Você está no lugar certo para obter informações! Moro no México desde 2018 e visitei 29 pueblos magicos (e aumentando). Este artigo lista o melhor dos melhores, dentro e fora do caminho tradicional.
Os 177 pueblos magicos do México , ou cidades mágicas, são cidades menores em oposição às grandes cidades. Cada um deles foi reconhecido pela Secretaria de Turismo do México por certas qualidades especiais e únicas.
Suas qualidades “mágicas” podem incluir folclore único, história rica, beleza natural deslumbrante – e uma excelente infraestrutura turística.
Como os pueblos mágicos do México são promovidos pela Secretaria de Turismo do país, essas cidades são muito acolhedoras para os turistas.
No caso de alguns dos melhores pueblos mágicos do México, como Tulum e San Cristobal de las Casas , eles também são alguns dos destinos turísticos mais populares do México. Alguns, como Xilitla , estão mais fora dos roteiros mais conhecidos.
Este artigo inclui essas duas cidades e o restante dos principais pueblos mágicos do México.
Há também uma seção com TODOS os 177 pueblos magicos , mas os destacados com descrições de texto mais longas são os imperdíveis pueblos magicos. Pronto para entrar na lista dos 41 melhores pueblos mágicos do México? Vamos mergulhar!
Depois de vê-los, responderei às perguntas frequentes mais comuns sobre pueblos magicos mexicanos no final – como O que são os pueblos magicos mexicanos?
Melhores Pueblos Mágicos do México
1. Tulum, Quintana Roo
Embora não seja conhecido como o destino de viagem mais barato do México, visitar Tulum com um orçamento limitado é certamente possível.
Tulum pueblo magico é um dos destinos turísticos mais populares e melhores praias do México .
Na verdade, a maioria nem percebe que é um pueblo mágico de Yucatán , porque Tulum é muito popular sem a designação.
Se esta for sua primeira visita a Tulum, na Península de Yucatán, você terá uma surpresa.
Há tantas coisas para fazer em Tulum – desde as belas praias ao longo do Mar do Caribe até a arte e os hotéis dignos do Instagram em Tulum Beach, os lindos cenotes de Tulum , o incrível mergulho com snorkel em Tulum e muito mais.
No entanto, uma atividade absolutamente obrigatória em Tulum é visitar as Ruínas Maias de Tulum.
Eles estão localizados na praia, a apenas 10 minutos da cidade de Tulum (Downtown Tulum), e são considerados uma das melhores ruínas maias do México .
🏩 sugestões de onde ficar em Tulum
Dreams Tulum é o melhor resort com tudo incluído em Tulum, México. (Foto: Expedia , Tulum pueblo mágico)
Confira esses blogs relacionados a Tulum, com opções e acomodações para todos os orçamentos, estilos de viagem e tamanhos de grupos. Se você precisa de um hotel em Tulum, estes artigos certamente o ajudarão!
- 23 melhores resorts em Tulum para casais
- Os 10 melhores resorts com tudo incluído em Tulum
- 10 melhores casas e vilas para alugar na praia em Tulum
- 11 Melhores Hotéis Baratos em Tulum, México
- 11 melhores locais para glamping em Tulum
2. Valladolid, Yucatán
Passear pela colorida Calzada de los Frailes está entre as melhores coisas para fazer em Valladolid .
Valladolid pueblo magico é uma bela cidade colonial e está entre os melhores passeios de um dia saindo de Mérida, México . Com tantas coisas para fazer em Valladolid , não é de admirar que este esteja se tornando um local imperdível no México.
Dos locais imperdíveis, planeje visitar o Parque Principal , onde você encontrará a Igreja Iglesia de San Servacio , além de coloridos edifícios coloniais, lojas e restaurantes.
Não perca a pitoresca Calzada de los Frailes , às vezes chamada de Calle de los Frailes.
A rua está repleta de vasos de flores, boutiques coloridas, cafés e hotéis. É parte da razão pela qual Valladolid é classificada como uma das cidades do México mais dignas de Instagram e um destino de viagem imperdível na Península de Yucatán.
Entre as melhores lojas desta rua estão a Coqui Coqui Perfumeria, uma boutique de fragrâncias, e a Kuxtal Galería de Arte Popular Mexicano & Café, uma loja de arte popular mexicana ótima para comprar souvenirs.
No final da rua, confira a famosa placa com as letras Valladolid, que fica em frente ao Ex-Convento de San Bernardino de Siena, do século XVI .
À noite, há uma exibição de videomapping de 25 minutos feita na lateral do convento.
São duas exibições, uma em espanhol e outra em inglês; o show em inglês começa às 21h25 todas as noites.
💦 Melhores Cenotes em Valladolid México
ARTIGO RELACIONADO 🇲🇽 Guia de viagem de Valladolid México: melhores coisas para fazer, cenotes, hotéis
Localizado a poucos minutos do centro da cidade, você vai querer visitar o Cenote Zaci . Este cenote parcialmente aberto ( dolina onde se pode nadar ) é lindo e popular entre moradores e visitantes.
Há também um restaurante no local onde você pode conviver com os habitantes locais e desfrutar de uma refeição após o mergulho. Eles servem comida tradicional de Yucatán e, se você fizer uma refeição lá, terá entrada gratuita no cenote.
Quando estiver em Valladolid, no México, você também não estará longe das Ruínas Maias de Chichen Itza , uma das Sete Maravilhas do Mundo.
e outros grandes cenotes de Valladolid, como o Cenote Suytun e o Cenote Ik Kil . Para quem quer passar alguns dias aqui, há muitos hotéis lindos, mas acessíveis, em Valladolid, bem no centro da cidade.
Contribuição de Deborah do Passport The World , que recomenda Valladolid por causa de sua adorável vibração mexicana e lindas casas coloridas.
3. Bacalar, Quintana Roo
Bacalar pueblo magico é uma cidade tranquila na parte sul de Quintana Roo, no México, na Península de Yucatán. Tornou-se popular por causa do Lago Bacalar, também conhecido como Lagoa das Sete Cores.
Os moradores locais dizem que você pode ver sete tons de azul, do índigo ao turquesa, em toda esta enorme lagoa de água doce. O Lago Bacalar é o segundo maior lago de água doce do México, depois do Lago Chapala em Ajijic .
A melhor maneira de conhecer a Lagoa Bacalar é em um passeio de barco à vela , onde você visitará locais como a Isla Pajaros (Ilha dos Pássaros) e o Canal de Los Piratas (Canal dos Piratas).
Você também vai querer ver os cenotes Bacalar, como o Cenote Azul e o Cenote Cocalitos.
Depois de um longo dia navegando e nadando, há muitos restaurantes excelentes em Bacalar .
Quando sentir fome, vá ao centro da cidade para comer em um restaurante local, visite o histórico Forte de San Felipe e compre lembranças.
Se você tiver tempo extra, confira Mahahual México . Esta cidade litorânea da Costa Maya, localizada a menos de 1 hora e meia de Bacalar, oferece clima descontraído e mergulho de classe mundial.
Embora sua popularidade cresça a cada dia, Bacalar ainda parece mais discreto do que muitos lugares em Quintana Roo, como Tulum e Cancún.
Por enquanto, porém, você ainda pode desfrutar de uma escapadela tranquila e de acomodações baratas em Bacalar .
Certifique-se de usar apenas protetor solar ecológico ao nadar. A Laguna Bacalar possui um ecossistema frágil, e o protetor solar regular pode danificar seus estromatólitos .
Estas são rochas grandes, semelhantes aos corais, consideradas alguns dos seres vivos mais antigos da Terra.
Contribuição de Daria do The Discovery Nut, que recomenda Bacalar por suas paisagens incríveis e ambiente maravilhoso. Para obter mais informações, vá para Bacalar México: Guia de viagem definitivo da Lagoa Bacalar .
4. Ilha das Mulheres, Quintana Roo
Isla Mujeres é uma ilha de 8 km de comprimento no Caribe mexicano, localizada a apenas 13 km de Cancún, no México, de barco.
Isla Mujeres pueblo magico é um dos melhores destinos turísticos de Yucatán . Para chegar lá, você pegará a balsa de Cancún para Isla Mujeres, para uma curta viagem de 20 a 30 minutos até a ilha através da Bahia de Mujeres.
Significando Ilha das Mulheres, Isla Mujeres já foi um local popular entre as mulheres maias que faziam peregrinação à ilha para adorar a deusa maia, Ixchel.
Esta divindade onça era a deusa da lua, do parto, da medicina e da obstetrícia.
Com vista para o Mar do Caribe em Punta Sur, extremo sul da Isla Mujeres, você encontrará as Ruínas do Templo Ixchel .
Você vai querer passar algum tempo explorando todo o local, incluindo as ruínas e o jardim de esculturas. Se você ficar com fome, há um restaurante no local.
Quando estiver pronto para nadar, vá para a Playa Norte , no extremo norte da ilha.
Com uma longa extensão de praia de areia branca e águas calmas perfeitas para nadar, é considerada uma das melhores praias do México .
Uma das melhores coisas para fazer em Isla Mujeres é nadar com os tubarões-baleia – que na verdade são tubarões – mas uma variedade dócil. Eles também são os maiores peixes do oceano, com média de 10 a 11 metros de comprimento.
🐳 Leia mais sobre os passeios de tubarão-baleia em Isla Mujeres aqui .
Se você visitar de maio a setembro, grandes grupos de tubarões-baleia passam pela Isla Mujeres na migração anual.
Durante esse período, você pode fazer um passeio de tubarão-baleia em Isla Mujeres ou Cancún para nadar ao lado desses gentis gigantes.
5. Izamal, Yucatán
O convento amarelo de Izamal, Convento de San Antonio de Pádua , localizado na praça principal da cidade.
O pueblo mágico de Izamal, na Península de Yucatán, foi nomeado para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO – embora, por enquanto, continue sendo simplesmente um pueblo mágico do México.
Apelidada de “A Cidade Amarela”, Izamal é, bem – amarela – como todos os edifícios no centro de Izamal foram pintados de amarelo brilhante.
🤔 Quer saber: por que Izamal é pintado de amarelo? Bem, ninguém sabe ao certo como surgiu a cor da tinta nesta joia escondida de Yucatán, o que é ainda mais intrigante.
Está localizada a cerca de 1,5 horas de Mérida, a cidade mais segura do México . Izamal é um dos melhores e mais populares passeios de um dia em Mérida .
Como Izamal, no México , é uma cidade pequena e você pode explorar todo o centro da cidade em poucas horas.
Enquanto estiver lá, não perca o Convento de San Antonio de Pádua no Zócalo (Praça Principal).
Se estiver muito quente para passear, faça um passeio de calesa (carruagem puxada por cavalos) para ver o resto de Izamal – e não perca as Ruínas Kinich Kakmo Izamal .
Quando você abrir o apetite depois de escalar as Ruínas Maias em Izamal, vá ao Restaurante Kinich e ao Mercado Municipal De Izamal (mercado).
Em ambos os lugares, você desfrutará da autêntica comida de Yucatán , embora o mercado seja muito mais barato.
No mercado, experimente um dos pratos mais interessantes da região, o dzik de venado , uma iguaria local semelhante ao salpicon , mas feita com carne de veado desfiada. Há também panuchos, salbutes e sopa de lima que você pode experimentar.
6. Teotihuacán, Estado do México
Teotihuacan (pronuncia-se tay-oh-tee-wok-con) é um dos 35 Patrimônios Mundiais da UNESCO no México e também uma das ruínas mais importantes do México.
Localizado a cerca de uma hora do Centro Histórico , é um dos melhores passeios de um dia saindo da Cidade do México. É também uma das melhores coisas para fazer na Cidade do México e imperdível para a maioria dos visitantes.
🤔 Wondering, Are there any pueblos magicos Mexico City? There are no pueblos magicos in Mexico City itself, and Teotihuacan is the closest pueblo magico to Mexico City.
The origins of this mysterious site are unknown, though some scholars say the ancient Toltecs built it before the Aztecs inhabited it.
With so much history, book one of these best Teotihuacan tours so you have a knowledgeable guide to explain it all.
The site sees about two million annual visitors each year. Many head there to climb the three Teotihuacán pyramids: Pyramid of the Sun, Pyramid of the Moon and Pyramid of Quetzalcoatl.
These are some of the best pyramids in Mexico, in addition to being in one of the top pueblos magicos Mexico has to offer!
Though most only know about the Teotihuacan archeological site, it’s located in the within a Mexico magical town called San Juan Teotihuacan pueblo magico.
When visiting the pyramids, save some time on your Mexico City itinerary to enjoy the town as well — especially the La Gruta cave restaurant.
If you’re short on time, book a Teotihuacan hot air balloon tour and you can see both the pyramids and also the town from above.
This once in a lifetime experience is the best way to see Teotihuacan and experience how massive this historic site is. You also get great views of San Juan Teotihuacan; the coolest of all magic towns near Mexico City.
7. Cholula, Puebla
Puebla state, where the Cholula pueblo magico is located, feels like its own country!
Poblanos, as the locals are known, have their own slang, customs and foods that differ from the rest of Mexico. In fact, Puebla is considered a one of the foodie capitals of Mexico, along with Oaxaca and Merida.
If the name Cholula rings a bell, that’s because Cholula hot sauce is named in homage to this 2,500-year-old Colonial town. If that seems veryold, you’re right — Cholula is the oldest city in North America.
While Cholula hot sauce isn’t a part of traditional Publano cuisine, do make sure to try some local delicacies.
These include cemitas (huge sandwiches), mole poblano (Puebla mole), tacos arabes (arabian tacos), and chile en nogada.
Located only about 30 minutes by car from the capital, Puebla City, Cholula is one of the most colorful towns in Mexico.
Its iconic yellow and while Iglesia de Nuestra Señora de los Remedios (Church of Our Lady of Remedies) is just one of the brightly-colored things to see in Cholula.
Logo abaixo da igreja, que fica no topo de um penhasco, está a maior pirâmide da Terra em volume.
A Grande Pirâmide de Cholula (Tlachihualtepetl na língua asteca) está localizada na Zona Arqueológica de Cholula, e você pode caminhar por suas muitas passagens subterrâneas e túneis.
8. Tepoztlán, Morelos
O pueblo mágico de Tepoztlán México está localizado no estado de Morelos, a apenas cerca de uma hora da Cidade do México. Esta adorável cidadezinha merece um lugar no seu itinerário pela Cidade do México por vários motivos.
Entre as melhores coisas para fazer em Tepoztlan, no México , você vai querer visitar o Mercado Municipal de Tepoztlan, que é o principal mercado (mercado) da cidade.
Lá você pode comprar artesanato tradicional e provar comidas pré-hispânicas como alache , um vegetal verde escuro, itacates , bolos de milho fritos e t laltequeadas , panquecas vegetarianas. Se você come carne, experimente a cecina , uma iguaria local.
Este bife seco é servido em todo o México Central, mas no estado de Morelos. Tepoztlan também é conhecido por seu pulque (pronuncia-se pull-kay).
Esta antiga bebida adulta é feita de agave fermentado – a mesma planta usada para tequila e mezcal .
⛰️ Suba a pirâmide de Tepozteco em Tepoztlan
A misteriosa pirâmide de Tepozteco está localizada no topo de uma montanha com vista para Tepoztlan.
Localizada no topo de uma montanha com vista para a cidade, você pode subir até a pirâmide de Tepozteco em Tepoztlan.
Esta pirâmide asteca é dedicada a Tepoztēcatl, o antigo deus do pulque (pronuncia-se pull-kay), uma bebida perhispânica para adultos que você pode provar na cidade.
É uma subida intensa de 30 a 60 minutos até as Ruínas de Tepozteco, dependendo do seu nível de condicionamento físico, pois você subirá cerca de 100 lances de escada!
No entanto, ao chegar ao topo, as vistas são espetaculares e você pode ver todo o caminho até a cidade vizinha de Cuernavaca, no México .
Tepoztlan faz uma ótima viagem de um dia saindo da Cidade do México , e você pode dirigir seu carro alugado , usar Uber ou um táxi, ou pegar um ônibus na Cidade do México. Uma vez lá, andar a pé permitirá a melhor experiência nesta cidade tranquila.
Contribuição de Juli de Letters From A Traveling Girl , que recomenda Tepoztlán por seu charme, história e comida incrível.
9. Taxco, Guerrero
No que diz respeito às cidades mágicas do México, é difícil superar Taxco no departamento de beleza – especialmente quando você vê o famoso Templo de Santa Prisca de Taxco.
Taxco pueblo magico é uma encantadora cidade numa encosta em Guerrero, México. Esta cidade pitoresca é na verdade o único pueblo mágico de Guerrero – e também um dos passeios diurnos mais populares na Cidade do México .
Taxco de Alarcón (geralmente chamado apenas de Taxco) tem ruas estreitas de paralelepípedos e vielas sinuosas ladeadas por lindos edifícios coloniais.
É Parroquia de Santa Prisca, ou Igreja de Santa Prisca , está entre as igrejas mais bonitas do México.
Taxco é conhecida como uma das principais cidades mineradoras de prata do México. Na cidade, às vezes você pode ver artesãos trabalhando arduamente em seus pequenos talliers (oficinas), e você pode comprar prata diretamente deles.
A Semana Santa (Semana Santa), semana que antecede a Páscoa, é um momento especial para visitar Taxco, no México. É um dos feriados mexicanos mais importantes , mas Taxco tem uma das celebrações mais elaboradas do país.
As atividades durante a Semana Santa em Taxco vão desde procissões noturnas com filas de penitentes carregando pesadas cruzes nas costas pela cidade, até reconstituições bíblicas durante o dia.
Se essa não é sua preferência, vá para Taxco durante as outras 51 semanas do ano! É realmente um dos lugares mais bonitos do México – e é o único pueblos magicos que o estado de Guerrero possui.
A maneira mais fácil de visitar é em uma dessas excursões da Cidade do México a Taxco . Para chegar lá por conta própria, você pode dirigir seu carro alugado ou pegar um ônibus no Terminal Rodoviário Centro-Sul da Cidade do México. A viagem leva cerca de 2,5 horas.
Contribuição de James da Travel Collecting, que recomenda Taxco por causa dos artesãos de prata e das festividades únicas da Semana Santa.
10. Valle de Bravo, Estado do México
Procurando por pueblos magicos da Cidade do México? Valle de Bravo é uma das cidades mágicas mais próximas da Cidade do México.
Valle de Bravo pueblo magico é uma cidade lacustre localizada a cerca de 1,5 horas a oeste da Cidade do México. É uma cidade rica que fica às margens do Lago Avandaro , e às vezes é chamada de “Hamptons da Cidade do México”.
O belo lago torna os passeios de iate e os esportes aquáticos muito populares.
Para os aventureiros, reserve esta experiência de asa delta em Valle de Bravo e pule de uma das montanhas ou penhascos da cidade e voe como um pássaro sobre o lago.
De volta à terra firme, há ainda mais coisas para fazer em Valle de Bravo .
Passe algum tempo passeando pelas belas ruas de paralelepípedos ao redor da Plaza de la Independencia para ver a igreja Parroquia de San Francisco de Asis, do século XVII.
Há também uma ótima trilha para caminhada até o mirante Mirador La Pena e uma curta caminhada até as Cachoeiras Cascadas Velo de Novia . Não perca o Mercado de Artesanías para fazer compras de souvenirs.
🦋 Migração de borboletas do México em Valle de Bravo
ARTIGO RELACIONADO 🇲🇽 Guia de viagem definitivo de Valle de Bravo México
A Reserva de Borboletas Monarcas Santuario Piedra Herrada , habitat de milhões (talvez até bilhões) de borboletas migratórias, está localizada ao norte do Valle de Bravo.
Este santuário faz parte da maior Reserva da Biosfera da Borboleta Monarca, Patrimônio Mundial da UNESCO, no México.
Todos os anos, milhões (ou milhares de milhões) de borboletas-monarca voam do Canadá para o México, acabando na mesma floresta.
Se você visitar durante a temporada de borboletas no México, poderá visitar Valle de Bravo para vê-las.
A temporada de borboletas no México vai de meados de novembro a abril , embora a melhor época para ver borboletas no México seja de janeiro a meados de março .
É um local verdadeiramente especial para ficar na floresta enquanto milhões de borboletas voam. 🦋 Quer visitar? Acesse aqui para reservar seus passeios de borboletas no México .
11. Ixtapan de la Sal, Estado do México
Localizado a cerca de duas horas da Cidade do México , Ixtapan de la Sal pueblo magico é conhecido como um destino de cura e relaxamento no centro do México.
Existe o grande Parque Acuático Ixtapan , que é alimentado por águas termais provenientes de nascentes subterrâneas. A água aqui é quente o ano todo e diz-se que tem propriedades curativas.
Alguns chilangos (moradores da Cidade do México) têm casas em Ixtapan de la Sal, pois é popular para viagens de fim de semana. Também está entre os passeios de um dia mais populares saindo da Cidade do México , se você puder apenas durante o dia.
Para dizer durante a noite, você pode alugar um desses hotéis incríveis, mas acessíveis, em Ixtapan de la Sal . Conhecida como uma cidade termal, muitos dos hotéis possuem instalações de spa.
Se você ainda não adivinhou, Ixtapan de la Sal é um lugar para relaxar, aproveitar o ritmo de vida mais tranquilo e estar rodeado pela natureza.
Não muito longe do Parque Aquático Ixtapan, entre no seu carro alugado e dirija-se às Grutas La Estrella (Caverna das Estrelas).
O centro de Ixtapan de la Sal tem uma atmosfera encantadora, com uma bela arquitetura colonial e um toque autêntico dos moradores locais.
Ixtapan é popular entre o turismo nacional, embora seja definitivamente um destino fora do comum no México para visitantes internacionais. Se você visitar Ixtapan, terá um vislumbre do “verdadeiro México” e da autêntica cultura mexicana.
12.Real de Monte, Hidalgo
Localizado a cerca de uma hora dos Prismas Basálticos de Huasca de Ocampo, no estado de Hidalgo, você encontrará o charmoso pueblo mágico Real de Monte.
Real de Monte é muitas vezes ofuscada por outros lugares em Hidalgo, como as pitorescas cavernas Grutas de Tolantongo e fontes termais, mas é uma pequena cidade encantadora por si só.
Às vezes chamada de Mineral del Monte, esta já foi uma das maiores cidades mineiras do México, e ainda é possível ver a Mina Acosta até hoje.
Vá até a Plaza Principal (Praça da Cidade) para ver os belos edifícios coloniais espanhóis e igrejas antigas, e para provar uma iguaria local chamada paste (pronuncia-se past-tay) em uma Paste Shop.
Essas tortas artesanais são semelhantes ao pastel da Cornualha da Cornualha, Inglaterra. Na verdade, Real de Monte é conhecido como “Pequena Cornualha”, já que muitos residentes traçam a sua linhagem até à Cornualha.
Quer conferir outros lugares para ver e coisas para fazer em Hidalgo, México?
Não perca a colorida e histórica capital Pachuca de Soto , e as Ruínas Toltecas (às vezes chamadas de Ruínas Tollan) na cidade de Tula de Allende .
Há também os prismas de basalto Huasca de Ocampo e as fontes termais e cavernas de Tolantongo Grutas .
13. Atlixco, Puebla
Atlixco pueblo magico é apenas um dos 12 pueblos magicos que o estado de Puebla possui. Na verdade, Puebla tem o maior número de pueblos mágicos de qualquer estado do México!
De todos eles, Cholula é o mais popular, embora Atlixco esteja logo atrás dele no segundo pueblo mágico popular mais visitado de Puebla.
Atlixco é uma viagem popular de um dia saindo da cidade de Puebla . A melhor época para visitar é durante o Festival de la Flor anual , que acontece nas duas últimas semanas de março.
O festival celebra a principal atividade econômica da Atlixco, o cultivo de flores. Durante o festival, você verá “tapetes” gigantes de flores revestindo as ruas e grandes esculturas de flores por toda a cidade.
Embora este seja o maior e mais colorido festival, há outros ao longo do ano.
O Desfile de Calaveras (Desfile das Caveiras) acontece no dia 2 de novembro, durante o Dia dos Mortos . Embora a celebração do Dia de Muertos na cidade de Oaxaca seja a maior do país, a de Atlixco também é incrível.
14. Xilitla, San Luis Potosí
Os Jardins Surrealistas de Xilitla, um dos melhores pueblos mágicos do México, e entre os 25 lugares únicos para visitar no México que você tem que ver para acreditar !
Xilitla (pronuncia-se she-leet-la) remonta ao século 16 e é a cidade mais antiga de San Luis Potosí, no México. Esta pequena cidade está rodeada por falésias calcárias e tem um ambiente mais exuberante que o resto do Bajío .
O Bajío (pronuncia-se bah-hee-yo) é uma região de planície do México Central. É o lar de cidades como a cidade de Guanajuato , Guadalajara e Xilitla, entre outras, e tem um clima temperado durante todo o ano.
A cidade de Xilitla não é o lugar mais fácil de chegar, estando na encosta oriental da Reserva da Biosfera da Serra Gorda .
No entanto, muitos fazem desta parte do país a sua própria viagem, viajando para Xilitla, a Serra Gorda e a Huasteca Potosina .
A principal atração de Xilitla são os Jardins Surrealistas de Edward James (também conhecidos como Los Pozas ou The Pools).
Inspirado por seu amor pela arte surrealista, o excêntrico inglês Edward James começou a construir a casa dos seus sonhos, mas faleceu antes de concluí-la.
A pequena cidade de Xilitla não tem muitas outras atrações, mas está entre os destinos turísticos mais relaxantes do México.
Ao visitar, reserve um destes hotéis em Xilitla , todos localizados não muito longe dos Jardins Surrealistas Edward James.
Xilitla, no México, está localizada a cerca de 265 quilômetros da cidade de Querétaro e a 80 quilômetros de Jalpan de Serra. Fica a cerca de oito horas de carro da Cidade do México através de um carro alugado .
Você pode pegar um ônibus para Xilitla pueblo magico em cada uma das cidades listadas. Tenha em mente que é uma viagem mais longa, não importa de onde você venha, e você estará em estradas de montanha que serpenteiam pela Sierra Gorda.
Contribuição de Nat of Natpacker , que recomenda o pueblo magico Xilitla porque é um verdadeiro local da lista de desejos do México , com jardins surreais e uma sensação dramática.
15. Bernal, Querétaro
Bernal está entre as melhores cidades mágicas que o México tem porque atrai muitos viajantes: escaladores e amantes da natureza, amantes da arte, bebedores de vinho e buscadores holísticos.
San Sebastian Bernal, mais conhecido simplesmente como Bernal pueblo magico, é famoso pela Peña de Bernal – o terceiro monólito mais alto do mundo, com 433 m de altura.
🪨 Quer saber, o que é um monólito!? Resumindo, é uma rocha vertical única e independente. (Para que conste, eu tive que pesquisar isso no Google!)
Embora seja uma caminhada bastante difícil, há muitos lugares para parar ao longo da subida até o topo da Peña de Bernal (Pedra de Bernal).
Even if you have no interest in hiking, you can always just admire the Peña while enjoying a meal at El Mirador Restaurant & Bar.
Aside from the Peña, there’s some cool things to do in Bernal, like the iconic yellow Templo de San Sebastian.
For a small town, it has several amazing museums, like the Museo de la Mascara (Mask Museum), with beautiful cultural masks.
This Queretaro, Mexico city is considered a holistic healing center, as some say there’s an energy vortex in Bernal
Though a popular year-round Mexico City day trip destination, many head there during the Spring Equinox for alternative medicine rituals.
16. Ajijic, Jalisco
One of the newest pueblos magicos Jalisco State has, Ajijic (pronounced ah-hee-heek) was added to the list in December 2020.
Located just 35 miles south of Guadalajara on Mexico’s largest freshwater lake, Lake Chapala, Ajijic, Mexico offers an escape from crowds.
Part of the Chapala Riviera, Ajijic is famous for its tropical weather, lush vegetation and natural beauty.
Ajijic pueblo magico has charming cobblestone streets lined with colorful bougainvillea, with plenty of enticing restaurants and cafes.
It is a popular place for Mexico expats and considered one of the best places to live in Mexico.
Nights here are silent, broken in the morning by a cacophony of birdsong at sunrise and the pealing of church bells.
Those who are particularly fortunate, will be tucked away in one of these best Ajijic hotels during one of the town’s spectacular thunderstorms.
Contributed by Carole Terwilliger Meyers, who recommends Ajijic because it’s low-key, lush, and a rewarding place to explore on foot.
17. Tequila, Jalisco
The beautiful blue agave plant fields in and around the Tequila pueblo magico were designated as a UNESCO World Heritage Site in 2006.
Agave is the plant used to make the popular drink that bears the town’s name. That’s right, tequila the drink was first made in Tequila, Mexico centuries ago.
Bottles can only be labeled as tequila if the drink comes from here, and a few surrounding areas in Guanajuato, Michoacan, Nayarit and Tamaulipas states. If not from one of these places, it can’t legally be called tequila.
Nowadays, Tequila is a fun, colorful town, with cool street art and murals in the Plaza Principal (Town Square).
Há também museus e destilarias para aprender mais sobre a história da região e da tequila, onde você também pode comprar tequila de produtores artesanais.
Por ser uma cidade menor, muitas pessoas optam por uma viagem de um dia de Puerto Vallarta a Tequila ou uma viagem de um dia de Guadalajara a Tequila . Há muitos passeios de tequila disponíveis, como o incrivelmente popular Jose Cuervo Tequila Train .
Se você é um verdadeiro fã de tequila, vai querer visitar destilarias fora da cidade, em áreas não turísticas. Para isso, você vai querer reservar um desses melhores hotéis em Tequila e ficar uma ou duas noites.
Contribuição de Vicky do Buddy The Traveling Monkey, que recomenda a Tequila por ser o berço da bebida popular.
18. Sayulita, Nayarit
Um dos melhores pueblos mágicos da cidade litorânea do México, Sayulita é popular entre surfistas, iogues, curandeiros e artistas. É considerada uma das cidades mais seguras do México para os turistas.
Sayulita pueblo magico , localizada na Riviera Nayarit, no México, merece muito ser designada como uma cidade mágica do México. Tem algumas das praias mais bonitas do México, vibrações boêmias descontraídas e habitantes locais amigáveis.
🏖 Viajando para Sayulita pela primeira vez? Confira este artigo para dicas de viagem e segurança, Sayulita é segura? Melhores dicas de viagem para Sayulita México .
Sayulita definitivamente cumpre a exigência do governo de que os pueblos mágicos tenham uma “identidade cultural única”. Ela se destaca de outras cidades pequenas por sua comunidade artística unida e cultura do surf.
Com uma localização idílica à beira-mar ao sul da movimentada cidade turística de Puerto Vallarta , esta outrora pacata vila de pescadores está ganhando popularidade. Também ajuda o fato de Sayulita ter alguns dos melhores pratos e frutos do mar locais.
No entanto, surfistas e surfskatistas já vêm há décadas, já que Sayulita é um dos melhores lugares para surfar no México. Esses alunos da velha escola fazem parte do que torna Sayulita especial .
Os passeios de um dia de Puerto Vallarta a Sayulita são populares, embora você queira passar pelo menos 1-2 noites em um desses melhores hotéis em Sayulita . Se não puder, você pode reservar um desses passeios em Sayulita e passar o dia.
Chegar a Sayulita é fácil: leva menos de uma hora de carro alugado , Uber, ônibus ou táxi do Aeroporto de Puerto Vallarta. A maneira mais fácil de chegar a Sayulita é através deste transporte privado do Aeroporto PVR .
Contribuição de Lori da Travlinmad, que recomenda Sayulita porque é o destino perfeito na Costa do Pacífico do México para banhistas e surfistas.
19. San Sebastián del Oeste, Jalisco
Among the best things to do in Puerto Vallarta, head up into the Sierra Madre Mountains to San Sebastian del Oeste.
You need a 4X4 to drive there, so if you aren’t renting a car, you can always take this group tour to San Sebastian.
One of the most unique places in Mexico, San Sebastian is just 67 miles (108 km) from the hustle and bustle of popular Puerto Vallarta. Founded in 1605, it feels like you’ve stepped back in time!
San Sebastian is a well-preserved town, complete with historic haciendas, centuries-old homes and cobblestone streets.
While there, visit the beautiful colonial haciendas like Hacienda Jalisco, Hacienda La Galera and Hacienda Caudillos.
Rounding out the list of best things to do in San Sebástian del Oeste, don’t miss the Iglesia de San Sebastian. This is an 18th Century church dedicated to San Sebastian Martir, an early Christian saint and martyr.
If you did rent a 4X4, you can do the drive up to picturesque Cerro de la Bufa (La Bufa Hill).
This hillside trail is about 45 minutes away from Downtown San Sebastian del Oeste, and offers views all the way to the Pacific Ocean.
20. Tequisquiapan, Querétaro
Located not far from Bernal, another one of the pueblos magicos in Queretaro state, many also visit the Tequisquiapan pueblo magico (pronounced tess-keys-key-opp-pan).
This small town is the starting point for Central Mexico’s Wine and Cheese Route. 🍷 Didn’t know Mexico even had vineyards and wineries? You’re not alone!
The biggest Mexico wine region is Valle de Guadalupe in Baja California state on the west coast, but the second biggest is around Tequisquiapan. Here, you’ll find several vineyards and cheese caves.
Foodies and wine lovers traveling to Mexico City will enjoy the Cheese and Wine in Tequisquiapan from Mexico City day trip.
Among the stops, the Finca Sala Vive by Freixenet vineyard and Cava de Queseos Bocanegra cheese cave are standouts. Freixenet is one of the largest wine brands produced in Mexico.
Though one of the smaller states in Mexico, there are so many places to visit and things to do in Queretaro.
Besides Bernal and Tequisquiapan, both on this list, there’s the capital, Santiago de Queretaro (AKA Queretaro City).
Slightly off the beaten path, there’s the Sierra Gorda Biosphere Reserve, one of the Mexico UNESCO World Heritage Sites.
21. Real de Catorce, San Luis Potosí
O pueblo mágico Real de Catorce é uma histórica cidade fantasma do México, no estado de San Luis Potosí. Normalmente chamada apenas de Real (pronuncia-se ray-al), esta é uma cidade popular para visitantes que realmente gostam de se aventurar fora dos roteiros mais conhecidos.
Se você quer uma verdadeira viagem de jóias escondidas no México, você pode visitar todos os melhores lugares em San Luis Potosí, México. Estes incluem os Jardins Surrealistas de Xilitla , a região de Huasteca Potosina e Real de Catorce.
Esta cidade deserta nas montanhas de Sierra Cartoce oferece uma experiência única aos visitantes.
Você entrará dirigindo pelo místico Túnel de Ogarrio , um túnel de 2 km de extensão escavado séculos atrás, quando esta era uma movimentada cidade mineira. Real de Catorce já foi uma das maiores cidades de prata do México.
Hoje em dia, seus fortes destruídos e edifícios de pedra em ruínas têm uma aparência tão bela e única que filmes como O Mexicano , com Julia Roberts e Brad Pitt, foram rodados lá.
Entre as melhores coisas para fazer em Real de Catorce, faça um passeio a cavalo pela cidade e não perca a mina Mina la Luz .
Há algumas cidades próximas para visitar também, como San Antonio de Coronados , El Potrero e Alamitos de los Díaz .
Tal como acontece com muitas cidades fantasmas, alguns dizem que existem qualidades e energias místicas na cidade. Embora isso não tenha sido comprovado, há algo especial que atrai visitantes ao Real ano após ano.
Contribuição de Utkarsh de Journeys From Heart , que recomenda Real de Catorce por sua vibração mística, história e cultura únicas.
22. Dolores Hidalgo, Guanajuato
Dolores Hidalgo é uma cidade histórica e um dos seis pueblos mágicos que Guanajuato possui.
Localizada a cerca de uma hora da capital do estado, cidade de Guanajuato , o pueblo mágico Dolores Hidalgo é uma bela e colorida cidade colonial.
Também tem uma história profunda e é conhecido como o local onde começou a Guerra da Independência do México em relação à Espanha.
Dolores Hidalgo é uma ótima viagem de um dia saindo da cidade de Guanajuato, San Miguel de Allende e Quetertaro . Ele está localizado a uma hora ou menos de cada uma dessas grandes cidades.
Ao visitar, dirija-se à Plaza de la Constitucion (Zócalo ou Praça Principal), principal centro de atividades. Aqui, confira o Museo de Vino (Museu do Vinho Dolores Hidalgo), que possui uma sala de degustação de vinhos.
Dolores Hidalgo é uma parada popular ao longo da Rota dos Vinhos e Queijos do México. Há vinhedos notáveis, como a Vinícola Vega Manchon e a La Santisima Trinidad , ambas localizadas nos arredores do centro da cidade.
Este pueblo também é conhecido por duas outras coisas: nieves (sorvete) e cerâmica Talavera.
Embora o estado de Puebla seja considerado o berço dos coloridos azulejos, cerâmica e arte mexicana de Talavera, os artesãos de Dolores Hidalgo também produzem belas criações de Talavea.
Você pode comprar peças de Talavera na Praça Principal e, depois de abrir o apetite nas compras, não deixe de experimentar algumas nieves.
Esses sorvetes são feitos em todo o México, mas Dolores Hidalgo é famosa por seus sabores únicos e deliciosos.
23. Patzcuaro, Michoacán
Aproximando-se da Isla Janitzio em Patzcuaro, México, de barco – a única maneira de chegar a esta ilha pueblo.
Patzcuaro está localizado nas terras altas do estado de Michoacan, a cerca de 35 milhas (56 km) de Morelia , Patrimônio Mundial da UNESCO .
É mais conhecida pelas celebrações do Dia dos Mortos , embora esta cidade única também valha a pena visitar em outras épocas do ano.
A cidade é pequena e fácil de caminhar. Há charmosas ruas de paralelepípedos, praças arborizadas e casas de adobe com telhados vermelhos, o que dá a Patzcuaro uma aparência interessante.
Não perca a igreja Basílica de Nuestra Señora de la Salud , um importante local de peregrinação católica. Há também museus, edifícios coloniais e muitas outras igrejas em Patzcuaro, no México.
A charmosa Pátzcuaro também é um centro para explorar as aldeias indígenas Purepecha , que abrigam festivais e sítios arqueológicos no vizinho Lago Patzcuaro. As ruínas pré-hispânicas de Tzintzuntzan também estão próximas.
Os Purepecha (pronuncia-se pour-eh-pech-ah) são um grupo indígena do noroeste do estado de Michoacán e arredores.
Purepechas (também conhecidos como Tarascans) são um dos maiores grupos indígenas do México.
Entre as melhores coisas para fazer em Patzcuaro México , não perca estes lugares fascinantes:
- Ilha Janitzio (foto acima)
- Mercados artesanais de Quiroga
- Fabricantes de máscaras de Tocuaro
- Oficinas de cobre de Santa Clara del Cobre
- Lojas de violões de Paracho
- Mercados com bandejas coloridas de laca pintadas à mão em Uruapan
Contribuição de Michele Peterson de A Taste for Travel, que recomenda Patzcuaro por sua rica cultura e história Purepecha.
24. Todos Santos, Baixa Califórnia Sul
Conhecido pelos habitantes locais como Todos, o pueblo mágico de Todos Santos está rapidamente se tornando uma cidade de visita obrigatória na Baixa Califórnia, na costa oeste do México.
Outrora uma cidade pacata, Todos é agora um destino popular para todos os tipos de viajantes.
This laid back pueblo used to be little more than a haven solely for surfers, yogis and artists. What was once among the best Mexico hidden gems, is no longer so hidden, especially with travelers in the know.
For a relaxing day in Todos, spend some time strolling the cobblestone streets in downtown.
They are lined with boutique hotels, art galleries, hip restaurants, cool bars and locally-made artisanal goods in quirky shops.
Located not far from downtown, jump in your Mexico rental car and head to the best beaches in Todos Santos — Cerritos, Punta Lobos and Playa Tortugas.
Speaking of rental cars, Todos is a must see Mexico town on any Baja California Sur road trip.
Among other things to do in Todos Santos, hike up to Punta Lobos for gorgeous views of the beach cove below.
Have a drink at the famous Hotel California — and though The Eagles singer Don Henley has said this is not the hotel he wrote the song about, it’s still one of the best things to do in Todos Santos Mexico.
During January to March, take a whale watching tour to see the gray and humpback whales that swim just off-shore. If you visit in late-April, enjoy the GastroVino Todos Santos Food & Wine Festival.
25. Santiago, Nuevo León
Santiago pueblo magico is located in Northern Mexico, close to the city of Monterrey in Nuevo Leon state.
Though many deem the entire north part of the country as unsafe, places like Santiago and Monterrey are among the safest places in Mexico.
In fact, there are a ton of cool things to do in Monterrey. There are also great day trips from Monterrey if you’re renting a car, including to nearby Santiago pueblo magico.
From Monterrey, it is an easy drive to Santiago in your rental car by just following the road signs along a three-lane highway.
The town is known for local craft stores that have both smaller artisan goods and large, unique furniture. There’s also beautiful colonial buildings, like the Parroquia Santiago Apostol Church.
One of the best things to do in Santiago is head out of the city and into nature!
O Lago Rodrigo Gómez, também conhecido como Presa La Boca , é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de um dia à beira-mar. Para os mais aventureiros, vá ao Parque La Huasteca , à Cascada Cola de Caballo e ao Canyon Matacanes .
Contribuição de Venaugh do Venaugh Travel Blog, que recomenda Santiago pelo artesanato local, lago relaxante e ar puro.
26. Loreto, Baixa Califórnia Sul
Loreto pueblo magico é uma pequena cidade pacata na península central de Baja. Por enquanto, continua sendo uma das melhores cidades litorâneas do México , perfeita para quem quer fugir das praias mais turísticas do México.
Situadas no Golfo da Califórnia, as praias de Loreto oferecem um verdadeiro lugar para relaxar na natureza.
Ao contrário de muitos lugares da Baixa Califórnia, as praias de Loreto não têm ondas grandes, por isso são perfeitas para andar de caiaque, stand up paddle e nadar.
Entre as melhores coisas para fazer em Loreto, não deixe de fazer um passeio de barco pelas ilhas vizinhas, como a Isla Coronado e a Isla Carmen . Esses são outros ótimos passeios em Loreto , que você pode encontrar nesse link.
Isla Coronado e Isla Carmen têm praias de areia branca e águas quentes e azul-turquesa. No caminho de barco, você provavelmente verá grupos de golfinhos e, nos meses de inverno, talvez até algumas baleias.
Entre os melhores lugares para praticar snorkeling no México, as águas de Loreto, perto da costa, são lendárias.
Os mergulhadores também adoram Loreto porque a água é muito límpida e normalmente você sempre encontrará alguma vida marinha, já que os recifes de coral subaquáticos são bastante saudáveis.
De volta à terra, siga para o Loreto Malecon (calçadão/passarela) para saborear deliciosos frutos do mar frescos e uma cerveja gelada.
Durante o passeio, faça uma parada na primeira missão da Baixa Califórnia, a Mision de Nuestra Señora de Loreto, construída no século XVII.
27. Tecate, Baixa Califórnia
Estrada de passagem de montanha La Rumorosa em Tecate México. (Foto: Cbojorquez75, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons)
Tecate pueblo magico é uma pequena cidade fronteiriça, a apenas uma hora de San Diego. Planejando atravessar a fronteira de carro? Confira Dirigindo para o México: tudo o que você precisa saber .
Com sua natureza deslumbrante, grande parte dela ao longo da Estrada La Rumorosa , vinícolas locais, restaurantes finos, artes e cultura e o famoso spa Rancho La Puerta – Tecate é um fim de semana popular ou uma viagem de um dia saindo do sul da Califórnia.
Embora o vizinho Valle de Guadalupe seja a região vinícola mais famosa do México na Baixa Califórnia, vinícolas menores estão se destacando em Tecate.
Falando em bebidas para adultos, a popular cerveja mexicana Tecate é produzida nesta cidade.
Localizada a 1 hora e meia de Tijuana, Tecate oferece uma experiência cultural mais descontraída do que a infame cidade festiva do México.
Não perca o Centro Cultural e o Museu Kumeyaay, no centro de Tecate, e o CEART Tecate Art Center, de classe mundial.
Quer passar a noite e conhecer esta cidade mágica?
O Las Juntas Glamping Bubble oferece uma experiência de glamping verdadeiramente única no México, e o Santuario Diegueño é um dos melhores hotéis em Tecate, no México.
28. Creel, Chihuahua
O El Chepe Express , chegando a Creel, no México. (Foto: Canva , Pueblos magico México)
Você já ouviu falar do Copper Canyon (ou Barranca del Cobre em espanhol)?
Na verdade, é o oitavo maior cânion da Terra, o segundo maior da América do Norte (depois do Grand Canyon) e um Patrimônio Mundial da UNESCO no México.
Para vê-lo, você pode pegar o conhecido trem expresso El Chepe (também conhecido como trem Copper Canyon). Atravessa a Serra Madre Ocidental, passando por algumas áreas do cânion.
É uma das poucas viagens de trem ao México que você pode fazer no país. Se você perguntar a qualquer entusiasta de trem, ele provavelmente dirá que El Chepe é a melhor viagem de trem ao México que você pode fazer.
Muitos embarcam no trem El Chepe na cidade de Los Mochis, Sinaloa, e viajam 350 km até Creel.
Como Creel é bastante remota e não há aeroporto próximo, o trem é a melhor maneira de chegar lá, a menos que você esteja alugando um carro no México .
Este trem é o mais popular de todas as coisas para fazer em Creel pueblo magico, mas existem outros.
Para os amantes da natureza, há a Cascada Cusaráre e o Valle de los Monjes, conhecidos por suas formações rochosas únicas.
Esta cidade mexicana pouco conhecida tem uma natureza deslumbrante e oferece a oportunidade de vivenciar a rica história e as culturas indígenas do México.
Ao viajar para Creel, visite a tribo local Tarahumara (Rarámuri), que oferece experiências únicas de ecoturismo.
Se você nunca ouviu falar deles, os Raramuri são os famosos corredores descalços do México . Vários documentários foram feitos sobre eles, incluindo Goshen e Lorena, Light-Footed Woman .
29. Cidade Tula, Tamaulipas
A colorida Plaza Mayor (praça principal) em Ciudad Tula, México. (Foto: Adanreyes, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons)
Tula pueblo magico é uma das cidades mais antigas do estado de Tamaulipas, no norte do México.
Juan Bautista de Mollinedo fundou a cidade em 1617 e, em 2011, foi declarada pueblo mágico do México devido ao seu significado cultural e histórico.
Há muitos lugares históricos para ver e coisas para fazer em Tula, no México.
A Plaza de Armas e a Igreja de San Antonio de Pádua mostram a arquitetura do século XVI da cidade, e o Templo del Rosario tem a imagem de Cristo mais antiga do estado de Tamaulipas.
Ciudad Tula México também é famosa por sua cerâmica artesanal, bem como pelas jaquetas de couro ornamentadas chamadas cuera tamaulipeca, ou apenas cuera , para abreviar.
Cuera é um estilo de roupa com franjas e bordados frequentemente visto em jaquetas e vestidos de couro, originado aqui. Inúmeras celebridades ao redor do mundo adornaram La Cuera, usada como uma declaração de estilo em ocasiões especiais.
Como esta cidade é bastante remota, você vai querer pernoitar no Hotel Quinta San Jorge , considerado um dos melhores hotéis de Tula, no México.
Enquanto estiver lá, não deixe de provar todo o delicioso cruzeiro norteño, que é metade do que é conhecido como culinária Tex Mex.
Contribuição de Ruma do The Holiday Story , que recomenda Tula como uma das melhores jóias escondidas do México.
30. San Cristóbal de las Casas, Chiapas
Visitar San Cristobal de las Casas pueblo magico é uma das melhores coisas para fazer em Chiapas . Todo o estado é conhecido por experiências autênticas de viagens culturais no México.
Como um dos pueblos mágicos mais visitados do México, San Cristobal de las Casas tem arquitetura e igrejas coloniais, uma vibração boêmia amigável e deliciosa culinária local.
Você também encontrará alguns dos melhores cafés e chocolates do México.
Esta cidade possui uma interessante mistura de culturas indígenas e europeias, bem como religiões pré-hispânicas misturadas com tradições católicas.
O que você obtém é uma sensação cultural autêntica, misturada com um lado elegante, porque há muitos hotéis lindos em San Cristobal de las Casas com comodidades em estilo resort.
San Cristobal de las Casas , e todo o estado de Chiapas, são conhecidos pelos belos tecidos. Você pode vê-los em exibição no Centro de Textiles del Mundo Maya (Museu Têxtil Maia) e comprar têxteis na cidade.
Tanto as boutiques de artesanato na cidade quanto a população local nos mercados vendem têxteis. Para comprar lembranças e artesanato com os melhores preços, você sempre vai querer optar pelos mercados ao ar livre em vez das lojas.
Os mercados são uma parte icônica da cultura local e estão entre as melhores coisas para fazer em San Cristobal de las Casas.
Não perca o movimentado Mercado Viejo (Mercado Antigo) e o Mercado de Artesanias de Santo Domingo (Mercado Artesanal) ao visitar.
Contribuição de Daniel da Layer Culture, que recomenda San Cristobal de Casas por sua localização única, rico patrimônio cultural e por abrigar alguns dos melhores grãos de café do México.
31. Mazunte, Oaxaca
Mazunte pueblo magico is among a short list of pueblo magico beach towns — though there are others on this list. The best beach pueblos magicos include Tulum, Sayulita, Todos Santos, Sisal and Loreto.
Mazunte is located in Oaxaca state, on the Mexico Pacific Coast.
Many travelers combine visiting Oaxaca City with some time at the best beaches in Oaxaca, like Mazunte, Puerto Escondido, Huatulco, Zipolite and more.
Mazunte is the true definition of a pueblo (small town). There are no stoplights, one main dirt road going through town, and only about a dozen or so dining options.
There are, however, some great Mazunte hotels with quaint-yet-luxurious accommodations.
The beaches are the main star in this town, and some say Mazunte’s Playa Mermejita is the most beautiful beach in Mexico.
Each evening, locals and visitors hike to Punta Cometa to watch the sunset and see the beautiful views of this beach below.
Besides Mermejita Beach, don’t miss Playa Mazunte, where you’ll find all the restaurants, bars and Mazunte tour operators. Nearby Playa Rinconcito has small waves, so it’s the best beach in Mazunte for swimming.
One of the best things to do in Mazunte is take the nighttime tour to Laguna Manialtepec, a bioluminescent lagoon near Puerto Escondido.
For Manialtepec tours, and all tours in Mazunte, head to Playa Mazunte to find the local tour operators. This is one of the coolest pueblos mágicos Oaxaca state has to offer, so don’t miss out!
32. Xico, Veracruz
Xico (pronounced hee-co) was declared the Jewel of Veracruz Statein 2010!
Along with its neighboring town of Coatepec, another one of the pueblos magicos Veracruz has, this part of the state is well known for its amazing coffee.
The town’s full name is Xicochimalco, meaning “where there are bee hives of yellow wax” in the Náhuatl (Aztec) language.
It makes for an amazing day trip from Xalapa Veracruz, and many combine it with a stop in Coatepec, which is only about 20 minutes away.
The best time to visit Xico during the annual Fiesta de la Magdalena, a weeklong festival held in honor of the town’s patron saint, Santa María Magdalena.
Acontece de 19 a 25 de julho, com elaboradas festas de rua, desfiles pelo centro da cidade e a colorida Alfombra de Aserrín.
Significando tapete de serragem, a Alfombra de Aserrín , é um “tapete” temporário que cobre o centro da cidade. É criado por moradores da cidade que fazem belas artes com a serragem colorida que reveste as ruas do centro da cidade.
O tapete retrata Santa Maria Madalena e diversas cenas religiosas, mas será levado pelo vento quando a festa terminar. Ela é a padroeira da cidade e uma figura religiosa central.
33. Palenque, Chiapas
Chiapas é um estado mexicano menos visitado, mas vale a pena uma viagem para ver suas paisagens deslumbrantes e belos pueblos mágicos — como San Cristobal de las Casas , Chiapa de Corzo e Palenque .
A pequena cidade de Palenque (pronuncia-se pull-lan-kay) está localizada na Selva Lacandona (Selva Lacandona), uma floresta tropical gigante que se estende até Honduras.
Entre as melhores coisas para fazer em Palenque, o local imperdível são as Ruínas Maias de Palenque , uma antiga cidade pré-hispânica e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Originalmente chamado de Lakamha, o local foi fundado por volta de 226 a.C. e floresceu por volta do século VII.
Não perca o Templo das Inscrições , a maior pirâmide escalonada mesoamericana da Terra, com oito níveis.
Seu nome vem das tábuas com inscrições hieroglíficas encontradas em seu interior, que lançam luz sobre alguns mistérios da civilização maia.
Existem algumas coisas para ver na própria cidade de Palenque; a cidade e as ruínas compartilham o mesmo nome.
Aqui, confira a Plaza del Artesano , o lugar perfeito para comprar souvenirs, e a Iglesia de Santo Domingo de Guzman .
Palenque é um excelente ponto de partida para visitar as cachoeiras próximas, Misol Ha e Agua Azul .
Significando Cachoeiras Azuis, as Cascadas de Agua Azul têm algumas das melhores piscinas naturais do México, embora El Chiflon, no estado de Chiapas, lhe dê uma chance pelo seu dinheiro.
Se você quiser ficar em Palenque, no México, saiba que a cidade é bem pequena. Você pode reservar um dos melhores hotéis em Palenque , mas saiba que a maioria dos visitantes geralmente fica apenas de 1 a 2 noites.
Contribuição de Claudia Tavani de My Adventures Across The World, que recomenda Palenque porque é simplesmente o local maia mais emocionante do México.
34. Tlaquepaque, Jalisco
A colorida San Pedro Tlaquepaque é um dos melhores passeios de um dia em Guadalajara, a apenas 30 minutos da cidade.
Tlaquepaque (pronuncia-se tuh-la-kay-pah-kay) é uma pequena cidade vibrante localizada perto de Guadalajara e conhecida pela produção de cerâmica e artesanato (artesanato).
Também é considerado o berço da música mariachi mexicana.
Para ter certeza de assistir algumas das bandas de mariachi itinerantes, pegue uma mesa em um dos restaurantes perto de El Parián . El Parían é um grande coreto central, onde os músicos mariachis se apresentam dia e noite.
Para uma cidade pequena, há algumas coisas para fazer em Tlaquepaque, no México.
Não deixe de comprar produtos artesanais em lugares como Cantú e a Plaza de Artesanías . Também há lojas descoladas de tequila na cidade, como Nuestros Dulces .
Também há muita arte de rua para ver por toda a cidade, incluindo os famosos guarda-chuvas de Tlaquepaque no Andador Independencia . Este é um dos lugares mais instagramáveis do México!
Para museus, vá ao Pantaleón Panduro e ao Museo Regional de la Cerámica (Museu da Cerâmica).
Com autêntica comida , arte e cultura mexicana, este é realmente um dos melhores pueblos magicos de Guadalajara. A maneira mais fácil de visitar é alugando um carro em Guadalajara e dirigindo até lá, ou você pode pegar um ônibus.
35. Ilha Aguada, Campeche
Isla Aguada é uma das duas únicas cidades pueblo magico de Campeche, mas uma das melhores praias de Yucatán .
Ao contrário das praias populares (e lotadas) do Caribe mexicano, como Cancún , Playa del Carmen e Riviera Maya – as praias de Campeche são pacíficas e tranquilas. Na verdade, você pode até tê-los só para você!
Entre as melhores praias do Campeche está a Isla Aguada pueblo magico. Ele está localizado a cerca de duas horas da colorida cidade de Campeche , capital do estado e Patrimônio Mundial da UNESCO no México.
Há algumas coisas divertidas para fazer em Isla Aguada, incluindo apenas relaxar na praia.
Você também pode conferir os manguezais da Laguna de Terminos , um santuário natural protegido de cerca de 7.000 km², melhor explorado de barco.
Esta lagoa do Campeche é um santuário natural de golfinhos, então você pode fazer um passeio de barco pela Laguna de Terminos para ver enormes grupos de golfinhos selvagens.
Há também o Museu de Arqueologia Subaquática Isla Aguada , localizado em um farol histórico.
36. San Pablo Villa de Mitla, Oaxaca
ARTIGO RELACIONADO 🇲🇽 15 melhores ruínas de Oaxaca que você deve ver em sua visita
Depois das Ruínas de Monte Alban , o segundo sítio arqueológico mais importante de Oaxaca está localizado no pueblo mágico de San Pablo de Mitla .
Mitla, como costuma ser chamada, fica a cerca de uma hora da cidade de Oaxaca e é um dos melhores passeios de um dia em Oaxaca .
Milts é um pueblo mágico de Oaxaca, mas também um Patrimônio Mundial da UNESCO no México. Ela compartilha seu lugar com as Cavernas Pré-históricas de Yagul .
Como Mitla é de fácil acesso e as cavernas não, a maioria dos passeios e visitantes só vão a Mitla Oaxaca para ver essas ruínas.
Ao contrário da maioria dos locais de ruínas do México, não existem grandes pirâmides e templos em Mitla. Em vez disso, este local sagrado zapoteca e mixteca tem edifícios menores que apresentam padrões e desenhos geométricos esculpidos.
Além das ruínas, há também a própria cidade. Mitla é um pueblo pequeno, mas divertido de visitar, e está localizado a apenas 30 minutos da cidade de Oaxaca em seu carro alugado .
Existem mercados coloridos e vendedores ambulantes que vendem de tudo, desde frutas frescas e nieves (sorvetes) até artes e artesanatos locais de Oaxaca.
Ao chegar a Mitla , você logo verá por que ela é conhecida como um dos melhores pueblos mágicos de Oaxaca .
37. Huasca de Ocampo , Hidalgo ( Prismas Basálticos )
Huasca de Ocampo, no México, está localizada no estado de Hidalgo, a cerca de duas horas de carro da Cidade do México .
A cidade de Huasca de Ocampo está na lista dos pueblos mágicos do México devido a uma maravilha natural muito especial localizada na cidade – os Prismas Basálticos de Huasca de Ocampo .
Em 2007, o Conselho Mexicano de Promoção Turística incluiu os prismas basálticos na sua lista das 13 Melhores Maravilhas Naturais do México.
A lista está extinta, mas permanece o fato de que eles são um dos marcos naturais mais interessantes do México .
Localizadas no Canyon Santa Maria Regla , essas gigantescas colunas de pedra são diferentes de tudo que você já viu. Os prismas de basalto variam em altura de 75 pés a 150 pés de altura (23-46 m).
Estas rochas gigantes formaram-se há milhões de anos no Período Pleistoceno, pelo arrefecimento lento da lava vulcânica.
Formações de colunas rochosas como essas são raras, mas podem ser vistas em alguns outros lugares do mundo, como Giant’s Causeway, na Irlanda do Norte .
Enquanto estiver em Huasca de Ocampo, comece com uma caminhada pela ponte suspensa que atravessa as formações rochosas.
Em seguida, desça até o fundo da ravina, onde poderá tocar nos prismas e nas cachoeiras que os percorrem.
Situada junto aos prismas, não perca a Fazenda de Santa Maria Regla, do século XVIII .
Esta é uma das fazendas mais antigas do México que ainda existe e foi usada como local de filmagem em A Máscara do Zorro, com Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones.
38. Sisal, Yucatán
A cidade litorânea de Sisal, em Yucatán, foi nomeada pueblo mágico do México em 2020. A lista completa de pueblos mágicos é reavaliada a cada poucos anos, e 2023 foi a lista mais recente publicada.
Uma das melhores praias perto de Mérida, México , Sisal é o lugar perfeito para simplesmente desfrutar da praia de areia branca, nadar nas águas calmas do Golfo do México e comer frutos do mar frescos em seus restaurantes à beira-mar.
Vá ao restaurante Muelle de Sisal e alugue uma cadeira de praia sob uma das palapas à sombra do lado de fora.
O aluguel custa cerca de US$ 300 pesos (US$ 15) por dia, e se você pedir comida e bebida no restaurante, eles permitem que você use o banheiro.
Você também pode alugar um caiaque ou paddleboard SUP e explorar o Golfo do México ou lagoas próximas na água. Passe algumas noites em um desses hotéis Sisal e aproveite sua viagem relaxante nesta praia tranquila.
39. Palizada, Campeche
Palizada está localizada no extremo oeste do estado de Campeche, na Península de Yucatán.
Não fica longe da fronteira com o estado de Tabasco, onde ficam a Grande Pirâmide de La Venta e as Ruínas Olmecas – as ruínas mais antigas do México.
Localizada às margens do rio Palizada, Palizada foi uma rota comercial dos maias na época pré-hispânica. Hoje, é um dos melhores pueblos mágicos fora do comum no México.
Os edifícios do centro de Palizada são todos muito coloridos e têm os telhados franceses característicos da cidade. Se puder, visite Palizada durante o festival Carnaval e Semana Santa (Semana Santa ou Semana Santa).
40. Santa Rosália, Baixa Califórnia Sul
Vista da varanda do Hotel Francés em Santa Rosalia, Baja California Sur, México (Foto: Adam Jones, CC BY-SA 2.0, via WikiMedia )
Situada entre as montanhas e o Mar de Cortez, Santa Rosalía, no México, é uma bela cidade portuária com uma longa e fascinante história.
Ele está localizado na parte central da Península da Baixa Califórnia, cerca de uma hora ao norte de Mulége (pronuncia-se moo-lay-he).
Fundada em 1884 como uma cidade mineira pelos proprietários da mineradora de cobre francesa El Boleo, Santa Rosalia ainda guarda lembranças daqueles dias.
A mina e a fundição foram uma parte próspera da economia local até 1954, quando fecharam.
💡 Curiosidade: Rosália foi a segunda cidade do México a adquirir eletricidade, logo atrás da Cidade do México.
Por mais estranho que possa parecer, esta pitoresca cidade fará você se sentir como se estivesse na França.
Toda a cidade possui uma bela arquitetura francesa, que você verá em casas, lojas e restaurantes, todos bem preservados da época da mineração.
Você pode aprender tudo sobre a história da cidade no Museu de História Mineira de Santa Rosália . Você também encontrará pontos de referência por toda a cidade, incluindo vagões de locomotivas antigas e potes de fundição.
Um dos destaques de Santa Rosália é a Igreja de Santa Bárbara . Os moradores locais adoram se gabar de ter sido projetado por Gustave Eiffel – que também projetou a Torre Eiffel!
Construído em 1886, o Hotel Francés , é outro destaque, assim como a Padaria El Boleo .
Esta padaria oferece doces franceses e mexicanos recém-assados desde 1901.
As pessoas entram no local para comer uns deliciosos pedaços de pão, mas também para espreitar os enormes fornos de tijolo e as prateleiras de madeira onde são assados e guardados.
41. Cozumel, Quintana Roo
Além de ser um paraíso natural, há também alguns incríveis resorts com tudo incluído em Cozumel e muitas opções de esportes aquáticos.
Cozumel é um destino encantador e discreto em uma ilha de praia, localizado a cerca de 19 km de Playa del Carmen na balsa. Para chegar à Ilha de Cozumel, você precisará ir de balsa ou voar até o Aeroporto de Cozumel.
Existem tantas praias excelentes de Cozumel México por toda a ilha, embora as melhores praias estejam no lado oeste. Estas são também algumas das melhores praias do México sem algas marinhas.
Se você está em busca de areia branca e água cristalina, vá para Playa Dzul Ha , Playa Palancar e Parque Ecológico Punta Sur .
Punta Sur Cozumel é um maravilhoso parque ecológico com mais de 2.500 acres de natureza intocada – desde praias deslumbrantes e plantas tropicais até animais selvagens adoráveis, como o adorável quati e inúmeras espécies de pássaros .
É também um dos melhores destinos de cruzeiros no México, com muitos visitantes para explorar as Ruínas Maias de San Gervasio na ilha e o vasto mundo subaquático.
Um dos aspectos mais fascinantes de Cozumel é que ela possui o segundo maior sistema de recifes de corais do mundo, atrás da Grande Barreira de Corais.
O Sistema Mesoamericano de Barreira de Corais (também conhecido como Grande Recife Maia) está localizado próximo à costa da Ilha de Cozumel. Dá aos visitantes acesso a mergulho com snorkel de classe mundial e alguns dos melhores mergulhos no México.
Enquanto o lado leste de Cozumel tem praias tranquilas, longe das multidões, o lado oeste tem os melhores recifes de Cozumel, e você pode fazer um passeio de barco com vários operadores de lá.
Todos os Pueblos Magicos do México: uma lista estado por estado
Abaixo está a lista completa de 177 cidades mágicas no México! Esta é a lista mais atualizada de pueblos mágicos no México; lançado em julho de 2023.
Nesta lista completa de pueblos magicos no México, você encontrará pueblos magicos em todos os estados.
O estado de Puebla tem o maior número de pueblos mágicos do México, com 12 cidades na lista. Houve dois novos pueblos magicos de 2.023 no estado de Puebla adicionados à lista – Huejotzingo e Teziutlán.
No total, foram adicionadas 45 novas cidades mágicas no México em 2023. Estas incluem Cozumel, Zihuatanejo, San Blas, Córdobá, Espita, Santa Rosalía, Pinal de Amoles e Copainalá.
📝 Lista completa de pueblos magicos méxico por estado
Aguascalientes Pueblos Magicos: Real de Asientos, Calvillo, San José de Gracia, Pabellón de Hidalgo
Pueblos Mágicos da Baixa Califórnia : Tecate
Baja California Sur Pueblos Magicos: Todos Santos , Loreto , Santa Rosalía
Campeche Pueblos Magicos: Ilha Aguada , Palizada , Candelaria
Chiapas Pueblos Magicos: San Cristóbal de las Casas , Palenque , Chiapa de Corzo, Comitán de Dominguez, Copainalá, Ocozocoautla de Espinosa
Chihuahua Pueblos Magicos: Creel , Batopilas, Arteaga, Casas Grandes, Guachochi, Hidalgo del Parral
Coahuila Pueblos Magicos: Parras de la Fuente, Cuatrociénegas de Carranza, Viesca, Candela, Guerrero, Melchor Múzquiz, General Cepeda
Colima Pueblos Mágicos: Comala
Durango Pueblos Magicos: Mapimí, Nombre de Dios
Estado de México Pueblos Magicos (Estado do México): San Juan Teotihuacán , Valle de Bravo , Ixtapan de la Sal , Malinalco, El Oro de Hidalgo, Metepec, Aculco de Espinoza, Villa del Carbon, Tonatico, Jilotepec, Otumba
Guanajuato Pueblos Magicos: Dolores Hidalgo , Mineral de Pozos, Jalpa de Cánovas, Salvatierra, Yuriria, Comonfort
Guerrero Pueblos Mágicos: Taxco , Ixcateopan de Cuauhtémoc, Zihuatanejo
Hidalgo Pueblos Mágicos: Huasca de Ocampo , Real del Monte , Mineral del Chico, Huichapan, Tecozautla, Zimapán, Zempoala, Acaxochitlán, Metztitlán
Jalisco Pueblos Magicos: Tequila , Ajijic , San Sebastián del Oeste , Tlaquepaque , Lagos de Moreno, Mascota, Talpa de Allende, Mazamitla, Tapalpa, Cocula, Sayula, Temacapulín
Michoacán Pueblos Magicos: Pátzcuaro , Tlalpujahua, Cuitzeo, Santa Clara del Cobre, Angangueo, Tacámbaro, Jiquilpan, Tzintzuntzan, Paracho, Cotija
Morelos Pueblos Mágicos: Tepoztlán , Tlayacapan, Tlaltizapán de Zapata, Xochitepec
Nayarit Pueblos Magicos: Sayulita , Mexcaltitán de Uribe, Jala, Compostela, Ahuacatlán, Amatlán de Cañas, Ixtlán del Río, San Blas, Puerto Balleto (Islas Marías)
Nuevo León Pueblos Magicos: Santiago , Linares, Bustamante, General Terán, General Zaragoza
Oaxaca Pueblos Magicos: Mazunte , San Pablo Villa de Mitla , Capulálpam de Méndez, Huautla de Jimenez , San Pedro e San Pablo Teposcolula, Santa Catarina Juquila
Puebla Pueblos Mágicos: Cholula , Atlixco , Cuetzalan, Zacatlán, Pahuatlán, Chignahuapan, Tlatlauquitepec, Xicotepec, Huauchinango, Tetela de Ocampo, Huejotzingo, Teziutlán
Querétaro Pueblos Magicos: Bernal , Tequisquiapan , Jalpan de Serra, Cadereyta de Montes, San Joaquín, Amealco de Bonfil, Pinal de Amoles
Quintana Roo Pueblos Mágicos: Bacalar , Isla Mujeres , Tulum , Cozumel
San Luis Potosí Pueblos Magicos: Xilitla , Real de Catorce , Aquismón, Santa María del Río, Ciudad del Maíz, Tierra Nueva
Sinaloa Pueblos Mágicos: El Fuerte, El Rosario, Mocorito, San Ignacio
Sonora Pueblos Magicos: Álamos, Cosalá, Magdalena de Kino, San Carlos, Ures
Tabasco Pueblos Mágicos: Tapijulapa, Frontera, Teapa
Tamaulipas Pueblos Mágicos: Tula , Ciudad Mier
Pueblos Mágicos de Tlaxcala : Huamantla, Tlaxco, Ixtenco
Veracruz Pueblos Magicos: Xico , Papantla, Coatepec, Coscomatepec de Bravo, Orizaba, Zozocolco de Hidalgo, Córdoba, Naolinco de Victoria
Pueblos Mágicos de Yucatán: Izamal , Valladolid , Sisal , Maní , Espita, Motul, Tekax
Zacatecas Pueblos Magicos: Jerez de García Salinas, Teúl de González Ortega, Sombrerete, Pinos, Nochistlan, Guadalupe, Villa Nueva
Perguntas frequentes sobre Pueblos Magicos do México
Quais são os novos pueblo magicos em 2023?
Foram adicionados 45 novos pueblos mágicos mexicanos em julho de 2023. Estes incluem Cozumel, Zihuatanejo, San Blas, Córdobá e Santa Rosalía – mas clique aqui se quiser ver a lista completa de pueblos mágicos mexicanos .
O que significa pueblo mágico?
Quer saber sobre o significado do pueblo mágico? Em espanhol, esta frase significa cidade mágica ou cidade mágica .
Tem mais perguntas sobre os pueblos mágicos no México?
Confira o restante desta seção de perguntas frequentes para aprender ainda mais sobre esses fascinantes lugares mágicos no México.
O que é um pueblo mágico do México?
Pueblos magicos no México são pequenas cidades destacadas pelo Programa Pueblo Magico oficial do governo mexicano por suas qualidades mágicas – como beleza, história, cultura, maravilhas naturais e muito mais.
A designação de pueblo magico é semelhante à de Património Mundial da UNESCO. No entanto, os pueblos magicos estão limitados apenas ao México.
🤔 Quer saber: o que é um pueblo no México? A palavra pueblo significa cidade pequena, então pueblos são simplesmente pequenas cidades no México.
Embora seja apenas uma designação nacional, é uma grande honra para uma cidade ser declarada pueblo mágico no México.
Com o O que são pueblos magicos? e o que é um pueblo mágico? Com todas as perguntas esclarecidas, você pode querer visitar novamente a lista dos 41 melhores pueblos magicos do México.
Agora que você sabe por que os pueblos mágicos são tão especiais, é melhor escolher aquele(s) que deseja visitar.
Quantas cidades pueblo magico no México existem?
Na lista mais recente publicada em julho de 2023, existem 177 Pueblos Mágicos México oficialmente reconhecidos no programa.
Acesse aqui para ver a lista mais recente e completa das cidades mágicas do México .
Você também pode navegar novamente neste artigo porque ele destacou os 41 melhores pueblos mágicos do México que a maioria dos visitantes procura quando viaja para o México.
A lista de Pueblos magicos está em constante evolução
San Miguel de Allende já foi um pueblo mágico, mas teve que ser removido, embora ainda seja um Patrimônio Mundial da UNESCO no México.
A resposta para a pergunta Quantos pueblos mágicos existem no México? a pergunta muda dependendo de quando você a pergunta.
A cada poucos anos, o Secretário de Turismo do México reavalia a lista – e algumas cidades são adicionadas, enquanto outras são removidas.
No caso de San Miguel de Allende , a cidade teve que ser retirada da lista porque a população aumentou demais para ser chamada de pueblo (pequena cidade).
Embora existam 177 pueblos magicos no momento em que este artigo foi escrito, esse número pode (e provavelmente irá) mudar no futuro. Quando isso acontecer, esta lista também será atualizada.
Como uma cidade se qualifica como pueblo mágico do México?
Quer saber como as cidades se tornam cidades mágicas? Existem algumas etapas para se inscrever, começando com a formação de um Comitê Pueblo Magico pela cidade para lidar com a inscrição.
Pueblos magicos abrangem tudo, desde cidades históricas, como San Cristobal de las Casas , até belas cidades à beira-mar, como Tulum, Quintana Roo . Estes são dois dos 10 melhores pueblos mágicos que o México possui.
O comitê trata do pedido e, quando aprovado, garante que a cidade continue sendo um local de valor para os turistas mexicanos.
Caso contrário, seu status poderá ser revogado no ano seguinte ou na próxima vez que reavaliarem a lista.
Existem três requisitos básicos a serem considerados para o status de pueblo mágico:
- A população da cidade deve ser de pelo menos 5.000 residentes.
- Também deve ser fácil chegar a partir de uma grande cidade do México através de transporte público ou estradas bem conservadas.
- O último critério é que a cidade tenha algo mágico que os visitantes queiram experimentar.
Não existe uma definição exata de “mágico”, mas varia de um festival anual único a belezas naturais deslumbrantes e tradições folclóricas interessantes.
Quais foram os primeiros pueblos magicos do México?
O programa pueblo magico do México foi lançado em 2001 com apenas algumas cidades, incluindo Tepoztlan , Mexcaltitán de Uribe , Huasca de Ocampo e Real de Catorce .
Esses quatro ainda estão na lista dos pueblos mágicos, embora Tepoztlan e Mexcaltitan tenham perdido temporariamente seu status.
Diz-se que Huasca de Ocampo, o primeiro pueblo mágico do México, é habitado por duendes (anões).
Em 2009, a lista cresceu para 35 pueblos magicos. Em 2012, eram 83, com pelo menos um pueblo magico em todos os estados do México (exceto na Cidade do México, que é ao mesmo tempo um estado e uma cidade).
A cada ano, o programa cresce mais e mais, à medida que as cidades fazem da obtenção do status de pueblo mágico uma prioridade máxima. Em 2023, a lista publicada mais recentemente, existem atualmente 177 pueblos magicos no México.
Quais são os melhores pueblos mágicos do México?
Alguns dos lugares mais populares e melhores para visitar no México também são pueblos magicos, então eles podem fazer parte de muitas listas de Melhores Pueblos Magicos. Estes incluem Tulum , San Cristóbal de las Casas , Taxco , Valladolid , Isla Mujeres e Bacalar .
Como “melhor” é um termo relativo, não há como dizer com certeza. Para descobrir os melhores para você, basta visitar todos os pueblos magicos do México e decidir por si mesmo – o que não é tão ruim!
Qual estado mexicano tem mais pueblos mágicos?
Puebla México tem um total de 12 pueblos mágicos, incluindo Cholula, Atlixco e Cuetzalan, tornando-o o estado do México com o maior número de pueblos mágicos.
Puebla tem o maior número de pueblos mágicos de qualquer estado do México – incluindo este, Cuetzalan México – e sua famosa “Poza Pata de Perro”, ou piscina para pés de cachorro.
O que torna uma cidade mágica no México?
Para ser declarado pueblo mágico no México, o pueblo (pequena cidade) deve ter alguma característica única e digna de nota, como um festival especial , paisagens únicas , arquitetura interessante e muito mais.
Existe um mapa de pueblos magicos no México ?
🗺 Use este mapa pueblo mágico do México para encontrar todas as melhores cidades mágicas do México!
Os 41 melhores pueblos mágicos do México apresentados neste artigo foram fixados no mapa acima para sua conveniência.
Depois de ver onde eles estão localizados no mapa dos pueblos mágicos do México, visite novamente a lista acima para obter informações detalhadas sobre os pueblos mágicos do México que você deseja visitar.
Vale a pena visitar pueblos mágicos?
Sim – a maioria dos visitantes vai adorar essas cidades mágicas, mas vale a pena visitar pueblos magicos ainda mais se você gosta de se aventurar fora dos caminhos tradicionais.
Nas cidades mágicas do México, você não encontrará resorts com tudo incluído de grandes nomes; mas você encontrará experiências interessantes, negócios familiares, artesanato e muito charme de cidade pequena.
Em suma, vale a pena visitar os pueblo magicos para quem procura uma ligação genuína com o México. São um pouco rústicos, mas isso faz parte da experiência e, para alguns viajantes, é exatamente a experiência que desejam ter.
Considerações finais: México Pueblos Magicos
As cidades mágicas do México não recebem apenas esta prestigiada designação. Em vez disso, eles precisam conquistá-lo mantendo as características únicas pelas quais são conhecidos.
Então, a cada ano (ou poucos anos), as cidades têm que ser reaprovadas e fazer parte da lista novamente. Isso é para garantir que os pueblos mágicos do México permaneçam, bem, mágicos!
Como o programa fica a critério do Secretário de Turismo do país, os pueblos que o México considera mágicos precisam continuar se esforçando para serem lugares que os turistas realmente desejam visitar.
A intenção do programa México Pueblo Mágico é levar o turismo às comunidades mais pequenas e dar aos visitantes a oportunidade de ver o “verdadeiro México”.
🤔 Qual pueblo mágico do México chamou sua atenção?
Qual cidade mágica do México você visitará primeiro? Seus pueblos mágicos favoritos no México estão na lista?
🤔 Qual é o melhor pueblo magico do México?
O Palacio de Hierro (Palácio de Ouro) em Orizaba Veracruz, que é um dos meus pueblos mágicos favoritos do México.
Curioso sobre meus pueblo magicos favoritos no México?
Das quase 30 cidades mágicas mexicanas que visitei, meus 5 melhores pueblo mágicos são Bacalar, San Cristobal de las Casas, Orizaba, Izamal e Mazunte.
Como “melhor” é um termo relativo, você terá que visitar todos os pueblos magicos do México e decidir qual é o melhor para você – o que não é tão ruim!