No total, existem cerca de 200 sítios maias públicos no México; embora muito poucos visitantes não cheguem a todos eles. Então quais são as melhores Ruínas Maias Mexicanas que você não pode perder?!
Você chegou ao artigo certo, porque as 30 melhores ruínas maias do México estão todas apresentadas aqui – desde as ruínas mais famosas de todas, as ruínas de Chichen Itza, até joias escondidas fora dos roteiros mais conhecidos, como as ruínas de Becan.
Para aqueles que visitam a Península de Yucatán e o sudeste do México, haverá locais de ruínas maias mexicanas perto da maioria dos principais destinos turísticos.
Como são populares entre os visitantes, as Ruínas Maias no México são facilmente acessíveis em excursões em grupo, de carro alugado ou de ônibus.
Pronto para descobrir todas as ruínas maias mais legais do México? Então vamos a esta lista das 30 melhores ruínas maias do México e tudo o que você precisa saber sobre como visitar essas antigas pirâmides.
As melhores ruínas maias do México
1. Ruínas de Chichén Itzá
Talvez a ruína maia mais famosa de todas – El Castillo (também conhecido como Templo de Kukulcan) nas Ruínas Maias de Chichen Itza.
Visitando as ruínas de Chichén Itzá
Como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, Chichen Itza precisa mesmo de uma apresentação?!
Ele tem uma localização central em Yucatán, então não importa se você está hospedado em Playa del Carmen , Cancún , Tulum , Mérida ou Riviera Maya – haverá muitos passeios em Chichen Itza disponíveis.
De todos os destinos de Yucatán no México, Chichen Itza é o mais próximo do pueblo magico de Valladolid , uma das 135 cidades mágicas do México.
Passar a noite em um hotel em Valladolid ou combinar sua viagem a Chichén Itzá com uma parada no vizinho Cenote Ik Kil são ótimas opções.
A maneira mais popular de ver as ruínas maias de Chichen Itza é com uma visita guiada.
Sendo um local maia tão importante, vale a pena pagar um guia para realmente saber por que é tão importante e todas as coisas para ver em Chichen Itza – caso contrário, você estará apenas olhando para as rochas 🪨
Se você não estiver viajando em grupo , poderá contratar um guia no local.
Ao chegar ao portão de entrada de Chichen Itza, você verá guias credenciados vendendo passeios de um dia por cerca de US$ 1.000 pesos (cerca de US$ 50). Se você planeja alugar um, lembre-se de trazer pesos suficientes para pagá-lo.
O que ver nas ruínas de Chichen Itza
Templo dos Guerreiros em Chichen Itza
Em Chichen Itza, existem várias pirâmides maias e locais únicos para explorar. É um site muito grande, então planeje pelo menos três horas para ver tudo.
Entrando no site, você verá primeiro El Castillo (Templo de Kukulcan); a pirâmide de Chichen Itza que você provavelmente já viu em fotos.
Outros locais notáveis incluem o Templo dos Guerreiros , o Grupo das Mil Colunas , a Grande Quadra de Baile e o Cenote Sagrado — onde provavelmente ocorreram sacrifícios humanos.
Como você pode imaginar, as Ruínas Maias de Chichen Itza ficam muito lotadas, então chegue o mais facilmente possível.
Há pouquíssima sombra no local, então não esqueça da garrafa Water-To-Go (que também filtra a água para você não passar mal no México), do protetor solar ecológico anti-insetos e do chapéu de sol .
Dicas e curiosidades sobre Chichen Itza
Parede ou Plataforma das Caveiras
- Reserve aqui seus passeios pelas ruínas maias de Chichen Itza
- Chichen Itza significa na foz do poço do Itza em Maya, em referência à família Itza
- Qual é o tamanho de Chichén Itzá? São 4 milhas quadradas (10 quilômetros quadrados).
- Você consegue escalar as pirâmides de Chichen Itza? Não
- Horário de Chichen Itza: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada para Chichén Itzá: $ 481 pesos ($ 24USD)
- Estacionamento em Chichen Itza: $ 80 pesos ($ 4 USD) no estacionamento no local
2. Ruínas Maias de Tulum, no México
As ruínas maias na praia de Tulum estão entre os sítios arqueológicos mais legais, pois têm vista para uma das melhores praias do México – então traga seu traje de banho!
Tulum, no México , é uma das cidades litorâneas imperdíveis de Yucatán.
Ele está localizado a 1,5 horas ao sul de Cancún e é conhecido como um dos destinos mexicanos mais dignos do Instagram, com suas vibrações boêmias, cafés coloridos, resorts de praia elegantes, belos cenotes de Tulum e, claro, ruínas maias.
Visitando as ruínas de Tulum
A Zona Arqueológica de Tulum, ou Ruínas de Tulum, está localizada a apenas 5 a 10 minutos do centro de Tulum, no extremo norte da Praia de Tulum.
Como na verdade está localizado no Parque Nacional de Tulum, esta é a maneira mais fácil de ver as ruínas maias em Tulum, no México.
Em comparação com outros locais, as Ruínas Maias de Tulum, México, são menores. No entanto, é uma das mais bonitas, localizada numa falésia com vista para o Mar do Caribe e para as praias de areia branca abaixo.
Viajando para Tulum: o único guia de viagem de Tulum que você precisa
No interior, você verá o Templo del Viento (Templo do Vento), o mais fotografado dos edifícios das Ruínas de Tulum. A partir daí, continue para os outros edifícios ao longo do caminho designado.
Estes incluem o Templo del Dios Descendente (Templo do Deus Descendente), El Castillo (O Castelo), Templo de Los Frescos (Templo dos Afrescos) e muito mais.
Depois de visitar as Ruínas Maias de Tulum, desça as escadas e entre na bela enseada da praia abaixo do local.
A Praia das Ruínas de Tulum (ou Playita Tortugas) é um ótimo lugar para se refrescar depois da visita, então não se esqueça da toalha de secagem rápida , do maiô e do protetor solar ecológico anti-insetos .
Dicas sobre as ruínas de Tulum
- Reserve aqui seus passeios pelas ruínas maias de Tulum
- A palavra maia para Tulum é zama , que significa amanhecer porque está localizada no leste, então você pode ver o nascer do sol desde a costa
- Você consegue escalar as pirâmides nas ruínas de Tulum? Não
- Horário das Ruínas de Tulum: Aberto diariamente, das 9h às 15h
- Entrada nas Ruínas de Tulum: $ 75 pesos ($ 4USD)
- Estacionamento nas Ruínas de Tulum: $ 160 pesos ($ 8 USD) no estacionamento no local
3. Ruínas de Cobá
Escalando a Pirâmide Nohoch Mul (também conhecida como Pirâmide Ixmoja) – uma das pirâmides mais altas de Yucatán – na antiga cidade maia de Coba.
Visitando as Ruínas de Cobá
Localizadas nas profundezas de uma selva densa (por isso é uma boa ideia trazer seu repelente de insetos 🦟), as Ruínas Maias de Coba oferecem uma experiência totalmente diferente das Ruínas de Tulum.
Mais uma cidade maia completa do que um local de pirâmide, muitos alugam uma bicicleta para conhecer todo o lugar ou alugam um triciclo-táxi para se locomover.
As Ruínas Maias de Coba possuem várias áreas ou grupos de edifícios distintos. Em cada um deles você verá pirâmides, outros edifícios e estelas (grandes tábuas de pedra esculpidas).
A maior pirâmide das Ruínas Maias de Coba, Nohoch Mul (também conhecida como Ixmoja), é na verdade a pirâmide mais alta de Yucatán, com 137 pés de altura e 120 degraus até o topo.
Há uma corda para segurar, mas esta é uma subida um pouco íngreme. No entanto, as vistas de toda a selva do topo valem totalmente a pena.
A pirâmide de Ixmoja faz parte do Grupo Nohoch Mul, mas existem outras áreas notáveis em Coba. Estes incluem o Grupo Chumuc Mul, Grupo Coba e Grupo Macanxoc.
É um site muito grande, então contrate um guia local para realmente explicar tudo o que torna as Ruínas Maias de Coba tão únicas.
Ruínas de Chichen Itza x Coba: Qual é melhor?
Claro, as duas ruínas são impressionantes. No entanto, Chichen Itza é bastante turística e lotada, enquanto o local das Ruínas Maias de Coba é exatamente o oposto.
Muitas pessoas também gostam de poder alugar bicicletas em Coba, para um passeio pela selva e ver todas as ruínas de Coba.
Além disso, se você quiser escalar algumas pirâmides maias em Yucatán, você terá que ir para Coba – porque você não pode escalar nenhuma pirâmide ou estrutura em Chichen Itza.
Como Coba está localizada no estado de Quintana Roo , você não estará muito longe dos melhores cenotes da Riviera Maya para nadar após sua visita a Coba.
Dicas sobre as ruínas de Coba Tulum
- Reserve aqui seus passeios pelas Ruínas Maias de Coba
- Coba significa águas agitadas pelo vento em maia, já que Coba é cercada por dois lagos
- Você consegue escalar as ruínas de Coba? Sim
- Horário das Ruínas de Coba: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada nas Ruínas de Coba: $ 75 pesos ($ 4 USD)
- Estacionamento nas Ruínas de Coba: $ 50 pesos ($ 2,50 USD) no estacionamento no local
4. Ruínas de Ek Balam
As Ruínas Maias de Ek Balam têm um aspecto muito distinto, cheio de simbolismo da civilização maia.
Visitando as ruínas de Ek Balam
As ruínas maias de Ek Balam estão localizadas a cerca de duas horas de Cancún e Tulum, e a apenas 30 minutos de carro de Valladolid, no México .
Como uma das ruínas maias mais incomuns do México, não é incomum ter o lugar só para você.
É um local visualmente interessante, com telhados de colmo cobrindo muitas das pirâmides; um lindo contraste com as pirâmides de pedra.
No interior dos edifícios, não perca as elaboradas estátuas de pedra esculpida escondidas sob as saliências de palha.
Você pode escalar a pirâmide principal em Ek Balam, a Grande Acrópole, para ter vistas espetaculares da selva da área circundante.
No geral, é um lindo local de ruínas maias, então certifique-se de que seu telefone esteja carregado quando você visitar, porque você vai querer toneladas de fotos.
Dicas sobre as ruínas de Ek Balam
- Reserve aqui seus passeios em Ek Balam
- Ek Balam significa onça preta em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Ek Balam? Sim
- Horário Ek Balam: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Ek Balam: $ 413 pesos ($ 21 USD)
- Estacionamento Ek Balam: Gratuito no estacionamento no local
5. Ruínas de Muyil
Muyil tem uma aparência semelhante às ruínas maias da Guatemala e tem uma forte semelhança com as famosas ruínas maias de Tikal .
Visitando as ruínas de Muyil
O nome real dessas ruínas maias é Chunyaxché, embora você a veja principalmente como Muyil.
Está localizado ao sul de Tulum, em Felipe Carrillo Puerto, perto da Reserva da Biosfera Sian Ka’an , uma Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO.
As Ruínas de Muyil, embora não muito longe das Ruínas de Tulum, parecem totalmente diferentes.
Em Muyil, você verá o que é conhecido como arquitetura Peten, com pirâmides íngremes e muradas semelhantes às das famosas ruínas maias de Tikal, na Guatemala.
Como Muyil é um local menor, muitos combinarão sua visita com um passeio de barco ou passeio de barco (onde você flutua rio abaixo com um guia) de Sian Ka’an – como este, o Sítio Arqueológico de Sian Ka’an e Muyil Tour .
Dicas sobre as ruínas de Muyil
- Reserve aqui suas excursões pelas ruínas maias às ruínas de Muyil e Sian Ka’an
- Chunyaxche significa tronco ceiba largo em Maya, referindo-se à árvore ceiba
- Você consegue escalar as pirâmides de Muyil? Não
- Horário Muyil: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Muyil: $ 45 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento Muyil: Gratuito no estacionamento do local
6. Ruínas de Xel-Há
Ruínas maias de Xel Ha perto de Playa del Carmen, México. (Fotos: Dennis Jarvis via Flickr)
Visitando as ruínas de Xel-Ha
Um local de ruínas maias fora do comum, muitas vezes esquecido, pois compartilha o nome do popular Parque Aquático Xel-Ha .
As Ruínas Xel-Ha (pronuncia-se shell-ha) estão localizadas bem ao lado do parque, e muitas combinam as duas para um agradável passeio de um dia.
Quanto às próprias Ruínas de Xel-Ha, existem várias aqui, como El Palacio (O Palácio) e a Casa dos Pássaros.
Dentro da Casa dos Pássaros, existem algumas salas onde você pode ver pinturas antigas nas paredes feitas em tinta vermelha e azul, duas cores sagradas para os maias.
Parque Aquático Xel-Há
Existem também dois cenotes em Xel-Ha. Se você está se perguntando: o que é um cenote? , são sumidouros que contêm água doce do rio que corre sob toda a Península de Yucatán.
Existem cerca de 6.000 cenotes em Yucatán, muitos onde você pode nadar, mas nestes você não pode.
Se você quiser nadar em alguns cenotes, visite primeiro as Ruínas de Xel-Ha e depois siga apenas alguns minutos até o Parque Xel-Ha .
Chamado de “o maior aquário do mundo”, tem muitos cenotes para mergulhar e nadar, além de atividades de aventura como tirolesa, saltos de penhascos e natação em cavernas.
Dicas sobre as ruínas de Xel-Ha
- Compre aqui seus ingressos para Xel-Há
- Xel-Ha significa mistura de águas em Maya, referindo-se à mistura do Mar do Caribe com a entrada de um rio de água doce.
- Você consegue escalar as pirâmides de Xel-Ha? Não, não existem grandes estruturas
- Horário Xel-Ha: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Xel-Ha: $ 65 pesos ($ 3,50 USD)
- Estacionamento Xel-Ha: Gratuito no estacionamento do local
7. Ruínas de El Rey: as melhores ruínas maias de Cancún no México
Verdade seja dita, as ruínas maias de Cancún podem não impressioná-lo tanto quanto algumas das ruínas maias perto de Cancún, localizadas a algumas horas de distância.
No entanto, isso não quer dizer que você deva ignorá-los, apenas que são locais menores que você pode explorar em cerca de uma hora – portanto, são paradas rápidas enquanto estiver em Cancún, no México .
Visitando as ruínas de El Rey em Cancún
Localizadas bem na Zona Hotelera ( Zona Hoteleira de Cancún ), você encontrará as ruínas maias de Kin Ich Ahau Bonil, conhecidas em espanhol como El Rey.
Significando “O Rei”, muitos arqueólogos e historiadores acreditam que os restos mortais de um rei maia estão enterrados neste local das Ruínas Maias de Cancún.
Este é um site menor, embora tenha cerca de 45 estruturas. A mais importante é a Estrutura 2 – onde antes ficava a base da pirâmide original.
No total, pretendo passar cerca de 30-45 minutos nas Ruínas Maias de El Rey, mas é uma das melhores coisas para fazer em Cancún sem sair da cidade.
Dicas sobre as ruínas de El Rey
- Reserve aqui seus passeios em Cancún
- KinIch Ahau Bonil significa rei do semblante solar em maia, referindo-se ao rei que acredita estar enterrado lá
- Você consegue escalar as pirâmides de El Rey? Não, não existem grandes estruturas
- Horário El Rey: Aberto diariamente, das 8h às 16h30
- Entrada El Rey: $ 50 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento El Rey: Gratuito em um pequeno estacionamento em frente ao local, embora as vagas sejam limitadas
8. Ruínas de Yamil Lu’um
Ruínas maias do México de Yamil Luum em Cancún. (Foto: David Stanley via Flickr)
Visitando as ruínas de Yamil Lu’um em Cancún
Yamil Lu’um, também conhecido como Templo del Alacran (Templo do Escorpião), está localizado na praia de Cancún.
É apenas uma estrutura única que fica em uma área gramada entre os hotéis Westin Lagunamar Ocean Resort Villas & Spa e Grand Park Royal Cancun .
As ruínas maias de Yamil Lu’um proporcionam ótimas fotos, com a mundialmente famosa praia de Cancún como pano de fundo de um dos templos maias mais bem localizados do México.
Como não é tecnicamente um local público, você acessa Yamil Lu’um caminhando pela praia ou passando por um dos dois hotéis de cada lado dela.
Dicas sobre as ruínas de Yamil Lu’um
- Reserve aqui seus passeios em Cancún
- Yamil Lu’um significa terra montanhosa em maia, pois fica no ponto mais alto de Cancún
- Você consegue escalar as pirâmides de Yamil Lu’um? Não
- Horário Yamil Lu’um: Sempre aberto
- Entrada Yamil Lu’um: Gratuita
- Estacionamento Yamil Lu’um: Como não é um local real, não há estacionamento designado
9. Ruínas de São Miguelito
Ruínas da Península Maia de Yucatán: San Miguelito está localizado no Museu Maia de Cancún.
Visitando as Ruínas de San Miguelito em Cancún
Localizadas a poucos minutos de El Rey, você encontrará as Ruínas Maias de San Miguelito.
Abertas ao público em 2012, essas ruínas estão localizadas no mesmo local do Museo Maya de Cancun (Museu Maia de Cancún) – o melhor museu de Cancún.
A entrada no museu inclui acesso a este local de ruínas maias, mas não deixe de visitar o museu para ver muitos dos interessantes artefatos maias encontrados neste e em outros locais.
Quanto às próprias ruínas, existem quatro áreas distintas e uma grande estrutura central para ver.
Dicas sobre as Ruínas de San Miguelito
- Reserve aqui seus passeios em Cancún
- O nome maia original de San Miguelito é desconhecido
- Você consegue escalar as pirâmides de San Miguelito? Não
- Horário San Miguelito: Aberto diariamente, das 9h às 16h30
- Entrada San Miguelito: $ 80 pesos ($ 4 USD), que inclui entrada no Museu Maia de Cancún
- Estacionamento San Miguelito: Gratuito em um pequeno estacionamento do museu
10. Ruínas de El Meco
El Meco Mayan Ruins Mexico Cancun, são algumas das melhores ruínas antigas de Cancun.
Visitando as ruínas de El Meco em Cancún
El Meco (também conhecido como La Naranja) é um local menor com 14 estruturas, incluindo o templo principal, El Castillo.
Significando “O Castelo”, esta é uma impressionante pirâmide de cinco níveis com 17 m de altura e que se acredita ter sido usada para rituais religiosos e adoração.
☀️ Quer falar um pouco de maia no México? Kin é a palavra maia para sol!
Do topo desta pirâmide, você pode ver diretamente o Mar do Caribe e a ilha Isla Mujeres .
Significando “Ilha das Mulheres”, este é um destino de viagem popular e um dos melhores passeios de um dia em Cancún, embora muitos pernoitem em um desses hotéis incríveis, mas acessíveis, em Isla Mujeres .
Dada a sua localização geográfica em frente à Isla Mujeres, os historiadores presumem que El Meco já serviu como ponto de ligação com a ilha.
El Meco é uma ótima parada antes de embarcar na balsa para Isla Mujeres, no México, onde você encontrará as Ruínas Maias de Ixchel da Isla Mujeres (próximas nesta lista).
Você pode pegar a balsa de Cancún para Isla Mujeres nos terminais de balsa de Puerto Juarez, Playa Tortugas ou Playa Caracol, por cerca de US$ 25,00 ida e volta.
Dicas sobre as ruínas de El Meco
- Reserve aqui seus passeios em Cancún
- O nome maia original de El Meco é desconhecido
- Você consegue escalar as pirâmides de El Meco? Não
- Horário El Meco: Aberto diariamente, das 8h às 16h
- Entrada El Meco: $ 55 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento El Meco: Gratuito em um pequeno estacionamento no local, embora as vagas sejam limitadas
11. Ruínas do Templo de Ixchel (Isla Mujeres)
Visitando as ruínas de Ixchel
Isla Mujeres, a Ilha das Mulheres, recebeu esse nome devido ao grande número de estátuas da deusa Ixchel encontradas por toda a ilha pelos conquistadores espanhóis.
Ixchel (pronuncia-se ik-shell) é uma deusa jaguar, associada à lua, ao parto, à medicina, à fertilidade e à obstetrícia.
Embora não estejam em Cancún, estas são algumas das melhores ruínas maias de Cancún. Para chegar à ilha, pegue a balsa de 20 minutos de Cancún para Isla Mujeres para uma agradável viagem de um dia saindo de Cancún, ou até mesmo uma viagem noturna.
🏩 Quer pernoitar? Confira todos os melhores hotéis em Isla Mujeres .
Com vista para o Mar do Caribe em Punta Sur, extremo sul da Isla Mujeres, você encontrará as Ruínas do Templo Ixchel.
Situa-se no ponto mais alto de toda a Península de Yucatán e à beira do mar, por isso os historiadores dizem que esta estrutura funcionava como um farol, não como um centro cerimonial.
Hoje em dia, é uma das melhores coisas para fazer em Isla Mujeres . Além das próprias ruínas, há um jardim de pedras e esculturas. Você também verá muitas iguanas que vivem nas rochas dessas antigas ruínas maias do México.
Dicas sobre as ruínas de Ixchel
- Reserve aqui seus passeios pela Isla Mujeres
- Ixchel é o nome de uma proeminente deusa maia
- Você consegue escalar as pirâmides nas Ruínas de Ixchel? Não, não existem grandes estruturas
- Horário das Ruínas de Ixchel: Aberto diariamente, das 9h às 17h30
- Entrada para as Ruínas de Ixchel: $ 30 pesos ($ 1,50 USD)
- Estacionamento nas Ruínas de Ixchel: Gratuito no estacionamento do local
12. Ruínas de Uxmal: as melhores ruínas maias de Mérida do México
As Ruínas de Uxmal são um dos locais mais importantes para os maias no México.
Mérida, no México , é um dos destinos turísticos mais promissores de Yucatán.
Considerada uma das cidades mais seguras do México, esta colorida cidade colonial está rapidamente aparecendo cada vez mais nos radares de viagens para aqueles que procuram a autêntica cultura maia.
Visitando as ruínas de Uxmal
Um dos passeios de um dia mais populares em Mérida , e as melhores ruínas maias perto de Mérida , é Uxmal (pronuncia-se oosh-mall).
Este Patrimônio Mundial da UNESCO é considerado o segundo sítio arqueológico mais importante de Yucatán, atrás apenas de Chichen Itza.
Embora não tenha o nome de Chichen Itza reconhecido, o local das Ruínas Maias de Uxmal é igualmente impressionante – e alguns dizem ainda mais.
Como é menos lotado e menos turístico, recebendo apenas cerca de um décimo dos visitantes anuais de Chichen Itza, muitos argumentam que Uxmal parece mais autêntico.
Além das multidões menores em Uxmal, você também desfrutará de todas as outras vantagens de umas ruínas mexicanas pouco conhecidas, como não ser abordado por hordas de vendedores de souvenirs.
Uxmal também proporciona uma visita mais tranquila em geral, onde você pode relaxar enquanto admira o local.
Onde fica Ruínas Maias de Uxmal?
Uxmal é um pouco remota e a cidade mais próxima é Mérida , a cerca de 84 km de distância.
De outras áreas de Yucatán, como Cancún, Playa del Carmen ou Tulum , saiba que esta é uma viagem de 4 a 5 horas de carro, então você vai querer reservar pelo menos uma noite em qualquer um desses melhores hotéis em Uxmal, México .
Dicas sobre as ruínas de Uxmal
- Reserve aqui seus passeios pelas Ruínas de Uxmal
- Uxmal significa três vezes construído em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Uxmal? Sim, exceto El Adivino
- Horário Uxmal: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Uxmal: $ 428 pesos ($ 22 USD)
- Estacionamento Uxmal: $ 80 pesos ($ 4 USD)
Chichén Itzá x Uxmal: Qual é melhor?
O México arruina a cidade maia de Uxmal, Patrimônio Mundial da UNESCO.
Embora seja uma questão de preferência pessoal, já que ambos são bastante impressionantes, há um motivo definitivo para você escolher Uxmal.
Você pode escalar as pirâmides e edifícios de Uxmal! Chichen Itza não permite subir em nenhuma estrutura.
Embora os visitantes não possam escalar a pirâmide mais alta de Uxmal, chamada El Adivino (também conhecida como Pirâmide do Mágico), você pode escalar a Grande Pirâmide bem ao lado dela.
Do topo, você terá as vistas mais incríveis de Uxmal e da selva circundante de Yucatán.
Você também pode escalar os outros edifícios – Casa dos Pássaros, Casa das Tartarugas, Quadrilátero do Convento e muito mais – para ver os intrincados desenhos de pedra esculpida de Uxmal.
Uxmal é um dos cinco locais da Ruta Puuc, todos com edifícios na mesma bela estética de pedra esculpida de Puuc .
A Ruta Puuc
Embora Uxmal tenha o maior reconhecimento de nome, na verdade existem quatro outros locais das Ruínas de Puuc.
A lista completa dos locais da Rota Puuc são Sayil , Labna , Kabah , Xlapak e Uxmal – e todos eles se enquadram na designação de Patrimônio Mundial da UNESCO, não apenas Uxmal.
O que é a Rota Puuc (Ruta Puuc)?
A Ruta Puuc é uma viagem de 36 milhas (58 km) que segue pela Rodovia 261/Rodovia Hopelchen-Uman.
Vindo de Mérida, Uxmal é o primeiro local a 84 km de distância. Se seguir a estrada em direção sudeste, passará por Kabah, Sayil, Xlapak e Labna; naquela ordem.
A palavra puuc significa colinas em maia e, embora o Yucatán seja quase todo plano, esses cinco locais estão em áreas elevadas.
Puuc também passou a significar os intrincados estilos arquitetônicos na pedra esculpida que você verá nas estruturas desses locais e nas máscaras esculpidas do deus maia da chuva, Chaac.
A maneira mais fácil de conhecer todos os locais da Rota Puuc é alugando um carro , pois nem sempre há transporte público.
Somente aos domingos, o Ônibus Ruta Puuc realiza uma viagem, das 8h às 17h, com a empresa Oriente. Isso o levará a todos os locais e você poderá comprar passagens na principal estação rodoviária na Calle 69, no centro de Mérida.
13. Ruínas de Kabah
Ruínas Maias de Kabah no Yucatán na Rota Puuc .
Esta cidade antiga tem cerca de 1.300 anos e possui uma série de templos e estruturas maias mexicanas para escalar e explorar.
Ao longo das paredes da estrutura central e mais impressionante, o Palácio das Máscaras, você verá uma exposição de mais de 300 máscaras de Chaac , o deus maia da chuva no México.
- Kabah significa a mão poderosa em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Kabah? Sim
- Horário Kabah: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Kabah: $ 55 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento Kabah: Gratuito no estacionamento do local
14. Ruínas de Sayil
Ruínas maias de Sayil em Yucatán na rota Puuc.
Os arqueólogos estimam que esta cidade tinha cerca de 10.000 habitantes durante o seu apogeu em 900 DC.
A estrutura principal de Sayil é um longo palácio de três níveis, e você pode caminhar ao longo do scabe (caminho) até o Mirador, uma estrutura quase em ruínas, mas com uma estética muito bacana.
- Sayil significa lugar das formigas em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Sayil? Não
- Horário Sayil: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Sayil: $ 55 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento Sayil: Gratuito no estacionamento do local
15. Ruínas de Xlapak
Embora seja o menor dos locais da Rota Puuc, a entrada é gratuita , então não perca a oportunidade de explorá-lo.
Em Xlapak você encontrará três palácios em complexos separados. Dos três, o palácio principal de nove quartos ergue-se com várias máscaras decorativas representando o deus maia da chuva, Chaac .
- Xlapak significa muros antigos em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Xlapak? Não, não existem grandes estruturas
- Horário Xlapak: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Xlapak: Gratuita
- Estacionamento Xlapak: Gratuito no estacionamento do local
16. Ruínas de Labaná
Estima-se que Labna tenha cerca de 1.400 anos, embora esteja incrivelmente bem preservado – especialmente o intrincado Arco de Labna, visto na foto acima ⤴
Há também El Palacio (O Palácio), uma longa estrutura decorada com máscaras Chaac em homenagem ao deus maia da chuva, e El Mirador (O Mirante), uma pirâmide encimada por um templo.
- Labna significa casas antigas em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Labna? Não
- Horário Labna: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Labna: $ 55 pesos ($ 2,50 USD)
- Estacionamento Labna: Gratuito no estacionamento do local
17. Ruínas de Dzibilchaltún
Visitando as ruínas de Dzibilchaltun
Dzibilchaltun (pronuncia-se zee-bee-shall-tune) é a ruína maia mais próxima de Mérida
Embora pequeno, há também um museu no local com artefatos maias em grande escala, um mini jardim de esculturas para passear e um cenote semelhante a uma lagoa para nadar, o Cenote Xlacah .
Muitos visitam nos equinócios de primavera e outono, para ver o nascer do sol nas ruínas maias de Dzibilchaltun .
Nestes dois dias, o sol passa diretamente pelo centro da abertura quadrada do Templo dos Sete Bonecos (também conhecido como Templo do Sol), edifício principal do local.
Dicas sobre as ruínas de Dzibilchaltun
- Reserve aqui seus passeios pelas Ruínas de Dzibilchaltun
- Dzibilchaltun significa escrever em pedras planas em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Dzibilchaltun? Sim
- Horário Dzibilchaltun: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Dzibilchaltun: $ 227 pesos ($ 11 USD)
- Estacionamento Dzibilchaltun: $ 20 pesos ($ 1 USD)
18. Ruínas Maias
Ruínas maias de Mayapan Península de Yucatán
Visitando as ruínas maias
Como um local de ruínas maias fora do comum, você pode ter o lugar todo só para você.
Existem várias estruturas aqui, incluindo uma grande pirâmide central que lembra o Templo de Kukulcan ( El Castillo ) em Chichen Itza. É chamado de Castelo de Kukulcan e tem 15 m de altura.
Há também uma grande estrutura redonda, o Observatório, que você não encontrará em outros locais de ruínas maias de Yucatán.
Esta estrutura se assemelha mais às Ruínas Toltecas redondas de Tollan, vistas na cidade de Tula , perto da Cidade do México , e os historiadores dizem que Mayapan tem uma conexão maia-tolteca.
Quer saber quais são as melhores ruínas astecas que o México tem? O Templo Mayor no Centro Histórico (Centro Histórico da Cidade do México) e as Ruínas de Teotihuacan , nos arredores da cidade, são dois dos melhores.
Diz-se que Mayapan foi a última cidade maia construída e habitada, antes da chegada dos conquistadores espanhóis.
Foi uma das cidades pré-colombianas mais importantes de Yucatán, junto com Uxmal e Chichen Itza – embora receba muito menos visitantes do que ambas.
As ruínas maias de Yucatán estão localizadas na cidade de Tecoh, a apenas 45 km a sudoeste de Mérida.
Ao visitar, combine-o com um mergulho em qualquer um dos cerca de 25 cenotes próximos a Mayapan, como o Cenote Telchaquillo, o Cenote Nah Yah , o Cenote Noh-Mozon e o Cenote Suem.
Dicas sobre as ruínas Mayapan
- Mayapan significa bandeira/estandarte do povo maia em maia
- Você consegue escalar as pirâmides de Mayapan? Sim
- Horário Mayapan: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Ingresso Mayapan: $ 40 pesos ($ 2 USD)
- Estacionamento Mayapan: $ 20 pesos ($ 1 USD)
19. Ruínas Maias de Xcaret (também conhecidas como Ruínas de Polé, Ruínas Maias de Playa del Carmen do México)
O Polé, ou Ruínas Maias de Xcaret perto de Playa del Carmen, México. (Foto: Daniel Slaughter via Flickr)
Visitando as ruínas de Xcaret
Localizadas dentro do Parque Xcaret , as ruínas maias polonesas (pronuncia-se pole-lay), são as melhores ruínas maias que Playa del Carmen tem.
Vê-los realmente só vale a pena se você for passar o dia em Xcaret, que é uma das melhores coisas para fazer em Playa del Carmen .
Localizado a 15 minutos de distância, Xcaret é um parque de diversões mexicano que encontra um parque aquático.
Tem mais de 50 atrações, incluindo cenotes para nadar, Voladores de Papantla Flyers, o querido Xcaret Nighttime Show, uma elaborada série de apresentações culturais e de dança e ruínas maias.
No que diz respeito às próprias ruínas do Pólo, elas datam de cerca de 1400 DC.
Eles já foram o lar de uma comunidade maia inteiramente dedicada ao comércio marítimo, e sua posição no Mar do Caribe tornou isso possível.
🏩 Para uma experiência única, hospede-se em um dos incríveis resorts do Hotel Xcaret .
Além das Ruínas de Xaman-Há na Praia de Playacar, Pole é a Ruína Maia mais próxima de Playa del Carmen, no México, e uma visita obrigatória ao se hospedar em Playa del Carmen .
Xaman-Há, embora pequena, é uma das poucas ruínas maias que ainda restam na Riviera Maya.
Dicas sobre as ruínas de Xcaret
- Compre aqui seus ingressos para o Xcaret
- Polé significa mercadoria/bens em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides nas ruínas de Xcaret? Sim
- Horário das Ruínas de Xcaret: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada nas Ruínas de Xcaret: $ 40 pesos ($ 2 USD); isso é pago separadamente da entrada do Parque Xcaret
- Estacionamento nas Ruínas de Xcaret: Gratuito no estacionamento do local
20. Ruínas de San Gervasio: as melhores ruínas de Cozumel
Ruínas maias Cozumel: Não deixe de visitar San Gervasio ao visitar a Ilha de Cozumel.
Visitando as Ruínas de San Gervasio
Como não ficam em Playa del Carmen, ficam do outro lado do Mar do Caribe – então são as melhores ruínas perto de Playa del Carmen, com certeza!
Para quem vai à Ilha de Cozumel, este é o melhor lugar para aprender sobre a história maia.
Para chegar às Ruínas Maias de San Gervasio, pegue a balsa de Playa del Carmen para Cozumel para uma agradável viagem de um dia na bela ilha de Cozumel, no México .
Conhecido por ter o melhor mergulho com snorkel do México, de volta à terra firme, você vai querer visitar as Ruínas Maias de San Gervasio, ou Tantun Cuzamil na língua maia.
🏩 Quer pernoitar? Confira todos os melhores hotéis em Cozumel .
Embora seja um local menor, San Gervasio são as melhores ruínas maias de Cozumel, no México.
Eles estão localizados no centro da ilha, e construídos para homenagear a deusa da lua maia, Ix Chel, assim como as ruínas da Isla Mujeres . Nos séculos passados, as mulheres maias faziam peregrinações aqui para adorá-la.
Há muitas coisas para ver, incluindo o Templo Nohoch Nah, o Templo Ka’na Nah de Ixchel e muito mais, todos conectados entre si por uma série de estradas chamadas scabes .
Como não é enorme, você pode explorar as Ruínas Maias de San Gervasio, na Ilha de Cozumel, em cerca de uma hora.
Dicas sobre as ruínas de San Gervasio
- Reserve aqui seus passeios em Cozumel
- Tantun Cuzamil significa rocha plana no lugar das andorinhas em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de San Gervasio? Não, não existem grandes estruturas
- Horário de funcionamento de San Gervasio: Aberto diariamente, das 9h às 17h
- Entrada San Gervasio: $ 90 pesos ($ 5 USD)
- Estacionamento San Gervasio: Gratuito no estacionamento do local
21. Ruínas de Kohunlich: as melhores ruínas maias do Lago Bacalar do México
Visitando as ruínas de Kohunlich
Localizadas a cerca de uma hora a sudoeste do popular destino turístico de Bacalar, no México , você encontrará as Ruínas Maias de Kohunlich (pronuncia-se ko-hoon-leach).
É um passeio popular de Bacalar e também de Mahahual , uma das melhores praias de Yucatán, localizada a apenas duas horas de distância.
O local das Ruínas Maias de Kohunlich é bastante grande, com cerca de 20 acres.
Ele está localizado na selva cercado por árvores e vegetação exuberante, e você frequentemente ouvirá os bugios que chamam esta selva de lar fazendo barulho ao longe.
Existem alguns edifícios para explorar em Kohunlich, incluindo o Templo das Máscaras. Esta pirâmide foi construída por volta de 500 DC e tem uma escadaria central adornada com cinco máscaras diferentes de 2,5 m de altura.
Há também os Edifícios Residenciais, com as antigas camas maias onde dormiam.
Dicas sobre as ruínas de Kohunlich
- Reserve aqui seus passeios pelas Ruínas de Kohunlich
- Kohunlich significa colina cheia de corzos em maia, em referência às palmeiras corozo do local
- Você consegue escalar as pirâmides de Kohunlich? Sim
- Horário Kohunlich: Aberto diariamente, das 8h às 16h30
- Entrada Kohunlich: $ 75 pesos ($ 4 USD)
- Estacionamento Kohunlich: Gratuito no estacionamento no local
22. Ruínas de Chacchoben
Ruínas maias de Chacchoben perto de Mahahual, México.
Visitando as ruínas de Chacchoben
Chacchoben (pronuncia-se cha-cho-ben) está entre as ruínas maias mais visitadas da Costa Maya.
A “Costa Maia” está localizada perto do popular destino de cruzeiros de Mahahual, no México , e muitos navios de cruzeiro levam os visitantes aqui para uma viagem de um dia para ver as ruínas.
Existem dois grupos de estruturas para ver aqui, incluindo três pirâmides escavadas e restauradas – com a maior delas contendo escrita hieroglífica maia.
Como Chacchoben é cercado por selva, você pode ver de tudo, desde iguanas até macacos-aranha.
Dicas sobre as ruínas de Chacchoben
- Reserve aqui seus passeios pelas Ruínas de Chacchoben
- O nome maia original de Chacchoben é desconhecido
- Você consegue escalar as pirâmides de Chacchoben? Não
- Horário Chacchoben: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Chacchoben: $ 60 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Chacchoben: Gratuito no estacionamento do local
23. Ruínas de Calakmul: as melhores ruínas maias de Campeche do México
Procurando o que fazer em Campeche, no México ? Não perca as Ruínas Maias de Calakmul.
Campeche, no México, é um dos três estados que compõem a Península de Yucatán (com Quintana Roo e o Estado de Yucatán).
É a menos visitada das três, mas tem algumas ruínas maias incríveis e uma capital colorida, a cidade de Campeche – uma cidade murada e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Visitando as ruínas de Calakmul
As Ruínas Maias de Calakmul (pronuncia-se cah-lack-mool) eram a maior cidade maia do estado de Campeche.
É também um dos melhores destinos fora do comum no México e merece uma visita, embora não seja fácil de chegar.
Dada a localização remota de Calakmul na selva, muitos viajantes nem sabem que ela existe.
Ele está localizado a cerca de cinco horas de carro alugado da cidade principal mais próxima, Campeche City, incluindo duas horas de carro da estrada principal mais próxima até as selvas da Reserva da Biosfera de Calakmul.
🏩 Visitando Calakmul? Reserve pelo menos uma noite no Hotel Casa Maya Calakmul , pois essas ruínas não são aconselháveis como passeio de um dia.
No entanto, a caminhada definitivamente vale a pena. Calakmul é Patrimônio Mundial da UNESCO, com duas pirâmides muito grandes que você pode escalar.
A maior delas, a Estrutura 2, tem mais de 45 metros de altura e é a pirâmide maia mais alta da Terra.
A Estrutura 1 é um pouco menor, mas ainda oferece vistas incríveis da selva circundante desde o topo.
Depois de subir essas pirâmides, você observará todas as árvores que cercam o local; vendo isso de uma perspectiva que você nunca poderia ter imaginado do chão.
Dicas sobre as ruínas de Calakmul
- O nome maia original de Chacchoben é desconhecido
- Você consegue escalar as pirâmides de Chacchoben? Não
- Horário Chacchoben: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Chacchoben: $ 60 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Chacchoben: Gratuito no estacionamento do local
24. Ruínas de Becan
Becan é uma das melhores ruínas do México, mas, infelizmente, poucos visitam essas estruturas antigas.
Visitando as Ruínas de Becan
Embora não muito longe de Calakmul, as Ruínas Maias de Becán são muito mais fáceis de chegar e receber muito mais visitantes, uma vez que há passeios diários para Becan.
Embora estejam localizados no estado de Campeche , Becan é um passeio popular de um dia saindo de outras partes de Yucatán, como a Lagoa Bacalar .
Becan é na verdade um local muito grande, com cerca de 20 estruturas. A maior pirâmide tem cerca de 27 metros de altura e oferece vistas incríveis de todo o local desde o topo.
Existem outras pirâmides e estruturas em estilo de praça, com salas nas quais você pode entrar e explorar.
Dicas sobre as Ruínas de Becan
- Becan significa desfiladeiro / ravina formada por água em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Becan? Sim
- Horário Becan: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Becan: $ 65 pesos ($ 3,50 USD)
- Estacionamento Becan: Gratuito no estacionamento do local
25. Ruínas de Edzna
Localizado a poucas horas de Mérida, faça um passeio em grupo para ver as ruínas maias em Campeche no passeio de dia inteiro em Campeche com Edzná & Becal .
Visitando as ruínas de Edzna
Localizada mais perto da cidade de Campeche do que as outras duas ruínas de Campeche listadas acima, há muitas opções de passeios em Edzná se você não tiver um carro alugado .
Você também pode encontrar ótimos passeios de um dia de Mérida a Edzna; embora estejam em estados diferentes, são apenas cerca de 2,5 horas de Mérida a Edzna.
De todas as pirâmides do México , Edzna é uma das mais belas.
A estrutura central, chamada de Edifício do Templo de Cinco Andares , tem cinco níveis e tem 40 m de altura. Embora você não possa escalar este, há outros que você pode, como a Pequena Acrópole e o Palácio.
O Templo das Máscaras é outra estrutura incrível, escavada recentemente em 1988.
Este edifício possui duas máscaras distintas localizadas na base do templo: uma representando o Deus Maia do Nascer do Sol, localizada no lado leste, e a outra, o Deus do Pôr do Sol, localizada no lado oeste.
Dicas sobre as ruínas de Edzna
- Edzna significa Casa dos Itzás em Maya, em referência aos povos Itzá (como em Chichén Itzá)
- Você consegue escalar as pirâmides de Edzna? Sim, exceto a pirâmide da Grande Acrópole
- Horário Edzna: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Edzna: $ 55 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Edzna: Gratuito no estacionamento do local
26. Ruínas Chicanas
Visitando as ruínas de Chicanna
Chicanná é a menos visitada de todas as ruínas maias de Campeche nesta lista, mas vale a pena uma visita se você estiver indo para as Ruínas de Becán.
Na verdade, existem cerca de 45 sítios de ruínas maias mexicanas nesta área, a região do Rio Bec, embora a maioria seja pequena e não tenha o impacto visual dos sítios maiores.
O edifício mais importante das Ruínas Maias de Chicanna é a Estrutura II, também conhecida como Casa da Serpente.
Para entrar nesta estrutura impressionante, você passará por uma porta que lembra uma cobra de boca aberta, com dentes e olhos!
Dicas sobre as ruínas de Chicanna
- Chicanna significa casa de cobra boca em Maya, pois recebeu o nome do templo principal
- Você consegue escalar as pirâmides de Chicanna? Não
- Horário Chicanna: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Chicanna: $ 55 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Chicanna: Gratuito no estacionamento do local
27. Ruínas de Palenque: as melhores ruínas maias de Chiapas do México
O Templo do Conde nas Ruínas Maias de Palenque, no México, uma das maiores de todas as antigas cidades maias já descobertas.
Visitando as Ruínas de Palenque
Lakam Ha é o nome maia de Palenque (pronuncia-se pah-lan-kay), uma das melhores ruínas maias do México.
É um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado em Palenque pueblo magico (cidade mágica do México), a cerca de quatro horas do principal destino turístico de Chiapas , San Cristobal de las Casas.
Algumas das pirâmides de Palenque mais notáveis incluem:
- Templo de las Inscripciones (Templo das Inscrições)
- Templo del Conde (Templo do Conde)
- El Palacio (O Palácio)
- Tumba de la Reina Roja (Tumba da Rainha Vermelha)
- Templo de la Calavera (Templo da Caveira)
Como as Ruínas de Palenque são bastante remotas e ficam em uma cidade pequena, você pode querer considerar passar a noite em um desses melhores hotéis de Palenque para explorar a cidade além das ruínas.
Caso contrário, há longos passeios de um dia saindo de San Cristobal de las Casas que duram de 12 a 16 horas.
Dicas sobre as Ruínas de Palenque
- Reserve aqui seus passeios em Palenque
- Lakam Ha significa o lugar das grandes águas em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Palenque? Sim
- Horário de Palenque: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada para Palenque: $ 110 pesos ($ 5,50 USD)
- Estacionamento Palenque: Gratuito no estacionamento do local
28. Ruínas de Bonampak
Visitando as ruínas de Bonampak
Este é um local menor de ruínas maias, mais conhecido pelos murais muito bem preservados de Bonampak, que datam de 790 dC – o que os torna com cerca de 1.250 anos de idade!
Além dos murais, há algumas belas ruínas em Bonampak, que fica não muito longe das Ruínas de Yaxchilan (#29 nesta lista).
Talvez nenhum artefato do antigo Novo Mundo ofereça uma visão tão complexa da sociedade pré-hispânica quanto as pinturas de Bonampak.Professora Mary Miller, Universidade de Yale
No entanto, as verdadeiras estrelas do espetáculo são os afrescos de Bonampak, que fazem desta uma das ruínas maias mais interessantes do México.
A pintura ainda tem uma cor brilhante e ver esse tipo de pirâmide pintada fora do Egito é um verdadeiro deleite.
Dicas sobre as ruínas de Bonampak
- Reserve aqui suas excursões às ruínas maias para Bonampak e Yaxchilan
- Bonampak significa parede pintada em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Bonampak? Não
- Horário Bonampak: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada Bonampak: $ 55 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Bonampak: Gratuito no local, embora seja recomendável visitá-lo com um tour
29. Ruínas de Yaxchilan
Visitando as ruínas de Yaxchilan
As Ruínas Maias de Yaxchilan são especialmente divertidas de chegar porque você tem que ir de barco (elas não são acessíveis por terra ou transporte público).
Isso mesmo, você descerá o rio Usumacinta, localizado na fronteira entre o México e a Guatemala, perto da América Central, para chegar ao local.
Ao longo do caminho, você ficará maravilhado com as interessantes paisagens, flora e fauna do estado de Chiapas – já que este é um dos estados com maior biodiversidade do México.
Ao chegar ao Sítio Arqueológico de Yaxchilan, há muito para ver.
A área está dividida em três áreas: Grande Praça, Grande Acrópole e Pequena Acrópole, com um total de 120 estruturas entre as três zonas.
Diz-se que alguns maias locais de Lacandon ainda usam este local para rituais até hoje.
Dicas sobre as ruínas de Yaxchilan
- Reserve aqui suas excursões às ruínas maias para Bonampak e Yaxchilan
- Yaxchilan significa pedras verdes em Maya
- Você consegue escalar as pirâmides de Yaxchilan? Não
- Horário de Yaxchilan: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada em Yaxchilan: $ 55 pesos ($ 3 USD)
- Estacionamento Yaxchilan: Recomenda-se a visita com tour, pois será necessário pegar um barco para chegar
30. Ruínas de El Tajin: as melhores ruínas maias de Veracruz do México
Visitando as ruínas de El Tajín
Localizado no estado mexicano de Veracruz, El Tajín está praticamente fora dos roteiros mais conhecidos, mas é um local fascinante.
É também um Patrimônio Mundial da UNESCO no México, já que já esteve entre as maiores e mais importantes cidades da Era Clássica da Mesoamérica, até ser abandonada por volta de 1200.
🇲🇽 Fato sobre o México : Diz-se que Cortez e os combatentes da conquista espanhola desembarcaram na costa do estado de Veracruz.
Para aqueles que gostam de procurar jóias escondidas no México , as Ruínas Maias de El Tajin irão realmente impressioná-lo com sua enorme escala e pirâmides de pedra esculpidas de forma única.
Se você planeja visitar, também vai querer conferir a cidade vizinha de Papantla, Veracruz, conhecida pelo ritual Voladores de Papantla .
Dicas sobre as ruínas de El Tajín
- Reserve aqui seus passeios pelas ruínas maias de El Tajin
- El Tajin significa trovão ou relâmpago em maia, em homenagem a Totonac , o deus maia da chuva
- Você consegue escalar as pirâmides de El Tajin? Não
- Horário El Tajin: Aberto diariamente, das 8h às 17h
- Entrada El Tajin: $ 80 pesos ($ 4 USD)
- Estacionamento El Tajin: Gratuito no estacionamento do local, embora seja recomendável visitá-lo com um tour
Melhores ruínas maias do mundo
Ruínas maias de Tikal na Guatemala
Tikal, uma antiga cidade maia, é o maior sítio de ruínas maias já descoberto em toda a América Latina, incluindo a América do Norte e a América Central.
Está localizado nas florestas tropicais do norte da Guatemala e os historiadores dizem que tem mais de 2.000 anos.
A melhor parte da visita é poder ver o Templo Tikal I (também conhecido como Templo do Grande Jaguar Tikal), uma das mais belas ruínas maias da Terra!
Com impressionantes 70 m de altura, o Templo Tikal Jaguar é o templo maia mais alto do continente americano.
Ruínas maias de Copan em Honduras
Não muito longe da fronteira com a Guatemala, você encontrará as Ruínas de Copan em Honduras – as ruínas maias mais importantes de Honduras.
Este Patrimônio Mundial da UNESCO foi descoberto em 1570 por Diego García de Palacio e é considerado um dos locais mais importantes da civilização maia descobertos até hoje.
Melhores ruínas maias em El Salvador
As ruínas maias podem ser vistas em todo o México e no México Central – já que toda esta área já abrangeu o mundo maia.
Do outro lado da fronteira com Honduras, em El Salvador, não perca estas incríveis ruínas maias: El Tazumal, Joya de Ceren, Cihuatan, San Andres e Casa Blanca.
Melhores ruínas astecas no México
Ruínas de Teotihuacan perto da Cidade do México
A melhor maneira de ver Teotihuacan, Patrimônio Mundial da UNESCO no México ? Do alto, em um passeio de balão pelas Ruínas de Teotihuacán .
Localizadas a cerca de uma hora da Cidade do México , uma das maiores cidades do planeta, você encontrará as Pirâmides de Teotihuacán .
As ruínas de Teotihuacan estão empatadas com Chichén Itzá como as ruínas mais visitadas do México; ambos recebem cerca de dois milhões de visitantes por ano.
Teotihuacan remonta à misteriosa civilização pré-hispânica de Teotihuacanos, embora os toltecas e astecas eventualmente habitassem esta cidade antiga.
Hoje, você pode visitar o local por terra e ar – e os passeios de balão de ar quente em Teotihuacan são realmente uma experiência listada no México.
Ruínas de Monte Alban em Oaxaca México
Nenhuma visita à bela cidade de Oaxaca , localizada no sul do México, está completa sem ver as Ruínas de Monte Alban.
Eles estão localizados a apenas cerca de 30 minutos do centro da cidade de Oaxaca e são uma das melhores coisas para fazer em Oaxaca .
Tanto o centro da cidade de Oaxaca quanto as ruínas são Patrimônios Mundiais da UNESCO no México.
Monte Alban Oaxaca está localizado no alto de uma montanha e oferece vistas espetaculares das cidades nos vales abaixo.
Melhores ruínas maias do México: FAQ
Onde estão localizadas as ruínas maias no México?
Sudeste do México – Embora a maioria dos sítios de ruínas maias descobertos estejam na Península de Yucatán (incluindo as ruínas de Chichen Itza), também existem ruínas maias em estados vizinhos como Chiapas e Veracruz.
🗺️ BÔNUS: Mapa das Ruínas Maias do México
Quer saber exatamente onde estão localizadas as melhores ruínas maias do México?
Embora a maioria das melhores ruínas maias do México estejam localizadas na Península de Yucatán, há algumas localizadas perto da península, como as ruínas maias de El Tajín e Palenque.
Todos os lugares mencionados neste artigo foram fixados neste mapa das pirâmides do México , para que você possa localizar facilmente todas as incríveis ruínas maias em Yucatán e no resto do México.
Quais são as ruínas maias mais famosas do México?
Chichen Itza – Uma das Sete Maravilhas do Mundo, Chichen Itza não é apenas a mais famosa Ruína Maia do México, mas também a mais famosa Ruína Maia do mundo.
Onde estão localizadas a maioria das ruínas maias?
Península de Yucatán — A maioria das ruínas maias no México estão na Península de Yucatán. Esta área consiste em três estados: Estado de Quintana Roo, Estado de Yucatán e Estado de Campeche.
Qual ruína maia é a melhor para visitar?
É sempre subjetivo o que cada pessoa considera o “melhor”. No entanto, algumas das ruínas maias mais populosas e visitadas do México incluem Chichen Itza , Ruínas de Tulum e Ruínas de Palenque .
O que há de tão especial nas Ruínas Maias?
Com alguns locais que datam de cerca de 3.000 anos atrás, as ruínas maias do México e da América Central são importantes por seu significado histórico, arquitetura e design complicados e porque nos ajudam a compreender a misteriosa cultura maia.
É seguro visitar as ruínas maias no México?
Na maior parte, é seguro visitar as ruínas maias mexicanas. A Península de Yucatán, onde está localizada a maioria das ruínas, é conhecida por ser uma das partes mais seguras do México.
Por que você não pode escalar as ruínas maias?
Na verdade, você pode escalar alguns deles, como Uxmal, Coba e Palenque. Porém, daqueles que você não consegue, é porque alguns são mais delicados que outros, e deixar as pessoas subirem nesses monumentos pode causar danos irreversíveis.
Você consegue escalar a pirâmide de Chichen Itza?
Não – não é permitido escalar nenhuma estrutura em Chichen Itza, embora haja algumas pessoas todos os anos que ganham manchetes por fazê-lo.
Se você tem visto essas coisas nos noticiários ultimamente e está se perguntando: o que aconteceu com o turista que escalou a pirâmide maia? É ilegal fazê-lo e muitas vezes estas pessoas recebem uma multa por infringirem a lei.
Vale a pena visitar as ruínas maias?
Sim – quando estiver no México, você certamente vai querer conferir as Ruínas Maias! Esses locais impressionantes são fascinantes por sua história, arquitetura e simbolismo, e oferecem uma visão única da antiga cultura maia.
Quanto custa ir às Ruínas Maias?
Isso varia – a entrada em algumas ruínas maias mexicanas é gratuita, enquanto para algumas a entrada pode custar até US$ 40. De todos eles, a admissão de Chichen Itza é a mais alta.
O que você veste nas ruínas maias?
Não existe um código de vestimenta específico para as Ruínas Maias, no entanto, tênis ou sandálias confortáveis e roupas de estilo esportivo são a norma. Além disso, um chapéu de sol e óculos escuros serão úteis nesses locais.
O México é maia ou asteca?
Ambos – A Península de Yucatán, no sudeste do México, é onde você encontrará as Ruínas Maias, enquanto no México Central, você encontrará as Ruínas Astecas.
6 dicas para visitar as ruínas maias mexicanas
1. Alugue um carro
Como você deve ter notado no Mapa das Ruínas Maias do México neste artigo, muitas das melhores ruínas maias estão um pouco fora do comum.
Por esse motivo, a maneira mais fácil e conveniente de chegar até eles é alugando um carro no México e dirigindo até eles em uma ótima viagem de um dia.
2. Faça um tour em grupo
Se você não planeja dirigir, considere um passeio pelas Ruínas Maias do México.
Para ser sincero, se você não tiver um guia qualificado explicando toda a história interessante e rica do local, você estará basicamente olhando para pilhas de pedras.
Eu sempre reservo meus passeios pelo México com a Viator e a Airbnb Experiences – mas reserve um tempo para ver as avaliações e ler os comentários.
3. O que levar para as Ruínas Maias do México
Agora que seu carro alugado ou passeio está resolvido, você provavelmente está se perguntando o que levar para o México .
Ao incluir as ruínas maias do México em seu itinerário de viagem, não se esqueça de adicionar chapéu de sol, óculos de sol, sapatos confortáveis, roupas de algodão respiráveis e estes itens à sua lista de embalagem do México:
1. Garrafa de água para viagem
Isso irá mantê-lo hidratado e filtrar a água para não adoecer no México. ECONOMIZE 15% em todos os pedidos com o código SOLO15.
2. Mochila de hidratação para búfalo aquático
Eles oferecem uma mochila e uma garrafa de água em um só lugar – o acessório prático perfeito para um longo dia explorando as ruínas maias do México.
3. Protetor solar ecológico anti-insetos sapo-boi
As ruínas maias no México são quentes o ano todo e a maioria não tem sombra para escapar. Além disso, estão localizados em selvas, então espere mosquitos.
4. Venha com dinheiro
No México, o dinheiro ainda é rei. Além disso, como muitas das ruínas maias no México estão em locais remotos, não é possível processar transações com cartão de crédito.
Mesmo nas ruínas que aceitam cartão de crédito para pagamento da entrada, se precisar de alguma coisa dentro, como água, lanches e souvenirs, você precisará de pesos.
5. Obtenha um cartão SIM do México
Como mencionado algumas vezes, a maioria das ruínas maias no México estão fora dos roteiros mais conhecidos.
A melhor maneira de garantir que você tenha sinal é usando um cartão SIM Telcel México . Este é o maior provedor de serviços de celular do México, portanto, usar o SIM garante que você tenha a melhor cobertura na maioria dos locais.
6. Faça um seguro de viagem para o México
Ao explorar as melhores ruínas maias mexicanas, certifique-se de ter cobertura de seguro, pois podem ocorrer acidentes.
Assim como você segura seu carro, casa e corpo, você também pode segurar sua bagagem, pertences e saúde durante a viagem.
Se a segurança do México está em sua mente, obtenha seu orçamento GRATUITO abaixo da World Nomads e Safety Wing, dois dos maiores nomes em seguros de viagens.
- World Nomads : Perfeito para quem quer fazer atividades de aventura enquanto viaja — como escalar ruínas maias no México!
- Asa de Segurança : Ideal para cobertura geral de viagens e para nômades digitais que viajam por longos períodos de tempo .
Considerações Finais: Melhores Ruínas Maias do México
Com cerca de 200 ruínas maias públicas no México, esta lista apenas arranha a superfície – embora destaque muitas das ruínas maias mais populares em Yucatán e além.
📍 Quer saber onde estão localizadas as ruínas maias de Yucatán? Use este mapa das Ruínas Maias no México para encontrar todas elas.
Para a maioria, nenhuma férias no México em Yucatán está completa sem visitar Chichen Itza . Esta é a mais popular, pois é uma das Sete Maravilhas do Mundo.
É também um Patrimônio Mundial da UNESCO, embora existam outras ruínas maias da UNESCO no México que também têm essa distinção, como as Ruínas de Palenque e as Ruínas de Uxmal.
Alguns locais, como as Ruínas Maias em Coba, perto de Tulum , são grandes e muitos alugam uma bicicleta para explorar tudo. Com cerca de 80 km de extensão, esta é uma das maiores ruínas maias do México.
Há também locais menores e fora dos roteiros mais conhecidos, como as Ruínas Maias de Dzibilchaltun, localizadas a apenas 30 minutos de Mérida, no México – conhecida como a Capital Cultural Maia de Yucatán.
Ao visitar, tenha em mente que estes são locais importantes e sagrados para os maias mexicanos que ainda vivem perto deles.
Por favor, aja de maneira respeitosa, não importa quais você visite – ao contrário deste turista que escalou a Pirâmide de Chichen Itza, o que é ilegal.