda a cidade de Oaxaca – nas mesas dos restaurantes e como elaborados arcos florais fora das lojas.
🌮🍺 Descubra os melhores restaurantes de Oaxaca! Acesse aqui para obter um mapa GRATUITO de Oaxaca com 33 lugares fixados para que você possa encontrar facilmente todos os melhores restaurantes , barracas de comida de rua e bares mezcal de Oaxaca .
4. La Catrina : Dia da Mulher Esqueleto Morta
Além de Frida Kahlo, La Catrina pode ser a mulher mais associada ao México.
Esta elegante senhora esquelética, com quem todos pintam o rosto para parecer, nasceu em 1910, quando o gravador/ilustrador mexicano José Guadalupe Posada a desenhou pela primeira vez.
Ele chamou essa figura de La Calavera Garbancera (A Caveira Elegante), e ela foi desenhada como um comentário social satírico.
Sua mulher elegante com seu elegante chapéu de penas era uma crítica à sociedade mexicana da época, quando muitos mexicanos aspiravam a se vestir e agir de forma mais europeia.
Posada viu isso como um desprezo pelo estilo mais humilde e tradicional de vestimenta mexicana.
Ele criou seu personagem Calavera Garbancera como um esqueleto que serviria como um lembrete de que um dia todos nós morreremos – estejamos usando roupas elegantes ou não.
História de La Catrina, ícone do Dia dos Mortos
Pintura de Diego Rivera, com La Catrina no centro – trocadilho intencional 💀
A transição de La Catrina para a grande dama oficial do Dia dos Mortos ocorreu depois que o artista mexicano Diego Rivera (marido de Frida) a pintou com um vestido vitoriano de corpo inteiro.
Usando um rosto semelhante, ele pegou La Calavera Garbancera de Posada e criou aquela que ficaria conhecida como La Catrina.
A pintura de 15 m de Rivera, Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde de domingo no Alameda Central Park), é a primeira representação de La Catrina.
Ela é colocada no centro da pintura (trocadilho intencional), com Rivera pintado como um menino ao seu lado. Logo atrás deles, você verá Frida Kahlo .
🎨 Quer ver a pintura na vida real? Você precisará ir ao centro da Cidade do México , ao Museu Mural Diego Rivera, um dos melhores museus da Cidade do México .
5. Comparsas (Desfiles do Dia dos Mortos)
A cidade de Oaxaca é um lugar incrível para celebrar o Dia dos Mortos, principalmente para curtir os animados desfiles.
Você ouvirá um comparsa (desfile) muito antes de você perceber que ele está chegando. Isso é ótimo porque lhe dá tempo para encontrá-lo e depois participar da procissão enquanto ela passa pelas ruas
🥁 Nota: Você pode ver a palavra muerteadas usada em vez de comparar , mas ambas as palavras significam desfile.
Durante uma comparsa ou muerteada , grupos multi-instrumentais de músicos fantasiados se unem para tocar música festiva ao vivo zapoteca (nativo de Oaxaca) nas ruas.
Qualquer pessoa pode participar em qualquer parte do percurso e geralmente se dirige a um cemitério na cidade de Oaxaca.
O Grande Desfile, ou Magna Comparsa Oaxaca City (como visto neste vídeo do Dia dos Mortos no YouTube ), é o que abre o festival e percorre toda a cidade.
É considerado um dos principais eventos para a comunidade local e visitantes, e uma tradição selvagem e divertida do Dia dos Mortos de Oaxaca.
Depois disso, haverá comparsas menores , tanto de dia quanto de noite, e às vezes até as primeiras horas da manhã, por volta da 1h (não se esqueça dos protetores de ouvido ).
6. Ofrendas (Altares do Dia dos Mortos)
Os altares para o Dia dos Mortos na casa da família podem ter velas, flores, caveiras de açúcar e papel picado colorido , que você verá em muitos festivais de Oaxaca, não apenas no Día de los Muertos.
Apenas andando pelas ruas e becos do centro da cidade de Oaxaca, você verá centenas de ofrendas (altares).
São decorados com flores de calêndula, velas, incenso de copal e bandeiras de papel picado coloridas. Você também verá fotos de seus entes queridos e qualquer comida e bebida que eles queiram consumir na chegada.
Dizem que quando os mortos retornarem, estarão com fome e sede devido à viagem, por isso temos que nos preparar adequadamente.
7. Tapeçarias de areia do Dia dos Mortos
Arte em areia do Dia dos Mortos feita com feijão preto, malmequeres, pétalas de flores e, claro, areia.
Em frente a algumas ofrendas por toda a cidade de Oaxaca, você encontrará tapetes de arena (tapeçarias de areia) coloridos e intrincados.
Se você tiver muita sorte, verá até um artista fazendo um. Para isso, você precisaria chegar à cidade de Oaxaca antes do início do festival, no final de outubro; por volta de 29 de outubro deve ser bom.
🌼 Dica de viagem para Oaxaca: A cada ano, um bairro diferente hospeda o Concurso Anual de Tapeçaria de Areia, então não deixe de descobrir onde será o deste ano.
A tradição da arte na areia contribui para o significado mais profundo do Dia dos Mortos, de que todas as coisas eventualmente são levadas pelo vento ou morrem.
Por isso, você também verá arte em solo feita com outros materiais naturais que o vento pode levar, como pétalas de flores de calêndula e até feijões.
8. Pan de Muerto (Dia do Pão Morto )
O pan de muerto de Oaxaca tem sementes de gergelim e um rosto, enquanto o pan de muerto comum em todo o resto do México tem açúcar e um formato de cruz no topo.
Pan de muerto (Pão dos Mortos) é um tipo de pãozinho ou pastelaria que tradicionalmente só é feito a partir de meados de setembro ou meados de novembro para o Dia dos Mortos.
É a comida favorita da maioria das pessoas associada ao feriado , e a receita e o preparo do pan de muerto podem variar.
☕️ Dica de viagem para Oaxaca: Muitos indígenas de Oaxaca apreciam seu pan de muerto mergulhado em uma xícara de chocolate quente. Esta também é a melhor forma de saborear outras comidas locais , principalmente o pan dulce (pão doce).
Em Oaxaca, ao contrário de muitos outros lugares no resto do México, há uma pequena carinha de doce colocada no centro do pão. Diz-se que isso representa uma alma que partiu.
No entanto, em muitas outras partes do México, a massa pan de muerto tem formato de cruz na parte superior do pãozinho e é coberta com açúcar. Na cidade de Oaxaca, o pão é coberto com sementes de gergelim e não é tão doce.
Para provar alguns, vá a uma panaderia (padaria) ou aos mercados locais em Oaxaca . Você também pode encontrar pan de muerto de Oaxaca à venda em um vendedor ambulante – mas nenhuma celebração do Dia dos Mortos de Oaxaca está completa sem comer um pouco!
9. Alebrijes: Arte Oaxaca
As figuras de arte mexicana de Alebrije são um ícone do Dia dos Mortos de Oaxaca, México.
Alebrijes (pronuncia-se al-lay-bree-hays) não fazem oficialmente parte do Dia dos Mortos, mas fizeram parte das celebrações. São a arte mais famosa de Oaxaca e estão entre as melhores artes folclóricas mexicanas.
Os alebrijes de papel machê foram feitos pela primeira vez pelo artista mexicano Pedro Linares na Cidade do México, mas as esculturas de alebrijes de madeira mais famosas foram feitas por Manuel Jiménez Ramírez em San Antonio Arrazola, Oaxaca, localizado perto da cidade de Oaxaca.
Aos 30 anos, o artista original, Pedro Linares, sofreu uma doença que o deixou acamado, com dores e tendo sonhos febris à noite.
Uma noite, ele viu o que chamou de alebrije, um animal híbrido que, segundo ele, serviu como guia espiritual em seus sonhos vívidos e assustadores.
Ele fez uma representação artística de seu colorido guia espiritual na Cidade do México, mas logo depois nasceram os alebrijes de Oaxaca , já que muitos artesãos nas cidades de Oaxaca começaram a fazer alebrijes.
Hoje, os pueblos de Oaxaca de San Martín Tilcajete e San Antonio Arrazola são ambos conhecidos como cidades de Alebrije. Estas são algumas das cidades artesanais mais populares de Oaxaca , cada uma produzindo apenas um artesanato específico.
Você deve estar familiarizado com os alebrijes do filme Coco , que contém dois alebrijes, Dante e Pepita . Há também um ótimo artigo da National Geographic sobre os alebrijes de Oaxaca.
10. Mojigangas (fantoches gigantes)
Fique atento aos bonecos de mojiganga durante qualquer desfile do Dia dos Mortos em Oaxaca.
Mojigangas (pronuncia-se moe-he-gawn-gahs) vêm da Espanha, mas foram trazidas para o México em 1600.
Eles têm cerca de 4,5 m de altura e fazem parte de muitas celebrações no México Central, especialmente festivais em Oaxaca e casamentos em San Miguel de Allende .
Você provavelmente verá vários mojigangas durante o Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca se for a um desfile do Dia de los Muertos em Oaxaca.
Considerações Finais: Dia dos Mortos de Oaxaca no México
Vale a pena o Dia dos Mortos em Oaxaca?
Como serão necessários pelo menos dois vôos, ou um vôo e um ônibus para chegar à cidade de Oaxaca, você deve estar se perguntando se vale a pena viajar para o Dia dos Mortos de Oaxaca. A resposta curta é – SIM, certamente vale a pena tudo o que for preciso para chegar lá!
Oaxaca, em uma palavra, é mágica . Oaxaca é o México que as pessoas imaginam que o México seja.
Este estado tem de tudo: história rica, praias lindas , festivais coloridos, Patrimônios Mundiais da UNESCO, mezcal de Oaxaca feito localmente , bela natureza, arquitetura colonial, comunidades artesanais — e, claro, comida de Oaxaca .
Misture tudo isso com um dos festivais culturais mais divertidos, bonitos e animados do planeta, e você não pode errar com uma viagem de Oaxaca ao Dia de Muertos.
💀 Uma última palavra de aviso!
Ao visitar Oaxaca para o Dia de los Muertos, você verá altares coloridos como este por toda a cidade.
A única ressalva para ir ao Dia dos Mortos em Oaxaca é que você precisa planejar com antecedência .
Como meu objetivo era fazer deste blog o Guia definitivo para as celebrações do Día de Muertos em Oaxaca, não consigo enfatizar esse ponto o suficiente.
Oaxaca é uma cidade pequena, e todos os hotéis , VRBOs , albergues (especialmente os quartos privados) e Airbnbs de Oaxaca estarão esgotados, assim como todos os passeios do Dia dos Mortos .
Se você reservar tudo com antecedência, você terá a viagem da sua vida durante a celebração do Dia dos Mortos na cidade de Oaxaca.
🌺💀🌺 Precisa de mais dicas para o Dia dos Mortos em Oaxaca? Confira este podcast do Dia dos Mortos no México para saber ainda mais sobre como participar da celebração de Oaxaca no México.
Blogs adicionais do Dia dos Mortos
Precisa de mais informações sobre o feriado do Dia dos Mortos no México? Aqui estão alguns blogs que você vai querer ler a seguir:
- Guia definitivo do Dia dos Mortos no México
- 17 melhores lugares para comemorar o Dia dos Mortos no México
- Dia dos Mortos na Cidade do México: melhores coisas para fazer
- Guia do Desfile do Dia dos Mortos na Cidade do México
- Hanal Pixan: celebração maia do Dia dos Mortos
- Alimentos e bebidas do 30º dia dos mortos que você deve experimentar
- Símbolos dos 13 Dias dos Mortos e seus significados