Muitas das melhores pirâmides do México estão localizadas na Península de Yucatán, embora algumas estejam localizadas perto da península, como as Ruínas Maias de El Tajín e Palenque.
Há também as Pirâmides de Teotihuacan na Cidade do México, apenas um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO no México.
Existem centenas de pirâmides mexicanas abertas ao público; embora a maioria dos visitantes não consiga ver todos eles! Então, quais são as melhores ruínas maias mexicanas?
Para a maioria, nenhuma viagem ao México está completa sem ver El Castillo , a pirâmide de Chichen Itza . Como uma das Sete Maravilhas do Mundo e Patrimônio da UNESCO, esta é a mais famosa de todas as Pirâmides Maias Mexicanas.
As Pirâmides da Cidade do México de Teotihuacán estão em segundo lugar.
Pronto para descobrir essas pirâmides do México e muitas mais? Vamos à lista das 25 melhores pirâmides do México, bem como tudo o que você precisa saber para visitar essas estruturas antigas.
Melhores pirâmides do México
1. El Castillo: Ruínas de Chichén Itzá
Talvez a pirâmide maia mais famosa de todas – El Castillo México (Templo de Kukulcán) nas Ruínas Maias de Chichen Itza.
📍Onde: Península de Yucatán, perto de Valladolid
Como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, Chichen Itza precisa mesmo de uma apresentação?!
Em Chichen Itza, existem várias pirâmides maias e locais únicos para explorar. É um site muito grande, então planeje pelo menos três horas para ver tudo.
Entrando no site, você verá primeiro El Castillo (ou Templo de Kukulkan ); a pirâmide de Chichen Itza que você provavelmente já viu em fotos.
Outros locais notáveis incluem o Templo dos Guerreiros, o Grupo das Mil Colunas, a Grande Quadra de Baile e o Cenote Sagrado – onde provavelmente ocorreram sacrifícios humanos.
Como visitar as ruínas maias de Chichen Itza
O Cenote Sargado, ou Cenote Sagrado de Chichen Itza , é imperdível nas Ruínas de Chichen Itza.
Com localização central em Yucatán, não importa se você está hospedado em Playa del Carmen , Cancún , Tulum , Mérida ou Riviera Maya – você encontrará muitos passeios para Chichen Itza.
De todos os destinos de Yucatán no México, Chichen Itza é o mais próximo de Valladolid .
Querendo saber: existe alguma pirâmide de Cancún? Existem algumas pirâmides menores do México perto de Cancún e ruínas maias em Cancún , como El Rey, El Mecco e San Miguelito.
A maneira mais popular de ver as ruínas maias de Chichen Itza é com uma visita guiada. Se você está procurando os melhores passeios em Chichen Itza, acesse ChichenItza.com , o site oficial do passeio.
Sendo um local maia tão importante, vale a pena pagar um guia para realmente saber por que é tão importante e todas as coisas para ver em Chichen Itza – caso contrário, você estará apenas olhando para as rochas 🪨
Celebração do Equinócio de Chichén Itzá
Para uma verdadeira experiência de lista de desejos do México , vá para Chichen Itza nos equinócios de primavera e outono.
Nestes dias, o sol poente do final da tarde projeta uma sombra na escadaria norte de El Castillo que cria a ilusão de uma serpente descendo.
melhores passeios em Chichén Itzá
Procurando os melhores passeios para Chichén Itzá?
Confira ChichenItza.com , o site oficial de turismo, que oferece de tudo, desde passeios privados e em grupo, e até um passeio de luxo por Chichen Itza – tudo com guias credenciados.
2. Pirâmide do Sol: Ruínas de Teotihuacán
A Pirâmide do Sol, apenas uma das três pirâmides da Cidade do México em Teotihuacan, a Cidade dos Deuses.
Localizadas a cerca de uma hora da Cidade do México, no pueblo mágico de San Juan Teotihuacan, México, você encontrará as Pirâmides de Teotihuacan .
As ruínas de Teotihuacan estão empatadas com Chichén Itzá como as ruínas mais visitadas do México – e ambas recebem cerca de dois milhões de visitantes por ano.
Teotihuacan remonta à misteriosa civilização pré-hispânica de Teotihuacanos, embora os toltecas e astecas eventualmente habitassem esta cidade antiga.
Com uma história tão extensa, não é de admirar que as Ruínas de Teotihuacán sejam um Patrimônio Mundial da UNESCO no México.
A melhor maneira de ver Teotihuacan, Patrimônio Mundial da UNESCO no México? Do alto, em um passeio de balão pelas Ruínas de Teotihuacán .
Existem três pirâmides em Teotihuacan: Pirâmide do Sol, Pirâmide da Lua e Pirâmide de Quetzalcoatl, nomeadas em homenagem ao Deus Serpente Emplumado Asteca.
A melhor parte de visitar Teotihuacan? Você pode escalar todas as três Pirâmides de Teotihuacán!
A Pirâmide do Sol de Teotihuacan é a maior das três. Tem 66 m de altura e não é tarefa fácil subir os 248 degraus até o topo!
Na verdade, muitos visitantes de Teotihuacan optam por escalar a Pirâmide da Lua, mais curta, a próxima pirâmide do México apresentada nesta lista.
3. Pirâmide da Lua: Ruínas de Teotihuacán
A Pirâmide da Lua, a segunda mais alta das Ruínas de Teotihuacán. (Foto: Pirâmides Cidade do México via Canva ).
📍Onde: San Juan Teotihuacan, perto da Cidade do México
Com 141 pés de altura (43 m), a Pirâmide da Lua de Teotihuacan é a segunda maior pirâmide das três.
Como a Pirâmide do Sol é bastante intimidante de escalar com seus degraus íngremes, a Pirâmide da Lua é um pouco mais fácil para muitos visitantes, e você ainda tem ótimas vistas do topo da pirâmide.
Embora as Pirâmides de Teotihuacán sejam as pirâmides mais próximas da Cidade do México, existem outras.
Além da pirâmide asteca parcialmente subterrânea do Templo Mayor , há também a pirâmide de Cuicuilco, localizada em Tlalpan, no México, não muito longe do popular bairro de Coyoacán .
Querendo saber, onde estão as pirâmides astecas ? As Ruínas de Teotihuacán e a grande maioria das Pirâmides Astecas no México estão localizadas no México Central.
4. Pirâmide de Quetzalcoatl : Ruínas de Teotihuacán
📍Onde: San Juan Teotihuacan, perto da Cidade do México
A terceira pirâmide de Teotihuacan é a Pirâmide de Quetzalcoatl (pronuncia-se ketz-al-co-uh), que você também pode escalar.
É o mais curto dos três, mas sem dúvida o mais bonito. Nele, você verá esculturas intrincadas de Quetzalcoatl, o Deus Serpente Asteca emplumado.
🗿 Quer visitar Teotihuacan saindo da Cidade do México em um tour? Vá para as 15 excursões mais bem avaliadas em Teotihuacan saindo da Cidade do México para ver todas as suas melhores opções.
5. A Grande Pirâmide: Ruínas de Calakmul
Localizada a 35,5 km da fronteira entre a Guatemala e o México, você pode ver todo o caminho até a Guatemala do topo das Pirâmides de Calakmul.
📍Onde: Campeche, México
As Ruínas de Calakmul (pronuncia-se cah-lack-mool) foram a maior cidade maia já descoberta no estado de Campeche.
Visitar essas ruínas é uma das melhores coisas para se fazer em Campeche , e vale a pena visitar, apesar de não serem muito fáceis de chegar.
Dada a localização remota de Calakmul na selva, muitos viajantes nem sabem que ela existe.
Ele está localizado a cerca de cinco horas de carro alugado da cidade principal mais próxima, Campeche City, incluindo duas horas de carro da estrada principal mais próxima até as selvas da Reserva da Biosfera de Calakmul.
Calakmul é um dos templos maias mais legais que o México tem! (Foto: Viajando com Aga )
No entanto, a caminhada definitivamente vale a pena. As Ruínas Maias de Calakmul são Patrimônio Mundial da UNESCO, com duas pirâmides muito grandes que você pode escalar.
A maior estrutura, chamada de Grande Pirâmide ou Estrutura 2, tem mais de 45 m de altura e é a pirâmide maia mais alta da Terra.
Sua pirâmide irmã, Estrutura 1, é menor, mas oferece vistas incríveis da selva circundante desde o topo.
Depois de subir esta pirâmide, você verá todas as árvores que cercam o local; vendo isso de uma perspectiva que você nunca poderia ter imaginado do chão.
🏩 Visitando Calakmul? Reserve pelo menos uma noite no Otoch Béek Calakmul B&B ou no Hotel Casa Maya Calakmul , pois essas ruínas não são aconselháveis como uma viagem de um dia de qualquer lugar!
6. Pirâmide Nohoch Mul: Ruínas de Coba
📍Onde: Coba, Quintana Roo, México
O templo principal das Ruínas Maias de Coba, Nohoch Mul (também conhecido como Pirâmide de Ixmoja), é a pirâmide mais alta de Yucatán, com 42 m (137 pés) e 120 degraus até o topo.
Há uma corda para segurar, mas esta é uma subida um pouco íngreme. No entanto, as vistas da selva de Yucatán do topo estão totalmente de acordo.
A pirâmide de Ixmoja faz parte do Grupo Nohoch Mul, mas existem outras áreas notáveis em Coba. Estes incluem o Grupo Chumuc Mul, Grupo Coba e Grupo Macanxoc.
É um site muito grande, então contrate um guia local para realmente explicar tudo o que torna as Ruínas Maias de Coba tão únicas.
Localizadas nas profundezas de uma selva densa (por isso é uma boa ideia trazer seu repelente de insetos 🦟), as Ruínas Maias de Coba são mais uma cidade maia completa do que um local de pirâmide.
Todo o local de Coba tem 80 km² (30 milhas quadradas), por isso muitos alugam uma bicicleta por algumas horas ou alugam um triciclo-táxi para ver tudo. Procurando os melhores passeios em Coba? Vá aqui para ver todos eles.
7. Pirâmide dos Nichos: Ruínas de El Tajin
Outrora uma das cidades mais poderosas da Mesoamérica, a estrutura principal da Pirâmide dos Nichos em El Tajin está entre as mais belas ruínas antigas do México.
📍Onde: El Tajin, Veracruz, México
Localizado no estado mexicano de Veracruz, El Tajín está praticamente fora dos roteiros mais conhecidos, mas é um local fascinante.
É também um Patrimônio Mundial da UNESCO no México, já que já esteve entre as maiores e mais importantes cidades da Era Clássica da Mesoamérica, até ser abandonada por volta de 1200.
Para aqueles que gostam de procurar jóias escondidas no México , as Ruínas Maias de El Tajin irão realmente impressioná-lo com sua enorme escala e pirâmides de pedra esculpidas de forma única. Para todos os melhores passeios em El Tajin, clique aqui .
Se você planeja visitar, também vai querer conferir a cidade vizinha de Papantla, Veracruz, conhecida pelo ritual Voladores de Papantla .
8. Pirâmide do Mágico: Ruínas de Uxmal
O Templo do Mágico Pirâmide de Uxmal é um dos locais mais importantes para os maias no México.
📍Onde: Uxmal, Yucatán, México
Um dos passeios de um dia mais populares em Mérida , e as melhores ruínas maias perto de Mérida , é Uxmal (pronuncia-se oosh-mall).
Este Patrimônio Mundial da UNESCO é considerado o segundo sítio arqueológico mais importante de Yucatán, atrás apenas de Chichen Itza.
Embora os visitantes não possam escalar a pirâmide mais alta de Uxmal, chamada El Adivino (Pirâmide do Mágico), você pode escalar a Grande Pirâmide localizada bem ao lado dela.
Do topo, você terá as vistas mais incríveis de Uxmal e da selva circundante de Yucatán.
Você também pode escalar os outros edifícios – Casa dos Pássaros, Casa das Tartarugas, Quadrilátero do Convento e muito mais – para ver os intrincados desenhos de pedra esculpida de Uxmal.
Uxmal é um dos cinco locais da Ruta Puuc, todos com edifícios na mesma bela estética de pedra esculpida “Puuc”.
Curiosidade: O nome Uxmal significa “construído três vezes” na língua maia.
Refere-se à construção da Pirâmide do Mago, que foi construída no topo das pirâmides existentes. De certa forma, o Uxmal que podemos ver hoje foi construído três vezes.
Onde fica Ruínas Maias de Uxmal?
Ruínas de Uxmal Yucatán, no México.
Uxmal é um pouco remota e a cidade mais próxima é Mérida , a cerca de 84 km de distância.
De outras áreas de Yucatán, como Cancún, Playa del Carmen ou Tulum , saiba que esta é uma viagem de 4 a 5 horas de carro, então você vai querer reservar pelo menos uma noite em qualquer um destes melhores hotéis em Uxmal, México .
Prefere visitar em um tour? Aqui estão os melhores passeios pelas Ruínas Maias para as Ruínas de Uxmal .
9. Templo das Inscrições : Ruínas de Palenque
📍Onde: Palenque, Chiapas, México
Lakam Ha é o nome maia de Palenque (pronuncia-se pa-lan-kay), uma das melhores ruínas maias do México.
É um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado em Palenque pueblo magico (cidade mágica do México), a cerca de quatro horas do principal destino turístico de Chiapas , San Cristobal de las Casa .
Algumas das pirâmides de Palenque mais notáveis incluem:
- Templo de las Inscripciones (Templo das Inscrições)
- Templo del Conde (Templo do Conde)
- El Palacio (O Palácio)
- Tumba de la Reina Roja (Tumba da Rainha Vermelha)
- Templo de la Calavera (Templo da Caveira)
Localizadas nas profundezas da selva, você vai querer passar o dia inteiro nas Ruínas de Palenque. Melhor ainda, reserve um desses melhores passeios em Palenque e deixe um guia credenciado lhe mostrar o local.
Existem inúmeras ruínas para ver, mas você também pode caminhar por todo o local para ver as pequenas cachoeiras e piscinas na selva, e ver os bugios que vivem em Palenque.
10. Templo do Deus do Vento: Ruínas de Tulum
As ruínas maias na praia de Tulum estão entre os sítios arqueológicos mais legais, pois têm vista para uma das melhores praias de areia branca do México – então traga seu traje de banho!
📍Onde: Tulum, Quintana Roo, México
A Zona Arqueológica de Tulum, ou Ruínas de Tulum, está localizada a apenas 5 a 10 minutos do centro de Tulum , no extremo norte da Praia de Tulum. Por estar localizado no Parque Nacional de Tulum, esta é a maneira mais fácil de ver as ruínas maias em Tulum, no México.
Viajando para Tulum: o único guia de viagem de Tulum que você precisa
Em comparação com outros, as Ruínas de Tulum são um dos menores locais maias. No entanto, é também uma das mais belas, localizada numa falésia com vista para o Mar do Caribe.
No interior, você verá o Templo del Dios del Viento (Templo do Deus do Vento), o mais famoso dos edifícios das Ruínas de Tulum. A partir daí, continue para os outros edifícios ao longo do caminho designado.
Estes incluem o Templo del Dios Descendente (Templo do Deus Descendente), El Castillo (O Castelo), Templo de Los Frescos (Templo dos Afrescos) e muito mais.
A melhor maneira de ver tudo? Em um desses melhores passeios pelas Ruínas Maias de Tulum !
11. Grande Pirâmide de Cholula
A Grande Pirâmide de Cholula é a maior pirâmide do México, em volume. (Foto: Grande Pirâmide Cholula via Canva )
📍Onde: Cholula, Puebla, México
Se você perguntasse à maioria das pessoas onde está localizada a maior pirâmide da Terra, 99% provavelmente diriam que é uma das Grandes Pirâmides do Egito.
No entanto, a maior pirâmide (em volume; não em altura) é a Grande Pirâmide de Cholula, no colorido pueblo de Cholula, no México .
Incrivelmente, esta enorme pirâmide está quase toda enterrada no subsolo!
Quando os conquistadores espanhóis invadiram o México, eles colocaram igrejas católicas bem em cima dos templos pré-existentes, e a Grande Pirâmide está localizada abaixo da igreja Nuestra Señora de los Remedios Cholula.
Diz-se que a Grande Pirâmide de Cholula foi construída em homenagem a um dos deuses centrais astecas, Quetzalcoatl (pronuncia-se ketz-al-coe-uh).
É enorme, com 4,5 milhões de metros cúbicos, e os visitantes podem visitar muitas de suas passagens subterrâneas ao visitar Cholula.
A melhor maneira de ver isso, e toda a cidade, é em um desses melhores passeios em Cholula saindo de Puebla.
12. A Torre : Ruínas de Ek Balam
📍Onde: Yucatán, México
As ruínas maias de Ek Balam estão localizadas a cerca de duas horas de Cancún e Tulum , e a uma curta distância de carro de cerca de 30 minutos de Valladolid, no México .
Como uma das ruínas maias mais incomuns do México, não é incomum ter o lugar só para você.
Querendo saber, onde estão as pirâmides maias ? As Pirâmides de Ek Balam, e a grande maioria das Pirâmides Maias do México, estão localizadas na Península de Yucatán .
É um local visualmente interessante, com telhados de colmo cobrindo muitas das pirâmides; um lindo contraste com as pirâmides de pedra.
No interior dos edifícios, não perca as elaboradas estátuas de pedra esculpida escondidas sob as saliências de palha.
Você pode escalar a pirâmide principal em Ek Balam, El Torre (A Torre), localizada na Grande Acrópole, para ter vistas espetaculares da selva da área circundante.
No geral, é um lindo local de ruínas maias, então certifique-se de que seu telefone esteja carregado quando você visitar, porque você vai querer toneladas de fotos.
13. Construção do Templo de Cinco Histórias: Ruínas de Edzna
📍Onde: Campeche, México
De todas as pirâmides do México, Edzna é uma das mais bonitas (pelo menos na minha opinião).
A estrutura central, chamada de Edifício do Templo de Cinco Andares, tem cinco níveis e tem 40 metros de altura. Embora você não possa escalar este, há outros que você pode, como a Pequena Acrópole e o Palácio.
O Templo das Máscaras é outra estrutura incrível, escavada recentemente em 1988.
Este edifício possui duas máscaras distintas localizadas na base do templo: uma representando o Deus Maia do Nascer do Sol , localizada no lado leste, e a outra, o Deus do Pôr do Sol, localizada no lado oeste.
14. Pirâmides de Monte Alban: Ruínas de Monte Alban
Monte Albán, Patrimônio Mundial da UNESCO, tem algumas das pirâmides astecas mais importantes do México.
📍Onde: Oaxaca, México
Nenhuma visita à bela cidade de Oaxaca , localizada no sul do México , está completa sem ver as Pirâmides de Monte Alban Oaxaca.
Localizado a cerca de 30 minutos do centro da cidade de Oaxaca, Monte Alban é o mais visitado de todos os sítios arqueológicos e famosas pirâmides de Oaxaca.
Tanto o centro da cidade de Oaxaca quanto as ruínas são Patrimônios Mundiais da UNESCO no México.
Monte Alban Oaxaca está localizado no alto de uma montanha e oferece vistas espetaculares das cidades nos vales abaixo.
A melhor maneira de ver essas ruínas de Oaxaca? Num destes melhores passeios em Monte Alban !
15. Pirâmide de Quetzalcoatl: Ruínas de Tula
As estátuas toltecas de 4 m de altura no topo da Pirâmide de Quetzalcoatl nas Ruínas de Tula.
📍Onde: Hidalgo, México
As ruínas da antiga capital da civilização tolteca estão localizadas a cerca de 60 milhas (96,5 km) ao norte da Cidade do México, na cidade de Tula de Allende , normalmente chamada apenas de Tula.
Durante os séculos IX e XII, Tollan (atual Tula, México) foi uma das maiores cidades de toda a Mesoamérica em seu apogeu.
Ao contrário da maioria das pirâmides do México Central, que têm laços estreitos com a civilização asteca, acredita-se que as ruínas de Tollan tenham sido intimamente influenciadas pelos maias.
O foco central do local, as estátuas colossais de Atlantes, podem ser vistas em uma plataforma no topo da pirâmide do templo.
No entanto, existem outras pirâmides no local, incluindo uma de cinco andares sobre a qual ficava a Pirâmide de Quetzalcoatl (também conhecido como Templo da Estrela da Manhã).
Um local cativante, especialmente para os fãs de história, Tollan deve estar na sua lista de passeios de um dia saindo da Cidade do México .
16. Pirâmide da Cañada de la Virgen
📍Onde: Guanajuato, México
Cañada de la Virgen é um sítio arqueológico Otomí localizado não muito longe das populares cidades de Guanajuato e San Miguel de Allende .
Localizada em propriedade privada, a Pirâmide Cañada de la Virgen foi escavada em 2002 e aberta ao público em 2011.
O povo Otomi vive nesta parte do México Central há milhares de anos.
De acordo com o Instituto Nacional de los Pueblos Indígenas (Instituto Nacional dos Povos Indígenas do México), os Otomi são o quinto maior grupo indígena do México, com cerca de 675.000 Otomi vivendo hoje.
17. Templo Mayor Pirâmide Asteca
📍Onde: Localizada no centro da Cidade do México , esta é a pirâmide mais próxima da Cidade do México – já que fica na cidade!
Séculos atrás, o Templo Mayor Asteca era o templo central do Império Asteca.
Após a conquista espanhola de Tenochtitlán (hoje chamada Cidade do México), ela foi enterrada e o Zócalo (Praça da Cidade) da Cidade do México foi construído bem em cima dela.
Os primeiros esforços para encontrar esta Pirâmide de Tenochtitlán começaram no século XIX, embora o interesse público não fosse muito grande.
Os arqueólogos persistiram e, no século XX, tinham uma boa ideia de onde o templo poderia estar – no entanto, foi finalmente descoberto por acidente!
Em 21 de Fevereiro de 1978, trabalhadores da companhia eléctrica estavam a escavar [no Centro Histórico]… e a pouco mais de dois metros de profundidade, os escavadores atingiram um monólito pré-hispânico.fonte: Wiki
Hoje, você pode visitar os restos do templo e ver alguns dos mais importantes tesouros arqueológicos deste local histórico.
Durante as escavações, foram recuperados mais de 7.000 objetos e artefatos; alguns agora expostos no adjacente Museu Templo Mayor .
18. El Castillo: Ruínas de Muyil
A Pirâmide El Castillo em Muyil, uma das mais belas pirâmides de Yucatán, tem uma aparência semelhante às Ruínas Maias de Tikal, na Guatemala.
📍Onde: Quintana Roo, México
O nome real dessas ruínas maias é Chunyaxché, embora você a veja principalmente como Muyil.
Está localizado ao sul de Tulum, em Felipe Carrillo Puerto, perto da Reserva da Biosfera Sian Ka’an , uma Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO.
As Ruínas de Muyil, embora não muito longe das Ruínas de Tulum, parecem totalmente diferentes e oferecem outra perspectiva sobre a cultura maia.
Em Muyil, você verá a arquitetura de Peten, com pirâmides íngremes e muradas semelhantes às de Tikal, na Guatemala, uma das maiores cidades maias já descobertas.
Como Muyil é um local menor, muitos combinarão sua visita com um passeio de barco ou passeio de barco (onde você flutua rio abaixo com um guia) pela Reserva da Biosfera Sian Ka’an.
Este passeio pelo sítio arqueológico de Sian Ka’an e Muyil é um dos mais bem avaliados, mas você pode ver todos os melhores passeios por Muyil e Sian Ka’an aqui .
19. Castelo de Kukulcan: Ruínas Mayapan
O Castelo de Kukulcan em Mayapan é apenas uma das pirâmides maias da Península de Yucatán.
📍Onde: Yucatán, México
Como um local de ruínas maias fora do comum, você pode ter o lugar todo só para você!
Existem várias estruturas aqui, incluindo uma grande pirâmide central que lembra o Templo de Kukulcan ( El Castillo ) em Chichen Itza. É chamado de Castelo de Kukulcan e tem 15 m de altura.
Há também uma grande estrutura redonda, o Observatório, que você não encontrará em outros locais de ruínas maias de Yucatán.
Esta estrutura se assemelha mais às ruínas redondas de Tollan/Tolteca, vistas na cidade de Tula , perto da Cidade do México , e os historiadores dizem que Mayapan tem uma conexão maia-tolteca.
Quer saber quais são as melhores pirâmides astecas que o México tem? O Templo Mayor no Centro Histórico e as Ruínas de Teotihuacán , nos arredores da cidade, são dois dos melhores.
Diz-se que Mayapan foi a última cidade maia construída e habitada, antes da chegada dos conquistadores espanhóis.
Foi uma das cidades pré-colombianas mais importantes de Yucatán, junto com Uxmal e Chichen Itza – embora receba muito menos visitantes do que ambas.
As ruínas maias de Yucatán estão localizadas na cidade de Tecoh, a apenas 45 km a sudoeste de Mérida.
Ao visitar, combine-o com um mergulho em qualquer um dos cerca de 25 cenotes próximos a Mérida e Mayapan, como o Cenote Nah Yah, o Cenote Noh-Mozon e o Cenote Suem.
20. Grande Pirâmide: Ruínas de Kabah
📍Onde: Yucatán, México
A antiga cidade maia de Kabah tem cerca de 1.300 anos e uma série de templos e estruturas maias mexicanas para explorar.
Ao longo das paredes da estrutura central e mais impressionante, o Palácio das Máscaras, com mais de 300 máscaras esculpidas em pedra, e a Grande Pirâmide de Kabah.
Ruta Puuc: Sayil, Labná, Xlapak e Pirâmide Kabah
Embora as Ruínas de Uxmal tenham o maior reconhecimento de nome, na verdade existem quatro outros locais da Rota Puuc.
A lista completa dos locais da Rota Puuc são Sayil, Labna, Kabah, Xlapak e Uxmal – e todos eles se enquadram na designação de Patrimônio Mundial da UNESCO, não apenas Uxmal.
A Ruta Puuc é uma viagem de 58 km que segue pela Rodovia 261 (Rodovia Hopelchen-Uman).
Vindo de Mérida , Uxmal é o primeiro local a 84 km de distância. Se seguir pela estrada sudeste, passará por Kabah, Sayil, Xlapak e Labna, nesta ordem.
20. Templo I: Ruínas de Chacchoben
📍Onde: Quintana Roo, México
Chacchoben (pronuncia-se cha-cho-ben) está entre as ruínas maias mais visitadas da Costa Maya.
A “Costa Maia” está localizada perto do popular destino de cruzeiros de Mahahual, no México , e muitos navios de cruzeiro levam os visitantes aqui para uma viagem de um dia para ver as ruínas.
Existem dois grupos de estruturas para ver aqui, incluindo três pirâmides escavadas e restauradas – com a maior delas contendo escrita hieroglífica maia.
Como Chacchoben é cercado por selva, você pode ver de tudo, desde iguanas até macacos-aranha.
22. Estrutura IX Pirâmide: Ruínas de Becan
Becan tem uma das melhores pirâmides maias do México, mas, infelizmente, poucos visitam este local fora do comum.
📍Onde: Campeche, México
Embora não muito longe de Calakmul, as Ruínas Maias de Becán são muito mais fáceis de chegar e receber muito mais visitantes, uma vez que há passeios diários para Becan.
Embora estejam localizados no estado de Campeche , Becan é um passeio popular de um dia saindo de outras partes de Yucatán, como a Lagoa Bacalar .
Becan é na verdade um local muito grande, com cerca de 20 estruturas. A maior pirâmide tem cerca de 27 m de altura e oferece vistas incríveis de todo o local desde o topo.
Existem outras pirâmides e estruturas em estilo de praça, com salas nas quais você pode entrar e explorar.
Querendo saber quem construiu as pirâmides no México? Depende de onde estão localizadas, mas as pirâmides que o México tem na Península de Yucatán, como as Pirâmides de Becan, foram construídas pelos Maias.
23. Pirâmide Kinich Kakmó: Ruínas de Izamal
A Pirâmide Kinich Kakmó Izamal tem 34 m de altura e é uma das pirâmides mais massivas do México.
📍Onde: Izamal, México
Existem muitas pirâmides mexicanas em Izamal, a Cidade Amarela , mas nenhuma mais impressionante do que a Pirâmide Kinich Kakmó – em homenagem ao deus solar maia.
Kinich Kak Moo , que significa “papagaio de fogo”, tinha cabeça de arara e voava para a Terra para aceitar oferendas quando o sol atingia seu ápice no céu.
A pirâmide é um importante local de peregrinação, centro religioso e cerimonial para os maias até hoje. Com 700.000 m³, é uma das maiores pirâmides do México em volume (a maior está em Cholula ).
Ao contrário de algumas outras pirâmides no México, você pode escalar a Pirâmide Kinich Kakmó.
24. Grande Pirâmide de La Venta
Uma das antigas estátuas de pedra olmecas e a Pirâmide La Venta à distância.
📍Onde: Tabasco, México
La Venta é a pirâmide mais antiga do México. Faz parte de um grande sítio arqueológico pré-colombiano, que remonta a vários milhares de anos, desde a antiga e misteriosa civilização olmeca.
Localizada na cidade de Villahermosa, México , no estado de Tabasco, México – muitos não visitam as Ruínas de La Venta para ver a pirâmide, mas querem ver as estátuas da Cabeça Olmeca.
Na verdade, a pirâmide de La Venta, construída por volta de 900 a.C., já não é muito para se ver.
Construída em argila em vez de pedra, como outras pirâmides mesoamericanas, suavizou-se com o tempo e agora parece uma grande colina.
A principal atração de La Venta são suas esculturas de pedra, incluindo as gigantescas cabeças olmecas.
Os olmecas são uma das civilizações mais antigas do México. Eles habitaram o país entre cerca de 1.500 a.C. e 400 a.C. — há mais de 3.500 anos!
25. Pirâmide de Tepozteco (Pirâmide de Tepoztlán)
📍Onde: Tepoztlán, México
Para muitos, nenhuma visita a Tepoztlán está completa sem subir à Pirâmide de Tepozteco .
É uma subida bastante intensa até ao topo, mas as vistas são espectaculares. Esta pirâmide é dedicada a Tepoztēcatl, o antigo deus asteca do pulque (pronuncia-se pull-kay ), a bebida adulta original do México.
6 dicas para visitar pirâmides no México
1. Alugue um carro
Como você deve ter notado no Mapa das Pirâmides do México , próximo ao final deste artigo, muitas das melhores pirâmides do México estão um pouco fora do caminho comum.
Por esse motivo, a maneira mais fácil e conveniente de chegar até eles é alugando um carro no México e dirigindo até eles em uma ótima viagem de um dia.
🚗💨 Pronto para reservar seu aluguel de carro no México? Eu recomendo e uso pessoalmente a Discover Cars sempre que preciso alugar um carro no México. ▶︎ RESERVE JÁ O SEU!
2. Faça passeios pelas Pirâmides do México
Se você não quiser dirigir, considere um passeio pelas pirâmides do México. Para ser franco, se você não tem um guia qualificado explicando toda a interessante e rica história das pirâmides – você está apenas olhando para pilhas de pedras!
Para mim, sempre reservo passeios pelo México com a Viator. ▶︎ RESERVE AGORA!
3. O que levar na mala para visitar as pirâmides do México
Agora que seu carro alugado ou passeio está resolvido, você provavelmente está se perguntando o que levar para o México .
Ao incluir as antigas ruínas maias do México em seu itinerário de viagem, não se esqueça de levar estes itens:
- Garrafa de água para viagem : Isso irá mantê-lo hidratado e filtrar sua água para que você não fique doente no México.
- Mochila de hidratação Water Buffalo : oferece uma mochila e uma garrafa de água em um só lugar – o acessório prático perfeito para um longo dia explorando as ruínas maias do México.
- Protetor solar ecológico anti-insetos Bullfrog : As ruínas maias no México são quentes o ano todo e a maioria não tem sombra para escapar. Além disso, estão localizados em selvas, então espere mosquitos.
- Chapéu de sol , óculos escuros, sapatos confortáveis, roupas de algodão respiráveis. Você vai querer camadas diferentes para ter mangas compridas para proteger a pele do sol, mas uma camisa de manga curta para quando estiver com calor.
4. Venha com dinheiro
Muitas das pirâmides do México estão em locais remotos e não podem processar transações de cartão de crédito para sua entrada no portão de entrada.
Mesmo nas ruínas que aceitam cartões de crédito para a entrada, talvez você não consiga utilizá-los em seu interior para comprar água, lanches e souvenirs.
5. Obtenha um cartão SIM do México
Como mencionado algumas vezes, a maioria das pirâmides do México estão fora do caminho comum. A melhor maneira de garantir que você tenha sinal é usando um cartão SIM Telcel México .
Este é o maior provedor de serviços de celular do México, portanto, usar o SIM garante que você tenha a melhor cobertura na maioria dos locais.
6. Obtenha um seguro de viagem para o México
Assim como você segura seu carro, casa e corpo, você também pode segurar sua bagagem, pertences e saúde durante a viagem.
Se a segurança de viagens no México está em sua mente, obtenha seu orçamento GRATUITO abaixo da World Nomads e Safety Wing, dois dos maiores nomes em seguros de viagens.
- World Nomads : Perfeito para quem quer fazer atividades de aventura enquanto viaja — como escalar ruínas maias no México!
- Asa de Segurança : Ideal para cobertura geral de viagens e para nômades digitais que viajam por longos períodos de tempo .
Mapa das melhores pirâmides do México
Querendo saber, onde estão as pirâmides do México? Quer saber exatamente onde estão localizadas as melhores pirâmides do México?
Todos os lugares mencionados neste artigo foram fixados neste mapa das pirâmides do México, para que você possa localizá-los facilmente.
Considerações Finais: Melhores Pirâmides do México para Visitar
Com centenas de pirâmides no México abertas ao público, esta lista apenas arranha a superfície – embora destaque as pirâmides mais populares do México.
Ao visitar, seja respeitoso, pois essas famosas pirâmides do México são locais importantes e sagrados para as pessoas que ainda vivem perto delas.
Existem pirâmides na América do Sul?
Muitos pensam erroneamente que o México faz parte da América Central ou da América do Sul. No entanto, o México está na América do Norte, então todas as pirâmides do México neste artigo estão na América do Norte!
Para ver as pirâmides sul-americanas na América Latina, vá a Machu Picchu e ao Vale Lambayeque, no Peru.